TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35176 Mensagem por soultrain » Dom Fev 21, 2010 11:09 am

Santiago escreveu:
Mapinguari escreveu: Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.
Para exemplificar isso, há na Índia uma concorrência internacional em curso envolvendo os grandes fabricantes de motores aeronáuticos militares para a venda de tecnologia a DRDO/GTRE e finalizar a turbina local Kaveri.

O tempo e a expertise necessários para o projeto e construção de uma turbina competitiva requer tempo e investimentos. Mais uma vez o programa indiano dá pistas dos tempos necessários:
Program
In 1986, the Indian Defence Ministry's Defence Research and Development Organisation (DRDO) was authorized to launch a programme to develop an indigenous powerplant for the Light Combat Aircraft. It had already been decided early in the LCA programme to equip the prototype aircraft with the General Electric F404-GE-F2J3 afterburning turbofan engine, but if this parallel program was successful, it was intended to equip the production aircraft with this indigenous engine.

The DRDO assigned the lead development responsibility to its Gas Turbine Research Establishment (GTRE), which had some experience in developing jet engines. It had developed the GTX37-14U afterburning turbojet, which first ran in 1977, and was the first jet engine to be designed entirely in India.[1] A turbofan derivative, the GTX37-14UB, followed. The GTRE returned to turbojet technology with the greatly redesigned, but unsatisfactory, GTX-35.

For the LCA programme, the GTRE would again take up a turbofan design which it designated the GTX-35VS "Kaveri" (named after the Kaveri River). Full-scale development was authorised in April 1989 in what was then expected to be a 93-month programme projected to cost 382 crores (nearly US$82 million at the time).
Começaram seu programa de desenvolvimento de turbinas em 1977 ou 33 anos atrás.
A turbina atual, a GTX-35VS "Kaveri", teve seu desenvolvimento iniciado em 1989, ou seja a 21 anos atrás!

Provavelmente o item mais complexo e difícil de se desenvolver em um caça moderno.
Há no mundo menos fabricantes de modernos turbofans militares do que de caças.

A Índia está adquirindo pelo 126 caças e terá que fazer uma outra seleção e processo aquisitivo para receber ToT e terminar sua turbina, semi-pronta. Paricipam desse processo a Eurojet, a GE e a Snecma.

Mesmo adquirindo 36 caças (e nem com 120) não se pode esperar mais do que a Índia está recebendo, a menos que se contrate por fora com a India faz, depois de ter gasto muito tempo e recursos internamente. Alias, o mesmo caminho adotado pela China. Resumindo, não se faz omelete (turbofan) sem quebrar os ovos (recursos e investimentos necessários).

[]s
Novidades, agora só está a Turbomeca unidade da Snecma, foram os escolhidos.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35177 Mensagem por Penguin » Dom Fev 21, 2010 11:11 am

gomugomu escreveu:
Santiago escreveu:[ quote="Mapinguari"] Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.
Para exemplificar isso, há na Índia uma concorrência internacional em curso envolvendo os grandes fabricantes de motores aeronáuticos militares para a venda de tecnologia a DRDO/GTRE e finalizar a turbina local Kaveri.

O tempo e a expertise necessários para o projeto e construção de uma turbina competitiva requer tempo e investimentos. Mais uma vez o programa indiano dá pistas dos tempos necessários:
Program
In 1986, the Indian Defence Ministry's Defence Research and Development Organisation (DRDO) was authorized to launch a programme to develop an indigenous powerplant for the Light Combat Aircraft. It had already been decided early in the LCA programme to equip the prototype aircraft with the General Electric F404-GE-F2J3 afterburning turbofan engine, but if this parallel program was successful, it was intended to equip the production aircraft with this indigenous engine.

The DRDO assigned the lead development responsibility to its Gas Turbine Research Establishment (GTRE), which had some experience in developing jet engines. It had developed the GTX37-14U afterburning turbojet, which first ran in 1977, and was the first jet engine to be designed entirely in India.[1] A turbofan derivative, the GTX37-14UB, followed. The GTRE returned to turbojet technology with the greatly redesigned, but unsatisfactory, GTX-35.

For the LCA programme, the GTRE would again take up a turbofan design which it designated the GTX-35VS "Kaveri" (named after the Kaveri River). Full-scale development was authorised in April 1989 in what was then expected to be a 93-month programme projected to cost 382 crores (nearly US$82 million at the time).
Começaram seu programa de desenvolvimento de turbinas em 1977 ou 33 anos atrás.
A turbina atual, a GTX-35VS "Kaveri", teve seu desenvolvimento iniciado em 1989, ou seja a 21 anos atrás!

Provavelmente o item mais complexo e difícil de se desenvolver em um caça moderno.
Há no mundo menos fabricantes de modernos turbofans militares do que de caças.

A Índia está adquirindo pelo 126 caças e terá que fazer uma outra seleção e processo aquisitivo para receber ToT e terminar sua turbina, semi-pronta. Paricipam desse processo a Eurojet, a GE e a Snecma.

Mesmo adquirindo 36 caças (e nem com 120) não se pode esperar mais do que a Índia está recebendo, a menos que se contrate por fora com a India faz, depois de ter gasto muito tempo e recursos internamente. Alias, o mesmo caminho adotado pela China. Resumindo, não se faz omelete (turbofan) sem quebrar os ovos (recursos e investimentos necessários).

[]s
Mas Santiago, você não sabia?
Na proposta Francesa está escrito eles vão cosntruir o motor aqui e nos passar toda a tecnologia.
Se o motor for da GE o avião não sai do chão!

:lol: :lol:[/quote]

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Tem gente que acredita em coelho da páscoa, duende, Asterix, Obelix, Chatotorix... [061]




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35178 Mensagem por soultrain » Dom Fev 21, 2010 11:13 am

kirk escreveu:
gomugomu escreveu:Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?
O interesse no Afeganistão é PUXAR O SACO dos gringos ... receber "afagos" do Tio Sam ... e tem "neguinho" que acredita que a França é "parceira estratégica" do Brasil !

Como tem gente inocente !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E se nos deixa-se de brindar com as suas criancices? Haja paciência para aturar isto, já ultrapassou todos os limites do razoável.

Deveria ser proibido pessoas com a sua idade mental usar a internet. Só ainda não percebi se é mesmo assim ou faz de propósito...

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35179 Mensagem por soultrain » Dom Fev 21, 2010 11:14 am

Proponho abrirem um tópico chamado parvoíces e criancices e passarem para lá, aqui já cansa.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35180 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:16 am

Carlos Mathias escreveu:Bem, agora o USAntiago vai largar fábrica de motores GE para o Gripen e vai tentar colocar todo mundo no mesmo saco americano de maldades.
Ele quer dizer que a França, assim como a Suécia e a Inglaterra, são subordinados dos EUA e que portanto, melhor comprar logo do dono da super mega coleira.

Não tem meio termo pros azuis, ou se é esparro completo por alguma determinação divina, ou é inimigo de Buana e vai queimar no fogo azul.

USAntiago, diz logo que você quer é o SU-35BM e o PAK-FA prá FAB cara, pára de enrolar com o Mitinga II. :lol:
O amigo crítica a "coleira gringa", porém tá ávido pra enfiar o "nosso pescoço" no cabresto francês ... como se a dependência aos franceses não fosse dependência ... lamentávelmente alguns brasileiros não conseguem nem mesmo se imaginar independentes de uma potência estrangeira, não conseguem enxergar a nós mesmos como players, como uma potência ... torço para que esse complexo de vira-latas se extirpe do pensamento brasileiro, pois, não estamos falando aqui de pessoas ignorantes, estamos falando de pessoas muito acima da média, que frequentam o DB.

Sds
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35181 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 21, 2010 11:17 am

Mas Santiago, você não sabia?
Na proposta Francesa está escrito eles vão cosntruir o motor aqui e nos passar toda a tecnologia.
Se o motor for da GE o avião não sai do chão!
Olha, o avião pode até sair sim, mas navio da MB já teve alguns parados no porto por bloqueio dos EUA e da GE.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35182 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:19 am

soultrain escreveu:
kirk escreveu: O interesse no Afeganistão é PUXAR O SACO dos gringos ... receber "afagos" do Tio Sam ... e tem "neguinho" que acredita que a França é "parceira estratégica" do Brasil !

Como tem gente inocente !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E se nos deixa-se de brindar com as suas criancices? Haja paciência para aturar isto, já ultrapassou todos os limites do razoável.

Deveria ser proibido pessoas com a sua idade mental usar a internet. Só ainda não percebi se é mesmo assim ou faz de propósito...

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BELISSIMO ARGUMENTO Soultrain !!

Bem de acordo com sua idade mental !!! :mrgreen:

Estou ancioso a esperar a próxima "pérola" !

Sds
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35183 Mensagem por soultrain » Dom Fev 21, 2010 11:20 am

Para quem não sabe, os EUA já proibiram o Brasil de usar os seus navios, simples assim.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35184 Mensagem por Wellington » Dom Fev 21, 2010 11:22 am

Inflamados debatedores , passei a ultima hr lendo mais de 10 paginas de discursao sobre defesas de bandeiras,neutralidade e escolha de lado, e tb preferencias sobre Otan e parcerias , bandeiras e etc.....acho q tds q defendem suas opinioes estao corretos ate certo ponto,principalmnete mantendo o seu direito de defesa ate o direito do colega.......... mas gostaria de levantar uma questao a respeito do Brasil no proximo cenario geopolitico(2015/20)provavelmente seremos a 5ª ou 4ª economia mundial com mais de 200 milhoes de habitantes/consumidores e logicamente uma presença muito mais marcante no mundo.... o q pode acontecer com preferencias sobre essa ou aquela lealdade entre paises esta relacinado a capacidade de gerar lucro ,td esta relacionado ao comercio, dinheiro e capacidade de influenciar o planeta , acho q americanos , fraceses, suecos,russos chinesses e etc, querem vender p poder influenciar , antes se fazia com o Brasil como com qq outra pequeno pais do mundo.......acho q mudamos de patamar passamos a ser cobiçados como parceiros e clientes, temos de ter as fabricas dos produtos aqui,pq podemos ter, e enquanto nos reaparelhamos vamos aprendendo .A independencia vai vir do medo q o fornecedor tem de perder o cliente..... agora somos clientes preferenciais com carteirinha de desconto e brinde no fim de ano!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35185 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:24 am

Guerra escreveu:
gomugomu escreveu:Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?

O interesse Frances é o mesmo americano...assim como no Vietnan o interesse americano era o mesmo Frances.

Iraque: acabar com as armas de destruição em massa
Afeganistão: capturar Bin Laden
proximo alvo...Finlandia: proteger o papai noel
:lol: :lol: :lol:

É poraí Guerra, precisam somente de uma boa desculpa !!!

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35186 Mensagem por saullo » Dom Fev 21, 2010 11:24 am

Pode não ter nada a ver, mas o Chavez está comprando termelétricas da GE para poder enfrentar a falta de energia na fazenda (país) dele.
Creio que se a GE fosse esse monstro ele não compraria dela e nem ela lhe venderia, mas sim ele deveria comprar dos avançadísimos iranianos, cubanos, chineses e afins, amiguinhos de primeira hora dele.

Abraços




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35187 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:26 am

Wellington escreveu:Inflamados debatedores , passei a ultima hr lendo mais de 10 paginas de discursao sobre defesas de bandeiras,neutralidade e escolha de lado, e tb preferencias sobre Otan e parcerias , bandeiras e etc.....acho q tds q defendem suas opinioes estao corretos ate certo ponto,principalmnete mantendo o seu direito de defesa ate o direito do colega.......... mas gostaria de levantar uma questao a respeito do Brasil no proximo cenario geopolitico(2015/20)provavelmente seremos a 5ª ou 4ª economia mundial com mais de 200 milhoes de habitantes/consumidores e logicamente uma presença muito mais marcante no mundo.... o q pode acontecer com preferencias sobre essa ou aquela lealdade entre paises esta relacinado a capacidade de gerar lucro ,td esta relacionado ao comercio, dinheiro e capacidade de influenciar o planeta , acho q americanos , fraceses, suecos,russos chinesses e etc, querem vender p poder influenciar , antes se fazia com o Brasil como com qq outra pequeno pais do mundo.......acho q mudamos de patamar passamos a ser cobiçados como parceiros e clientes, temos de ter as fabricas dos produtos aqui,pq podemos ter, e enquanto nos reaparelhamos vamos aprendendo .A independencia vai vir do medo q o fornecedor tem de perder o cliente..... agora somos clientes preferenciais com carteirinha de desconto e brinde no fim de ano!
é isso aí, Wellington !!!

[009]

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35188 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:29 am

saullo escreveu:Pode não ter nada a ver, mas o Chavez está comprando termelétricas da GE para poder enfrentar a falta de energia na fazenda (país) dele.
Creio que se a GE fosse esse monstro ele não compraria dela e nem ela lhe venderia, mas sim ele deveria comprar dos avançadísimos iranianos, cubanos, chineses e afins, amiguinhos de primeira hora dele.

Abraços
Não mesmo ... aqui no Brasil foi DECRETADO que a GE é um monstro americano, sujeito ao ITAR, que vai apertar um botão em Washington e deixar todos os Gripens no chon !

Sds
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35189 Mensagem por Penguin » Dom Fev 21, 2010 11:30 am

soultrain escreveu:
Santiago escreveu:[ quote="Mapinguari"] Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.
Para exemplificar isso, há na Índia uma concorrência internacional em curso envolvendo os grandes fabricantes de motores aeronáuticos militares para a venda de tecnologia a DRDO/GTRE e finalizar a turbina local Kaveri.

O tempo e a expertise necessários para o projeto e construção de uma turbina competitiva requer tempo e investimentos. Mais uma vez o programa indiano dá pistas dos tempos necessários:
Program
In 1986, the Indian Defence Ministry's Defence Research and Development Organisation (DRDO) was authorized to launch a programme to develop an indigenous powerplant for the Light Combat Aircraft. It had already been decided early in the LCA programme to equip the prototype aircraft with the General Electric F404-GE-F2J3 afterburning turbofan engine, but if this parallel program was successful, it was intended to equip the production aircraft with this indigenous engine.

The DRDO assigned the lead development responsibility to its Gas Turbine Research Establishment (GTRE), which had some experience in developing jet engines. It had developed the GTX37-14U afterburning turbojet, which first ran in 1977, and was the first jet engine to be designed entirely in India.[1] A turbofan derivative, the GTX37-14UB, followed. The GTRE returned to turbojet technology with the greatly redesigned, but unsatisfactory, GTX-35.

For the LCA programme, the GTRE would again take up a turbofan design which it designated the GTX-35VS "Kaveri" (named after the Kaveri River). Full-scale development was authorised in April 1989 in what was then expected to be a 93-month programme projected to cost 382 crores (nearly US$82 million at the time).
Começaram seu programa de desenvolvimento de turbinas em 1977 ou 33 anos atrás.
A turbina atual, a GTX-35VS "Kaveri", teve seu desenvolvimento iniciado em 1989, ou seja a 21 anos atrás!

Provavelmente o item mais complexo e difícil de se desenvolver em um caça moderno.
Há no mundo menos fabricantes de modernos turbofans militares do que de caças.

A Índia está adquirindo pelo 126 caças e terá que fazer uma outra seleção e processo aquisitivo para receber ToT e terminar sua turbina, semi-pronta. Paricipam desse processo a Eurojet, a GE e a Snecma.

Mesmo adquirindo 36 caças (e nem com 120) não se pode esperar mais do que a Índia está recebendo, a menos que se contrate por fora com a India faz, depois de ter gasto muito tempo e recursos internamente. Alias, o mesmo caminho adotado pela China. Resumindo, não se faz omelete (turbofan) sem quebrar os ovos (recursos e investimentos necessários).

[]s
Novidades, agora só está a Turbomeca unidade da Snecma, foram os escolhidos.[/quote]

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Mas um contrato a parte, fora do âmbito do MMRCA. Esse é o ponto central.
Criticism

The Kaveri program has attracted much criticism due to its ambitious objective, protracted development time, cost and time overruns, and the DRDO's lack of clarity and openness in admitting problems. Much of the criticism of the LCA program has been aimed at the Kaveri and Multi-Mode Radar programs.

There has been much criticism of the degree of realism in the DRDO's planning schedules for various elements of the LCA programme, most particularly for the Kaveri development effort. France's SNECMA, with over half a century of successful jet engine development experience, took nearly 13 years to bring the Rafale fighter's M88 engine to low-volume production after bench testing had begun; a similar timespan for the less-experienced GTRE would see Kaveri production beginning no earlier than 2009.[12]

Another criticism has been DRDO's reluctance to admit problems in the engine and its resistance to involve foreign engine manufacturers until the problems became too large to handle.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35190 Mensagem por Skyway » Dom Fev 21, 2010 11:32 am

E vocês ainda estão perdendo tempo.
O espetáculo continua enquanto tem gente prestando atenção...quando não tem ninguem, o espetáculo acaba.


Mas eu sou "sensível" demais para um fórum de defesa, e não tenho argumentos...




AD ASTRA PER ASPERA
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