http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... -da-hummerGeneral Motors anuncia encerramento da Hummer
Autoridades chinesas bloquearam compra da Hummer pela Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery
A General Motors anunciou, esta quinta-feira, que vai encerrar a marca Hummer, depois das autoridades chinesas terem bloqueado a sua compra pela empresa chinesa Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery.
O «gigante» norte-americano, que já encerrou a Pontiac e a Saturn, e esteve próximo da fazer o mesmo com a Saab, entretanto vendida à Spyker, comunicou o fracasso da venda da Hummer à chinesa Tengzhong, pelo que decidiu terminar com a linha de produção destes veículos.
A Tengzhong tinha oferecido cerca de 150 milhões de dólares pela Hummer em Outubro do ano passado, negócio esse que foi chumbado pelo Governo chinês.
A medida vai afectar três mil funcionários, embora alguns deles trabalham com outras marcas, pelo que desconhece, de momento, qual será o impacto do fecho desta unidade, em termos de despedimentos, avançou o porta-voz da GM, Nick Richards, à Bloomberg.
"A GM vai trabalhar agora em estreita cooperação com os empregados, distribuidores e fornecedores da Hummer para interromper a actividade de forma ordenada e responsável", acrescentou a mesma fonte, que considera que o processo se vai arrastar durante vários meses.
.............
e para o Cabeça...
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/n ... vo-cayennePorsche Cayenne híbrido por 87.745 euros
Cayenne II chega em Maio com uma imagem mais «Porsche» e motores mais potentes mas... também mais económicos
A Porsche deu a conhecer o novo Cayenne, cuja estreia oficial terá lugar dentro de poucos dias, no Salão Automóvel de Genebra. A segunda geração do Cayenne chega em Maio com uma imagem mais «Porsche», um interior mais familiar e motores mais potentes mas... também mais económicos!
Na nova geração, o Cayenne cresceu 50 mm em comprimento (a distância entre eixos subiu 40 mm), o que se reflectiu num aumento de espaço nos lugares traseiros (os bancos deslizam sobre calhas ao longo de 16 cm) e na capacidade da bagageira (mais 120 litros, sendo agora de 670 litros).
Para além de uma estética mais «compacta» e dinâmica, o grande destaque é mesmo a versão híbrida - Cayenne S Hybrid -, que junta motor 3.0 V6 de 333 cv, sobrealimentado, a um eléctrico de 47 cv, alimentado por baterias de iões de lítio – resultando uma potência máxima de 380 cv e um binário máximo de 580 Nm logo às 1.000 rpm, o que significa uma performance similar às do Cayenne S com motor V8.
Em função das condições de condução, o Cayenne utiliza apenas um dos seus motores ou ambos de forma conjunto. A marca alemã anuncia um consumo de 8,2 l/100km e emissões de CO2 de apenas 193g/km.
A gama inclui ainda um renovado motor V6 de 3.6 litros, agora com 300 cavalos e uma redução no consumo de 20%, quando equipado com a transmissão Tiptronic S de oito velocidades. As restantes versões - Cayenne Diesel, Cayenne S e Cayenne Turbo -, viram igualmente os consumos serem reduzidos entre 20 e 23 por cento – Cayenne diesel passa a reclamar um consumo médio de 7,4 l/100 km.
Em virtude da combinação de materiais mais leves para optimizar o peso e a mudança de «conceito global» do veículo, como a tracção 4x4 activa, o peso diminuíu em cerca de 180 kg, no caso do Cayenne S.
As vendas do Cayenne têm início a 8 de Maio. No mercado português, o novo Cayenne será proposto por 83.141 euros, o Cayenne Diesel por 84.358 euros, o Cayenne S Hybrid por 87.745 euros e o Cayenne S por 105.267 euros. No topo, o Cayenne Turbo vai estar disponível por 152.217 euros.
Preços Cayenne II:
Cayenne - 83.141 euros
Cayenne Diesel - 84.358 euros
Cayenne S Hybrid - 87.745 euros
Cayenne S - 105.267 euros
Cayenne Turbo – 152.217 euros