TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33811 Mensagem por ELSONDUARTE » Sáb Fev 06, 2010 5:53 pm

Imagem

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#33812 Mensagem por kirk » Sáb Fev 06, 2010 6:37 pm

Justin Case escreveu:Kirk, boa noite.

Veja se você não está analisando o passado com parâmetros atuais.
A logística, há algumas décadas, anos 80, por exemplo, não tinha as mesmas facilidades de hoje.
Naquela época, se você tivesse que solicitar uma determinado item em urgência, isso poderia apressar a resposta em 50%. Se, por exemplo, a peça tivesse que ser fabricada, poderia reduzir de um ano para seis meses.
E tinha o problema do transporte. Uma peça disponibilizada na Europa (e paga pela CABE), poderia ficar aguardando mês(es) até que um C-130 fosse programado para ir buscar os itens de logística europeus. Depois, chegando no Brasil, aguardaríamos que fosse disponibilizado um Buffalo para levar o item para Anápolis. Talvez, se alguém se interessasse, fosse a peça transportada em um avião da FAB para Brasília, onde alguém de Anápolis iria buscar.
Imagine essa logística com toda a capacidade de planejamento e organização típicas do nosso País, naquela época.
Hoje as coisas mudaram. Existe um tal de CLS (logística contratada) com parâmetros rígidos de eficiência (tipo SLA - Service level agreements). Tudo bem mais caro, é claro.
Ou seja: o fato que você citou de haver um necessidade de equipamento e as aeronaves ficarem no solo (AOG) na espera foi (é) muito mais frequente que você possa imaginar. Aconteceu primordialmente por deficiência do nosso sistema logístico, e independe da origem do equipamento/peça.
Abraço,

Justin
Minha análise é comparativa, Justin, independente de época, a logistica americana sempre foi extremamente mais eficiente do que a francesa, as dificuldades são para TODOS os fornecedores e nossa "deficiência" citada por vc, se é que ela existiu, TAMBÉM !

Não justifica!

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Mathias

#33813 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 06, 2010 6:51 pm

Kirk/Spock, porque você fica gritando as palavras do teu texto?

Seguindo...

A Índia gosta dos M-2000, muito.
Será que lá do outro lado da Terra tem algum substrato que gera capacidades?
Os M-III, com todas as insuperáveis dificuldades, voaram até pouco tempo na FAB, voam na Argentina e noutros países, como o Paquistão, que vive em pé de guerra com ... A índia!
Isso mesmo, os dois lados são idiotas e usam os produtos impossíveis de operar da Dassault!

Ou na verdade, não são eles que tem problemas cognitivos...

Usar esses termos "extremamente mais eficiente" pode ser uma faca de dois gumes quando pensamos nos códigos fonte do jurássico radar do F-5, quando pensamos nos jurássicos dados de aeroelasticidade do mesmo caçinha, quando pensamos no canhão Vulcan ...

Bender

#33814 Mensagem por Bender » Sáb Fev 06, 2010 7:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Buááááááááá!!!!!!! :lol:

Os caras colocam um monte de besteiras na mídia querendo enganar quem afinal?
Quem está diretamente envolvido no processo, não vai ser influenciado por estas manobrinhas de disse-me-disse, que o amigo do primo do porteiro do auxiliar do motorista do NJ, e etc, etc, etc.
E haja etc's, putz.

Pacotão completo, é?
Será que vem SCALP-EG?
Qual o nível de ameça/dissuasão de uma arma dessa?
Dá para, numa emergência, colocar uma ogiva nuclear de 300 Kt? Daqueeeelas, lembram?
I Believe!

Imagem

Sds.

Claudio Xavier
Novato
Novato

#33815 Mensagem por Claudio Xavier » Sáb Fev 06, 2010 7:53 pm

Bem, o Rafaleco pode até ganhar, mas será que vai levar? :mrgreen: :mrgreen:
Caso a oposição consiga arrastar o assunto para o Congresso, vai ficar complicado.
O Congresso não decide nada sobre essa compra, mas pode questionar a razão do governo não aceitar o relatório da FAB, os valores envolvidos, as condições e etc.
Pode transformar esta compra, que foi não referendada pela FAB, num grande problema político num ano de eleição, em que oposição vai criticar os gastos excessivos do GF.
Caso essa compra seja empurrada até maio, ela não sai mais esse ano, eu aposto.

Carlos Mathias

#33816 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 06, 2010 7:54 pm

"I believe" em imagem, é isso? Quem é esse tal de imagem?

DELTA22
Sênior
Sênior

#33817 Mensagem por DELTA22 » Sáb Fev 06, 2010 7:56 pm

É o Raul Jungmann aqui em cima (antes do CM), é???? Imagem

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#33818 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Fev 06, 2010 7:58 pm

Claudio Xavier escreveu:Bem, o Rafaleco pode até ganhar, mas será que vai levar? :mrgreen: :mrgreen:
Caso a oposição consiga arrastar o assunto para o Congresso, vai ficar complicado.
O Congresso não decide nada sobre essa compra, mas pode questionar a razão do governo não aceitar o relatório da FAB, os valores envolvidos, as condições e etc.
Pode transformar esta compra, que foi não referendada pela FAB, num grande problema político num ano de eleição, em que oposição vai criticar os gastos excessivos do GF.
Tem muita gente apostando nisso Claudio, principalmente os da parte dos outros concorrentes.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Fev 06, 2010 8:03 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Carlos Mathias

#33819 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 06, 2010 8:02 pm

Basta o GF levar um relatório final e oficial da FAB.
Vais estar tudo lá, explicado e justificado e pode gerar na verdade embaraços para os concorrentes, quando o assunto forem ToTs sensíveis por exemplo.
Ou quando o assunto for geopolítica, nosso futuro e as implicações estratégicas desta escolha.

Eu acho que o GF deveria usar esta oportunidade para esculhambar de vez esse pessoal do mela-mela.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#33820 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 06, 2010 8:16 pm

Claudio Xavier escreveu:Bem, o Rafaleco pode até ganhar, mas será que vai levar? :mrgreen: :mrgreen:
Olá Cláudio,

o único espaço que sobra à oposição, no que diz respeito a compra dos caças, é um enorme silêncio, nada mais do que isso. A oposição até pode questionar certas coisas, o que é papel dela, mas da situação (séria) também, porém em ano de eleição presidencial teria que ser muito ingênua (coisa que não é) para entrar no mérito dos caças, pois ao governo, bastará apenas, apresentar os números dos governos, passado e atual, no que diz respeito a compras militares. Só isto já me basta. 8-] 8-] 8-]

Acostumemos, o Rafale é o nosso FX-2, que se resume a 36 agora e algo entre 48 a 64 no segundo lote, o terceiro será mais avançado. Não há espaços para outros, acredite. 8-] 8-] 8-]

Abraços cordiais,

Orestes

Editado pela última vez por orestespf em Sáb Fev 06, 2010 8:19 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior

#33821 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 06, 2010 8:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Basta o GF levar um relatório final e oficial da FAB.
Vais estar tudo lá, explicado e justificado e pode gerar na verdade embaraços para os concorrentes, quando o assunto forem ToTs sensíveis por exemplo.
Ou quando o assunto for geopolítica, nosso futuro e as implicações estratégicas desta escolha.

Eu acho que o GF deveria usar esta oportunidade para esculhambar de vez esse pessoal do mela-mela.
Basta falar o que realmente aconteceu, só isso. As pessoas do Conselho são preparadas para tais coisas, logo saberão "ceder" e até "defender", fazendo as línguas alheias serem mordidas com gosto de sangue. 8-] 8-] 8-]

Carlos Mathias

#33822 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 06, 2010 8:18 pm

É aí que eu acho que deveria haver o esculacho final.

orestespf
Sênior
Sênior

#33823 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 06, 2010 8:21 pm

Carlos Mathias escreveu:É aí que eu acho que deveria haver o esculacho final.
Acredito que haverá, mas aguarda-se a Hering ampliar suas instalações para maiores produções e novos modelitos. :lol: :lol: :lol:

DELTA22
Sênior
Sênior

#33824 Mensagem por DELTA22 » Sáb Fev 06, 2010 8:22 pm

O meu sem bolinhas, por gentileza! :mrgreen:

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

#33825 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 06, 2010 8:23 pm

Vai ser Hering com estampa de Mosquitinho.

Responder