TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35146 Mensagem por PRick » Sáb Fev 20, 2010 11:51 pm

Santiago escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Agora querem colocar a França no mesmo saco da Inglaterra e EUA?

Os franceses devem ser bobos, porque gastaram verdadeiras fortunas para serem 100% independentes em sua defesa, enquanto a Inglaterra e a Suécia vivem da aba americana para se defender, não podem dar sequer um passo sem permissão do chefe.
Mas o povo azul acha que o bom é isso mesmo, ser capacho eternamente, ser escravo e bucha de canhão. :roll: :lol:
Mas tem aquele orgulho de usar óculos Rayban igualzinho aos da USAF, usar roupa igual, farda igual, quem sabe até falar igual!!!!! :lol: :roll:

Custos, Xepa de 3 X 1, fábrica de graça, modelo nacional para o mundo and beyond de graça, bandeirinhas da cor que quiser, e agora, o mesmo saco de maldades para todos.

Mas afinal, a SAAB já arrumou outro motor pro Origami?
Pelo menos já controla o FADEC do motor americano?


Enquanto isso, na opção de altíssimo risco... Um com mínimas 48 encomendas e fabricação este ano ainda, o outro com 500 pedidos e três protótipos testando hoje, agora.

E isso porque os deuses olímpicos da escolha do FX-2 segundo a torcida azul de estrelinhas são mega ultra preparados pra saber o que é de risco e o que não é!!!!! :roll:

Tá de sacanagem ?
O senhor é um fanfarrão azul de estrelinhas e tirinhas?
O senhor tem 15 anos!!!!! 15 anos senhor azul de estrelinhas, pra´escolher um porra de um caça e me escolhe origami?

FORÇAS AÉREAS DE PRIMEIRO MUNDO.
NUNCA SERÃO!!!!

Mitinguinha neles! :lol:
Acorda CM!! Não estamos mais os anos 60/70!!!

Qual a razão da França ter assumindo um importante comando da OTAN em Norfolk, Virginia, USA?A França sempre pertenceu a OTAN, porém, aliado não subordinado, cachorro de madame não!
Qual a razão dela estar engajada na Guerra do Afeganistão com os americanos e outros aliados?Foi uma intervenção apoiada pela ONU, já no Iraque, negativo, aliado não subordinado.
Qual a razão dela estar ao lado dos EUA na pressão contra o Irã?As potências nucleares não querem mais sócios.
Qual a razão dela estar engajada na mesma guerra dos EUA e OTAN contra o terrorismo ?Eu diria, todos estão contra o terrorismo, porém, de modo nenhum as ações francesas são semelhantes as dos EUA.
Vc acha que as base francesas em Djibouti (compartilham as facilidades com os americanos) e nos Emirados Árabes servem para que?A cooperação entre os aliados é algo comum.
Por que razão ela não vende armas e tecnologias militares para a China desde 1989?Pelo mesmo motivo dos russo.
Qual a razão dela seguir as políticas de embargos da UE e OTAN?Porque a França costuma obedecer as decisões coletivas, ao contrário dos EUA.

Sarkozy tem aproximado cada vez mais a França da OTAN e dos EUA. A França voltou ao comando da OTAN recentemente e com toda a vontade. A prioridade industrial militar francesa está centrada na cooperação com países da UE e OTAN: MBDA, Airbus, EADS, nEUROn, A400, Tiger, NH90, FREEM, Aster, Meteor, Scalp/Storm Shadow, etc, etc, etc.

A França sempre procurou parcerias para a produção de armamento, só que ela quer o gerenciamento e o domínio dos projetos, como era o caso do ACX, como os outros parceiros não quiseram, ela optou por um programa independente, o Rafale.

[]´s


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35147 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 20, 2010 11:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Vai, né? :roll:
Bom, prá quem acredita em fábrica de graça...
De graça??! Nem em países comunistas [077]
CM, vivemos em uma economia capitalista. Se há mercado (e há, Embraer e exportação) e aqui oferece condições competitivas, estabilidade, ambiente econômico favorável e recursos humanos necessários.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35148 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2010 11:52 pm

suntsé escreveu:
kirk escreveu:cancelado
O que você quer dizer com isso?
Nada ... escrevi uma merda e me arrependi ... daí cancelei !!!

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35149 Mensagem por PRick » Sáb Fev 20, 2010 11:56 pm

Santiago escreveu:

Descrentes!
7/1/2010
GE abrirá centro de pesquisa no Brasil

A General Electric anunciou ontem que pretende montar um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Será o quinto centro de pesquisa da empresa no mundo.

O anúncio foi feito pelo presidente mundial da GE, Jeffrey Immelt, em São Paulo.

"Pesquisa e inovação são o orgulho da GE. Não há nada mais importante que a companhia possa fazer para demonstrar nosso comprometimento com o Brasil do que a instalação de um centro de pesquisa", disse o executivo da maior empresa do mundo, segundo a "Forbes". "A economia do Brasil está muito forte. Estou impressionado com o progresso do país."

Além do centro, a empresa planeja investimentos de pelo menos US$ 118 milhões em expansão de capacidade, incluindo uma fábrica de turbinas em Petrópolis (RJ).

A empresa enxerga oportunidades de negócios da ordem de US$ 10 bilhões nos próximos três ou quatro anos com as obras de infraestrutura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a exploração da camada do pré-sal.

O investimento no centro de pesquisa e sua localização não estão definidos. A disputa maior é entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, Estados onde se localizam as 15 fábricas da empresa no país.

A GE global faturou US$ 183 bilhões em 2008 e investe anualmente US$ 6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. A empresa possui centros nos EUA, Alemanha, China e Índia.

Uma vez definida a sede, a construção deve levar de 12 a 15 meses. Segundo o diretor de relações institucionais da GE, Alexandre Alfredo, serão contratados engenheiros nacionais. "Queremos investir em talento local", disse.

As pesquisas devem se concentrar nas áreas de petróleo e gás, energia e aviação (turbinas) -setores onde estão concentrados os principais negócios da empresa no Brasil.

Apesar de estar no país há 90 anos, o Brasil ainda é relativamente pequeno dado o porte da GE. A subsidiária brasileira faturou US$ 3,3 bilhões em 2008, mas o número deve encolher para US$ 3 bi em 2009. A empresa vinha crescendo a uma taxa de 12% ao ano, e em 2008 deu um salto de 45% ante 2007. "Pretendemos recuperar e até superar os níveis de 2008 em 2010", disse o presidente da GE Brasil, João Geraldo Ferreira.

Immelt não quis falar sobre metas de crescimento para o Brasil, mas declarou: "Ficaria muito espantado se nos próximos três anos não fôssemos significativamente maiores do que somos hoje. Estamos muito bem posicionados para o crescimento da infraestrutura do Brasil."

A GE brasileira emprega 6.000 funcionários e, com os novos investimentos, deve contratar mais 600. Esse número não inclui os funcionários do centro de manutenção.

A crise afetou fortemente a GE lá fora, pois 50% dos negócios vêm de sua área financeira, a GE Capital. "Foram 18 meses muito desafiadores", disse Immelt. Nos primeiros nove meses do ano, o faturamento global da companhia encolheu 15%. Dentre as medidas tomadas, foi reduzida a importância dos serviços financeiros para 30%.

Quarta visita - Esta é a quarta visita de Immelt ao Brasil desde que assumiu o comando na GE, em 2001, em substituição a Jack Welch. Mas, desta vez, ele não tem encontros previstos com o presidente Lula nem com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). "Eu me encontrarei com grandes clientes", disse Immelt em uma conversa com jornalistas em um hotel em São Paulo.

A Folha apurou que o executivo estará hoje em Brasília apresentando o projeto do centro para o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Na sexta-feira, vai ao Rio, para encontros com os presidentes da Petrobras e da Vale.

Empresa vai abrir fábrica de motor no país - A GE planeja investir US$ 118 milhões no Brasil em 2010 em aumento de capacidade e novas fábricas. A empresa está presente no Brasil há 90 anos.

Até pouco tempo atrás, produzia lâmpadas incandescentes e eletrodomésticos. Mas as fábricas de bens de consumo foram desativadas ou vendidas -os eletrodomésticos com a marca GE são produzidos pela mexicana Mabe- e hoje a companhia concentra seus negócios na produção de equipamentos de infraestrutura e serviços financeiros e de manutenção de aviões.

Do total de investimentos previstos para este ano, US$ 35 milhões serão alocados na expansão da capacidade de manutenção de turbinas da GE Celma em Petrópolis e para a instalação de uma fábrica de motores.

O serviço de manutenção de motores -principal atividade da GE no Brasil, com receita de R$ 1,2 bilhão em 2009- terá a capacidade ampliada em 50%, para 500 aviões/ano.

Quanto à fábrica, o terreno já foi adquirido, e a intenção é iniciar as atividades até o fim do ano. Os motores GE são usados nos aviões da família 170/190 da Embraer.

Segundo o diretor de comunicação da Embraer, Carlos Eduardo Camargo, a instalação de uma fábrica de motores é um passo "importante" para o fortalecimento da indústria aeronáutica nacional. "Além de gerar empregos, a empresa poderá, aos poucos, nacionalizar parte da produção, adquirindo peças de fornecedores locais."

A fábrica de locomotivas da GE em Contagem (MG) receberá US$ 12 milhões de investimento para uma segunda linha de produção. A fábrica produz cem locomotivas por ano, exporta para a América Latina e não dá conta da demanda. Um novo contrato de venda de 50 locomotivas para a Cosan foi anunciado ontem por Immelt.

A GE se prepara ainda para iniciar, no terceiro trimestre, as atividades de uma fábrica de equipamentos médicos (diagnósticos por imagem e raio-X), também em Contagem. A fábrica receberá US$ 50 milhões. Outros US$ 21 milhões serão destinados à expansão da produção de equipamentos de prospecção e produção de petróleo em Jandira (SP) e Macaé (RJ).


Por Folha de São Paulo - SP
O GF já tentou isso antes, e a G&E se negou, exatamente, para a produção de motores dos EJets, porém, o problema para os produtos militares continua, porque são ITAR controlados. 8-] 8-] O lobies fazem verdadeiros milagres, tudo pelo seu principal veículo a FSP.

[]´s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35150 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 20, 2010 11:59 pm

Nada ... escrevi uma merda e me arrependi ... daí cancelei !!!
Cancelou não?

Óóóóóóóóóóóhhhhhh !!!! [077]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35151 Mensagem por Penguin » Dom Fev 21, 2010 12:02 am

Carlos Mathias escreveu:Rapá, vamos tirar emprego de americano e fazer motor de F-18E aqui? Tâmo podendo mesmo, hein!?

No meio da pindaíba econômica que os EUA atravessarão nos próximos anos vamos abrir uma fábrica GE e fazer 36 motores de Gripen-NG aqui, é isso mesmo USAntiago?

Essa vem de graça também, no pacote da SAAB?
Não exagera Charles. Não vamos construir aqui F414 e nem M88!

A GE fatura mais de US$3bi no Brasil e emprega 6.000 funcionários e está anunciando investimentos em áreas estratégicas. Seus laços e interesses no Brasil já são grandes e se fortalecem mais ainda. Para que trocar a turbina? A única opção disponível é a cara e menos potente EJ200.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35152 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 21, 2010 12:07 am

Má rapá, eu falei em controle sobre o motor e softwares, daí você meteu essa que vão é fabricar aqui o motor na nova fábrica da GE (que deve vir de grátis também). Eu achei que agente tava podendo mesmo...

Putz, então o motor americano (que nosso governo comunista e perverso não quer nem pintado de ouro) vai continuar sem controle?
Essa bandeirinha vai ser difícil de pintar de verde e amarelo... :roll:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35153 Mensagem por PRick » Dom Fev 21, 2010 12:08 am

Santiago escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Rapá, vamos tirar emprego de americano e fazer motor de F-18E aqui? Tâmo podendo mesmo, hein!?

No meio da pindaíba econômica que os EUA atravessarão nos próximos anos vamos abrir uma fábrica GE e fazer 36 motores de Gripen-NG aqui, é isso mesmo USAntiago?

Essa vem de graça também, no pacote da SAAB?
Não exagera Charles. Não vamos construir aqui F414 e nem M88!

A GE fatura mais de US$3bi no Brasil e emprega 6.000 funcionários e está anunciando investimentos em áreas estratégicas. Seus laços e interesses no Brasil já são grandes e se fortalecem mais ainda. Para que trocar a turbina? A única opção disponível é a cara e menos potente EJ200.

[]s
As F414 não será mesmo produzida aqui, já a M-88 depende da quantidade de Rafales negociados. :mrgreen: :mrgreen:

Eu adoro os azulados, eles se enforcam toda hora, trocar o motor para poder exportar o Gripen NG, não é isso que eles propagam por aí, com turbina dos EUA, nada feito. :twisted: :twisted:

[]´s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35154 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 21, 2010 12:10 am

Pois é, no Gripen-C até dava prá fazer gambiarra com a EJ-200, mas agora com motor 100% USA made and ITAR controled, necas.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35155 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 21, 2010 12:18 am

Cumé? Acabou a fábrica da GE para o Gripen-NNGBR ????




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35156 Mensagem por Penguin » Dom Fev 21, 2010 12:34 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu: Acorda CM!! Não estamos mais os anos 60/70!!!

Qual a razão da França ter assumindo um importante comando da OTAN em Norfolk, Virginia, USA?A França sempre pertenceu a OTAN, porém, aliado não subordinado, cachorro de madame não!
Sempre pertenceu, mas sob o governo de Sarkozy ela mudou seu status na aliança e retornou a fazer parte do comando da OTAN. Como recompensa, recebeu um importante comando em Norfolk, até então exclusivo de americanos.

Qual a razão dela estar engajada na Guerra do Afeganistão com os americanos e outros aliados?Foi uma intervenção apoiada pela ONU, já no Iraque, negativo, aliado não subordinado.
Não mesmo. O Conselho de Segurança das Nações Unidas não tinha autorizado o uso da força contra o Afeganistão, em qualquer resolução subsequente para o 11 de Setembro.

Qual a razão dela estar ao lado dos EUA na pressão contra o Irã?As potências nucleares não querem mais sócios.
E nós como ficamos nessa? Diferente a postura da China e India, não?

Qual a razão dela estar engajada na mesma guerra dos EUA e OTAN contra o terrorismo ?Eu diria, todos estão contra o terrorismo, porém, de modo nenhum as ações francesas são semelhantes as dos EUA.
Tirando o Iraque, onde os americanos estão metidos os franceses estão também ou apoiando.

Vc acha que as base francesas em Djibouti (compartilham as facilidades com os americanos) e nos Emirados Árabes servem para que?A cooperação entre os aliados é algo comum.
Claro que cooperação militar com ALIADOS é comum.

Por que razão ela não vende armas e tecnologias militares para a China desde 1989?Pelo mesmo motivo dos russo.
Não, os russos vendem. Os franceses é que não vendem. Até queriam, mas respeitam a decisão da OTAN (leia-se EUA e mais alguns países europeus).

Qual a razão dela seguir as políticas de embargos da UE e OTAN?Porque a França costuma obedecer as decisões coletivas, ao contrário dos EUA.
É isso mesmo. Se a OTAN estabelecer um embargo, a França seguirá.

Sarkozy tem aproximado cada vez mais a França da OTAN e dos EUA. A França voltou ao comando da OTAN recentemente e com toda a vontade. A prioridade industrial militar francesa está centrada na cooperação com países da UE e OTAN: MBDA, Airbus, EADS, nEUROn, A400, Tiger, NH90, FREEM, Aster, Meteor, Scalp/Storm Shadow, etc, etc, etc.

A França sempre procurou parcerias para a produção de armamento, só que ela quer o gerenciamento e o domínio dos projetos, como era o caso do ACX, como os outros parceiros não quiseram, ela optou por um programa independente, o Rafale.

[]´s


As coisas estão mudando e rapidamente. Com a intensificação da integração européia e aumento dos custos dos sistemas militares, a França terá que compartilhar o domínio com outros parceiros. Se isso não ocorrer, a Europa dependerá eternamente dos EUA para garantir sua proteção. Por exemplo, A-400M, o Meteor e o Scalp são programas não liderados pela França.

[]s


[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35157 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 21, 2010 12:47 am

Bem, agora o USAntiago vai largar fábrica de motores GE para o Gripen e vai tentar colocar todo mundo no mesmo saco americano de maldades.
Ele quer dizer que a França, assim como a Suécia e a Inglaterra, são subordinados dos EUA e que portanto, melhor comprar logo do dono da super mega coleira.

Não tem meio termo pros azuis, ou se é esparro completo por alguma determinação divina, ou é inimigo de Buana e vai queimar no fogo azul.

USAntiago, diz logo que você quer é o SU-35BM e o PAK-FA prá FAB cara, pára de enrolar com o Mitinga II. :lol:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35158 Mensagem por PRick » Dom Fev 21, 2010 12:54 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:

Acorda CM!! Não estamos mais os anos 60/70!!!

Qual a razão da França ter assumindo um importante comando da OTAN em Norfolk, Virginia, USA?A França sempre pertenceu a OTAN, porém, aliado não subordinado, cachorro de madame não!
Sempre pertenceu, mas sob o governo de Sarkozy ela mudou seu status na aliança e retornou a fazer parte do comando da OTAN. Como recompensa, recebeu um importante comando em Norfolk, até então exclusivo de americanos.Que pode ser mudado de novo, a França pode fazer isso porque não depende dos EUA no hardware, já os outros tem o rabo preso.

Qual a razão dela estar engajada na Guerra do Afeganistão com os americanos e outros aliados?Foi uma intervenção apoiada pela ONU, já no Iraque, negativo, aliado não subordinado.
Não mesmo. O Conselho de Segurança das Nações Unidas não tinha autorizado o uso da força contra o Afeganistão, em qualquer resolução subsequente para o 11 de Setembro.A intervenção do Afeganistão foi aprovada pela ONU, e pela OTAN.

Qual a razão dela estar ao lado dos EUA na pressão contra o Irã?As potências nucleares não querem mais sócios.
E nós como ficamos nessa? Diferente a postura da China e India, não?Vamos ter que abrir o nosso próprio caminho, como a ìndia fez.

Qual a razão dela estar engajada na mesma guerra dos EUA e OTAN contra o terrorismo ?Eu diria, todos estão contra o terrorismo, porém, de modo nenhum as ações francesas são semelhantes as dos EUA.
Tirando o Iraque, onde os americanos estão metidos os franceses estão também ou apoiando.Os franceses apoiam os EUA quando é de seu interesse, não quando é interesse dos EUA. Essa é a diferença.

Vc acha que as base francesas em Djibouti (compartilham as facilidades com os americanos) e nos Emirados Árabes servem para que?A cooperação entre os aliados é algo comum.
Claro que cooperação militar com ALIADOS é comum.Sim, aliados não subordinado, como nós somos dos franceses, aliados não subordinados, agora, aliança subordinada como querem os EUA, não nos interessa,.

Por que razão ela não vende armas e tecnologias militares para a China desde 1989?Pelo mesmo motivo dos russo.
Não, os russos vendem. Os franceses é que não vendem. Até queriam, mas respeitam a decisão da OTAN (leia-se EUA e mais alguns países europeus).Não, para a China ninguém quer vender mais, os franceses fizeram até que perceberam o mesmo que os russos, que os chineses estão copiando sem pedir licença.

Qual a razão dela seguir as políticas de embargos da UE e OTAN?Porque a França costuma obedecer as decisões coletivas, ao contrário dos EUA.
É isso mesmo. Se a OTAN estabelecer um embargo, a França seguirá.A França cumpre as decisões coletivas, como nós, porém, isso não é lei imutável do universo. 8-] 8-]

Sarkozy tem aproximado cada vez mais a França da OTAN e dos EUA. A França voltou ao comando da OTAN recentemente e com toda a vontade. A prioridade industrial militar francesa está centrada na cooperação com países da UE e OTAN: MBDA, Airbus, EADS, nEUROn, A400, Tiger, NH90, FREEM, Aster, Meteor, Scalp/Storm Shadow, etc, etc, etc.

A França sempre procurou parcerias para a produção de armamento, só que ela quer o gerenciamento e o domínio dos projetos, como era o caso do ACX, como os outros parceiros não quiseram, ela optou por um programa independente, o Rafale.

[]´s


As coisas estão mudando e rapidamente. Com a intensificação da integração européia e aumento dos custos dos sistemas militares, a França terá que compartilhar o domínio com outros parceiros. Se isso não ocorrer, a Europa dependerá eternamente dos EUA para garantir sua proteção. Por exemplo, A-400M, o Meteor e o Scalp são programas não liderados pela França.

[]s
Sim, por isso a França quer um parceiro confiável fora da UE, para manter suas decisões de independência sempre que necessário, dado que a UE está cheia de cachorrinhos de madame. :twisted: :twisted:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35159 Mensagem por Wardog » Dom Fev 21, 2010 1:16 am

Qual o interesse da França nas Guerras do Iraque e Afeganistão?




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35160 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 21, 2010 1:28 am

Testar o Rafale?




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