TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34996 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 20, 2010 12:39 am

Saiu do mato prá se enfiar na capoeira.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34997 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 20, 2010 1:01 am

Carlos Mathias escreveu:
por enquanto nem o pais de origem esta tao comprometido assim com a coisa pois eles nao sao bobos e estao esperando para ver que coelho sai desse tal de PAK e Su35 ali da vizinhanca e eles sabem que Gripen NG nenhum tem condicoes minimas de segurar um tranco desses...

Mas essa 'e a FAB "industria" ...
Nããããããã... O Gripen-NG + E-99 + Derby podem fazer blá, blá, blá...

Seu descrente, seu fanático! :x :roll: :lol:
Blem Blem Blem... [003] isso funciona no Photoshop e no folheto que rola abaixo da linha do Equador e nas maquetes da Revell... acima da linha do Equador a banda toca diferente... :wink: ... e o jogo 'e de adultos... na hora que o bicho pegar com PAK e Su-35 na parada nao 'e AEW de SAAB 340+NG que vai ajudar muito nao... :lol: ... em todo o caso a Red Flag mostrou o que acontece com o Grifo quando a temperatura aumenta um pouquinho.. :twisted: :lol:

No fim na Suecia "White Paper" de Defesa nao 'e "toilet paper" e como diz o poeta... quem tem C... tem medo... :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34998 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2010 3:14 am

Skyway escreveu:
kirk escreveu: Porque a FAB não o quer, Copac não o quer, Embraer não o quer, Federação das Indústrias também não o quer ...

Não o faz pensar o porque que todos, absolutamente todos, que conhecem aeronautica não querem esta opção? Será possível que todos pensam assim simplesmente porque querem contrariar o Presidente da República? Será que nem passa pela sua cabeça que a opção é mesmo ruim para o país?

Ok, então para discutirmos de forma correta...sua opinião de que ninguém quer, é baseada em que?
Por favor, me diga o que prova que a COPAC não quer, que a EMBRAER não quer e que a Federação das Indústria não quer.

Pois tudo que eu tenho é a noção de que a COPAC nunca existiu para excolher um caça vencedor, e por isso, não existe possibilidade da COPAC não querer o Rafale.

A EMBRAER tem declaração oficial apoiando o que o Governo decidir.

E declarações das indústrias relacionadas a Defesa elogiando os pré-acordos já firmados com os três concorrentes finalistas. Tanto que já tem até alguns funcionários em outros países, só esperando a canetada
.

Sky, vc disse bem sobre a nota "oficial" da Embraer, sobre a declaração do Sr. Orlando José Ferreira Neto.

Acontece que o Sr. Orlando José Ferreira Neto, não é o Sr. Manoel da Padaria é o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da Embraer e foi convidado pela FAB para a avaliação das propostas e afirmou : "Avaliamos as três propostas, ... e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia ..."

Disse Também : "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves." ... A capacitação da indústria nacional, segundo Ferreira Neto, é primordial para garantir a autonomia do país no futuro para fazer modificações nos aviões que a FAB vai adquirir e para construir um novo caça. "A proposta de transferência de tecnologia tem que estar baseada nesse tripé: autonomia, capacitação da indústria nacional e preparo para novos desafios." ...

http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... suecos.php

Alguns preferem acreditar numa nota de duas linhas dizendo que a declaração do vice-Presidente não reflete a posição oficial da Embraer que não tem preferência, já outros, evidentemente mais perspicases, sabem que o vice-Presidente disse o que verdadeiramente pensa a Empresa e o "porquê" pensa assim com uma detalhada declaração sobre o assunto.

Ou vc acha que o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da Embraer "errou" ou não tenha sido devidamente autorizado pela direção da empresa a dizer o que disse?


Já analisou com isenção o que disseram os franceses? O preço não é o principal problema, segundo os próprios franceses a TT virá a conta gotas, não acrescentará nada a nossa indústria e o maior patamar que chegaremos com essa opção / escolha será fabricar aviões sob licença, daqui a 15/20 anos, é isso que vc deseja para o Brasil? Conhece alguma potência mundial que fabrica caças sob licença?

Por acaso está insinuando que eu não costumo analisar as coisas com isenção? Que eu tenho algum lado?
Meu amigo, tudo bem que você quer impor sua opinião declarada contra o Rafale, o que não é nada isenta diga-se de passagem, mas saiba que eu, junto com meia dúzia de gatos pingados desse fórum, não tenho torcida por nenhum dos três, não tenho lado algum e por isso não preciso de alguem me falando quando ter isenção ou não. Sou isento o suficiente, e eu mais que ninguém tenho a noção disso.

Se Transferência de Tecnologia é o ponto principal, a ponto de desclassificar os Russos, então acho que se a proposta francesa for essa mesma a dos outros dois é pior, não?


OK, considero então que vc seja um poço de isenção.

Vamos então analisar o que dizem os franceses :

"As seis primeiras aeronaves deverão ser construídas na França, com participação brasileira, para garantir aprendizado à indústria e entrega rápida dos primeiros caças à FAB. Os demais 30 caças serão montados no Brasil, com a produção de peças sendo transferida gradativamente à indústria brasileira, chegando a 50% na trigésima sexta aeronave e com certeza de aumentar caso o Brasil amplie o programa."

http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... ease=42%20.

Primeiro o sofisma, fazendo confusão entre "produção de peças" com "transferência de tecnologia", depois, estaremos produzindo 50% das peças do Rafale daqui a 10 anos, e veja, "pode melhorar" se o Brasil resolver adquirir + de 36 Rafales. e seremos exímios "montadores" de Rafales.

E muitos aqui do DB querem isso para o Brasil?

TÁ EXPLICADO porque o Sr. Orlando Neto (VP da Embraer) disse : "Não estamos interessados em fabricar peças."

TÁ EXPLICADO porque a FAB o colocou em 3º e ÚLTIMO lugar no relatório, ... porque o MinDef Nelson Jobim quis "alterar" os critérios de análise ... porque o mesmo Nelson Jobim "mandou" a FAB não apontar ranking ou vencedor no relatório, como se isso fosse possível em um relatório comparativo.


O Brasil QUER e PODE muito mais do que isso, temos a 3ª maior indústria aeronautica do mundo, não faz sentido "rebaixá-la" a mero fabricante de aviões sob licença, porque os amigos aqui do forum defendem tanto essa possibilidade? É pensar muito pequeno para o tamanho que o Brasil aspira ser.

Pensar pequeno? Tecnologias de um caça bimotor :?: , com trabalho de furtividade no desenho e no chapeamento e de 4ª geração...

Quem está dizendo que a transferência será inútil para a indústria brasileira é você. Gostaria de ver uma prova disso por favor...e de preferência sendo uma declaração da Federação das Indústrias, já que ela é fonte fidedigna.


É o que eu penso !

Sds
kirk

Pois é, infelizmente, pra mim o que você pensa está completamente fora da vida real. Você enxerga no processo um carnaval de falta de respeito as leis e trabalhos de pilotos, engenheiros e etc. Tudo em prol da opinião pessoal de um ou outro. Você vê um relatório inexistente como o Santo Graal, e não discute a existencia dele, tornando qualquer discussão impossível, já que não da pra falar sério sobre o FX se um dos lados parte de uma premissa falsa. Seria como discutir com o Pelé sobre futebol, partindo da premissa de que o Maradona foi melhor que ele. Boatos são Boatos, FATOS SÃO FATOS.

Eu discuto com fatos, não com boatos, "disse me disse" ou opiniões pessoais, que você abomina quando são as dos outros, mas as suas devem ser lidas como A verdade.


Baseado em que o amigo acredita que a matéria da FSP sobre a classificação dos caças não tem fundamento?

A mesma FSP públicou que Jobim e Lula haviam batido o martelo pró-Rafale e ouve uma "chuva" de desmentidos por parte do MD e do próprio Pres. Lula, a matéria foi desmentida sumariamente logo após sua publicação, pergunto : Porquê não houve a mesma reação quando da publicação da classificação dos caças? Principalmente por ser uma notícia mais "grave" e abrangente? Se a matéria do relatório não fosse verdadeira vc não acha que seria desmentida de forma contundente? Principalmente pelos "interessados" FAB, Lula e Jobim?

Não faz sentido meu amigo ... e como pode observar estou sim, disposto a discutir sobre o assunto.

Como informação adicional ... tenho um amigo (ex-Fabiano) já na reserva que tem bom acesso às informações que me afirmou em NOVEMBRO/2009 que o Gripen foi o melhor classificado no relatório e que o Rafale ficou em 3º e com uma margem "bem distante" do 2º colocado o SH.


Sou isento e conheço o processo. Não preciso de inclinação por um ou outro concorrente, e muito menos preciso me apoiar no que essa ou aquela pessoa falou. É bem simples, no momento que você entende o processo, nenhum boato te engana mais. Eu tento te passar como o processo corre, mas você já chumbou seus pés no mar de boatos. Não posso fazer nada.

Não torço para o Rafale, torço para o Brasil. E foi o Rafale o escolhido, e de forma muito justificável e de acordo com o que o Brasil quer. Vê isso quem entende, e Isso pra mim já basta.

Um abraço.


Eu tambem torço para o Brasil, e na minha opinião, não há NENHUMA justificativa plausível para a escolha do Rafale, muito pelo contrário.

Sds





[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34999 Mensagem por PRick » Sáb Fev 20, 2010 3:23 am

kirk escreveu: Eu tambem torço para o Brasil, e na minha opinião, não há NENHUMA justificativa plausível para a escolha do Rafale, muito pelo contrário.
:lol: :lol: :lol:

1- Melhor e mais capaz caça da Short List;
2- Melhor e maior capacidade de ToT;
3- Melhor parceiro estratégico.

E não se fala mais nisso, repito, qualquer análise que coloque o Gripen NG melhor colocado, não é séria, não é técnica, não me interessa quem falou, nem de onde vem a fonte, se alguém quiser provar que o céu é vermelho, pode ficar falando sozinho, afinal, absurdos tem limites. 8-] 8-]

[]´s




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35000 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2010 3:29 am

Alexandre Sérgio escreveu:Votei no Grippen. Li uma boa matéria sobre ele.
BEM VINDO Alexandre !!!

Precisamos MESMO de mais pessoas LÚCIDAS aqui no DB. :P

Forte Abraço
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35001 Mensagem por kirk » Sáb Fev 20, 2010 3:33 am

PRick escreveu:
kirk escreveu: Eu tambem torço para o Brasil, e na minha opinião, não há NENHUMA justificativa plausível para a escolha do Rafale, muito pelo contrário.
:lol: :lol: :lol:

1- Melhor e mais capaz caça da Short List; GRIPEN-NG-BR
2- Melhor e maior capacidade de ToT; SEM DÚVIDA : GRIPEN-BR
3- Melhor parceiro estratégico. ESSA É FÁCIL : SUÉCIA

8-] 8-] 8-] 8-] 8-]

E não se fala mais nisso, repito, qualquer análise que coloque o Gripen NG melhor colocado, não é séria, não é técnica, não me interessa quem falou, nem de onde vem a fonte, se alguém quiser provar que o céu é vermelho, pode ficar falando sozinho, afinal, absurdos tem limites. 8-] 8-]

[]´s




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35002 Mensagem por PRick » Sáb Fev 20, 2010 3:46 am

kirk escreveu:
PRick escreveu: :lol: :lol: :lol:

1- Melhor e mais capaz caça da Short List; GRIPEN-NG-BR
2- Melhor e maior capacidade de ToT; SEM DÚVIDA : GRIPEN-BR
3- Melhor parceiro estratégico. ESSA É FÁCIL : SUÉCIA

8-] 8-] 8-] 8-] 8-]

E não se fala mais nisso, repito, qualquer análise que coloque o Gripen NG melhor colocado, não é séria, não é técnica, não me interessa quem falou, nem de onde vem a fonte, se alguém quiser provar que o céu é vermelho, pode ficar falando sozinho, afinal, absurdos tem limites. 8-] 8-]

[]´s
Mais uma vez você demonstra qual é seu papel, ao contrário de responder algo, apenas se limitou a danificar o meu post, responda separado ou de tal forma que seja você quem escreve, no resto, você apenas espalha boatos, faz lobie com notícia inventadas ou falsas, onde as fontes são oficialmente desmentidas.

Então não adianta defender o pior dos caças com mentiras, relatórios inventados e opiniões de lobistas, tudo que você não cansa de repetir não cola por aqui, os neófitos ou os novatos que você trás aqui para te ajudar, também, não vão fazer a diferença, em todas as enquetes na internet, onde quem participa são os entusiatas, o Rafale ganha com 50% dos votos, mas tem gente que gosta de viver na fantasia. Eu diria ao contrário, não existe outra razão para a defesa do Gripen além do menor preço de operação, no resto, ele perde em tudo.

[]´s




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35003 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Fev 20, 2010 7:26 am

kirk escreveu:1- Melhor e mais capaz caça da Short List; GRIPEN-NG-BR
2- Melhor e maior capacidade de ToT; SEM DÚVIDA : GRIPEN-BR
3- Melhor parceiro estratégico. ESSA É FÁCIL : SUÉCIA
Suécia melhor parceiro estratégico??

onde, onde , onde??? cade, cade?????




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54842
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2323 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35004 Mensagem por P44 » Sáb Fev 20, 2010 8:23 am

Sávio, é "porque sim!" :lol:

este kirk não é nada sectário :mrgreen:

eu por acaso ainda não tinha notado que ele fazia propaganda pela SAAB, quem diria ? 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
1maluquinho
Júnior
Júnior
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Set 29, 2009 6:30 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35005 Mensagem por 1maluquinho » Sáb Fev 20, 2010 8:46 am

Noivinhas abandonadas na porta da igreja pelo Super Hornet...Saudosas viuvinhas do Rafalle...Alarmistas de plantão formados aqui e agora horas aula de audiencia na escolinha do professor datena...Ergam suas faces incredulas ao céu e adorem vossos unico Deus o Gripen NG Brasil que rasgara o céu sobre vossas cabeças... :mrgreen: :lol: [003]




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54842
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2323 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35006 Mensagem por P44 » Sáb Fev 20, 2010 8:49 am

Ah, se ao menos Esse Deus de que tu fala desse uma prova da sua existência :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35007 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Fev 20, 2010 9:53 am

1maluquinho escreveu:Noivinhas abandonadas na porta da igreja pelo Super Hornet...Saudosas viuvinhas do Rafalle...Alarmistas de plantão formados aqui e agora horas aula de audiencia na escolinha do professor datena...Ergam suas faces incredulas ao céu e adorem vossos unico Deus o Gripen NG Brasil que rasgara o céu sobre vossas cabeças... :mrgreen: :lol: [003]
Blasfemia...

Comparar DEUS com um ser tão pequeno é ao menos um insulto...

Sejamos francos... a Unica coisa boa que a Suécia tem são loiras de olhos azuis, mais ja temos no nosso RS. hehehhee

"Ergam suas faces incredulas ao céu e adorem vossos unico Deus o Gripen NG Brasil que rasgara o céu sobre vossas cabeças"

Essa falacia tbm não cola...Ja penso se anunciarem o NG? no dia em que apresentarem ninguem conseguir ver ele até ele pousar??? e por isso vai ter gente ignorante pensanto que é furtivo...Rs... :roll: ...




Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35008 Mensagem por Marino » Sáb Fev 20, 2010 9:56 am

Há alguns posts eu chutei que a decisão sairia na volta do NJ dos EUA.
Pena que não é a mega sena.
Globo:

Jobim: decisão sobre caças deve sair em 20 dias

Ministro diz que posição da pasta será apresentada a Lula

Marília Martins



NOVA YORK. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou ontem de almoço com empresários e analistas políticos no Council of the Americas, em Nova York, e foi questionado sobre a preferência do governo brasileiro por comprar caças franceses para as Forças Armadas. Ele voltou a dizer que a transferência de tecnologia é fundamental. Acrescentou que em 20 dias deverá ter uma decisão. E que o presidente Lula receberá um relatório com uma avaliação sobre a compra.

- Dei aqui a mesma resposta que darei ao secretário (de Defesa dos EUA) Robert Gates, caso ele me pergunte sobre o assunto: ao Brasil não interessa apenas a compra de aviões, e sim uma ampla transferência de tecnologia - disse, acrescentando: - O Brasil não é apenas um comprador de produtos. Para nós, importa o desenvolvimento nacional, sobretudo o das Forças Armadas, para as novas funções que estão assumindo. Queremos parcerias que redundem em empresas nacionais e na criação de empregos no Brasil.

Jobim segue para Washington segunda-feira, onde se reunirá com Gates, no Pentágono. O ministro não deu detalhes sobre a pauta, mas disse que o encontro foi pedido pelo secretário americano. Segundo Jobim, a preocupação brasileira sobre o uso pelos EUA de bases militares na Colômbia é um "assunto relativamente superado".

- Na reunião de Quito, os americanos assumiram compromissos com garantias formais e, para nós, esse assunto foi relativamente superado. Acho que para os equatorianos também. Resta apenas a Venezuela aceitar as garantias americanas.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54842
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2323 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35009 Mensagem por P44 » Sáb Fev 20, 2010 9:58 am

esse "DEVERÁ"... :? :? :? :? :?

enquanto isso..
um tributo ao kirk :mrgreen: pelos bons momentos de humor que tem proporcionado

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

vai fazer falta quando acabar o FX-2

You will be missed!! :mrgreen: :P




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4871
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35010 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Fev 20, 2010 10:00 am

Marino escreveu:Há alguns posts eu chutei que a decisão sairia na volta do NJ dos EUA.
Pena que não é a mega sena.
Globo:

Jobim: decisão sobre caças deve sair em 20 dias

Ministro diz que posição da pasta será apresentada a Lula

Marília Martins



NOVA YORK. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou ontem de almoço com empresários e analistas políticos no Council of the Americas, em Nova York, e foi questionado sobre a preferência do governo brasileiro por comprar caças franceses para as Forças Armadas. Ele voltou a dizer que a transferência de tecnologia é fundamental. Acrescentou que em 20 dias deverá ter uma decisão. E que o presidente Lula receberá um relatório com uma avaliação sobre a compra.

- Dei aqui a mesma resposta que darei ao secretário (de Defesa dos EUA) Robert Gates, caso ele me pergunte sobre o assunto: ao Brasil não interessa apenas a compra de aviões, e sim uma ampla transferência de tecnologia - disse, acrescentando: - O Brasil não é apenas um comprador de produtos. Para nós, importa o desenvolvimento nacional, sobretudo o das Forças Armadas, para as novas funções que estão assumindo. Queremos parcerias que redundem em empresas nacionais e na criação de empregos no Brasil.

Jobim segue para Washington segunda-feira, onde se reunirá com Gates, no Pentágono. O ministro não deu detalhes sobre a pauta, mas disse que o encontro foi pedido pelo secretário americano. Segundo Jobim, a preocupação brasileira sobre o uso pelos EUA de bases militares na Colômbia é um "assunto relativamente superado".

- Na reunião de Quito, os americanos assumiram compromissos com garantias formais e, para nós, esse assunto foi relativamente superado. Acho que para os equatorianos também. Resta apenas a Venezuela aceitar as garantias americanas.
Esses encontros de última hora é que são realmente preocupantes. :?


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder