Quando as pessoas falam em "fracasso" saullo, a maioria esta falando em fracasso na area comercial. Nao adianta ter um super avião se ele custa também um super preço quando a concorrencia tem aviões apenas um pouco inferiores mas custando menos da metade do preço.Agora, apostar num fracasso do F-35...meu Deus, onde vocês estão? Mesmo que demore a entrar em operação, será o caça mais produzido nos próximos anos, tem uma encomenda inicial em seu país de origem muito grande, que se cair à metade, ainda é absurdamente grande. E ainda tem os demais compromissados com o programa que adquirirão os seus também. Vamos por os pés no chão. Se produzir metade do previsto, já será um sucesso absurdo.
E analisar queda de metade dos pedidos é elogio. O F22 nao chego nem a 30% dos pedidos ja que era pra passar das 1000unidades e vai terminar com 183, O B2 foi tão caro que foi cancelado rapidamente e esta hoje com cada unidade valendo o peso em ouro. Se isso ocorrer com o F35 ele sera um fracasso sim, pois nao conseguira nunca repor os caças que planeja (quase todos), com 200-300 mal daria pra encher os porta aviões que os EUA tem.
Esse perigo da queda brusca em numeros nao afeta tanto os EUA pq seus numeros sempre foram absurdos e eles podem pagar por gastarem 50% do orçamento mundial. Mas esse nao é o caso da inglaterra, australia, holanda, etc que tem forças aereas menores. E também nao tem dinheiro pra suportar aviões super caros.
Logo os EUA ta deixando todos os seus aliados numa sinuca! Ou reduzem suas forças aereas a numeros perigosamente baixos, ou verão sua manutenção, hora/võo e preço unitario dispararem de uma forma que suas forças aereas (ou mesmo o país todo) nao terão condições de pagar.
Esse é o problema do aumento de preço do F35. E o motivo pelo qual alguns paises estão pensando em rever seu papel e pedidos do futuro do caça.
O Segundo problema é a versão exportação que abdica de carga etc pra ter um Stealth que nao funciona contra AWACS por exemplo. Sendo impossivel pra qualquer força aerea sem um F22 pra limpar o caminho realizar operações 100% stealth. Justamente o que eles sonhavam ter pagando esse preço alto.
Logo esse é o segundo problema que eles se perguntam. Se vale a pena pagar tanto por uma habilidade que nao vira completa.