Os russos ordenaram 24 MiG-29K para substituir os Su-33 q chegarão no final desta década no limite de sua vida útil e não vale a pena produzirem um novo lote de Su devido a baixa escala:
http://defesabrasil.com/site/noticias/i ... ig-29k.php
Por outro lado existe uma grande diferença no nível de modificações necessárias em MiG-29K para adaptá-lo para operação em catapultas de um Rafale C (com trem de pouso e fuselagem convencional) em relação a sua versão M
.
Para o SP só existem duas opções HOJE de caças supersônicos:
1) Rafale M: Novos? Usados? a Marinha francesa sequer recebeu toda a sua encomenda e modernizará os F1);
2) FA-18A/B ou C/D (não se sabe ao certo se poderiam operar com segurança mas segundo a Boeing sim...);
Os futuros NAes da MB serão incorporados (se tudo der certo) entre 2020-25 e terão deslocamento em torno de 40.000 toneladas. Serão navios q poderão operar por 30-40 anos, logo, precisarão de caças para operarem efetivamente nesse período. As opções estarão escassas como nunca:
1) Rafale M: sua linha ainda estará aberta por volta de 2020? Veja q a MB pretende ter pelos 48 caças para os dois novos NAe. Mesmo q recebesse uma dúzia para o A-12 eles já estarão desgastados e serão insuficientes para os grupamentos aéreos dos novos;
2) F-18C/D: seria a primeira vez q veria uma Marinha operar NAe novo com caça usado e obsoleto; (com exceção do elefante-branco tailandês e seus AV-8A Matador q não estão mais em operação);
3) F-18E/F: fora de linha; operariam com segurança em um NAe de 40.000 ton?
General characteristics
* Crew: F/A-18E: 1, F/A-18F: 2
* Length: 60 ft 1¼ in (18.31 m)
* Wingspan: 44 ft 8½ in (13.62 m)
* Height: 16 ft (4.88 m)
* Wing area: 500 ft² (46.45 m²)
* Empty weight: 30,600 lb (13,900 kg)
* Loaded weight: 47,000 lb (21,320 kg) (in fighter configuration)
* Max takeoff weight: 66,000 lb (29,900 kg)
4) F-35C; operariam com segurança em um Nae de 40.000 ton?
F-35C
Carrier version
Length: 51 ft 6 in (15.7 m)
Wingspan: 43 ft (13.1 m
Wing Area: 668 ft² (62.1 m²)
Empty weight: 34,800 lb (15,800 kg)
Max take off weight: 70,000 lb (31,800 kg)
Sem falar q custam os olhos da cara e liberariam para os tupiniquins?
Fora essas opções só sobram duas e q teriam q sofrer modificações: MiG-29K e Tejas. Enfim, as opções para além de 2020,
nas condições conhecidas hoje, estarão cada vez mais críticas para um NAe convencional nessa faixa de deslocamento. Em 2030 todos esses caças, com exceção do F-35C, estarão obsoletos e os novos NAes recém terão entrado em operação.