Minha análise é comparativa, Justin, independente de época, a logistica americana sempre foi extremamente mais eficiente do que a francesa, as dificuldades são para TODOS os fornecedores e nossa "deficiência" citada por vc, se é que ela existiu, TAMBÉM !Justin Case escreveu:Kirk, boa noite.
Veja se você não está analisando o passado com parâmetros atuais.
A logística, há algumas décadas, anos 80, por exemplo, não tinha as mesmas facilidades de hoje.
Naquela época, se você tivesse que solicitar uma determinado item em urgência, isso poderia apressar a resposta em 50%. Se, por exemplo, a peça tivesse que ser fabricada, poderia reduzir de um ano para seis meses.
E tinha o problema do transporte. Uma peça disponibilizada na Europa (e paga pela CABE), poderia ficar aguardando mês(es) até que um C-130 fosse programado para ir buscar os itens de logística europeus. Depois, chegando no Brasil, aguardaríamos que fosse disponibilizado um Buffalo para levar o item para Anápolis. Talvez, se alguém se interessasse, fosse a peça transportada em um avião da FAB para Brasília, onde alguém de Anápolis iria buscar.
Imagine essa logística com toda a capacidade de planejamento e organização típicas do nosso País, naquela época.
Hoje as coisas mudaram. Existe um tal de CLS (logística contratada) com parâmetros rígidos de eficiência (tipo SLA - Service level agreements). Tudo bem mais caro, é claro.
Ou seja: o fato que você citou de haver um necessidade de equipamento e as aeronaves ficarem no solo (AOG) na espera foi (é) muito mais frequente que você possa imaginar. Aconteceu primordialmente por deficiência do nosso sistema logístico, e independe da origem do equipamento/peça.
Abraço,
Justin
Não justifica!
Sds
kirk