TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
E quanto mais plantam, mais tempestade vão colher.
E minhas esperanças aumentam.
E minhas esperanças aumentam.
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
G-LOC escreveu:vc não deve acompanhar os posts do PP aqui ou em outros fóruns.AlbertoRJ escreveu:
o que você desmascarou?
Se ele não colocou fontes, muito menos você.
Aliás, você está confirmando boa parte do texto dele em vez de contestar.
Eu não coloquei fontes aqui e ninguém tem informações contrárias para confrontar (também vai ter que ter fontes). Quando postei fontes ele simplesmente desqualifica. Lembro dele citar que o "AMX atacou em locais em Kosovo com antiaérea fraca". Eu postei fontes mostrando que não é (fontes eram os pilotos de A10 qeu voaram lá) e ele não postou nada depois de pedido. As minhas foram desqualificadas (opinião dos pilotos americanos são duvidosas, inventam, exageram etc).
1 - ele cita que faliu a embraer e tem outras fontes citando que salvou
2 - custa 32 milhões, mas o valor está cheio de incoerencias
3 - ele cita quatro configurações. na verdade eram tres e logo virou duas.
4 - tanques nas asas. ele não citou o motivo. faltou citar que a FAB também trabalhou no nariz com o DEFA.
5 - embargo do Vulcan. outras fontes confávies citam o DEFA. ele não cita fonte do vulcan.
6 - descalibrar radar. sem fonte em lugar nenhum e cheio de incoerencias.
postei seis informações e em apenas uma concordei.
G-LOC
Eu não vou entrar no mérito do valor, mas é óbvio que o AMX custou muito mais caro do que o previsto e esse é o ponto.
Eu não sou contra o programa AMX e já fui UM DOS que discutiram com o Pepê sobre esse assunto.
Mas você não o desmascarou.
Na verdade, o texto dele é bem realista:
1 - Financeiramente o AMX afundou com a Embraer mas a empresa deu a volta por cima com a tecnologia aprendida.
2 - Não comento o custo porque não tenho fonte.
3 - O fato é que foram várias configurações em diferentes lotes.
4 - Ele precisava citar o motivo? O fato é que torna o avião diferente, esse é o ponto.
5 - Existem uma série de publicações que citam o embargo do Vulcan.
6 - Descalibrava sim, é fato.
[]'s
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vc estava por onde esses dias Alberto?AlbertoRJ escreveu:Qual foi a sacanagem Santiago?Santiago escreveu: Depois da sacanagem com o DEFA durante o desenvolvimento do AMX, a Embraer selecionou uma versão israelense deste canhão (da Rafael), produzido aqui sob-licença pela Bernadini.
[]s
http://www.aereo.jor.br/2010/01/27/uma- ... re-o-fx-2/Além disso, minha experiência com eles passa pela definição do canhão que equiparia a série das nossas aeronaves AMX. Poucos sabem, mas nossos protótipos de A-1 foram ensaiados com o canhão DEFA 554, uma versão melhorada daqueles canhões que equipavam nossos Mirage III. Pois bem, depois de toda uma campanha de ensaios feita com o DEFA 554, na hora em que fomos colocar nosso pedido de compra para a série, nossos amigos franceses colocaram tanta dificuldade e tanto sobre preço que, a despeito de todo o gasto que teríamos para ensaiar um novo canhão, saiu mais barato e conveniente trocarmos de armamento e começarmos tudo de novo, com um novo canhão de um outro país que poderia, inclusive, ser produzido no Brasil!
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Que sacanagem é essa?Santiago escreveu:Vc estava por onde esses dias Alberto?AlbertoRJ escreveu: Qual foi a sacanagem Santiago?
http://www.aereo.jor.br/2010/01/27/uma- ... re-o-fx-2/Além disso, minha experiência com eles passa pela definição do canhão que equiparia a série das nossas aeronaves AMX. Poucos sabem, mas nossos protótipos de A-1 foram ensaiados com o canhão DEFA 554, uma versão melhorada daqueles canhões que equipavam nossos Mirage III. Pois bem, depois de toda uma campanha de ensaios feita com o DEFA 554, na hora em que fomos colocar nosso pedido de compra para a série, nossos amigos franceses colocaram tanta dificuldade e tanto sobre preço que, a despeito de todo o gasto que teríamos para ensaiar um novo canhão, saiu mais barato e conveniente trocarmos de armamento e começarmos tudo de novo, com um novo canhão de um outro país que poderia, inclusive, ser produzido no Brasil!
[]s
Então por que não usaram o Vulcan? Partiram para uma versão "pirata" do DEFA porque não concordaram com o preço, isso sim.
Do mesmo blog:
http://www.aereo.jor.br/2010/01/20/vulc ... nt-page-1/O M61-A1 foi negado aos AMX do Brasil, pois era uma arma exclusiva da OTAN. No seu lugar, a FAB teve que colocar dois canhões DEFA de 30mm, os mesmos dos Mirage.
[]'s
Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Jan 31, 2010 11:24 pm, em um total de 2 vezes.
Alberto -
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Amigos,
A solução de radar é muuuito posterior à escolha do canhão.
Se o radar não resistiu aos "vibration tests" este é um problema de projeto ou de existência de informação suficiente para realizar projeto adequado.
Problemas de resistência à vibração são comuns e fazem parte dos "riscos de desenvolvimento" que atrasam e causam custos adicionais a todos os projetos.
Abraços,
Justin
A solução de radar é muuuito posterior à escolha do canhão.
Se o radar não resistiu aos "vibration tests" este é um problema de projeto ou de existência de informação suficiente para realizar projeto adequado.
Problemas de resistência à vibração são comuns e fazem parte dos "riscos de desenvolvimento" que atrasam e causam custos adicionais a todos os projetos.
Abraços,
Justin
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A impressão que da é que estão querendo esculachar a FAB preventivamente em caso do GF não selecionar o Rafale!Thor escreveu:CM, onde é que foi publicado esse placar ridículo??Carlos Mathias escreveu:Segundo o relatório bíblia, a pontuação foi:
Gripen 99,99 pontos;
F-18E 99,98 pontos;
Rafale 30 pontos.
Isso é para ser levado à sério?
Quem da torcida azul levantou a voz para duvidar desse placar no mínimo duvidoso?
Agora querem desqualificar o PEPÊ.
Vocês estão nessa euforia danada e nem sabe qual foi a avaliação da FAB... quem sabe foi o Rafale o melhor avaliado e outra turma usou esse frenesi para forçar os franceses a abaixarem as calças no processo??
Que alarde danado.
Não vai dizer que esse placar vem daquele texto que o Brigadeiro Quirico deu como exemplo??
Era isso aí que foi interpretado assim?
Não posso acreditar que foi isso.Lendo um pouco mais acima aquele texto, foi dito também:Em minha opinião, se na avaliação técnica duas aeronaves tiveram pontuação semelhante – por exemplo, numa escala de zero a cem, uma recebeu 95 pontos e uma outra 90, enquanto a terceira recebeu uma pontuação de apenas 30 pontos – uma decisão política que escolha a aeronave de 90 pontos em detrimento daquela com pontuação ligeiramente maior é perfeitamente aceitável.Eu também acho que o Rafale foi muito bem avaliado, não sei porque esse MEDA dos mais afoitos aqui.Durante o processo de seleção conduzido pela Força Aérea muito se falou de que a decisão seria política e não técnica. O próprio Presidente da República manifestou publicamente que, ouvida a Força Aérea, a decisão seria dele e de ninguém mais.
Creio que ele está mais do que certo e que ninguém jamais colocou isso em dúvidas, pelo menos no âmbito da Força Aérea! Uma aquisição dessa monta, envolvendo uma imensa soma de recursos, com uma gama infindável de impactos na área geopolítica, tem que levar em conta os interesses maiores da nação e que somente o Presidente da República tem condições de avaliar concretamente.
O que é difícil de compreender é por que ainda não liberaram o $ para sair logo essa M que se arrasta desde a década de 90.
CM, só para você ficar feliz, o SU-35 teve pontuação de 119, segundo fontes que viram o relatório parcial do F/X.
Calma gente, chances mínimas de isso acontecer...
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A galera continua vendo coisas onde não existe...
Isso é tudo falta do que falar sobre o F/X?
Até placar o pessoal inventou. Essa é foda.
Abraços
Isso é tudo falta do que falar sobre o F/X?
Até placar o pessoal inventou. Essa é foda.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ah, para não dizer que o meu comentário foi off topic:
Os "riscos de desenvolvimento" têm tudo a ver com a solução Gripen NG.
Abraços,
Justin
Os "riscos de desenvolvimento" têm tudo a ver com a solução Gripen NG.
Abraços,
Justin
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Canhão do AMX:
Quem fez a verdadeira sacanagem? Os norte-americanos ou os franceses?
Quem fez a verdadeira sacanagem? Os norte-americanos ou os franceses?
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prezado Justin,Justin Case escreveu:Ah, para não dizer que o meu comentário foi off topic:
Os "riscos de desenvolvimento" têm tudo a ver com a solução Gripen NG.
Abraços,
Justin
Tem um post seu la no BM sobre essa história do Vulcan. Vc poderia contar aqui?
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pois é Thor, mas na época ninguém levantou a voz para duvidar, nem quando saiu o "O Relatório".
Mesma coisa a carta de "O Briagdeiro".
O Pepê já está apanhando, mas sobre relatório vazado, placar, carta de brigadeiro e etc, ninguém citou ainda se pode-se ou não confiar.
Vamos ver se amanhã a FAB solta uma nota desmentindo o Pepê.
Mesma coisa a carta de "O Briagdeiro".
O Pepê já está apanhando, mas sobre relatório vazado, placar, carta de brigadeiro e etc, ninguém citou ainda se pode-se ou não confiar.
Vamos ver se amanhã a FAB solta uma nota desmentindo o Pepê.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Thor escreveu:A galera continua vendo coisas onde não existe...
Isso é tudo falta do que falar sobre o F/X?
Até placar o pessoal inventou. Essa é foda.
Abraços
Isso decorre do texto do Brigadeiro Quirico, como falei para você, o texto é muito ruim, esse exemplo é só mais um muito mal colocado, parece que ele está se referindo a uma realidade, quando apenas estava dando um exemplo hipotético, porém, sem qualquer sentido, está claro que a diferença de pontuação entre os caças jamais poderia ser dessa monta. Assim, como o exemplo dos automóveis, ele constrói seu raciocinio por meio de exemplos absurdos, levando-os ao extremo da irrealidade. Tentanto defender uma tese insustentável, de que o Gripen NG é a melhor decisão técnica.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
não tem como ter afundado a Embraer pois o dinheiro vinha da FAB e a EMbraer era estatal e funcionava as custas da FAB. O que aprendeu, instalações, maquinário, pessoal treinado foi graças ao investimento no AMX. O que foi investido no desenvolvimento foi pago várias vezes depois com os EMB. Mas ai o pessoal pega estes gastos com o desenvolvimento, soma com os gastos com as compras da aeronave (15 milhões cada = preço real) e o preço triplica. Resultado = aeronave cara.AlbertoRJ escreveu: 1 - Financeiramente o AMX afundou com a Embraer mas a empresa deu a volta por cima com a tecnologia aprendida.
2 - Não comento o custo porque não tenho fonte.
ele exagera os dados e esconde outros para passar uma imagem bem ruim do AMX. Nem tem como ter quatro configurações se foram tres lotes.AlbertoRJ escreveu: 4 - Ele precisava citar o motivo? O fato é que torna o avião diferente, esse é o ponto.
E existe um monte de outras fontes citando o contrário. Uma é um engenheiro da Bernardini em conversa com vários jornalistas especializados. A fonte original está sendo repassada sem contestação.AlbertoRJ escreveu: 5 - Existem uma série de publicações que citam o embargo do Vulcan.
mentira repetida até virar verdade. Faz o radar vibrar e não funciona na hora do disparo como em qualquer outro radar.AlbertoRJ escreveu: 6 - Descalibrava sim, é fato.
G-LOC
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago,Prezado Justin,
Tem um post seu la no BM sobre essa história do Vulcan. Vc poderia contar aqui?
[]s
Eu tinha comentado o problema do embargo ao Vulcan, por ter ouvido falar. Alguns criticaram.
Fui checar com quem tinha participado da campanha de ensaios e recebi a informação que:
A FAB tinha optado em não seguir a escolha dos italianos pelo Vulcan, por dois motivos:
1. O 30 mm seria mais adequado para a missão prioritária do AMX - interdição (naquela época).
2. Devia-se evitar colocar equipamentos ou sistemas norte-americanos no avião.
Veja que o motivo 2 não é embargo, embora possa ser considerado um "medo de embargo".
Abraços,
Justin