Veja Kurgan tb acho que era impossível a Junta militar argentina tentar uma saída como esta, por puro chauvinismo e por orgulho desmedido e irracional. Mas para mim era algo viável, pois a Inglaterra no fim de maio já não estava com esta moral toda, e inclusive, tinha problemas logísticos e de falta de diversos itens. Os dois governos estariam inclinados a pedir água e ir para a mesa de negociações.kurgan escreveu:Walter, não acho isso possível.Os argetinos não contaram com a determinação inglesa.Foi uma jogada arriscada mas que poderia dar certo.A junta militar argentina, acho eu, que tinha essa noção.WalterGaudério escreveu:
A minha opinião na época(e ainda hoje) era de que os argentinos qdo. verificaram a a impossibilidade de vitória e constado a derrota iminente, deveriam ter exigido como pré-condição para um cessar-fogo a metade das Falklands, ou seja, West Falkland, ou Malvina ocidental, enquanto se preparava um tratado do tipo Hong Kong.
Não teriam tudo o que queriam, mas tb não ficariam sem nada.
Guerra das Malvinas / Falkland
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Guerra das Malvinas
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
E la soberbia detonou o planejamento. Dava sim para ter ganho da Inglaterra, era só ter esperado mais 5 ou 6 meses.brisa escreveu:O problema dos argentinos,es la soberbia..... arriscaram e si F#@¨.....
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Pois é. receberam somente 5 SUes de 20 comprados e o mesmo numero de exocets...
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6579 vezes
- Agradeceram: 6926 vezes
- Contato:
Nas buenas, duvido que os Ingleses tivessem cedido uma única polegada quadrada aos Argentinos, seria o começo do fim. Fizeram o que tinham de fazer. É só ler Maquiavel e a gente entende o que aconteceu nessa parte... 

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
Sei não Túlio, sei não, os britânicos estavam tremendo na base, o que pareceu inicialmente um passeio estava saindo muito caro, muito caro mesmo. E tb tinha os estados unidos exaperados vendo a RN perdendo navios e desguarnecendo a falha GIUK, por conta dos portenhos, Se houvesse mais, digamos feeling da parte argentina, acho que eles, hoje teriam a bandeira argentina fincada pelo menos da Falkland Ocidental, aliás, Malvina Ocidental.Túlio escreveu:Nas buenas, duvido que os Ingleses tivessem cedido uma única polegada quadrada aos Argentinos, seria o começo do fim. Fizeram o que tinham de fazer. É só ler Maquiavel e a gente entende o que aconteceu nessa parte...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Certa vez (década de noventa) conversei com um almirante inglês que participou do estado maior durante o conflito. Ele, um nobre, custou muito a admitir, mas a coisa ficou feia nos bastidores sim. O Walter tem razão quando coloca que faltou pouco para os argies ganharem alguma coisa. Se o governo portenho tivesse um plano de contingências decente a coisa poderia ter tido um rumo muito diferente... Mas como eu sempre digo: o mais fraco NUNCA vence. Se venceu era porque era mais forte.
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Discordo plenamente. Os ingleses não quiseram tocar no continente para evitar maiores problemas, mas se fosse necessário, teriam atacado as bases militares, os portos, aeroportos e toda a infraestrutura da Argentina. Não o fizeram porque não viram necessidade.WalterGaudério escreveu:Sei não Túlio, sei não, os britânicos estavam tremendo na base, o que pareceu inicialmente um passeio estava saindo muito caro, muito caro mesmo. E tb tinha os estados unidos exaperados vendo a RN perdendo navios e desguarnecendo a falha GIUK, por conta dos portenhos, Se houvesse mais, digamos feeling da parte argentina, acho que eles, hoje teriam a bandeira argentina fincada pelo menos da Falkland Ocidental, aliás, Malvina Ocidental.Túlio escreveu:Nas buenas, duvido que os Ingleses tivessem cedido uma única polegada quadrada aos Argentinos, seria o começo do fim. Fizeram o que tinham de fazer. É só ler Maquiavel e a gente entende o que aconteceu nessa parte...
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
-
- Sênior
Negativo Nveras, os britânicos receberam"instruções" claras, diretas e de certa forma ameaçadoras, de Alexander Haig sobre a escalada do conflito, pois o gabinete de guerra em Londres tinha sim planos de atacar Buenos Aires e Baía Blanca como advertência aos argentinos, e foram dissuadidos disso pelos americanos através de Haig. Os ingleses até hoje o odeiam por isso(veja os comentários que existem net afora quando da morte dele), pois a coisa ficou para a opinião pública britânica, de tal, forma que muitos consideraram um ultraje a coroa britânica. Esses detalhes acerca das movimentações diplomáticas já não são lembrados hoje, 30 anos depois, mas foram largamente noticiadas a época.nveras escreveu:Discordo plenamente. Os ingleses não quiseram tocar no continente para evitar maiores problemas, mas se fosse necessário, teriam atacado as bases militares, os portos, aeroportos e toda a infraestrutura da Argentina. Não o fizeram porque não viram necessidade.WalterGaudério escreveu: Sei não Túlio, sei não, os britânicos estavam tremendo na base, o que pareceu inicialmente um passeio estava saindo muito caro, muito caro mesmo. E tb tinha os estados unidos exaperados vendo a RN perdendo navios e desguarnecendo a falha GIUK, por conta dos portenhos, Se houvesse mais, digamos feeling da parte argentina, acho que eles, hoje teriam a bandeira argentina fincada pelo menos da Falkland Ocidental, aliás, Malvina Ocidental.
Editado pela última vez por WalterGaudério em Dom Fev 28, 2010 8:55 pm, em um total de 1 vez.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Uma questão relevante, os Kelpers, habitantes das ilhas, que atualmente possuem um autogoverno e agora petróleo, querem ser argentinos?
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
Na época não queriam porque a Argentina vivia em crise e era uma ditadura. Agora... continuam não querendo, e ano que vem vão querer menos pois os Royalties do petróleo explorado vão começar a chegar para todo mundo...Santiago escreveu:Uma questão relevante, os Kelpers, habitantes das ilhas, que atualmente possuem um autogoverno e agora petróleo, querem ser argentinos?
... e a Argentina continua em crise...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Os americanos já tinham passado a perna aos Ingleses na questão do canal do Suez. É bem feito pelo que eles fizeram a Portugal na questão do Mapa cor de rosa.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
-
- Sênior
Eim?????tflash escreveu:Os americanos já tinham passado a perna aos Ingleses na questão do canal do Suez. É bem feito pelo que eles fizeram a Portugal na questão do Mapa cor de rosa.
![[085]](./images/smilies/085.gif)
![[101]](./images/smilies/101.gif)
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Os americanos obrigaram os Ingleses e os franceses a retirar do Suez nos anos sessenta, quando eles tomaram o canal com o apoio de Israel. Nas Malvinas impediram-nos de atacar o território continental Argentino que tinha feito falta para neutralizar as bases e a marinha argentina.WalterGaudério escreveu:Eim?????tflash escreveu:Os americanos já tinham passado a perna aos Ingleses na questão do canal do Suez. É bem feito pelo que eles fizeram a Portugal na questão do Mapa cor de rosa.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Digo que é bem feito, porque quando eles eram uma potência dominante, impediram-nos de unir as nossas maiores colónias africanas, sendo nossos aliados. é o Karma!
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Rock n Roll
- Avançado
Ouvi esta história quando estive em Angola em 1992. Inclusive ameaças de que tirariam o couro de funcionários americanos e ingleses se fossem enviados para os contratos. Por um lado seriam encarados como hostis pelos da situação. Ou, como traidores pelos que eram simpáticos a qualquer tipo de reação. Imaginem o equilibrismo circense para operar em equipes transnacionais neste clima. Só sendo brasileiro mesmo.tflash escreveu:Os americanos obrigaram os Ingleses e os franceses a retirar do Suez nos anos sessenta, quando eles tomaram o canal com o apoio de Israel. Nas Malvinas impediram-nos de atacar o território continental Argentino que tinha feito falta para neutralizar as bases e a marinha argentina.WalterGaudério escreveu: Eim?????![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Digo que é bem feito, porque quando eles eram uma potência dominante, impediram-nos de unir as nossas maiores colónias africanas, sendo nossos aliados. é o Karma!
Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Tito Lívio.