Eu não tenho que mudar nada em minha postura. No caso do END eu tenho direito de questionar tudo. Me questionaram da mesma forma antes do END ser anunciado e as idéias que eu defendia estavam contempladas lá. O END em si não é uma biblia que tem que ser seguida ao pé da letra, vai ser mudada e nem existe garantia que tudo vai ser cumprido.
A postura incorreta é não aceitar ser questionado. Vc já reparou quem é que parte para a agressão?
Eu não me impressiono com alguém que simplesmente copia e cola textos e manda os outros lerem e acreditar cegamente. Para piorar o nivel do texto é para quem já tem fundamentação teórica e prática e não precisa ficar detalhando. Tento falar uma língua mais palatável pro nível do fórum. Os textos da topico de estratégia não geram discussão nenhuma.
Eu tinha dada por encerrada a discussão, mas como vc se refere a mim, vou responder-lhe.
Vc pode ter a postura que quiser, e vai receber as respostas que merecer.
Esta é a diferença entre foristas que estão aqui para aprender e os que com empáfia tentam impor sua visão, que não tentam crescer, que não querem estudar, que acham que estão certos sempre.
Vc, e qualquer brasileiro, pode questionar a END. No MD existe um link para isso, vc conhecia?
Claro que não, pois não leu a publicação.
Agora, dizer que o que vc defendia está contemplado na END é uma MENTIRA sua.
Vc dizia que não existia isso de basear forças em capacidades, dizia que sempre temos que escolher inimigos, que hipóteses de emprego era teoria, etc.
Quer que busque estes seus posts e repita aqui?
Alguns deles, em que eu usei de extrema ironia para lembrar, estão nas páginas iniciais do tópico END, logo que a mesma foi lançada.
É só ir lá e refrescar a memória.
Outros podem ser achados com uma simples busca.
A END realmente não é uma Bíblia, mas enquanto estiver em vigor, enquanto não sofrer um processo de revisão, vai ser seguida sim, pelo governo, pelo MD, pelas FA.
Aguente isso, conviva com isso.
Vc pode questionar todos, e qualquer coisa. Mas prove o que vc escreve, sustente suas afirmações com argumentação não falaciosa, faça quote dos ítens que vc não conseguiu sustentar, responda o que lhe foi perguntado, e assim ganhe respeito dos demais foristas.
É muito simples dizer que foi agredido.
Ser chamado de falacioso, de ignorante (sempre no sentido de quem ignora, não sabe, desconhece), ser mandado estudar, ser dito à vc que vá ler, não é agressão.
É uma resposta clara a sua ignorância nos temas que insiste em debater, sem ter fundamentação, sem ter base, sem ter a teoria que lhe sustente, em querer impor sua verdade aos que aqui possuem integridade intelectual para, SOZINHOS, decidirem quem está certo em um debate.
Sei que vc não estuda, não lê, não se interessa por adquirir conhecimento, mas dizer que textos não lhe impressionam é uma clara demonstração do maior mal que assola este país, a falta de cultura, de educação, de querer estudar, de querer melhorar.
O tópico sobre estratégia naval não é para gerar discussão, não da maneira que vc está acostumado, que vc gosta, no seu nível.
Era, ou melhor, é para fundamentar os debates, expor a teoria, dar vocabulário aos que não conheciam, inspirar aos que se interessaram a procurar outros textos, aprofundar a leitura nos temas estratégicos.
Isto é tudo o que vc não faz.
No mínimo inspirou outro forista a criar o tópico sobre Estratégia Aérea, do qual vc não contribuiu uma única vez, apesar de se arvorar em conhecedor, de manter um site de defesa, de vir discutir aqui aparentando conhecimento.
Vc não sabe nada sobre estratégia, não tem fundamentação, não tem base, não tem teoria, não tem prática e, o mais importante, não tem humildade para reconhecer isto e tentar mudar.
Vários companheiros chegam aqui e se entusiasmam, tentam saber mais, procuram respostas para suas perguntas, viram aficcionados do tema defesa, e chega vc e os induz ao erro com as baboseiras que escreve.
Pois saiba, eu estava evitando responder a seus posts, tentava contemporizar, deixava outros, como o Gaitero e o Walter lhe responder.
Mas não vou fazer isso.
A cada erro, a cada falácia, a cada mostra de desconhecimento em temas estratégicos eu vou mostrar o quanto vc não sabe NADA.
Pode decorar sobre hardware, mas estrategicamente vc é um analfabeto.
Vá chorar agora, reclamar com os Moderadores de que foi agredido, etc.
É a tática costumeira.