TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35161 Mensagem por PRick » Dom Fev 21, 2010 1:33 am

gomugomu escreveu:Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?
Não entendi? No Iraque os croassantes não estão lá. No Afeganistão estão todos no barco da Guerra Contra o Terror. Pelo menos oficialmente, agora, existe outros motivos. O galho é a eficácia dela. 8-] 8-]

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Bourne
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35162 Mensagem por Bourne » Dom Fev 21, 2010 1:51 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu:
Que coisa mais cuticuti. As respostas estão em roxo, bem daqueles "mamãe, sai do armário" :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35163 Mensagem por Mapinguari » Dom Fev 21, 2010 2:26 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Deixo para análise dos participantes algumas considerações sobre transferência de tecnologia:

1. Desenvolver tecnologia tem custo?
Sim. Tecnologia é resultado de muito investimento (ou, eventualmente, de aproveitamento de uma situação especial: F-X2).

2. Tecnologia tem valor tangível?
Não. Tecnologia é conhecimento. Conhecimento se valoriza pela sua aplicabilidade.

3. Como dar valor $$$ à tecnologia?
Duas possibilidades ou combinação destas: contabilizar quanto foi investido para alcançá-la; identificar quanto alguém está disposto a pagar pelo conhecimento (urgência/necessidade para sua aplicação).

4. Quanto CUSTA a TRANSFERÊNCIA de tecnologia?
Muito pouco, se comparado ao seu valor (tecnologia crítica). Um conhecimento que vale milhões (o pulo do gato) às vezes pode ser transmitido oralmente em meia hora. Normalmente, alguns fundamentos teóricos, modelagens e exercícios práticos para fixação são suficientes. O "on the job training" é uma das melhores maneiras de transferir, mas requer conhecimento básico. Lembrar que o OJT pode ser: "over the shoulder", "hands on", supervisionado, etc.
Obs.: o dito "on the job doing" me parece estranho. "On the job" já quer dizer que é real, aplicado no projeto, não apenas um treinamento ou modelagem.

5. Qual o PREÇO da TRANSFERÊNCIA de tecnologia?
Depende do interesse das partes. A transferência pode ser bancada pelo vendedor (para viabilizar o negócio); pode ser considerada "offset" (comprador paga apenas o CUSTO da transferência e não o "VALOR" da tecnologia); pode ser vendida (vendedor cobra o maior PREÇO que o comprador estiver disposto a pagar, para recuperar investimento prévio ou obter lucro).

6. Em que tipo de tecnologia é primordial investir?
Em tecnologías CRÍTICAS apenas. Estas são as tecnologias que não possuímos e são essenciais para os projetos futuros.
Cuidado 1: Muitos cientistas buscam conhecimento e tecnologia a qualquer custo, mesmo que não tenham idéia exata de sua aplicabilidade.
Cuidado 2: Muitos empresários dizem que querem produzir para absorver melhor a tecnologia, mas estão dispostos a fazer qualquer trabalho (mesmo com tecnologia ultrapassada) apenas para sobreviver.

7. Qual a melhor situação para transferência de tecnologia (menor custo, maior aproveitamento, maior garantia)?
Quando exite possibilidade de uma parceria; quando o interesse é mútuo; quando o resultado é bom para ambos; quando as duas partes necessitam compartilhar recursos, conhecimentos e mercados; quando o beneficiário já tem conhecimento básico; quando não existem restrições estratégicas para a transferência; quando existe aplicabilidade do conhecimento em projetos de interesse comum (rateio de custos de desenvolvimento, por exemplo).

É só uma opinião.

Abraço,

Justin
Ótimo post, Justin! [009]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35164 Mensagem por PRick » Dom Fev 21, 2010 2:30 am

Bourne escreveu:
PRick escreveu:
Que coisa mais cuticuti. As respostas estão em roxo, bem daqueles "mamãe, sai do armário" :mrgreen:
O Bourne sem dúvida tem uma grande fixação! :twisted: :twisted:

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35165 Mensagem por Mapinguari » Dom Fev 21, 2010 3:05 am

Divino Alves escreveu:NOVA YORK. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou ontem de almoço com empresários e analistas políticos no Council of the Americas, em Nova York, e foi questionado sobre a preferência do governo brasileiro por comprar caças franceses para as Forças Armadas. Ele voltou a dizer que a transferência de tecnologia é fundamental. Acrescentou que em 20 dias deverá ter uma decisão. E que o presidente Lula receberá um relatório com uma avaliação sobre a compra.

- Dei aqui a mesma resposta que darei ao secretário (de Defesa dos EUA) Robert Gates, caso ele me pergunte sobre o assunto: ao Brasil não interessa apenas a compra de aviões, e sim uma ampla transferência de tecnologia - disse, acrescentando: - O Brasil não é apenas um comprador de produtos[/b]. Para nós, importa o desenvolvimento nacional, sobretudo o das Forças Armadas, para as novas funções que estão assumindo. Queremos parcerias que redundem em empresas nacionais e na criação de empregos no Brasil.


Visita de Estado ao Brasil
Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Silvia farão uma visita de estado ao Brasil do dia 23 ao dia 26 de março de 2010, a convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Deu Gripen NG!


Então, o casal real sueco chegaria após o anúncio da decisão do F-X2, pelo GF. Poderá ser tarde demais.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35166 Mensagem por Mapinguari » Dom Fev 21, 2010 3:39 am

tykuna escreveu:O motor é um bom começo. Alguma sugestão?!
Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35167 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 10:27 am

gomugomu escreveu:Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?
O interesse no Afeganistão é PUXAR O SACO dos gringos ... receber "afagos" do Tio Sam ... e tem "neguinho" que acredita que a França é "parceira estratégica" do Brasil !

Como tem gente inocente !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35168 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 10:32 am

Mapinguari escreveu:
tykuna escreveu:O motor é um bom começo. Alguma sugestão?!
Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.
Mapinguari,

O moteres franceses não são considerados "estrangeiros" pelos rafaleiros, com essa parceria estratégica e a questão "geiopolítica" o Brasil já é praticamente um estado francês ... uma nova Guiana ... estangeiros são somente gringos e saxões ... e deram um jeito de incluir os vikings ...

Sds
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35169 Mensagem por Penguin » Dom Fev 21, 2010 10:47 am

Mapinguari escreveu:
tykuna escreveu:O motor é um bom começo. Alguma sugestão?!
Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.
Para exemplificar isso, há na Índia uma concorrência internacional em curso envolvendo os grandes fabricantes de motores aeronáuticos militares para a venda de tecnologia a DRDO/GTRE e finalizar a turbina local Kaveri.

O tempo e a expertise necessários para o projeto e construção de uma turbina competitiva requer tempo e investimentos. Mais uma vez o programa indiano dá pistas dos tempos necessários:
Program
In 1986, the Indian Defence Ministry's Defence Research and Development Organisation (DRDO) was authorized to launch a programme to develop an indigenous powerplant for the Light Combat Aircraft. It had already been decided early in the LCA programme to equip the prototype aircraft with the General Electric F404-GE-F2J3 afterburning turbofan engine, but if this parallel program was successful, it was intended to equip the production aircraft with this indigenous engine.

The DRDO assigned the lead development responsibility to its Gas Turbine Research Establishment (GTRE), which had some experience in developing jet engines. It had developed the GTX37-14U afterburning turbojet, which first ran in 1977, and was the first jet engine to be designed entirely in India.[1] A turbofan derivative, the GTX37-14UB, followed. The GTRE returned to turbojet technology with the greatly redesigned, but unsatisfactory, GTX-35.

For the LCA programme, the GTRE would again take up a turbofan design which it designated the GTX-35VS "Kaveri" (named after the Kaveri River). Full-scale development was authorised in April 1989 in what was then expected to be a 93-month programme projected to cost 382 crores (nearly US$82 million at the time).
Começaram seu programa de desenvolvimento de turbinas em 1977 ou 33 anos atrás.
A turbina atual, a GTX-35VS "Kaveri", teve seu desenvolvimento iniciado em 1989, ou seja a 21 anos atrás!

Provavelmente o item mais complexo e difícil de se desenvolver em um caça moderno.
Há no mundo menos fabricantes de modernos turbofans militares do que de caças.

A Índia está adquirindo pelo 126 caças e terá que fazer uma outra seleção e processo aquisitivo para receber ToT e terminar sua turbina, semi-pronta. Paricipam desse processo a Eurojet, a GE e a Snecma.

Mesmo adquirindo 36 caças (e nem com 120) não se pode esperar mais do que a Índia está recebendo, a menos que se contrate por fora com a India faz, depois de ter gasto muito tempo e recursos internamente. Alias, o mesmo caminho adotado pela China. Resumindo, não se faz omelete (turbofan) sem quebrar os ovos (recursos e investimentos necessários).

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35170 Mensagem por Guerra » Dom Fev 21, 2010 10:54 am

gomugomu escreveu:Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?

O interesse Frances é o mesmo americano...assim como no Vietnan o interesse americano era o mesmo Frances.

Iraque: acabar com as armas de destruição em massa
Afeganistão: capturar Bin Laden
proximo alvo...Finlandia: proteger o papai noel




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35171 Mensagem por PRick » Dom Fev 21, 2010 10:54 am

kirk escreveu:
gomugomu escreveu:Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?
O interesse no Afeganistão é PUXAR O SACO dos gringos ... receber "afagos" do Tio Sam ... e tem "neguinho" que acredita que a França é "parceira estratégica" do Brasil !

Como tem gente inocente !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nota-se que você não conhece os croassantes, para eles os gringos são selvagens e com uma cultura de bicheiro! :lol: :lol: A última coisa que um croassante faz é puxar o saco de alguém. :twisted: :twisted:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35172 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:01 am

Carlos Mathias escreveu:
Nada ... escrevi uma merda e me arrependi ... daí cancelei !!!
Cancelou não?

Óóóóóóóóóóóhhhhhh !!!! [077]
CM,

Tu cobra pedidos de NGs, com 1º vôo em 2008 e que estão em fase de projeto, esquece que o rafa fez o seu first fligth em 1986 (24 anos) e foram fabricados "espantosos" 75 unidades ... se há um avião com "problemas", não é o Gripen, amigo ...

Sds
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35173 Mensagem por Wardog » Dom Fev 21, 2010 11:01 am

Santiago escreveu:
Mapinguari escreveu: Os motores de todos os concorrentes são fabricados em outros países e nenhum deles tem sua fabricação prevista no Brasil, nem mesmo sob licença ou de qualquer componente deles.
Para exemplificar isso, há na Índia uma concorrência internacional em curso envolvendo os grandes fabricantes de motores aeronáuticos militares para a venda de tecnologia a DRDO/GTRE e finalizar a turbina local Kaveri.

O tempo e a expertise necessários para o projeto e construção de uma turbina competitiva requer tempo e investimentos. Mais uma vez o programa indiano dá pistas dos tempos necessários:
Program
In 1986, the Indian Defence Ministry's Defence Research and Development Organisation (DRDO) was authorized to launch a programme to develop an indigenous powerplant for the Light Combat Aircraft. It had already been decided early in the LCA programme to equip the prototype aircraft with the General Electric F404-GE-F2J3 afterburning turbofan engine, but if this parallel program was successful, it was intended to equip the production aircraft with this indigenous engine.

The DRDO assigned the lead development responsibility to its Gas Turbine Research Establishment (GTRE), which had some experience in developing jet engines. It had developed the GTX37-14U afterburning turbojet, which first ran in 1977, and was the first jet engine to be designed entirely in India.[1] A turbofan derivative, the GTX37-14UB, followed. The GTRE returned to turbojet technology with the greatly redesigned, but unsatisfactory, GTX-35.

For the LCA programme, the GTRE would again take up a turbofan design which it designated the GTX-35VS "Kaveri" (named after the Kaveri River). Full-scale development was authorised in April 1989 in what was then expected to be a 93-month programme projected to cost 382 crores (nearly US$82 million at the time).
Começaram seu programa de desenvolvimento de turbinas em 1977 ou 33 anos atrás.
A turbina atual, a GTX-35VS "Kaveri", teve seu desenvolvimento iniciado em 1989, ou seja a 21 anos atrás!

Provavelmente o item mais complexo e difícil de se desenvolver em um caça moderno.
Há no mundo menos fabricantes de modernos turbofans militares do que de caças.

A Índia está adquirindo pelo 126 caças e terá que fazer uma outra seleção e processo aquisitivo para receber ToT e terminar sua turbina, semi-pronta. Paricipam desse processo a Eurojet, a GE e a Snecma.

Mesmo adquirindo 36 caças (e nem com 120) não se pode esperar mais do que a Índia está recebendo, a menos que se contrate por fora com a India faz, depois de ter gasto muito tempo e recursos internamente. Alias, o mesmo caminho adotado pela China. Resumindo, não se faz omelete (turbofan) sem quebrar os ovos (recursos e investimentos necessários).

[]s
Mas Santiago, você não sabia?
Na proposta Francesa está escrito eles vão cosntruir o motor aqui e nos passar toda a tecnologia.
Se o motor for da GE o avião não sai do chão!

:lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35174 Mensagem por kirk » Dom Fev 21, 2010 11:05 am

PRick escreveu:
kirk escreveu: O interesse no Afeganistão é PUXAR O SACO dos gringos ... receber "afagos" do Tio Sam ... e tem "neguinho" que acredita que a França é "parceira estratégica" do Brasil !

Como tem gente inocente !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nota-se que você não conhece os croassantes, para eles os gringos são selvagens e com uma cultura de bicheiro! :lol: :lol: A última coisa que um croassante faz é puxar o saco de alguém. :twisted: :twisted:

[]´s
Conheço a França e os franceses muito bem, amigo, "arrogância é o que os defini bem, porém o ATUAL Gov. francês, aquele que fez a tal "parceria estratégica" é TOTALMENTE pró-gringo, e sofre fortes críticas internas por essa razão.

Sds
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35175 Mensagem por PRick » Dom Fev 21, 2010 11:09 am

kirk escreveu:
PRick escreveu: Nota-se que você não conhece os croassantes, para eles os gringos são selvagens e com uma cultura de bicheiro! :lol: :lol: A última coisa que um croassante faz é puxar o saco de alguém. :twisted: :twisted:

[]´s
Conheço a França e os franceses muito bem, amigo, "arrogância é o que os defini bem, porém o ATUAL Gov. francês, aquele que fez a tal "parceria estratégica" é TOTALMENTE pró-gringo, e sofre fortes críticas internas por essa razão.

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A cultura superior não gosta dê-se misturar aos bárbaros anglo-saxões, comedores de batata e hamburgues. Gentalha, Gentalha!!! :lol: :lol:

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Editado pela última vez por PRick em Dom Fev 21, 2010 11:11 am, em um total de 1 vez.
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