Ilya, na epoca do Mazaropi o cinema brasileiro não ficava atão atrás do cinema americano. E porque ele não evoluiu? Eu até concordo com vc. As grandes emissoras não deixaram, o governo militar criou a censura, mas o meio artistico tb tem sua culpa. O meio artistico considerava anticultura tudo que não seguisse o padrão que eles estabeleceram. Isso tudo arrasou a criação no Brasil.Ilya Ehrenburg escreveu: Pois é, então veja:
Mazzaropi fez sucesso comercial. Também os Trapalhões.
Você Guerra, ao argumentar, sem perceber, acaba por referendar as minhas questões: Se há produção nacional, e esta atende as expectativas em termos de qualidade e público, porque morrem? Por qual motivo, não prosperam?
A resposta é óbvia, e vai machucar o ego de muitos: dirigismo cultural dos nossos "barões da mídia".
Aliás, vossa crítica às produções da família Abravanel, elucida e valida a minha linha de raciocínio.
Daí, que não deixa de ser irônico e cruel, o fato de que as vozes que se levantaram contra a fala do Sr. M.A.G.; inadvertidamente, estarem sendo obviamente, manipuladas no que tange à programação televisiva, à partir de um determinismo cultural, mas que não parte do Governo Federal, antes, das corporações midiáticas.
Quanto ao desenhista, que produz as histórias do herói "Celton", devo dizer, que para os padrões brasileiros uma tiragem de 40.000 é elevada, principalmente, pela forma independente em que se dá a produção. Não é uma surpresa, afinal, uma história que opõe um herói contra a "Sogra Maldita", deve mesmo vender muito.
Para vc ter idéia de como a lacuna no Brasil é grande. Tem gente no interior que pega uma camera, pega rojões e bombas de polvora negra grava um filme de ação e vende na locadora da cidade. Tem gente ganhando dinheiro com isso. Vc acredita?
O cinema americano é capitalista. Se o povo americano quer um héroi negro. eles criam um héroi negro. Se eles querem um héroi de guerra, eles criam um héroi de guerra. E eles não tem problema nenhum com material estrangeiro. Deste que eles gostem. Prova disso é o Zé do Caixão que faz mais sucesso lá do que aqui. Eles gostam de terror trash. Ele faz isso bem eles compram. Porque que no Brasil seria diferente?
Essa solução de censura não vai preencher essa lacuna. Vão proibir tv programas estrangeiros, nego baixa na internet. Censuram a internet, nego vai buscar no Paraguai. Fazem um muro no Paraguai, o cara pulo o muro. Não adianta.
Realmente é preciso acabar com o monopolio das grandes emissoras, mas tb é preciso acabar com essa coisa de que tudo tem seguir a cartilha dos intelectuais brasileiros. Quem ve tv quer diversão. E se eu pago, eu tenho sim direito de ver o que eu quero. Porque se eu não puder, eu compro o GATONET e vejo tudo em espanhol.