Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"
Estou sem palavras, não consigo acreditar que vamos devolver o canhão e os documentos.
Eu até não tenho nada contra devolver o canhão, o que é insuportável é o discurso de vitima que o Paraguai assume como se ele não tivesse provocado a guerra e matado brasileiros.Marino escreveu:Brasil devolverá canhão apreendido durante a Guerra do Paraguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a devolução aos paraguaios do canhão "Cristão" — que o Brasil apreendeu em 1868, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Segundo informou a colunista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Lula comunicou a decisão nesta quarta-feira (3) ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, que cuidará das questões práticas da viagem de retorno do canhão.
A peça, considerada um “troféu de guerra”, está em exibição no Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, e já causou desconfortos diplomáticos. Nesta semana, em discurso comemorativo aos 140 anos do fim do conflito, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, afirmou que a “cicatrização do povo paraguaio” só começará depois que o Brasil devolver o canhão, além de um suposto arquivo militar.
Franco participou da cerimônia na condição de presidente em exercício — o chefe de Estado paraguaio, Fernando Lugo, estava no Uruguai e não se pronunciou. O ato em memória à guerra ocorreu na cidade de Cerro Corá, onde o ditador paraguaio Francisco Solano López foi morto por tropas brasileiras, dando fim ao conflito.
“O meu país nunca vai cicatrizar a ferida da epopeia de 1865 a 1870 se o Brasil não devolver o arquivo militar que injustificadamente retém hoje, como também o canhão Cristão, que devem retornar ao Paraguai para que se inicie a cicatrização do nosso povo”, afirmou Franco. Para o vice-presidente, é “incrível” que o Brasil ainda mantenha troféus da guerra.
O canhão Cristão recebeu esse nome porque foi construído a partir de sinos de igreja. A arma foi apreendida em fevereiro de 1868, quando o Brasil tomou a fortaleza de Humaitá, no rio Paraguai. Já um arquivo militar provavelmente não existe, garante o historiador Francisco Doratioto, autor do livro Maldita Guerra — um dos estudos mais importantes sobre o período.
Da Redação, com agências
Pra devolver esse canhão nós deveríamos exigir um pedido de desculpas formais pelos brasileiros mortos numa guerra desnecessária.
-
- Intermediário
- Agradeceram: 1 vez
É o que falei já, PT foi bom para muita coisa, mas tá vendendo nossa honra e dignidade, fazendo crer que erramos por algo que não erramos. É um bando de safados vivendo de ideologia, em vez de ajudar esses países de merda a se focarem mais, a se industrializarem, a se unirem e construir uma américa do sul forte, eles ficam trocando carícias inúteis que ferem a dignidade do outro.
O militares deviam bater o pé no chão e falar não! Ameaçar demissão, isso é ultrajante a memória de quem morreu naquela guerra, uma desonra para o patrono do nosso exército. Aquilo para gente não é símbolo de humilhação paraguaia, mas é um recado do que acontece a quem fere nosso país. Nós vencemos, e agora eles querem dar o troco através de vítimas.
Caramba, cadê as autoridades competentes e alto escalação dos militares para bater o pé e impedir isso? Foda-se o canhão, mas se entregarmos é como se assumissemos uma culpa que não cabe a nós. Chega de reescrever a história.
O militares deviam bater o pé no chão e falar não! Ameaçar demissão, isso é ultrajante a memória de quem morreu naquela guerra, uma desonra para o patrono do nosso exército. Aquilo para gente não é símbolo de humilhação paraguaia, mas é um recado do que acontece a quem fere nosso país. Nós vencemos, e agora eles querem dar o troco através de vítimas.
Caramba, cadê as autoridades competentes e alto escalação dos militares para bater o pé e impedir isso? Foda-se o canhão, mas se entregarmos é como se assumissemos uma culpa que não cabe a nós. Chega de reescrever a história.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Ainda aguardo a manifestação dos Advogados do DB.
Como agir?
Estariam dispostos a agir?
Da mesma forma que (para não dizer: como) o Túlio, estou disposto a contribuir financeiramente para sustentar uma ação que questione a decisão.
Como agir?
Da mesma forma que (para não dizer: como) o Túlio, estou disposto a contribuir financeiramente para sustentar uma ação que questione a decisão.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Mental Ray escreveu:É o que falei já, PT foi bom para muita coisa, mas tá vendendo nossa honra e dignidade, fazendo crer que erramos por algo que não erramos. É um bando de safados vivendo de ideologia, em vez de ajudar esses países de merda a se focarem mais, a se industrializarem, a se unirem e construir uma américa do sul forte, eles ficam trocando carícias inúteis que ferem a dignidade do outro.
Por isso que acho que só deveríamos devolver o canhão só se eles pedissem desculpas por terem provocado a guerra. Não podemos aceitar que se façam de vitimas.
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 410 vezes
kara, para agir é fácil. Tem algum advogado da região do trf1.MG/AM/BA/?Marino escreveu:Ainda aguardo a manifestação dos Advogados do DB.
Como agir?
Se tiver é só entrar com a ação Virtual. Não tem nehum gasto. O único gasto que iriamos ter é que se tiver alguma audiência teriamos que mandar um adv. Mas é só achar uma ONG ou associação dessas aí e pedir para o advogado dela ir na audiência.
Quem estiver disposto passo mais detalhes depois de como proceder.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Se preparem, logo vem a reparação à Itália fascista e à Alemanha nazista pelos soldados do eixo mortos em combate pela FEB. Depois o pedido de desculpas, entregue pelo MAG, às FARC, pela caçada realizada no Traíra. Aliás traíra é um nome sugestivo...
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Avançado
- Agradeceu: 4 vezes
- Contato:
Tem horas que me da vergonha de ler certas coisas deste governo, falta homens com colhões nesta porra.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Confúcio
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Estou com náuseas depois de ler isso. É muito nojento,=
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
Não posso contribuir com muito, mas com certeza quero participar!Marino escreveu:Ainda aguardo a manifestação dos Advogados do DB.
Como agir?
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6293 vezes
- Agradeceram: 6644 vezes
- Contato:
prp escreveu:kara, para agir é fácil. Tem algum advogado da região do trf1.MG/AM/BA/?Marino escreveu:Ainda aguardo a manifestação dos Advogados do DB.
Como agir?
Se tiver é só entrar com a ação Virtual. Não tem nehum gasto. O único gasto que iriamos ter é que se tiver alguma audiência teriamos que mandar um adv. Mas é só achar uma ONG ou associação dessas aí e pedir para o advogado dela ir na audiência.
Como disse acima, estou nessa.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
Gente, procurei em todo lugar, MD, Presidencia da República, MinC, Itamaraty & tal.
Só achei, nas resenhas e no google, a mesma e única reportagem que por sinal tem como destaque maior a Soninha na Playboy.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustr ... 201008.htm
Só achei, nas resenhas e no google, a mesma e única reportagem que por sinal tem como destaque maior a Soninha na Playboy.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustr ... 201008.htm
Estamos juntos nesta. Vai ser uma grana muito, muito bem gasta!Marino escreveu:Ainda aguardo a manifestação dos Advogados do DB.
Como agir?
-
- Sênior
Podem contar comigo.Túlio escreveu:prp escreveu: kara, para agir é fácil. Tem algum advogado da região do trf1.MG/AM/BA/?
Como disse acima, estou nessa.
É por essas e outras que não posso crer nos bremeios!!
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
- Rock n Roll
- Avançado
Se me contassem eu não acreditava. Continuo ACREDITANDO que há ALGO MAIOR do que apenas o rabo preso do atual governo com esta corja.
Tô dentro. Até debaixo dágua !!!!
By The Way... Nessas horas não vejo o Ilya se manifestando ???
Tô dentro. Até debaixo dágua !!!!
By The Way... Nessas horas não vejo o Ilya se manifestando ???
Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Tito Lívio.