NOTÍCIAS DO RAFALE
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- Sintra
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
EnlilEnlil escreveu:Q fossem 120 aviões - dá minha parte reintero o q já disse antes: os suecos não podem nos repassar grande coisa alhém do q já fazemos.Sintra escreveu: Novamente, volto a dizer-lhe que contratos podem ser quebrados por uma série de razões, e o que menos falta são exemplos de contratos mal amanhados por parte de empresas Francesas, isto com muitos exemplos durante... as ultimas cinco décadas. Contratos quebrados por parte da Dassault, Matra, THALES, etc, não são um nem dois.
De qualquer forma estou curiosissimo por saber como é que o Prick ou o Enlil tiveram acesso à lista de tecnologias a ceder que se encontrava no RFP e já agora se me podem confirmar se nessa lista estavam coisas como antenas AESA e "cores" de motores...
Por um contrato de 36 aviões ou os negociadores Brasileiros são "phod..." ou então existe uma dose de irrealismo enorme.
Sintra, veja a q ponto chegamos, vamos do nada construir um cargueiro reabastecedor q sem dúvida é uma programa muito mais ambicioso do q montar o projeto estrangeiro de um caça q vem já com a imensa maioria de suas tecnologias on-board.
Já quanto as tecnologias q não dominados quase nada eles não detém a propriedade para nos repassar. Não nos ensinarão a fazer motores, radares ou aviônica, por exemplo. Vamos continuar integrando sistemas e construindo fuselagens. Os EUA e franceses poderiam mas não irão repassar essa tecnologia para nós, os suecos - nem q quisessem...
Não existe qualquer comparação entre a tecnologia necessária para construir um cargueiro militar com o necessário para construir um moderno caça supersónico e nem sequer compare a tecnologia que os Suecos detêm através da SAAB, Kockuns, etc, com o que o Brasil tem.
Dizer que a empresa que vos forneceu o Erieye "não pode repassar grande coisa que nós já não façamos" é não só errado, como é um contra senso óbvio.
Dizer que a empresa que fabrica alguns dos mais avançados sistemas EW, RWR, LWR, SGM, DIMA, DMS, etc do planeta inteiro não é capaz de vos transferir conhecimento não tem qualquer lógica, para ser honesto creio que existe alguma falta de conhecimentos sobre o que estamos a discutir.
A unica coisa que eu concordo, é que os Suecos nem que quisessem poderiam construir um motor "cutting edge" competitivo com o que a concorrência faz, agora, aviônicos, radares, materiais, design, etc, eles estão MUITO acima das capacidades da industria Brasileira.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Concordo contigo Sintra. Só q essas tecnologias são acessíveis em várias fontes no ocidente. Inclusive os israelenses são nossa grande fonte; eles tem até uma integradora, q constrói algumas partes de seus sistemas no Brasil: Aeroeletrônica. Quanto aos suecos eles continuam dependendo de terceiros em vários quesitos de "seus" radares e aviônicos. O radar do Gripen NG, de que se trata o assunto, é um exemplo.
Os EUA não precisam pedir licença para repassar o APG-79, nem os franceses o RBE2 AA.
Os EUA não precisam pedir licença para repassar o APG-79, nem os franceses o RBE2 AA.
- lobo_guara
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Não quero estragar o sonho de ninguém (incluo aí alguns oficiais da FAB) mas o Gripen NG não existe nem irá existir, a não ser que a força aérea da Suécia o encomende (ou que a USAF o encomende para servir de avião de instrução para os pilotos de F-22! , caso contrário nem o Brasil nem a Índia irão financiar essa aventura da SAAB.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Para se desenvolver um novo avião é necessário uma grande encomenda. Acredito que se o Gripen não vencer aqui sua tumba será sacramentada, caso ele vaça aqui então é bem provável que a Suécia entre nesta e compre algumas unidades.lobo_guara escreveu:Não quero estragar o sonho de ninguém (incluo aí alguns oficiais da FAB) mas o Gripen NG não existe nem irá existir, a não ser que a força aérea da Suécia o encomende (ou que a USAF o encomende para servir de avião de instrução para os pilotos de F-22! , caso contrário nem o Brasil nem a Índia irão financiar essa aventura da SAAB.
No caso Indiano eu não sei qual o interesse real daquele país, mas creio que a Suécia, assim como no Brasil não pode oferecer o principal. Apoio internacional.
Nos dois casos, a situação política deverá determinar o vencedor e se tudo ocorrer como previsto o gripen não deverá ser desenvolvido.
É natural que se forçe ao maximo a venda do dito no Brasil. É questão de sobrevivência...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
As indústrias aeroespaciais do Brasil e da Suécia são muito diferentes. E este pode vir a ser um problema, afinal, estamos falando em transferência de conhecimento.Sintra escreveu: Enlil
Não existe qualquer comparação entre a tecnologia necessária para construir um cargueiro militar com o necessário para construir um moderno caça supersónico e nem sequer compare a tecnologia que os Suecos detêm através da SAAB, Kockuns, etc, com o que o Brasil tem.
Dizer que a empresa que vos forneceu o Erieye "não pode repassar grande coisa que nós já não façamos" é não só errado, como é um contra senso óbvio.
Dizer que a empresa que fabrica alguns dos mais avançados sistemas EW, RWR, LWR, SGM, DIMA, DMS, etc do planeta inteiro não é capaz de vos transferir conhecimento não tem qualquer lógica, para ser honesto creio que existe alguma falta de conhecimentos sobre o que estamos a discutir.
A unica coisa que eu concordo, é que os Suecos nem que quisessem poderiam construir um motor "cutting edge" competitivo com o que a concorrência faz, agora, aviônicos, radares, materiais, design, etc, eles estão MUITO acima das capacidades da industria Brasileira.
Seria interessante unir os conhecimentos destes países, de maneira a complementa-los, mas isto já se mostrou inviável.
No caso do Brasil, acredito que o caminho é muito longo, e neste caso expecífico, muito pouco do que se desnevolve mo Brasil seria aproveitado no Gripen, e o pouco que fariamos, seria assimilado se a escolha recair sobre qualquer caça, inclusive o F/A-18.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Pois é, isso foi uma coisa já salientada milhões de vezes mas parece q têm muita gente q ainda não entendeu: independente do q aconteça o F-18E/F e o Rafale estão aí, já para o NG é uma questão de sobrevivência...gaitero escreveu:Para se desenvolver um novo avião é necessário uma grande encomenda. Acredito que se o Gripen não vencer aqui sua tumba será sacramentada, caso ele vaça aqui então é bem provável que a Suécia entre nesta e compre algumas unidades.lobo_guara escreveu:Não quero estragar o sonho de ninguém (incluo aí alguns oficiais da FAB) mas o Gripen NG não existe nem irá existir, a não ser que a força aérea da Suécia o encomende (ou que a USAF o encomende para servir de avião de instrução para os pilotos de F-22! , caso contrário nem o Brasil nem a Índia irão financiar essa aventura da SAAB.
No caso Indiano eu não sei qual o interesse real daquele país, mas creio que a Suécia, assim como no Brasil não pode oferecer o principal. Apoio internacional.
Nos dois casos, a situação política deverá determinar o vencedor e se tudo ocorrer como previsto o gripen não deverá ser desenvolvido.
É natural que se forçe ao maximo a venda do dito no Brasil. É questão de sobrevivência...
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
O gripen NG não existe é tipo hitória de boi-tata, sucupira, lobisomen e coisas do gênero, o objetivo desse embroglio é político-eleitoral e visa apenas criar constrangimento para o governo, uma vez que de agora em diante mentira ou verdade a versão que irá prevalecer é a de que o governo desautorizou a FAB numa matéria que para os leigos deveria ficar a cargo da força, ou seja, estão querendo pintar um quadro de ingerência política nas FFAA. Essa é a forma operantis da imprensa brasileira, o grande problema é que essa gente encontra colaboradores dentro da força, essa sim é a notícia ruim em todo esse episódio, quanto ao Gripen, não acredito em assombração.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
2xNão existe qualquer comparação entre a tecnologia necessária para construir um cargueiro militar com o necessário para construir um moderno caça supersónico e nem sequer compare a tecnologia que os Suecos detêm através da SAAB, Kockuns, etc, com o que o Brasil tem.
Dizer que a empresa que vos forneceu o Erieye "não pode repassar grande coisa que nós já não façamos" é não só errado, como é um contra senso óbvio.
Dizer que a empresa que fabrica alguns dos mais avançados sistemas EW, RWR, LWR, SGM, DIMA, DMS, etc do planeta inteiro não é capaz de vos transferir conhecimento não tem qualquer lógica, para ser honesto creio que existe alguma falta de conhecimentos sobre o que estamos a discutir.
A unica coisa que eu concordo, é que os Suecos nem que quisessem poderiam construir um motor "cutting edge" competitivo com o que a concorrência faz, agora, aviônicos, radares, materiais, design, etc, eles estão MUITO acima das capacidades da industria Brasileira.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Sintra escreveu:PRick escreveu:
Acho que está bem claro, não posso negociar TOT com quem não desenvolveu o sistema, não posso contar com um fornecedor que não detém a fabricação dos sistemas e itens de seu produto, porque afinal, estamos falando de um produto para ser usado em uma guerra.
Quer dizer corre-se o risco de não podermos usar o produto sueco, porque na verdade, ele é apenas um projeto sueco, e depende de uma rede majoritária de fornecedores terceirizados.
Quanto mais se terceiriza a fabricação, menos controle o fabricante tem de seu produto.
[]´s
Claro que se pode negociar TOT com quem não desenvolveu o sistema, é para isso que existem contratos, quem vos vende o equipamento tem um contrato com transferência de tecnologia com o seu fornecedor. Isto é vulgarissimo, apenas como exemplo como é que o PRICK acha que os SU-30 MKI estão a ser fabricados na India?!
Haja algum realismo, as vossas forças armadas estão cobertas de equipamentos de multiplas proveniências, equipamentos esses que foram construidas com "peças/equipamentos" vindos sabe Deus de aonde.
A Marinha de Guerra Brasileira não tem um navio de proveniência Norte Americana na sua ORBAT, no entanto, bastava um embargo às peças das Turbinas General Electric LM2500 e a frota ficava no cais...
E existe gente aqui preocupada porque acha que os Suecos/Franceses/Norte Americanos/Marcianos não disponibiliza a tecnologia para fabricar Antenas AESA ou "cores" de motores a jacto!!!! Isto para uma aquisição de 36 aviões!
Sintra,
Negativo, quem tem um contrato de TOT, em geral, veda expressamente, sua transferência, somente, com a concordância do detentor é que você poderá negociar, as vezes, a simples presença de ToT num produto, pode ser impeditiva de venda dele. Essa é a regra para as ToT´s, seu repasse depende de licença do terceiro.
Você está invertendo a atitude mais comum, os Indianos tem contratos com os Russos, donos dos Su-30, não é o caso dos Suecos que colocaram em seus caças um monte de sistemas de terceiros. Os sistemas de terceiros colocados nos SU-30 MKI, foram negociados com os terceiros. Por sinal, foi uma dor de cabeça para os Indianos.
Só porque temos problemas de fornecedores, não quer dizer que um política errada, tenha que continuar a ser errada, pelo contrário, deve-se procurar os problemas e as dependências e minorar tudo. Portanto, seus argumentos estão mais que furados.
[]´s
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Essa foi extraída da revista Air & Cosmos:
Mas diz também que apanharam do F-22.
Este não precisou nem usar o radar e só COM SENSORES PASSIVOS dispararam mísseis AMRAAM contra os Rafales assim como ficaram invisíveis ao RBE2 e ao Spectra (devido à ausência de emissões).
Por duas vezes apenas os F-22 tiveram que se envolver com os Rafales em combate WVR mas que conseguiram "gun kill" nessa arena também.
Lembrando que os franceses também desenvolveram sensores passivos bastante precisos no Spectra do Rafale e que permitem o disparo de mísseis, mas não deu para encarar, pelo jeito.
Então não tem essa de terem "esfregado", mas sim que deram trabalho. Pelo menos o trabalho de usar o manche.
Pelo menos foi isso que consegui entender.
Abraços
Diz aí o que já foi amplamente divulgado, que deram uma surra nos Typhoons da RAF.F22a contre Rafale
Si les aviateurs français se sont largement étalés sur les "tôles" mises par leurs rafale aux Typhoon britanniques lors du dernier exercice ATLC aux EAU, peu de choses ont été dites sur la confrontation entre le delta Dassault et les F22A américains présents sur place. Lors des engagements hors de portée visuelle, les Raptor américains n'ont même pas daigné allumer leurs radars, restant invisibles au RBE2 et au Spectra des Rafale tout en localisant avec précision les émissions électromagnétiques du chasseur français, sécurisant ainsi leurs tirs d'Amraam à distance de sécurité. A deux reprises au moins, les F22A se sont aussi "enroulés" avec les Rafale en combat rapproché, assurant à chaque fois un "gun kill" sans grande difficulté".
Mas diz também que apanharam do F-22.
Este não precisou nem usar o radar e só COM SENSORES PASSIVOS dispararam mísseis AMRAAM contra os Rafales assim como ficaram invisíveis ao RBE2 e ao Spectra (devido à ausência de emissões).
Por duas vezes apenas os F-22 tiveram que se envolver com os Rafales em combate WVR mas que conseguiram "gun kill" nessa arena também.
Lembrando que os franceses também desenvolveram sensores passivos bastante precisos no Spectra do Rafale e que permitem o disparo de mísseis, mas não deu para encarar, pelo jeito.
Então não tem essa de terem "esfregado", mas sim que deram trabalho. Pelo menos o trabalho de usar o manche.
Pelo menos foi isso que consegui entender.
Abraços
Alberto -
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Vai ser uma grande desilusão para PrickAlbertoRJ escreveu:Essa foi extraída da revista Air & Cosmos:
Diz aí o que já foi amplamente divulgado, que deram uma surra nos Typhoons da RAF.F22a contre Rafale
Si les aviateurs français se sont largement étalés sur les "tôles" mises par leurs rafale aux Typhoon britanniques lors du dernier exercice ATLC aux EAU, peu de choses ont été dites sur la confrontation entre le delta Dassault et les F22A américains présents sur place. Lors des engagements hors de portée visuelle, les Raptor américains n'ont même pas daigné allumer leurs radars, restant invisibles au RBE2 et au Spectra des Rafale tout en localisant avec précision les émissions électromagnétiques du chasseur français, sécurisant ainsi leurs tirs d'Amraam à distance de sécurité. A deux reprises au moins, les F22A se sont aussi "enroulés" avec les Rafale en combat rapproché, assurant à chaque fois un "gun kill" sans grande difficulté".
Mas diz também que apanharam do F-22.
Este não precisou nem usar o radar e só COM SENSORES PASSIVOS dispararam mísseis AMRAAM contra os Rafales assim como ficaram invisíveis ao RBE2 e ao Spectra (devido à ausência de emissões).
Por duas vezes apenas os F-22 tiveram que se envolver com os Rafales em combate WVR mas que conseguiram "gun kill" nessa arena também.
Lembrando que os franceses também desenvolveram sensores passivos bastante precisos no Spectra do Rafale e que permitem o disparo de mísseis, mas não deu para encarar, pelo jeito.
Então não tem essa de terem "esfregado", mas sim que deram trabalho. Pelo menos o trabalho de usar o manche.
Pelo menos foi isso que consegui entender.
Abraços
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Santiago escreveu:Vai ser uma grande desilusão para PrickAlbertoRJ escreveu:Essa foi extraída da revista Air & Cosmos:
Diz aí o que já foi amplamente divulgado, que deram uma surra nos Typhoons da RAF.
Mas diz também que apanharam do F-22.
Este não precisou nem usar o radar e só COM SENSORES PASSIVOS dispararam mísseis AMRAAM contra os Rafales assim como ficaram invisíveis ao RBE2 e ao Spectra (devido à ausência de emissões).
Por duas vezes apenas os F-22 tiveram que se envolver com os Rafales em combate WVR mas que conseguiram "gun kill" nessa arena também.
Lembrando que os franceses também desenvolveram sensores passivos bastante precisos no Spectra do Rafale e que permitem o disparo de mísseis, mas não deu para encarar, pelo jeito.
Então não tem essa de terem "esfregado", mas sim que deram trabalho. Pelo menos o trabalho de usar o manche.
Pelo menos foi isso que consegui entender.
Abraços
Santiago,
Isso é apenas mais um relato, como o anterior, são bastante imprecisos. Porém, estão conflitantes em parte. É improvável que o F-22 não tenha usado radar, e que somente o Rafale tenha usado radar, a descrição não bate, é estranha.
[]´s
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Exatamente, é um relato e existem alguns outros.
Todos reconhecem que o F-22 obteve superioridade, mas pode não ter sido bem dessa forma.
[]'s
Todos reconhecem que o F-22 obteve superioridade, mas pode não ter sido bem dessa forma.
[]'s
Alberto -
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
PRick escreveu:Vai ser uma grande desilusão para PrickSantiago escreveu:[ quote="AlbertoRJ"]Essa foi extraída da revista Air & Cosmos:
Diz aí o que já foi amplamente divulgado, que deram uma surra nos Typhoons da RAF.
Mas diz também que apanharam do F-22.
Este não precisou nem usar o radar e só COM SENSORES PASSIVOS dispararam mísseis AMRAAM contra os Rafales assim como ficaram invisíveis ao RBE2 e ao Spectra (devido à ausência de emissões).
Por duas vezes apenas os F-22 tiveram que se envolver com os Rafales em combate WVR mas que conseguiram "gun kill" nessa arena também.
Lembrando que os franceses também desenvolveram sensores passivos bastante precisos no Spectra do Rafale e que permitem o disparo de mísseis, mas não deu para encarar, pelo jeito.
Então não tem essa de terem "esfregado", mas sim que deram trabalho. Pelo menos o trabalho de usar o manche.
Pelo menos foi isso que consegui entender.
Abraços
Santiago,
Isso é apenas mais um relato, como o anterior, são bastante imprecisos. Porém, estão conflitantes em parte. É improvável que o F-22 não tenha usado radar, e que somente o Rafale tenha usado radar, a descrição não bate, é estranha.
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Relato da principal revista aerospacial francesa. Só isso?
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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