UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

#31 Mensagem por PRick » Ter Fev 23, 2010 1:51 am

ZeRo4 escreveu:Como eu havia falado anteriormente. Crimes como: Assalto a Banco e Sequestro que haviam praticamente ZERADO estão de volta. Roubo de Cargas e Arrastões e importantes vias tornaram-se mais frequentes.

Dêem uma olhada no "alojamento" dos colegas na Ladeira dos Tabajaras:

É impossível "fazer polícia" numa situação dessas.

E mais...

Jornal O Dia...

Cabral admite migração de traficantes do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo para o Cabritos

Rio - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, admitiu, nesta quarta-feira, que está ciente de que traficantes dos Morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana e Ipanema, migraram para o Morro dos Cabritos. Cabral, no entanto, afirmou que o cronograma para a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Cabritos e na Ladeira dos Tabajaras será mantido.

Com a migração dos bandidos do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, Cabral, a Secretaria de Segurança Pública e as polícias Civil e Militar terão muito trabalho. Um morador, que não quis ser identificado, afirmou que desde 1996 o Cabritos vem sofrendo com a invasão de traficantes. O problema maior, de acordo com ele, é a falta de identificação dos criminosos com a comunidade, o que já provocou muitas mortes. Após a manobra mais recente, o morador afirma que atualmente 200 homens fortemente armados ocupam a parte mais alta da comunidade...

Dizer: "Eu moro perto de uma das favelas ocupadas, e a violência do tráfico acabou...", significa que o cidadão quer que se FO** se o problema da criminalidade que era dele passou para o bairro do lado... agora o problema é do vizinho! é muito egoísmo dizer: "bem... aqui a barra ta limpa, agora se na tua área aumentou o índice do roubo de auto o problema é seu..."
Vou repetir isso que você está fazendo é tergiversar, do seu ponto de vista o bom é a criminalidade ficar impune, você como policial deveria pensar antes de falar um absurdo desses, a migração de traficantes é sinal de sucesso das UPP´s e não fracasso, dado que todas as favelas do RJ estavam na mão de traficantes ou das milicias, assim, que algumas já não estejam é ótimo, mas segundo você é bom democratizar o crime, que ele seja livre, isso é o maior absurdo que já li, e vindo de um policial o fim da picada!!!! Não fale mais isso!!!

Nada está sendo escondido, as táticas e a estratégia estão bem claras, asfixiar as fontes de recursos dos traficantes para diminuir a violência, em primeiro lugar é preciso acabar com a mortandade absurda, sem sentido, depois vem o resto.

[]´s

ZeRo4
Sênior
Sênior

#32 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 9:31 am

PRick escreveu:Olha só, você está se entregando, é evidente que pode haver migração entre crimes, porém, ao contrário do que você está falando, a criminalidade na Zona Sul caiu, não subiu.
Pode não... é evidente que HÁ migração não só de traficantes expulsos, bem como migração do tipo de crime!

A criminalidade na Zona Sul pode ter caído, eu não contesto isso, mas a criminalidade da Zona Norte e da região Oceânico AUMENTOU. Os bandidos que tentaram invadir o morro da Serrinha, em Madureira, eram em sua maioria bandidos expulsos de UPPs com apoio de bandidos do Complexo do Alemão e da Penha.

Não há como implantar UPPs em TODAS as Favelas do RJ, logo, sempre que o crimine for diminuído pela criação de uma UPP em determinada favela, aumentará os crimes em outras localidades que não tem UPPs!

O crime não diminui, ele apenas MIGRA, ou seja, o problema não ACABA, ele simplesmente é maquiado...
PRick escreveu:Novamente, está distorcendo o que falei e os fatos, a estratégia é clara, asfixiar as fontes de recursos do tráfico de drogas e o apoio que ele dava aos outros tipos de crime, o que não dá certo é o sistema anterior, de invasões de favelas de modo temporário, o crime está dominuido nas áreas onde as UPP estão atuando, e isso é uma realidade, quanto a acabar com o tráfico de drogas isso não é realista.
Não estou distorcendo nada! Aliás, peço até desculpas pois não entendi o seu ponto de vista... do seu ponto de vistas, as UPPs funcionam, afinal de contas não há mais tiroteios, invasões e nem ostentação de armas nos pontos onde estão instalados (Zona Sul). Agora, se nas outras regiões a criminalidade aumentou em virtude das UPPs é "problema" das outras regiões...

Só que eu sou sensato, inteligente e não caio no conto do vigário... Eu acho que a criminalidade deve ser combatida e não apenas mudada de lugar.

Graças as UPPs da vida, o índice de roubo de autos na minha região subiu que é uma beleza, mas para você isso não importa correto? visto que a sua região está "pacificada".

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#33 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 9:38 am

PRick escreveu:Vou repetir isso que você está fazendo é tergiversar, do seu ponto de vista o bom é a criminalidade ficar impune, você como policial deveria pensar antes de falar um absurdo desses, a migração de traficantes é sinal de sucesso das UPP´s e não fracasso, dado que todas as favelas do RJ estavam na mão de traficantes ou das milicias, assim, que algumas já não estejam é ótimo, mas segundo você é bom democratizar o crime, que ele seja livre, isso é o maior absurdo que já li, e vindo de um policial o fim da picada!!!! Não fale mais isso!!!

Nada está sendo escondido, as táticas e a estratégia estão bem claras, asfixiar as fontes de recursos dos traficantes para diminuir a violência, em primeiro lugar é preciso acabar com a mortandade absurda, sem sentido, depois vem o resto.

[]´s
PRick, você é bem conhecido no DB há tempos! Estou tendo a maior paciência do mundo ao tentar explicar porque as UPPs não funcionam a curto prazo e porque podem ser um pesadelo a médio-longo prazo assim como foram programas semelhantes como DPO, PPC e GPAE!

Então, não jogue SUJO! em que momento eu disse que é bom a criminalidade ficar impune? em que momento eu disse que comunidade na mão do tráfico é melhor? Quando eu citei que o crime deveria ser "democratizado"? por favor... cite isso em algum post meu! não vai encontrar, então leve o debate na boa, sem apelar...

O bom Policial, que trabalha na RUA, que sente o calor de 50 graus do RJ e a tensão do combate sabe que as UPPs são furada, pois já viram programas semelhantes falharem.

A migração demonstraria o sucesso das UPPs se os bandidos migrassem para MARTE! Entretanto, eles mudam para o Bairro ao lado... e quando mudam para o Bairro migram também de modalidade, então começam a praticar roubo de auto, roubo de cargas, roubo e saidinha de banco, ou seja, o problema não é resolvido! ele é passado para outro lugar... É por isso que eu digo que esse programa não funciona! Ele é muito bom para ser monstrado na TV, tirar foto, ganhar votos... mas fazer o que interessa que é combater a criminalidade... NADA!!!

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#34 Mensagem por Skyway » Ter Fev 23, 2010 10:27 am

ZeRo4 escreveu:
Skyway escreveu:Assim como falam o contrário Zero, ninguem é dono da razão aí.

O que importa são os fatos. Os moradores ajudam a acabar com essa palhaçada aí quando acontecem. Não tem ninguem de braços cruzados..todos sabiam que falhas iam acontecer, a diferença é a postura em relação a elas.

Um abraço!
Skyway, eu não analiso os fatos sentado a KMs de distância, no ar-condicionado, lendo notícias na internet ou assistindo a reportagens na TV.

Eu trabalho aqui, tenho familiares e amigos na Polícia Civil e na Polícia Militar e trabalho no sistema penitenciário mais quente do Brasil com QUATRO facções criminosas diferentes! Acho que tanto minha opinião quanto dos colegas de trabalho deveriam merecer mais crédito, afinal de contas conhecemos a realidade "in loco".

O que importa são os fatos e os fatos são que a UPP é um programa mentiroso, mas parece daquelas propagandas de TV que juram fazer milagres para o emagrecimento. Quando você vê qualquer coisa relacionado a UPP na TV ou Jornal, só mostram o lado bom... não mostram todos os fatos.

Morador não ajuda a acabar com nada, morador de favela, um bom percentual é conivente com traficante. Basta buscar notícias sobre a UPP da Cidade de Deus e verá que existem diversos problemas, já teve situação de Soldado PM ser linxado dentro da comunidade.

O que essas reportagens não mostram?

Bem...

Por que os serviços irregulares (gatonet, tráfico, contravenção, transporte alternativo e etc) continuam operando sob os olhos dos incorruptíveis novos cadetes e praças?

Por que as guerras (Contravenção, Milícia e etc) não pararam com a instalação dessas unidades?

Por que o índice de criminalidade em outras regiões e as disputas por ponto de vendas de drogas nas regiões Norte, Oeste e Oceânicas aumentou?

Por que só foram instaladas, até agora, UPPs em favelas de apenas uma, das três facções que dominam as ruas do RJ?

Por que outros programas semelhantes (DPO, PPC, GPAE e etc.) não deram resultados no passado e trouxeram vários problemas no futuro?

Para onde está indo o dinheiro excedente que o tráfico dessas regiões está ganhando?

São perguntas que você possivelmente não saberá responder, mas que a resposta está bem embaixo do seu nariz. UPP é a mesma coisa que varrer a poeira para debaixo do tapete... aparentemente a coisa ta limpa, mas quando sujar... suja de vez! assim aconteceu com outros programas semelhantes.

O que importa para combater a criminadade é vontade!

É impossível combater a criminalidade sem condições de trabalho e com o salário de fome que ganha o policial no RJ.

Soldado recém-formado ganhando R$ 900...

Peritos Criminais que recebem um par de luvas e um saco plástico para trabalhar nas ruas...

Policiais Civis que tem que comprar por conta própria papel e tinta para as impressoras da Delegacia...

Policiais e Ag. Penitenciários recebendo R$ 60, R$ 70, R$ 80 de aumento...

Policiais Militares que vão trabalhar nas UPPs e tem como "alojamento" um container no meio da rua, com uma ligação mal-feita no esgoto e que são obrigados a descansar lá dentro sob um calor de 50 graus!

Não sou dono da razão, Skyway! apenas vivo... e vivo para dizer que esse programa tem um propósito: Dar votos a Sérgio Cabral, para isso eles contam algumas mentiras e alguns acreditam... como diria B-Negão na famosa música "Dança do Patinho":

Eles traçam e destraçam o seu caminho
– É a dança – dança do patinho
Eles mandam uma qualquer e tu leva fé direitinho
– É a dança – dança do patinho

Forte Abç!
Zero, sua opinião é a sua ok? E a propósito, eu não digito as coisas a km's de distância, em uma sala com ar condicionado e baseado em notícias de sites ou TV.

Vivo no Rio, sou carioca e criado andando pra tudo que é buraco dessa cidade, tenho amigos na PM, PC e PRF graças a tradição de militares da minha família e a amigos de infância que por coincidência resolveram ser policiais ou militares. Você não é único que escuta isso e aquilo de dentro, você não é o único que "vive" as coisas. E portanto, sua versão não é a única.

Se escuta ou "vive" algo diferente, e se baseia nisso, tudo bem, direito seu.
Eu me baseio no que meus amigos, irmão de criação, vivem, escutam e falam...e alguns não vivem ou escutam em um presídio a km's de distância de uma UPP...

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
ZeRo4
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 10:34 am

Engraçado... alguns quando são indagados aqui neste fórum, se revoltam e ficam putinhos!!! Responder que é bom nada... isso aqui é um fórum ou uma página de monólogos??? Fala sério...

Forte Abç! :)

Skyway
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Skyway » Ter Fev 23, 2010 10:49 am

ZeRo4 escreveu:Engraçado... alguns quando são indagados aqui neste fórum, se revoltam e ficam putinhos!!! Responder que é bom nada... isso aqui é um fórum ou uma página de monólogos??? Fala sério...

Forte Abç! :)
Está falando que eu fiquei putinho?

Bom, Zero, eu estava tentando te mostrar que você não é o único que pode falar da segurança pública do Rio aqui no DB. Que outras pessoas, assim como eu, tem conhecimento igual, menor ou maior em certas assuntos da segurança pública do Rio. O que é normal, não sabemos tudo de tudo, e por isso existe o fórum, para conciliarmos nossos conhecimentos e termos um quadro maior da situação.

Pelo visto você não aceita isso.

Bom, quer respostas, certo? Tudo bem.

Problemas nas UPP's existem e ninguém disse que não existia. A questão é o real efeito de uma UPP.
UPP's, como eu disse antes, tem efeitos de médio e longo prazo, send portanto algo de evolução gradual até que se alcance o objetivo.

Nenhuma UPP está perto do objetivo, porque todas são novas. O longo prazo ainda não chegou.

Existem falhas em como as UPPs são levadas? Existem sim. Existem falhas em como os PMs são tratados nas UPP's? Existem sim.

O que muitos não entendem, é que todos sabiam disso, todos sabiam que esses problemas iam existir. Mas é algo que a cúpula, justamente por prever isso, já tem mais na frente a solução, caso por caso.

Impossível acabar com problemas que acompanham a PMERJ a anos, do dia pra noite, não concorda? Se um PM nunca teve um apoio digno, como ele vai receber um agora? Mas não existe ninguém de braços cruzados Zero, e esse apoio digno virá, com uma melhoria gradual da PMERJ e conseqüentemente das UPP's.

O problema que sempre vi tanto no pessoal da PM como na da PC é não pensar pra frente, pensar só no "pra hoje". Não tiro a razão, afinal nunca pensaram no "pra frente" deles, por que eles vão pensar de outra forma? Sempre trabalharam embaixo de porrada e descaso.

Mas não é assim agora, e a UPP representa um teste para isso. Com as UPP's dando certo, as coisas vão se afinando com o tempo na corporação inteira. E elas tem dado certo.

Você mesmo falou antes que algumas denúncias no Twitter tem sido levadas a sério na PM...isso seria possível a um tempo atras? Nunca.

Então Zero, entendo sua indignação, afinal seria ótimo mesmo ter tudo funcionando como um relógio suíço logo do início, mas UPP's não são assim, a PMERJ não é assim, e as coisas vão se acertando com o tempo se o trabalho correto e firme continuar a ser feito. Se afrouxar, ja era.

Demanda tempo até os efeitos atingirem a todos.

Quanto a dança do patinho, graças a deus não suporto funk, então não conheço isso.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#37 Mensagem por prp » Ter Fev 23, 2010 10:59 am

Caro Zero, você esta exagerando um pouco. O fato de o crime migrar não é uma falha do programa é um efeito do programa e que já estava previsto antes do inicio da implantação das UPPs, assim em curto prazo é mais difícil combater a migração mas a médio/longo prazo esses problemas podem ser contornados.

Vou dar um exemplo: o crime, depois que o governo de SP endureceu com a criminalidade, migrou para Minas e foi uma onda muito forte de violência, a curto prazo a policia fez o que pode porem os resultados só vieram a médio/longo prazo quando o governo quase que dobrou o efetivo da Policia e deu aumentos sucessivos, ai a cambada sentiu no lombo os efeitos da mudança.
Portanto com a ampliação do programa o poder paralelo do tráfico vai ficando restrito em alguns bolsões, e quando isso acontecer é só dá o golpe de misericórdia.

Mas que fique bem claro o tráfico nunca vai acabar o que pode acabar é essa situação ridícula do Rio em que existe dois “Estados” dentro de um só.
Porem, contudo, todavia, apesar de que sou um defensor do programa, de nada vai adiantar gastar uma fortuna com as ocupações se o básico não acontecer, A VALORIZAÇÃO DO POLICIAL, sem isso o programa esta fadado ao fracasso total, e pelo que você disse é por esse caminho que as coisas estão andadno.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 11:03 am

Skyway escreveu: Está falando que eu fiquei putinho?

Bom, Zero, eu estava tentando te mostrar que você não é o único que pode falar da segurança pública do Rio aqui no DB. Que outras pessoas, assim como eu, tem conhecimento igual, menor ou maior em certas assuntos da segurança pública do Rio. O que é normal, não sabemos tudo de tudo, e por isso existe o fórum, para conciliarmos nossos conhecimentos e termos um quadro maior da situação.

Pelo visto você não aceita isso.
Nunca tinha visto esse tipo de atitude de sua parte, mas é algo até que "normal" neste fórum. Eu não disse que sou o único a ter conhecimento ou que posso falar de Seg. Pública no RJ, entretanto, quando vejo as pessoas cometerem equívocos dou a minha opinião... o problema é que alguns recebem essa opinião como um últimato, o que não é verdade.
Skyway escreveu: Problemas nas UPP's existem e ninguém disse que não existia. A questão é o real efeito de uma UPP.
UPP's, como eu disse antes, tem efeitos de médio e longo prazo, send portanto algo de evolução gradual até que se alcance o objetivo.

Nenhuma UPP está perto do objetivo, porque todas são novas. O longo prazo ainda não chegou.
Quais foram os reais efeitos de uma UPP??? extinguir a criminalidade ostensiva em um lugar e transferir essa mesma criminalidade para outro lugar... como venho falando a três páginas: O problema não é combatido... é apenas transferido de lugar.

A UPP não terá bons efeitos a médio e longo prazo, assim como programas como DPO, PPC e GPAE não tiveram efeitos a longo prazo... O GPAE há três anos atrás era uma maravilha! Hoje em dia já não se fala mais em GPAE!
Skyway escreveu:Existem falhas em como as UPPs são levadas? Existem sim. Existem falhas em como os PMs são tratados nas UPP's? Existem sim.
Não acho que existem falhas em como as UPPs são levadas não! Até que são "bem" comandadas, o problema é que não tem como ter uma UPP em cada favela no RJ... se pudesse eu estaria plenamente de acordo com o programa.

O modo como os PMs são tratados eu nem digo nada... pq isso nem é papo de UPP! vai render 300 páginas.
Skyway escreveu:O que muitos não entendem, é que todos sabiam disso, todos sabiam que esses problemas iam existir. Mas é algo que a cúpula, justamente por prever isso, já tem mais na frente a solução, caso por caso.
Eu não vejo ninguém da cúpula dando uma solução para isso não...
Skyway escreveu:Impossível acabar com problemas que acompanham a PMERJ a anos, do dia pra noite, não concorda? Se um PM nunca teve um apoio digno, como ele vai receber um agora? Mas não existe ninguém de braços cruzados Zero, e esse apoio digno virá, com uma melhoria gradual da PMERJ e conseqüentemente das UPP's.
Eu nunca disse que os problemas vão acabar do dia para noite, aliás... eu estou falando apenas em UPP, que é um programa eleitoral e que tem como fundo angariar votos para o Sérgio Cabral e sua família...
Skyway escreveu:O problema que sempre vi tanto no pessoal da PM como na da PC é não pensar pra frente, pensar só no "pra hoje". Não tiro a razão, afinal nunca pensaram no "pra frente" deles, por que eles vão pensar de outra forma? Sempre trabalharam embaixo de porrada e descaso.
Engano seu Sky, nós pensamos muitooo lá na frente!!! pensamos tanto que não caímos no conto do vigário e sabemos que esse programa não dará certo assim como outros não deram! Aliás, nós já estamos pensando no que enfrentaremos lá na frente quando o programa revelar sua "face oculta".
Skyway escreveu:Mas não é assim agora, e a UPP representa um teste para isso. Com as UPP's dando certo, as coisas vão se afinando com o tempo na corporação inteira. E elas tem dado certo.
É isso que eu estou tentando dizer... as UPPs NÃO estão dando certo quando partimos do princípio que o importante é enfrentar a criminalidade! A analogia que eu fiz foi perfeita... varrer a sujeira da sua casa para debaixo do tapete não quer dizer que a sua casa esteja limpa e é isso que as UPPs estão fazendo...
Skyway escreveu:Você mesmo falou antes que algumas denúncias no Twitter tem sido levadas a sério na PM...isso seria possível a um tempo atras? Nunca.
O que eu falei é que basta uma rápida leitura no Orkut ou em Twitters e Blogs que tem alguma credibilidade no meio Policia e você verá que esse é um programa demagogo mas que infelizmente está ganhando muitos votos pelo jeito como é apresentado.
Skyway escreveu:Então Zero, entendo sua indignação, afinal seria ótimo mesmo ter tudo funcionando como um relógio suíço logo do início, mas UPP's não são assim, a PMERJ não é assim, e as coisas vão se acertando com o tempo se o trabalho correto e firme continuar a ser feito. Se afrouxar, ja era.
Mais uma vezzz... o problema não é o funcionamento das UPPs, mas o efeito colateral que essa aberração trás.
Skyway escreveu: Demanda tempo até os efeitos atingirem a todos.
Tempo já perdido com programas como PPC, DPO e GPAE que mostraram que esse não é o caminho para resolver o problema.
Skyway escreveu: Quanto a dança do patinho, graças a deus não suporto funk, então não conheço isso.
B-Negão canta RAP...

ZeRo4
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 11:11 am

prp escreveu:Caro Zero, você esta exagerando um pouco. O fato de o crime migrar não é uma falha do programa é um efeito do programa e que já estava previsto antes do inicio da implantação das UPPs, assim em curto prazo é mais difícil combater a migração mas a médio/longo prazo esses problemas podem ser contornados.
Eu nunca disse que é uma falha do programa... eu disse, justamente, que é um efeito colateral e um efeito colateral grave, pois não haverá uma UPP em todas as favelas do RJ.

Se houvesse uma UPP em toda favela, os criminosos não teriam local para migrar e o problema estaria 90% resolvido...

O mais engraçado é que 90% das UPPs estão na Zona Sul da cidade... eu não vi ninguém se preocupando com o aumento nos índices na Zona Norte/Oeste... eu não vejo ninguém se preocupando com o fato de bandidos expulsos da Zona Sul estarem criando guerras em favelas da Zona Norte!

Por que será?
prp escreveu:Vou dar um exemplo: o crime, depois que o governo de SP endureceu com a criminalidade, migrou para Minas e foi uma onda muito forte de violência, a curto prazo a policia fez o que pode porem os resultados só vieram a médio/longo prazo quando o governo quase que dobrou o efetivo da Policia e deu aumentos sucessivos, ai a cambada sentiu no lombo os efeitos da mudança.
Portanto com a ampliação do programa o poder paralelo do tráfico vai ficando restrito em alguns bolsões, e quando isso acontecer é só dá o golpe de misericórdia.
São realidades diferentes, PRP! estou falando de um mesmo estado e praticamente de uma mesma cidade, outro fato interessante é que programas semelhantes mostraram que o caminho não é esse...
prp escreveu: Mas que fique bem claro o tráfico nunca vai acabar o que pode acabar é essa situação ridícula do Rio em que existe dois “Estados” dentro de um só.
Porem, contudo, todavia, apesar de que sou um defensor do programa, de nada vai adiantar gastar uma fortuna com as ocupações se o básico não acontecer, A VALORIZAÇÃO DO POLICIAL, sem isso o programa esta fadado ao fracasso total, e pelo que você disse é por esse caminho que as coisas estão andadno.
Eu nunca disse que o tráfico iria acabar... enquanto houver usuário o tráfico vai estar lá.

O final é o que eu estou dizendo, o problema será resolvido quando o Governo valorizar a instituição e o policial, investir em inteligência, dar condições para polícia trabalhar...

Basta ver o que a polícia federal era e o que a polícia federal é hoje...

Do jeito que está, esse programa só fará crescer a corrupção e vai fazer com que os bandidos fiquem migrando de um lado para o outro... ai daqui a 03 anos a população vai ver que esse não é o caminho, mas ai será tarde demais porque o nosso Governador já vai ter ganhado outra eleição.

O programa de segurança do Governador Sérgio Cabral falhou... e falhou FEIO! A UPP veio apenas para resgatar o lado eleitoral da coisa, na prática, "na pista", a situação é justamente oposta.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#40 Mensagem por prp » Ter Fev 23, 2010 11:33 am

ZeRo4 escreveu:
prp escreveu:Caro Zero, você esta exagerando um pouco. O fato de o crime migrar não é uma falha do programa é um efeito do programa e que já estava previsto antes do inicio da implantação das UPPs, assim em curto prazo é mais difícil combater a migração mas a médio/longo prazo esses problemas podem ser contornados.
Eu nunca disse que é uma falha do programa... eu disse, justamente, que é um efeito colateral e um efeito colateral grave, pois não haverá uma UPP em todas as favelas do RJ.

Se houvesse uma UPP em toda favela, os criminosos não teriam local para migrar e o problema estaria 90% resolvido...

O mais engraçado é que 90% das UPPs estão na Zona Sul da cidade... eu não vi ninguém se preocupando com o aumento nos índices na Zona Norte/Oeste... eu não vejo ninguém se preocupando com o fato de bandidos expulsos da Zona Sul estarem criando guerras em favelas da Zona Norte!

Por que será?
prp escreveu:Vou dar um exemplo: o crime, depois que o governo de SP endureceu com a criminalidade, migrou para Minas e foi uma onda muito forte de violência, a curto prazo a policia fez o que pode porem os resultados só vieram a médio/longo prazo quando o governo quase que dobrou o efetivo da Policia e deu aumentos sucessivos, ai a cambada sentiu no lombo os efeitos da mudança.
São realidades diferentes, PRP! estou falando de um mesmo estado e praticamente de uma mesma cidade, outro fato interessante é que programas semelhantes mostraram que o caminho não é esse...

Eu sei que são realidades diferentes, coloquei só para ilustrar que quando se aperta de um lado espirra de outro mas que tem solução, e a solução quase sempre é a mesma.
prp escreveu: Mas que fique bem claro o tráfico nunca vai acabar o que pode acabar é essa situação ridícula do Rio em que existe dois “Estados” dentro de um só.
Eu nunca disse que o tráfico iria acabar... enquanto houver usuário o tráfico vai estar lá.
Eu não disse que voce disse :shock: , só deixei claro minha opinião para não parecer que sou utopico.

O final é o que eu estou dizendo, o problema será resolvido quando o Governo valorizar a instituição e o policial, investir em inteligência, dar condições para polícia trabalhar...

Basta ver o que a polícia federal era e o que a polícia federal é hoje...
Com certeza
Do jeito que está, esse programa só fará crescer a corrupção e vai fazer com que os bandidos fiquem migrando de um lado para o outro... ai daqui a 03 anos a população vai ver que esse não é o caminho, mas ai será tarde demais porque o nosso Governador já vai ter ganhado outra eleição.

Só o tempo dirá, mas como eu disse, se não houver valorização as UPPs estão fadadas ao fracasso

O programa de segurança do Governador Sérgio Cabral falhou... e falhou FEIO! A UPP veio apenas para resgatar o lado eleitoral da coisa, na prática, "na pista", a situação é justamente oposta.

PRick

#41 Mensagem por PRick » Ter Fev 23, 2010 11:44 am

ZeRo4 escreveu:
PRick escreveu:Vou repetir isso que você está fazendo é tergiversar, do seu ponto de vista o bom é a criminalidade ficar impune, você como policial deveria pensar antes de falar um absurdo desses, a migração de traficantes é sinal de sucesso das UPP´s e não fracasso, dado que todas as favelas do RJ estavam na mão de traficantes ou das milicias, assim, que algumas já não estejam é ótimo, mas segundo você é bom democratizar o crime, que ele seja livre, isso é o maior absurdo que já li, e vindo de um policial o fim da picada!!!! Não fale mais isso!!!

[]´s
PRick, você é bem conhecido no DB há tempos! Estou tendo a maior paciência do mundo ao tentar explicar porque as UPPs não funcionam a curto prazo e porque podem ser um pesadelo a médio-longo prazo assim como foram programas semelhantes como DPO, PPC e GPAE!

Então, não jogue SUJO! em que momento eu disse que é bom a criminalidade ficar impune? em que momento eu disse que comunidade na mão do tráfico é melhor? Quando eu citei que o crime deveria ser "democratizado"? por favor... cite isso em algum post meu! não vai encontrar, então leve o debate na boa, sem apelar...

O bom Policial, que trabalha na RUA, que sente o calor de 50 graus do RJ e a tensão do combate sabe que as UPPs são furada, pois já viram programas semelhantes falharem.

A migração demonstraria o sucesso das UPPs se os bandidos migrassem para MARTE! Entretanto, eles mudam para o Bairro ao lado... e quando mudam para o Bairro migram também de modalidade, então começam a praticar roubo de auto, roubo de cargas, roubo e saidinha de banco, ou seja, o problema não é resolvido! ele é passado para outro lugar... É por isso que eu digo que esse programa não funciona! Ele é muito bom para ser monstrado na TV, tirar foto, ganhar votos... mas fazer o que interessa que é combater a criminalidade... NADA!!!

Pimenta nos olhos dos outros é refresco, usei a mesma lógica maniqueista e totalitária que você está usando para atacar as UPP, porque seus interesses corporatisvos foram afetados, é isso que você está fazendo nesse tópico, um desserviço completo a sua corporação, que já tem o conceito mais baixo que uma corporação pode ter entre sua população.

Ainda mais que o Skyway, tenho uma profissão que sabe muito bem do lado negro de nossa corporação policial e os problemas das drogas em nossa cidade. Porque vivo a noite, e conheço cada buraco da Zona Sul do Rio, da Lapa, enfim de quem trabalha de noite, de madrugada desde 1990. Então eu tenho muita credibilidade para dizer que as UPP´s são a melhor medida já tomada na área.

E longe de dizer que não existe problemas, por sinal, não faltam problemas dentro da PM carioca, porém, estão sendo tomadas medidas alentadoras na área. E a UPP é a principal delas. Ao contrário de você não acho que a falta de universalização seja problema, o ideal é que seja total, mas se não puder ser praticada em todas as favelas, que seja usadas no maior número possível de favelas.

E vou dizer mais uma vez, local para a tradição ruim é o lixo! Se a PM quer manter seu Status, que comece a trabalhar e apoiar a UPP´s, caso contrário, peçam demissão e mudem de profissão. 8-] 8-]

[]´s

Skyway
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Skyway » Ter Fev 23, 2010 12:02 pm

PRick escreveu:
ZeRo4 escreveu: PRick, você é bem conhecido no DB há tempos! Estou tendo a maior paciência do mundo ao tentar explicar porque as UPPs não funcionam a curto prazo e porque podem ser um pesadelo a médio-longo prazo assim como foram programas semelhantes como DPO, PPC e GPAE!

Pimenta nos olhos dos outros é refresco, usei a mesma lógica maniqueista e totalitária que você está usando para atacar as UPP, porque seus interesses corporatisvos foram afetados, é isso que você está fazendo nesse tópico, um desserviço completo a sua corporação, que já tem o conceito mais baixo que uma corporação pode ter entre sua população.

Ainda mais que o Skyway, tenho uma profissão que sabe muito bem do lado negro de nossa corporação policial e os problemas das drogas em nossa cidade. Porque vivo a noite, e conheço cada buraco da Zona Sul do Rio, da Lapa, enfim de quem trabalha de noite, de madrugada desde 1990. Então eu tenho muita credibilidade para dizer que as UPP´s são a melhor medida já tomada na área.

E longe de dizer que não existe problemas, por sinal, não faltam problemas dentro da PM carioca, porém, estão sendo tomadas medidas alentadoras na área. E a UPP é a principal delas. Ao contrário de você não acho que a falta de universalização seja problema, o ideal é que seja total, mas se não puder ser praticada em todas as favelas, que seja usadas no maior número possível de favelas.

E vou dizer mais uma vez, local para a tradição ruim é o lixo! Se a PM quer manter seu Status, que comece a trabalhar e apoiar a UPP´s, caso contrário, peçam demissão e mudem de profissão. 8-] 8-]

[]´s
Prick, anota ai o dia e hora desse post...por que(nunca pensei em dizer isso, mas...) concordo com o que disse. :lol:

Brincadeira a parte, é sério, eu concordo com o que disse. As UPPs são exemplos de uma mentalidade diferente do cotidiano e do raciocínio tradicional da PMERJ e dos PM's. Então é normal ver opiniões como a do Zero, que é contra a medida por não conseguir ver os efeitos bons que vem causando e os efeitos a longo prazo.

A UPP não é uma ação para mudar o tráfico armado para outras regiões do Rio ou para fazer a favela não ter mais tiroteio mas continuar com o tráfico e a corrupção. A UPP é o início, o primeiro passo de uma caminhada de combate ao tráfico armado. Não é correto julgar e sentenciar as UPP's como uma coisa só, e menos correto ainda fazer isso agora no início.

O bom é dar tempo ao tempo, é ver como evolui essa idéia. Se seguir o planejado para as novas unidades e principalmente para as já instaladas, a coisa vai ser ótima para o Rio.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
ZeRo4
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 12:14 pm

prp escreveu:Eu sei que são realidades diferentes, coloquei só para ilustrar que quando se aperta de um lado espirra de outro mas que tem solução, e a solução quase sempre é a mesma.
Blz PRP, eu tbm só quis ilustrar o seguinte: a UPP tem uma base de funcionamento muito boa. Entretanto, seria aplicável, se o RJ tivesse 20 favelas... num universo de dezenas de Favelas não é aplicável.

Por quê? porque enquanto uma UPP é instalada em um canto a criminalidade aumenta consequentemente em outro ponto. E para esse efeito colateral nada tem sido feito, muito pelo contrário.

Como disse anteriormente, o índice de roubo de autos tem crescido. Crimes "de pista", como sequestro e roubo a banco que estavam quase zerados voltaram a aparecer e até agora ninguém apareceu para explicar esse fenômeno.
prp escreveu:Eu não disse que voce disse :shock: , só deixei claro minha opinião para não parecer que sou utopico.
BLZ, quis deixar claro porque alguns tem problema tão grande com interpretação de texto que chegaram a dizer que eu prefiro favela dominada por traficante...
prp escreveu:Só o tempo dirá, mas como eu disse, se não houver valorização as UPPs estão fadadas ao fracasso
A UPP é um nome diferente para programas semelhantes e que também não deram certo: DPO, PPC, GPAE... esses programas, com o tempo, tornaram-se um verdadeiro pesadelo. É por isso que para a maioria dos Policiais, esse programa não fede e nem cheira...

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#44 Mensagem por henriquejr » Ter Fev 23, 2010 12:17 pm

A estratégia usada para a implantação das UPPs (que não são de iniciativa do Governo do Rio mas sim do Ministério da Justiça, através da SENASP/PRONASCI) é baseada na experiência obtida em missões de paz realizadas pela ONU pelo mundo afora. Chegou-se a conclusão que a realidade das favelas do Rio, e de outras cidades brasileiras como Salvador, São Paulo e Recife, só poderiam ser mudadas com a PRESENÇA do Estado nas regiões tidas como críticas (justamente aquelas em que essa presença é mais ausente).

Essa migração de criminosos para outras áreas é prova que as UPPs estão dando certo. A partir do momento em que as organizações criminosas passam a se sentir sufocadas pelas forças do Estado elas tendem a buscar novas áreas de atuação.

Também não podemos creditar às UPPs as falhas ainda existentes nos meios do Estado, leia-se as intituições policiais, assistencialistas e de infraestrutura. A idéia das UPPs funcionam mas as instituições ainda precisam ser aperfeiçoadas!

Na minha opinião a coisa funciona sim e é a única forma viável (até aqui apresentada) de resolver o problema da violencia nas grandes cidades!

.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 23, 2010 12:21 pm

Jornal do Brasil

UPP é versão vitaminada do Gpae, que acabou corrompido

Manuela Andreoni, Jornal do Brasil

RIO - A primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) completou um ano no Morro Dona Marta, onde a população comemora a nova rotina livre de tiroteios e do estado paralelo do tráfico. Menina dos olhos da gestão atual da Secretaria Estadual de Segurança Pública, as UPPs, no entanto, são o aperfeiçoamento de um modelo já tentado, os Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais (Gpaes), que inicialmente despertaram nos cariocas a esperança de ver as favelas pacificadas, mas acabaram esvaziados.

A instalação do primeiro Gpae aconteceu em 2000, no Pavão-Pavãozinho e, nos anos seguintes, receberam unidades os morros: Babilônia e Chapéu Mangueira, Providênica, Gardênia Azul, Rio das Pedras e Cavalão e Estado, em Niterói. Não por acaso, os dois primeiros não existem mais. Transformaram-se em UPPs.

Desde sua implantação, a unidade original do Gpae alcançou resultados importantes: reduziu a zero o número de homicídios e ocorrências de bala perdida, assim como aconteceu agora no Dona Marta. A partir daí, cerca de metade das ações dos policiais comunitários era de assistência a doentes e grávidas, enquanto as criminais ficaram com 25% – a maioria das quais apreensões de drogas.

Na época, nós acreditávamos muito, porque estávamos iniciando esse processo de polícia comunitária. O problema é que muitas vezes enfrentamos a falta de verba – lembra Roberto Aguiar, que ocupou a pasta da Secretaria Estadual de Segurança durante nove meses em 2001, sucedendo Josias Quintal .

Moradora do Pavão-Pavãozinho, a secretária Fernanda Faustino, 31, lembra-se bem da pacificação anterior. E diz que precisará de tempo para aprovar a nova versão.

Foi mais ou menos como está sendo a UPP. Com o tempo, vimos que não era nada daquilo. A paz durou uns três anos. Depois, voltou a ter confronto na comunidade, os bandidos andavam armados... Não sei dizer o que aconteceu. Teoricamente, não precisariam colocar UPP aqui, porque já tinha policiamento... Eles têm que provar que vão fazer o trabalho direito.

O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB), secretário de Segurança Pública do Rio no governo Rosinha Garotinho, conta que um de seus principais obstáculos com os Gpaes foi o desgaste do contingente das unidades.

– A polícia começa tomando conta, mas, depois de um tempo de convivência entre os oficiais e a comunidade, ela também se relaciona com elementos do mal e pode haver encontro de interesses (corrupção da polícia). Por isso, é preciso manter um efetivo eficiente, com permanente fiscalização e rotatividade de policiais.

[...]

Essa história EU JÁ VI...

É por isso, companheiro PRP, que eu e outros policiais que trabalhamos no RJ sabemos que esse programa não funcionará... aliás, funcionará para o que foi idealizado: Dar votos a Sérgio Cabral.

Sérgio Cabral fazendo história... espero que o fórum continue ativo e que membros como Skyway e PRick continuem acessando regularmente, então... eu vou ressucitar o tópico.

Forte Abç!

Responder