A-12
Moderador: Conselho de Moderação
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: A-12
sei q pode não fazer mto sentido ao tópico, mas olhem esse vídeo no FSX com o R-98 Clemenceau no Rio de Janeiro... é o irmão do nosso ex-Foch... mesma classe...
Audaces Fortuna Iuvat
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: A-12
Bagual, este IRIS é um baitola com certeza. Um acéfalo demente. Ele deveria ser catapultado do A-12 em cima da Amélia e sem salva vidas.Carlos Mathias escreveu:
Pensei que só tinha maluco tarado aqui no DB.
Edição de filme é phoda!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Re: A-12
SUT escreveu:Revisen bien el video; se hace una diferencia marcada entre pruebas de Rafale M y Rafale F1..
En el Carrier Aviation de Airtime esta el ciclo de pruebas, puede aclarar varias dudas.
sugiero ver tambien este video
y fijarse en los lanzamientos de las catapultas de proa y de la banda
Saludos,
Sut, el impopular...
Sut,
Os Rafales usados em todos os testes são os mesmos, os Rafales M01 e M02, o primeiro Rafale M F1 foi fabricado em 1999.
A diferença é que em 1998 o FOCH tinha acabado de passar por uma reforma. E os Rafales M01 e M02 devem ter recebidos algumas modificações, assim como o FOCH, como um novo sistema de engate na catapulta que dispensou o uso da mini-rampa. E a Marine National estava pensando em mater o FOCH até a primeira parada do CdG.
Como esse link mostra de forma clara. http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/fleet.htm
[]´s
Re: A-12
Vamos fazer as contas do peso de catapultagem de novo. Sem mini-rampa!
Rafale M-01............. 9,7 toneladas
Combustível interno... 4,7 toneladas
03 tanques 1250....... 3,1 toneladas
06 misseis ar-ar........ 0,7 toneladas
Piloto e outros.......... 0,3 toneladas
Total.................... 18,5 toneladas
Outro detalhe interessante o navio estava parado na maior parte do tempo, pelo que se pode ver no vídeo!
[]´s
Rafale M-01............. 9,7 toneladas
Combustível interno... 4,7 toneladas
03 tanques 1250....... 3,1 toneladas
06 misseis ar-ar........ 0,7 toneladas
Piloto e outros.......... 0,3 toneladas
Total.................... 18,5 toneladas
Outro detalhe interessante o navio estava parado na maior parte do tempo, pelo que se pode ver no vídeo!
[]´s
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: A-12
E tudo feito no Windows Movie Maker.PRick escreveu:Lá no Fórum Espanhol o celerado do forista Iris tá dizendo que esse vídeo foi editado por mim, que é tudo mentira, etc..
[]´s
Agora, legal o vídeo. O Rafale decola carregado mesmo.
Quanto deve ter aí, umas 18, 19 toneladas? Qual o máximo que a catapulta do Foch aguenta? Pelo que me lembre, era 15 toneladas na lateral e 20 na dianteira, mas posso estar falando bobagem, porque realmente não lembro. Isso faria o Rafale ficar limitado a só uma catapulta, além da diminuir a vida útil da mesma, devido o maior peso.
Se ela quebra, como é que fica? Vocês lembram do filme Top Gun, certo? Lembra no final, quando os F-14 tão se ferrando com os "Mig-28 que carregam Exocet de 500km de alcance" e a aeronave de alerta não decola porque a catapulta tá quebrada e vai demorar uns 15 minutos?
É pra se pensar.
Mas o vídeo dá alguma esperança. Mas o que eu estou esperando mesmo é ver os A-4M ficarem prontos. Rafale M ficar por enquanto na minha wishlist, mas nada mais.
Saudações
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: A-12
Bolovo escreveu:E tudo feito no Windows Movie Maker.PRick escreveu:Lá no Fórum Espanhol o celerado do forista Iris tá dizendo que esse vídeo foi editado por mim, que é tudo mentira, etc..
[]´s
Agora, legal o vídeo. O Rafale decola carregado mesmo.
Quanto deve ter aí, umas 18, 19 toneladas? Qual o máximo que a catapulta do Foch aguenta? Pelo que me lembre, era 15 toneladas na lateral e 20 na dianteira, mas posso estar falando bobagem, porque realmente não lembro. Isso faria o Rafale ficar limitado a só uma catapulta, além da diminuir a vida útil da mesma, devido o maior peso.
Se ela quebra, como é que fica? Vocês lembram do filme Top Gun, certo? Lembra no final, quando os F-14 tão se ferrando com os "Mig-28 que carregam Exocet de 500km de alcance" e a aeronave de alerta não decola porque a catapulta tá quebrada e vai demorar uns 15 minutos?
É pra se pensar.
Mas o vídeo dá alguma esperança. Mas o que eu estou esperando mesmo é ver os A-4M ficarem prontos. Rafale M ficar por enquanto na minha wishlist, mas nada mais.
Saudações
Qual seria a margem de segurança, obviamente aquém do limite máximo, da catapulta de frente para operar o Rafale?
É porque eu penso assim (claro, como diz Millor: "Pensar é só pensar", e no meu caso só sai "M"), se o sampa não será muito exigido, e sabendo-se que sua vida útil não alcançará a de Matuzalém, por que não usar os A4 na da lateral e os rafas na de vante. Isto se a operação desses últimos estiver no limite da segurança.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: A-12
Na verdade 'e o famoso calculo "custo x beneficio" ...
Acho que muito tem a ver com a MB "esperando" ver para que lado a FAB vai e alem disso no caso de querermos "Rafa" tem que ver se vale a pena principalmente a partir de quando os A-4 estiverem modernizados...
Antes de "apanhar" dos amigos... , nao quero dizer que com os A-4 teremos o supra-sumo da plataforma naval, muito pelo contrario, ele possui limitacoes, mas a sua entrada "novamente" em servico e modernizado com pilotos voando uma boa media de horas anual e treinando e aprendendo a operar e "errar" com seguranca nos A-4 viabilizaria calma para estudos de algo mais "adequado" que no caso poderia a ser o Rafa ou mesmo um Mig-29 da vida.
Acho que a MB faz a opcao em primeiro lugar deixando a FAB "correr na frente" e depois com prudencia ja que por alguns anos o A-4 d'a para o caldo e uma eventual compra de Rafa pela FAB poderia em um futuro 'pos' 2014 estimular a MB a "seguir" pelo mesmo caminho... tudo isso a frente, bem a frente, pois agora 'e pagar pelos A-4, sanar as panes do SP e treinar treinar treinar ... e para isso o A-4 est'a de bom tamanho
[]s
CB_Lima
Acho que muito tem a ver com a MB "esperando" ver para que lado a FAB vai e alem disso no caso de querermos "Rafa" tem que ver se vale a pena principalmente a partir de quando os A-4 estiverem modernizados...
Antes de "apanhar" dos amigos... , nao quero dizer que com os A-4 teremos o supra-sumo da plataforma naval, muito pelo contrario, ele possui limitacoes, mas a sua entrada "novamente" em servico e modernizado com pilotos voando uma boa media de horas anual e treinando e aprendendo a operar e "errar" com seguranca nos A-4 viabilizaria calma para estudos de algo mais "adequado" que no caso poderia a ser o Rafa ou mesmo um Mig-29 da vida.
Acho que a MB faz a opcao em primeiro lugar deixando a FAB "correr na frente" e depois com prudencia ja que por alguns anos o A-4 d'a para o caldo e uma eventual compra de Rafa pela FAB poderia em um futuro 'pos' 2014 estimular a MB a "seguir" pelo mesmo caminho... tudo isso a frente, bem a frente, pois agora 'e pagar pelos A-4, sanar as panes do SP e treinar treinar treinar ... e para isso o A-4 est'a de bom tamanho
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: A-12
Prick, em hipótese nenhuma o navio está parado. Vc pode até ter esta "sensação" , mas o navio está 100% aproado contra o vento e com veloc bem alta. Eu ja vi vários videos em que alguns PA parecem mesmo "parados", mas, em operações aéreas com aeronaves isso: É impossível!Outro detalhe interessante o navio estava parado na maior parte do tempo, pelo que se pode ver no vídeo!
Salvo um vento da natureza na direção do navio produzindo um vento de 60 nós.
Marino, me corrige ai se eu errei.
Abraços,
Padilha
Padilha
Re: A-12
Corsário01 escreveu:Prick, em hipótese nenhuma o navio está parado. Vc pode até ter esta "sensação" , mas o navio está 100% aproado contra o vento e com veloc bem alta. Eu ja vi vários videos em que alguns PA parecem mesmo "parados", mas, em operações aéreas com aeronaves isso: É impossível!Outro detalhe interessante o navio estava parado na maior parte do tempo, pelo que se pode ver no vídeo!
Salvo um vento da natureza na direção do navio produzindo um vento de 60 nós.
Marino, me corrige ai se eu errei.
Revi o video várias vezes, e em algumas situações parece mesmo que o Foch não está navegando, ou se está a velocidade é mínima, na parte inicial do vídeo o navio está muito próximo a costa, dá para ver claramente que a velocidade é quase nenhuma. Quanto ao vento, tem horas que temos a sensação de muito vento, em outras quase nenhum. Porém em todo vídeo, parece que o Foch em nenhum momento está desenvolvendo grande velocidade, o balanço a bordo é mínimo por sinal.
Comparando com o SUE, dá para ver que o Rafale faz o catrapo mais lentamente, e usa menos pista até parar, o que não é nenhuma novidade, porque, o Rafale tem uma velocidade de pouso muito menor que SUE e A-4.
Quanto aos lançamentos, só vi o uso de PC no lançamento noturno e no último! Se isso for fato, existe uma enorme sobra de potência no lançamento do Rafale.
[]´s
Editado pela última vez por PRick em Sáb Fev 13, 2010 12:04 pm, em um total de 2 vezes.
Re: A-12
Eu fiz um texto aqui mesmo sobre isso, as catapultas do SP poderiam lançar muito mais que 20 toneladas, porém, o problema é a força aplicada no trem de pouso principal do caça, para que uma massa X, alcance a velocidade y.Bolovo escreveu:E tudo feito no Windows Movie Maker.PRick escreveu:Lá no Fórum Espanhol o celerado do forista Iris tá dizendo que esse vídeo foi editado por mim, que é tudo mentira, etc..
[]´s
Agora, legal o vídeo. O Rafale decola carregado mesmo.
Quanto deve ter aí, umas 18, 19 toneladas? Qual o máximo que a catapulta do Foch aguenta? Pelo que me lembre, era 15 toneladas na lateral e 20 na dianteira, mas posso estar falando bobagem, porque realmente não lembro. Isso faria o Rafale ficar limitado a só uma catapulta, além da diminuir a vida útil da mesma, devido o maior peso.
Se ela quebra, como é que fica? Vocês lembram do filme Top Gun, certo? Lembra no final, quando os F-14 tão se ferrando com os "Mig-28 que carregam Exocet de 500km de alcance" e a aeronave de alerta não decola porque a catapulta tá quebrada e vai demorar uns 15 minutos?
É pra se pensar.
Mas o vídeo dá alguma esperança. Mas o que eu estou esperando mesmo é ver os A-4M ficarem prontos. Rafale M ficar por enquanto na minha wishlist, mas nada mais.
Saudações
Quanto maior for o trem da catapulta, menor será a força incial. Por isso os NAe´s mais novos dos EUA possuem catapultas de 90 metros, e o CdG tem de 75 metros.
O problema da catapulta de 52 metros é que ela para lançar o mesmo de um catapulta maior, tem que imprimir maior força inicial, desgastando mais seu mecanismo e a estrutura do caça. Quer dizer menor vida útil global.
A solução para isso é diminuir o peso a ser lançado, por isso, apesar de poder lançar 20 toneladas, o Rafale seria usado com peso máximo de 19 toneladas, que daria para ser full, na configuração ar-ar com 03 tanques ou ataque naval e terrestres com 02 tanques.
As duas catapultas do São Paulo são iguais, o problema é qua catapulta lateral estava em condições ruins pelo jeito, daí a extensa reforma dela agora. Outro problema da catapulta lateral é a posição dela em relação a proa do navio, quer dizer torta, isso dificulta a geração de vento pelo navio nela, ao contrário da catapulta de vante.
[]´s
Re: A-12
18.5 toneladas seria o peso ideal...PRick escreveu:Eu fiz um texto aqui mesmo sobre isso, as catapultas do SP poderiam lançar muito mais que 20 toneladas, porém, o problema é a força aplicada no trem de pouso principal do caça, para que uma massa X, alcance a velocidade y.Bolovo escreveu: E tudo feito no Windows Movie Maker.
Agora, legal o vídeo. O Rafale decola carregado mesmo.
Quanto deve ter aí, umas 18, 19 toneladas? Qual o máximo que a catapulta do Foch aguenta? Pelo que me lembre, era 15 toneladas na lateral e 20 na dianteira, mas posso estar falando bobagem, porque realmente não lembro. Isso faria o Rafale ficar limitado a só uma catapulta, além da diminuir a vida útil da mesma, devido o maior peso.
Se ela quebra, como é que fica? Vocês lembram do filme Top Gun, certo? Lembra no final, quando os F-14 tão se ferrando com os "Mig-28 que carregam Exocet de 500km de alcance" e a aeronave de alerta não decola porque a catapulta tá quebrada e vai demorar uns 15 minutos?
É pra se pensar.
Mas o vídeo dá alguma esperança. Mas o que eu estou esperando mesmo é ver os A-4M ficarem prontos. Rafale M ficar por enquanto na minha wishlist, mas nada mais.
Saudações
Quanto maior for o trem da catapulta, menor será a força incial. Por isso os NAe´s mais novos dos EUA possuem catapultas de 90 metros, e o CdG tem de 75 metros.
O problema da catapulta de 52 metros é que ela para lançar o mesmo de um catapulta maior, tem que imprimir maior força inicial, desgastando mais seu mecanismo e a estrutura do caça. Quer dizer menor vida útil global.
A solução para isso é diminuir o peso a ser lançado, por isso, apesar de poder lançar 20 toneladas, o Rafale seria usado com peso máximo de 19 toneladas, que daria para ser full, na configuração ar-ar com 03 tanques ou ataque naval e terrestres com 02 tanques.
As duas catapultas do São Paulo são iguais, o problema é qua catapulta lateral estava em condições ruins pelo jeito, daí a extensa reforma dela agora. Outro problema da catapulta lateral é a posição dela em relação a proa do navio, quer dizer torta, isso dificulta a geração de vento pelo navio nela, ao contrário da catapulta de vante.
[]´s
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: A-12
É verdade caro Bolovo. A necessidade agora é modernizar os A-4 e adquirir os S-2.Bolovo escreveu:E tudo feito no Windows Movie Maker.PRick escreveu:Lá no Fórum Espanhol o celerado do forista Iris tá dizendo que esse vídeo foi editado por mim, que é tudo mentira, etc..
[]´s
Agora, legal o vídeo. O Rafale decola carregado mesmo.
Quanto deve ter aí, umas 18, 19 toneladas? Qual o máximo que a catapulta do Foch aguenta? Pelo que me lembre, era 15 toneladas na lateral e 20 na dianteira, mas posso estar falando bobagem, porque realmente não lembro. Isso faria o Rafale ficar limitado a só uma catapulta, além da diminuir a vida útil da mesma, devido o maior peso.
Se ela quebra, como é que fica? Vocês lembram do filme Top Gun, certo? Lembra no final, quando os F-14 tão se ferrando com os "Mig-28 que carregam Exocet de 500km de alcance" e a aeronave de alerta não decola porque a catapulta tá quebrada e vai demorar uns 15 minutos?
É pra se pensar.
Mas o vídeo dá alguma esperança. Mas o que eu estou esperando mesmo é ver os A-4M ficarem prontos. Rafale M ficar por enquanto na minha wishlist, mas nada mais.
Saudações
Mas é interessante este tipo de analize, para saber exatamente qual o potêncial do A-12. Afinal, um pequeno lote de Rafales, ou Hornets, depois de 2014, faria toda a diferença.
PS: A Utilização dos Rafales seria feita utilizando a catapulta frontal, enquanto os A-4 utilizariam a lateral.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: A-12
Se ele estava parado, melhor ainda, pois mostra a capacidade da catapulta em lançar com pouco ou nenhum vento.Corsário01 escreveu:Prick, em hipótese nenhuma o navio está parado. Vc pode até ter esta "sensação" , mas o navio está 100% aproado contra o vento e com veloc bem alta. Eu ja vi vários videos em que alguns PA parecem mesmo "parados", mas, em operações aéreas com aeronaves isso: É impossível!Outro detalhe interessante o navio estava parado na maior parte do tempo, pelo que se pode ver no vídeo!
Salvo um vento da natureza na direção do navio produzindo um vento de 60 nós.
Marino, me corrige ai se eu errei.
Isto pq se o navio desenvolver alta velocidade, "cria" o vento relativo que precisa e a catapulta não precisa ser calibrada para lançar a toda potência.
Exemplo: vento real zero, navio com 30 nós, vento no convoo 30 nós. É isso que o MG não conseguia fazer.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: A-12
Marino escreveu:Se ele estava parado, melhor ainda, pois mostra a capacidade da catapulta em lançar com pouco ou nenhum vento.Corsário01 escreveu: Prick, em hipótese nenhuma o navio está parado. Vc pode até ter esta "sensação" , mas o navio está 100% aproado contra o vento e com veloc bem alta. Eu ja vi vários videos em que alguns PA parecem mesmo "parados", mas, em operações aéreas com aeronaves isso: É impossível!
Salvo um vento da natureza na direção do navio produzindo um vento de 60 nós.
Marino, me corrige ai se eu errei.
Isto pq se o navio desenvolver alta velocidade, "cria" o vento relativo que precisa e a catapulta não precisa ser calibrada para lançar a toda potência.
Exemplo: vento real zero, navio com 30 nós, vento no convoo 30 nós. É isso que o MG não conseguia fazer.
Exatamente, o que importa é ter vento, se estiver ventando forte, o NAe não tem necessidade de "gerar" vento. O nome Mistral na França é muito conhecido.
[]´s