TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35551 Mensagem por PRick » Qua Mar 03, 2010 9:39 pm

orestespf escreveu:DIVAGAÇÕES DE UM A TOA

Estive pensando... Mas não deveria. Porém a cachola transbordou, daí ser razoável pensar em voz alta. Pois bem, em meu sono acordado fui despertado pelo seguinte pesadelo: a disputa entre os caças realmente é entre EUA e França ou entre EUA e Brasil?

Acordei, mas não acordei, ao menos não despertei, consciência não tinha, parecia que o pesadelo ainda continuava vivinho da silva. Enquanto me encontrava como um zumbi, veio mais confusão em minha mente: quem inventou o avião, os EUA ou o Brasil?

Ah, esta resposta é fácil, já devo estar acordado... Mas zumbi que é zumbi não pára neste ponto, solta mais uma das suas: pois é, mas a França é um dos únicos países, senão o único entre os grandes, que oficialmente reconhece que o pai da aviação é brasileiro e não americano! Inclusive, zumbizinho, muitos americanos não gostam desta postura dos franceses.

Aí fiz de tudo, tapa em minha própria cara, mordida nos dedos e braços... Mas nada de acordar, mesmo estão acordado, pelo menos nada de compreender o motivo do zumbi-mór zombetear meus sonhos acordados.

Estorinha boba que nos faz pensar sobre a simbologia por trás dos caças, pensei, algo que ajuda compreender, mesmo que muito parcialmente, os motivos dos caças ganharem mais atenção na mídia do que um submarino nuclear. Pois é, se queremos um símbolo de mudança, mudança de fato, e que possa ser representado através do poder e força de um equipamento militar, que seja, neste momento oportuno, através de um avião, um símbolo que homenageia o senhor Dumont, que o eterniza e o coloca no mais alto dos lugares dos gênios da humanidade: o reconhecimento de que é o verdadeiro inventor do Avião.

Qual país o recebeu, incentivou, valorizou e reconheceu como o inventor da máquina voadora? Qual país não reconhece tal feito de forma alguma? Se realmente procura-se um símbolo para mudanças e se tal símbolo tem se revelado um avião, por que não ser completo em toda esta simbologia?

Bem, não tenho respostas para as perguntas do zumbi-mór, vou virar pro canto e ver se pego no sono, mas aquele de dormir mesmo e não aquele de sonhar acordado.


Abraços cordiais.
Sim, a França é o único pólo ocidental que não suncumbiu, e queremos fazer igual, a entrevista coletiva hoje entre a Hilary e o Celso é exemplar, falamos claro, não concordamos com suas posições e punto!

[]´s




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35552 Mensagem por orestespf » Qua Mar 03, 2010 9:40 pm

pauloguita escreveu:Belo Poste mestre Orestespf.
Embora mesmo não fazendo sentido, faz muito sentido sua linha de pensamento.

Abraços
Olá Paulo,

não dê importância ao que escrevi, foi coisa de quem estava sem fazer nada naquele momento (a toa), digamos que viajei mais do que o habitual. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço!!!




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35553 Mensagem por RenaN » Qua Mar 03, 2010 9:42 pm

orestespf escreveu:
WalterGaudério escreveu: Mestre Orestes, como já dito tu deverias escrever uma coluna de Jornal...
Mas aí em Juiz de Fora para as beldades locais, ou em Caxias do Sul, êta vida boa ensinar matemática para as menininhas sedentas de saber, e ainda tirar charme de colunista de jornal...

Estou quase atendendo um convite para lecionar estatistica ou Logística (do Petróleo) dependendo do resultado eu vou me mandar para a FURGS... [000] [078] [037] [037] [037] [037] [037]

Amigo Walter, não tenho como escrever de forma séria, faço aqui por ter "liberdade" para viajar na maionese, não é média, é sério mesmo. Mas sobre lecionar... Venha para JF, tá pra sair um curso de engenharia de petróleo e gás aqui na fed. Não seria uma boa???


Forte abraço!!!
Já está em curso, mestre. Mudaram de nome, ao invés de criar um novo curso criaram 5 habilitações para a Eng. Elétrica, no caso se chama Eng Elétrica Habilitação em Energia, a parte envolvendo Petróleo deve sofrer certa carência de professores. 8-]

Mode offtopic: off :oops:




[<o>]
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35554 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qua Mar 03, 2010 10:20 pm

Xmaarr escreveu:n to entendo mais nd ai na noticia fala que vai ser mais 20 dias ou vai continuar os que faltava antes que deve ser uns 10 dias....
alguem sabe me explicar isso??????
Bem vindo Xmaarr.

Creio que serão 20 dias a contar da data da declaração.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35555 Mensagem por Brasileiro » Qua Mar 03, 2010 11:40 pm

DELTA22 escreveu:Ainda estou procurando um meio de fazer um campo eletromagnético que ao mesmo tempo que gire faça levitar um cilindro a 66 mil rpm... alguém me dá um 'help' aqui??? :mrgreen:
Imagem
Bão esse livro ae heim! [089]



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35556 Mensagem por DELTA22 » Qua Mar 03, 2010 11:46 pm

Brasileiro escreveu:Bão esse livro ae heim! [089]



abraços]
Um dos melhores para essa cadeira... :wink: :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35557 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mar 04, 2010 12:52 am

WalterGaudério escreveu:
Luís Henrique escreveu:Magavilha.

Essa visita a India e as novidades, eu estou ansioso aguardando uma cooperação no desenvolvimento do Brahmos 2, HIPERSÔNICO.

E tb estou ansioso, aguardando DOIS novos projetos conjuntos com a África do Sul.
Unkhonto e S-darter... :mrgreen: :twisted:
É bastante provável que o Brasil Não apenas COMPRE da ÍNdia, mas VENDA tb, e não estou falando apenas da EMBRAER... [005] [005] :wink: 8-]
Grande Walter,

será que o pequeno, grande missil empolgou os indianos?
Olha que eles podem comprar dos russos....

Ou a empresa a que se refere é outra e começa com A....?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35558 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mar 04, 2010 12:59 am

Sobre o anúncio oficial, eu creio que o Brasil esta apenas sendo EDUCADO.
Vamos esperar os americanos e vamos esperar os suecos.
O rei indo embora, o Lula convoca o conselho e em 1 ou 2 semanas eu acredito que sai o resultado.

Sobre o urânio enriquecido, não tenho conhecimento, mas foi divulgado que alguns países não acreditavam que o Irã poderia enriquecer a 20% tão rápido como aconteceu. Tb parece que li que existe um desafio para o Brasil passar a enriquecer a este nível, ja que até agora enriquecemos a 4% aprox.
Agora, a notícia que saiu dizendo que vamos enriquecer apenas a 7% e que trocaremos o combustivel nuclear de 4 em 4 anos me SURPREENDEU bastante.
Os submarinos mais novos não fazem mais trocas. O combustivel dura o mesmo que o próprio submarino. Ou seja, cerca de 30 anos. Não entendo qual a limitação da nossa tecnologia nesse caso, ou se é realmente uma limitação ou uma decisão que envolve outras vantagens.

O FX-2 ainda continua enrolado mas fiquei MUITO feliz com as informações do subnuc.
Esta sim é a arma decisiva. Esta é a arma mais poderosa que teremos. Mas obviamente, como bem disse o professor em seu post, as atenções sempre ficam nos caças.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35559 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 04, 2010 1:10 am

Carlos Mathias escreveu:Ahã... Ahã...

Bolovo, mais uma prá tua coleção. :roll:
Ahã, ahã, eu percebi :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54831
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2319 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35560 Mensagem por P44 » Qui Mar 04, 2010 7:56 am

curioso...

MIRAGE F-1 para os EUA para uso como "Agressores" :?: :?: :?:

Des Mirage F1 pour les Etats-Unis ?



2/03/2010




La France aurait entamé des discussions pour la vente de dix à trente Mirage F1 à son partenaire américain.?Alors que Hervé Morin a confirmé, après plusieurs mois d’atermoiements administratifs, l’achat d’un lot de Javelin prélevés sur le stock existant de l’armée américaine (la modernisation du Milan se poursuivant...), les Etats-Unis ne masquent pas, en retour, leur intérêt pour un lot de Mirage F1 “déclassés”. Les pièces détachées et le maintien en condition opérationnelle (MCO) étant compris dans le possible marché.

Cet achat, qui ne rapporterait pas grand-chose à l’Etat français, serait réalisé sur le même schéma que celui des Mig-29B/UB/Fulcrum C (6+16+6) acquis par Washington en Moldavie et en Allemagne. Ces Mig seraient stockés sur la base 51 et serviraient parfois d’“agresseurs”.

Le Mirage F1, rencontré durant la guerre d’Irak (on trouve des Mirage F1 dans des pays arabes, dont l’Iran, qui possède un escadron de Mirage F1E irakiens, la Libye, le Maroc...), pourrait également jouer le rôle de l’agresseur lors d’exercices de type “Red Flag”. L’engin de Dassault y serait l’ennemi, à l’instar de F15 et F16 repeints pour l’occasion.?
http://www.ttu.fr/francais/Articles/Ind ... rlesu.html




Triste sina ter nascido português 👎
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35561 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Mar 04, 2010 8:20 am

Mais do mesmo xarope. :roll: :roll:

Visita de secretária aumenta lobby da Boeing



No encontro com o chanceler Celso Amorim, ontem, no Itamaraty, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fez lobby em favor da compra pelo Ministério da Defesa dos caças F-18 Super Hornet, da Boeing, para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). Na terça-feira, véspera do desembarque de Hillary na capital, o gerente internacional da Boeing, Michael Coggins, também percorreu gabinetes e procurou a imprensa para dizer que a secretária tentaria reverter a "falta de confiança" que o Brasil tem na proposta dos EUA.

"Ela abordou (o assunto dos caças) da maneira que vocês podem imaginar. Ela deu uma introdução no assunto, pediu para o embaixador falar. Disseram que o caça é o melhor, é o mais barato, da melhor qualidade do mundo. Eu não esperava ouvir nada diferente", contou Amorim ao fazer um relato sobre como é que foi feito o pedido em favor dos caças F-18.

O relatório final do Ministério da Defesa sobre a avaliação dos três caças concorrentes ao projeto FX-2 - o norte-americano F-18, o francês Rafale (Dassault) e o sueco Gripen (Saab) - será entregue "dentro de 20 dias" ao presidente Lula. Coggins disse ao Estado que a Boeing só precisa "de uma oportunidade" para provar ao governo a ''superioridade da proposta de transferência de tecnologia". Numa carta enviada ao ministro Nelson Jobim, a empresa diz que "como demonstração de nossa confiança, a Boeing aceitará uma penalidade financeira de 5%, com base em qualquer obrigação não concretizada''. [003]

O Planalto e a Defesa ironizaram a decisão da Boeing dizendo que não interessa a penalização, interessa a tecnologia "irrestrita" (como propôs a França) e não a "necessária" (como ofereceu a Boeing).T. M.

OESP




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1178
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35562 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Mar 04, 2010 8:52 am

orestespf escreveu:DIVAGAÇÕES DE UM A TOA

Estive pensando... Mas não deveria. Porém a cachola transbordou, daí ser razoável pensar em voz alta. Pois bem, em meu sono acordado fui despertado pelo seguinte pesadelo: a disputa entre os caças realmente é entre EUA e França ou entre EUA e Brasil?

Acordei, mas não acordei, ao menos não despertei, consciência não tinha, parecia que o pesadelo ainda continuava vivinho da silva. Enquanto me encontrava como um zumbi, veio mais confusão em minha mente: quem inventou o avião, os EUA ou o Brasil?

Ah, esta resposta é fácil, já devo estar acordado... Mas zumbi que é zumbi não pára neste ponto, solta mais uma das suas: pois é, mas a França é um dos únicos países, senão o único entre os grandes, que oficialmente reconhece que o pai da aviação é brasileiro e não americano! Inclusive, zumbizinho, muitos americanos não gostam desta postura dos franceses.

Aí fiz de tudo, tapa em minha própria cara, mordida nos dedos e braços... Mas nada de acordar, mesmo estão acordado, pelo menos nada de compreender o motivo do zumbi-mór zombetear meus sonhos acordados.

Estorinha boba que nos faz pensar sobre a simbologia por trás dos caças, pensei, algo que ajuda compreender, mesmo que muito parcialmente, os motivos dos caças ganharem mais atenção na mídia do que um submarino nuclear. Pois é, se queremos um símbolo de mudança, mudança de fato, e que possa ser representado através do poder e força de um equipamento militar, que seja, neste momento oportuno, através de um avião, um símbolo que homenageia o senhor Dumont, que o eterniza e o coloca no mais alto dos lugares dos gênios da humanidade: o reconhecimento de que é o verdadeiro inventor do Avião.

Qual país o recebeu, incentivou, valorizou e reconheceu como o inventor da máquina voadora? Qual país não reconhece tal feito de forma alguma? Se realmente procura-se um símbolo para mudanças e se tal símbolo tem se revelado um avião, por que não ser completo em toda esta simbologia?

Bem, não tenho respostas para as perguntas do zumbi-mór, vou virar pro canto e ver se pego no sono, mas aquele de dormir mesmo e não aquele de sonhar acordado.


Abraços cordiais.
Orestes,
Continue postando assim e breve você será o mais novo imortal da ABL.
Um grande abraço,

Robson




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35563 Mensagem por alex » Qui Mar 04, 2010 8:55 am

5% DE MULTA?
Na epoca que gerenciava contratos colocavamos:
-não pagamento por obra não cumprida
- 10 a 20% de multa por exigencia não cumprida mais multas adicionais, por tempo decorrido.


esqueçam a Boeing....




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35564 Mensagem por Bender » Qui Mar 04, 2010 11:59 am

Só aqui na leitura mas feliz,Orestes , suas brilhantes divagações :mrgreen: são sempre muito pertinentes e valiosas,fora a satisfação da leitura,e menção mais que honrosa ao DELTA véio,por mais um excelente comentário da sua primeira "crônica" :D ,Orestes realmente darias um Lourenço Diaferia das questões "menos visíveis" da politica/defesa nacional e suas implicações,ao "lêr" seus comentários e exposições de idéias, fica muito mais claro como os nossos matutinos,estão desprovidos de cabeças pensantes e inteligência,mas também seria querer demais,de quem vive em função dos estagiários(com todo respeito a eles,eu já fui um :wink: ) e dos negócios a qualquer preço.

Fique por aqui mesmo. 8-]

Sds.

God save Alberto Santos Dumont!the first! [009]




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35565 Mensagem por Marino » Qui Mar 04, 2010 12:14 pm

Do Pepê, no BM:

O ministro da Defesa encaminhou uma carta ao comandante da Aeronáutica perguntando se haveria algum impedimento para a operação de algum dos três modelos escolhidos. Se a resposta for preço, o presidente da República assinará um compromisso de garantir os recursos financeiros necessários.
Pepê




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder