Pessoal,
Por favor vamos pegar leve com determinados posts principalmente nos que tendem a "desqualificar" outros usuarios... podemos nao concordar, mas vamos tomar cuidado com o lado "pessoal".
A todos... agradeco!
...
Voltando ao assunto Eu amo o MIII x Eu odeio o MIII e quero os franceses longe do meu pais
...
Como toda boa historia existe argumento (e municao) para ambos os lados...
Honestamente ja ouvi pessoalmente opnioes boas e ruins que variavam conforme a 'epoca e o que estava acontecendo... honestamente ouvi o mesmo dos americanos...
Uma questao importante que comentei outro dia e acho que o pessoal nao deu muita bola 'e que quando comparam o F-5 ao MIII (para dizer que o MIII foi ruim bla bla bla) 'e que as pessoas esquecem que com o contrato do F-5 a FAB aprendeu varias licoes da 'epoca do MIII (aonde o contrato nao foi muito bem feito), e uma s'erie de off-sets necessarios para manter a aeronave e tambem ajudar a Embraer foram selados naquela e'poca e com isso a nossa frota de F-5 recebeu ferramental e treinamento adicional alem de capacitacao tecnica em muitas areas diferentes do MIII...
Existia uma certa disputa na FAB aonde o pessoal da "antiga" amava o F-5 (lembre esse pessoal operada F-80/Xavantao/TF-33!!!!!!!!) e o pessoal "do Dacta" amava o MIII isso gerou toda a sorte de problemas pois por muitos anos o pessoal da "costa" era quem decidia na FAB e como ja sabemos de vez em quando esses grupos (lembram dos "cardeais" x MB? ) nao ajudaram muito...
Isso (e crises economicas, etc etc) tiveram enormes influencias na operacao do MIII da FAB...
Mas vamos s'o a um rapido paralelo... o MIII era a aeronave padrao de diversas FA da OTAN, e inclusive no caso Frances levava armas nucleares... era a elite da elite...
O F-5 era a aeronave que os EUA acharam necessario criar para vender para paises que queriam algo como o F-4 mas eles se recusavam a vender ou nao tinham $$$ para pagar.
Isso faz do F-5 uma aeronave ruim? Claro que nao... eramos operadores de F-80/TF-33 quando os Argentinos ja tinham at'e o "Sabre/A-4"! com misseis ar-ar" anos antes!!!!!!
Mas vejam... os franceses vendiam e venderam a aeronave que era a "espinha dorsal" da sua FA... em uma epoca aonde parte da FAB criou um Esqdrao do "Zero" para essas donzelas aonde a parte mais "tradicional e antiga" da ca'ca da FAB nem passava da vel. do som!!!!
Imaginem s'o a Birra!?
Dai vieram os problemas de um pais que estava acostumado a receber "sobras" dos EUA que lidou pela primeira vez com um contrato mais "serio"... as licoes foram aprendidas e da'i o F-5 veio bem mais "preparado".
Entao se 'e para usar a historia, vamos nos lembrar um pouco do cenario na e'poca ao inves de simplesmente dizer que A ou B sao ruins e ponto.
Enfim... s'o os meus 2 cents!
[]s
CB_Lima