TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Enlil
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32941 Mensagem por Enlil » Dom Jan 31, 2010 2:02 pm

Bolovo escreveu:Vamos fazer o seguinte.

A gente cancela tudo.

Compra o Su-35 pra FAB.

Compra o PAK-FA tumém.

Compra o Mig-29K pra MB.

E invade a Guiana Francesa. E expulsa os gringos de lá.

Quem topas a parada comigo???
Tá tri, tô nessa. Mas temos q ter umas nukes para garantir a mão. Para o caso de os cabeças amarelas q fazem biquinho quererem apelar :wink: :mrgreen:...




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DELTA22
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32942 Mensagem por DELTA22 » Dom Jan 31, 2010 2:02 pm

Grifon escreveu:Do Blog Panorama Global, do Pedro Paulo Rezende
Quem está certo?

Na moita, a Marinha do Brasil abriu concorrência para a compra de cinco Navios Patrulha Oceânicos (NaPaOcs). Oito empresas de sete países entraram na disputa. Enquanto isso, a Aeronáutica não fecha consenso. Em setembro o ministro Nelson Jobim recebeu TODOS os pilotos que testaram os aviões e a opinião deles, em muitos pontos, não bate com a dos engenheiros da COPAC. O Gripen NG ficou em terceiro em termos de desempenho, depois do Rafale e do F/A-18E/F. O relatório da "Gerência" foi extremamente criticado pelo Alto Comando que modificou o vencedor. Sim, o relatório que chegou ao Jobim e ao Presidente Lula NÃO TRAZ o caça sueco como vencedor. Sabe porque? Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa. O programa de fabricação do avião projetado pela Aeritalia (hoje Alenia) e pela Aermacchi deveria custar US$ 700 milhões. Ficou por US$ 3,5 bi e quase faliu a Embraer. Em 1994, fiz uma visita melancólica à empresa. No pátio, quatro aviões prontos. A Força Aérea Brasileira não tinha como pagá-los (deveriam custar US$ 10 milhas e o preço saltara para US$ 32 milhões). Oito estavam em diversas fases de finalização na linha de montagem vazias.


O resultado desse programa caótico foi uma frota desigual, com quatro padrões diferentes de painéis e equipamentos. Diga-se de passagem: de projeto brasileiro, pouco há. Na versão brasileira nossos engenheiros introduziram dois pontos para tanques ejetáveis nas asas e, por causa de um embargo norte-americano, substituíram o canhão Vulcan de 20mm por dois DEFA de 30mm. A vibração dos canhões maiores descalibrava todos os radares testados no aparelho, até que os italianos da Galileo conseguiram desenvolver uma versão do Scipio capaz de aguentar o tranco. Com isso, o avião ficou sem equipamento de detecção, que só será integrado na modernização prevista a partir deste ano.

A falta de critério da COPAC ficou evidente na semana passada. Os russos foram expulsos do F-X2 porque sua proposta "não apresentava garantias". A desculpa era que o Su-35BM, modelo oferecido pela Rosoboronexport, ainda era um protótipo sem encomendas. No momento da decisão, havia cinco aparelhos voando. Os geniais engenheiros da FAB selecionaram o Gripen NG da SAAB, que não passa de um demonstrador. Cabe uma explicação: um protótipo é representativo do aparelho em produção. Um demonstrador não passa de uma gambiarra que antecede o protótipo. O protótipo do caça sueco deverá voar neste ano. É preciso ressaltar que o Su-35 tem dois modelos de radar integrados, ambos de varredura eletrônica. O de varredura passiva (PESA) tem um alcance de 220km. O de varredura ativa chega a 250km. São os mais potentes disponíveis no mercado. O do Gripen NG está em desenvolvimento pela SELEX, empresa escolhida depois que a Raytheon, a Thales e a Elta pularam fora do programa..

De lá para cá, o governo da Federação Russa encomendou 48 Su-35BM. A proposta russa previa a venda de 36 Sukhois Su-35BM, de 4ª geração, e a transferência de tecnologia crescente a partir da 37ª célula, até chegar a 100% de nacionalização a partir da 72ª unidade. O preço unitário pelos Su-35BM seria de € 40 milhas. Para baratear e garantir o suprimento de componentes, a Rosoboronexport instalaria um armazém alfandegado em Viracopos com peças suficientes para manter os aviões voando por 30 anos. Como atrativo adicional, previa a participação brasileira no PAK FA T-50, o único caça de 5ª geração desenvolvido fora dos Estados Unidos. Os geniais engenheiros da COPAC decretaram que esse era um sonho impossível, apesar de dois países, Rússia e Índia, estarem comprometidos com o projeto, que conta com mais de 300 opções de compra. A KNAAPO, fábrica responsável pelo desenvolvimento, não estaria capacitada para a tarefa.

Para azar da Gerência F-X2, o PAK FA T-50 voou na última quinta-feira! Tem três protótipos prontos, dois voando e um terceiro em ensaios estruturais em Moscou. Ou seja, a proposta sem garantias colocou dois modelos de avião diferentes no ar, um deles de 5ª geração, enquanto a proposta garantida só possui um demonstrador no ar sem radar! E o que é pior: não passa de um caça de 4ª geração, potencialmente obsoleto antes mesmo de voar. A data prevista para a entrada em fabricação do T-50 é 2013. Tem um radar AESA revolucionário (são cinco antenas espalhadas pela fuselagem, cobrindo todos os ângulos de ataque). É interessante observar que os dois aviões de combate russos compartilham motores, computadores de bordo e radar (no caso do Su-35BM, a antena de proa), o que facilitaria a manutenção.

MARINHA

Comparando a atuação da Aeronáutica com a da Marinha dá para observar uma grande diferença no modus operandi. A Força Naval teve aprovado três programas, de tecnologia francesa, para a construção de um estaleiro e a fabricação de seis submarinos convencionais e um de propulsão nuclear. Foi mais além. Sem despertar o interesse da mídia, contactou mais de dez estaleiros internacionais para aconstrução de cinco (três unidades firmes com duas opções adicionais) NaPaOcs. Sete deles responderam. Dois alemães, Thyssen e Fassmer; um britânico, BAe; um chileno, ASMAR; um coreano, Daewoo; um espanhol, Navantia; um francês, DCNS; e um italiano, Fincantieri. A Fassmer e a Asmar vão trabalhar em conjunto. Ofereceram uma versão atualizada do OPV-80. Duas unidades operam na Marinha do Chile, onde é conhecida como classe Piloto Pardo, que pretende comprar mais quatro. Argentina e Colômbia também selecionaram o modelo. Dentro do governo, que trabalha na integração do continente, esse é um argumento de peso.

Os requerimentos da Marinha do Brasil preveem navios com velocidade igual ou superior a 20 nós, armados com um canhão de 76mm, capazes de receber helicópteros Linx, Pantera ou Esquilo. O deslocamento ficaria entre 1.850 e 2 mil toneladas. Os preços variam entre US$ 30 milhões (preço do Piloto Pardo) e US$ 100 milhões (projeto Gowind, da DCNS, e Avante 1400, da Navantia). Coloquei abaixo alguns links para que possam examinar os modelos em licitação (não consegui descobrir qual o modelo oferecido pela Daewoo).

http://www.royalnavy.mod.uk/operations- ... yde/188230

http://www.tk-marinesystems.de/bilder/p ... echts2.jpg

http://www.fincantieri.it/CMS/Data/prod ... ttotitolo=

http://www.segurancaedefesa.com/Mais_PZM.html

http://www.dcnsgroup.com/batiments-de-s ... owind.html

http://www.navantia.es/irj/portal/anony ... a2bf0027e5
Doeu, ai! Doeu, ai! Doeu... (by Wando) ImagemImagemImagem

[]'s a todos.




Editado pela última vez por DELTA22 em Dom Jan 31, 2010 2:04 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32943 Mensagem por Bourne » Dom Jan 31, 2010 2:03 pm

Centurião escreveu:Desvirtuando um pouco o assunto, mas a Marinha comprar NaPaOc concebido no Chile para mim é um absurdo. Não importa se será fabricado no Brasil. Será que não poderíamos nos associar a algum estaleiro com mais experiência e fazer o projeto nós mesmos? Será que eles tem maior capacidade de projeto de navios do que nós?

No mais, parabéns à Marinha por tocar seus projetos de forma bem mais profissional do que a FAB.
Por que absurdo? Só por que é chileno? Se fosse holandês creio que não teria problemas, não?

A ideia do processo de seleção não é, lá no fundo, se associar a algum estaleiro internacional que domine a tecnologia e o projeto para capacitar a indústria nacional a tocar ou entrar como sócio em projetos futuros?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32944 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jan 31, 2010 2:04 pm

Enlil escreveu:
PRick escreveu:Esse é novinho, e tem coisas muito interessantes, testes de armas com Rafales F-3. E outras surpresas! CM não vai gostar. :mrgreen: :mrgreen:



[]´s
O melhor vídeo do Rafale q já vi até hoje. Inclusive baixei. Mas postar vídeos de acidentes como se fossem caças abatidos foi sacanagem...
Abateram um Su-35 para tester o Meteor, Sacanagem. :twisted:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32945 Mensagem por Enlil » Dom Jan 31, 2010 2:12 pm

gaitero escreveu:
Marino escreveu:Veja, o MU é inteligentíssimo, bem intencionado, fazia o que muitos brasileiros não faziam, que era peitar os gringos, duramente.
Só que tinha suas idiossincrasias. :lol: :lol: :lol:
Mas seria outro, como o NJ, que não passaria em branco no MD.
Olha...

É natural que cometam-se erros.. Até mesmo nós cometemos erros no dia dia.. Imagine então, quando se é reponsável por desenvolver algo que não é de seu maximo conhecimento...

Muitas coisas podem e devem ser alteradas. Como os navios de propositos multiplos, ou os aviões navais... Porque a idéia é sensacional, mas o desenvolver/fabricar/operar, é completamente diferente..

Porém é fato, muita coisa era impensada antes da chegadas destes 2 ''loucos''.
Sem dúvida. Foi uma iniciativa inédita no Brasil. Obviamente terá q se adequadar a dinâmica da realidade, tanto do ponto de vista pragmático quanto em termos de sofisticação tecnológica e geopolítica.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32946 Mensagem por Juliano Lisboa » Dom Jan 31, 2010 2:21 pm

AlbertoRJ escreveu:
Enlil escreveu: O melhor vídeo do Rafale q já vi até hoje. Inclusive baixei. Mas postar vídeos de acidentes como se fossem caças abatidos foi sacanagem...
Abateram um Su-35 para tester o Meteor, Sacanagem. :twisted:

De muito mal gosto esse video. Há outras formas de se propagar as qualidades de um avião como o Rafale, mas usar de tragédias pra isso, é um absurdo.

Lamentável.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32947 Mensagem por Marino » Dom Jan 31, 2010 2:22 pm

Bourne escreveu:
Centurião escreveu:Desvirtuando um pouco o assunto, mas a Marinha comprar NaPaOc concebido no Chile para mim é um absurdo. Não importa se será fabricado no Brasil. Será que não poderíamos nos associar a algum estaleiro com mais experiência e fazer o projeto nós mesmos? Será que eles tem maior capacidade de projeto de navios do que nós?

No mais, parabéns à Marinha por tocar seus projetos de forma bem mais profissional do que a FAB.
Por que absurdo? Só por que é chileno? Se fosse holandês creio que não teria problemas, não?

A ideia do processo de seleção não é, lá no fundo, se associar a algum estaleiro internacional que domine a tecnologia e o projeto para capacitar a indústria nacional a tocar ou entrar como sócio em projetos futuros?
O projeto não é chileno, é alemão e foi construído no estaleiro chileno ASMAR, da Marinha Chilena.
Com a MB ACHO que os alemães estão meio queimados, mas pode ser a hora de dar a volta por cima.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32948 Mensagem por Enlil » Dom Jan 31, 2010 2:27 pm

Centurião escreveu:Desvirtuando um pouco o assunto, mas a Marinha comprar NaPaOc concebido no Chile para mim é um absurdo. Não importa se será fabricado no Brasil. Será que não poderíamos nos associar a algum estaleiro com mais experiência e fazer o projeto nós mesmos? Será que eles tem maior capacidade de projeto de navios do que nós?

No mais, parabéns à Marinha por tocar seus projetos de forma bem mais profissional do que a FAB.
Quem eu saiba o projeto original não é chileno. E também não tem nada a ver se fosse. Não há dúvida q foram competentes em sua consolidação, já têm dois operacionais, se não me engano, além de serem belos navios.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32949 Mensagem por Paisano » Dom Jan 31, 2010 2:28 pm

Grifon escreveu:Do Blog Panorama Global, do Pedro Paulo Rezende
Quem está certo?

Na moita, a Marinha do Brasil abriu concorrência para a compra de cinco Navios Patrulha Oceânicos (NaPaOcs). Oito empresas de sete países entraram na disputa. Enquanto isso, a Aeronáutica não fecha consenso. Em setembro o ministro Nelson Jobim recebeu TODOS os pilotos que testaram os aviões e a opinião deles, em muitos pontos, não bate com a dos engenheiros da COPAC. O Gripen NG ficou em terceiro em termos de desempenho, depois do Rafale e do F/A-18E/F. O relatório da "Gerência" foi extremamente criticado pelo Alto Comando que modificou o vencedor. Sim, o relatório que chegou ao Jobim e ao Presidente Lula NÃO TRAZ o caça sueco como vencedor. Sabe porque? Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa. O programa de fabricação do avião projetado pela Aeritalia (hoje Alenia) e pela Aermacchi deveria custar US$ 700 milhões. Ficou por US$ 3,5 bi e quase faliu a Embraer. Em 1994, fiz uma visita melancólica à empresa. No pátio, quatro aviões prontos. A Força Aérea Brasileira não tinha como pagá-los (deveriam custar US$ 10 milhas e o preço saltara para US$ 32 milhões). Oito estavam em diversas fases de finalização na linha de montagem vazias.


O resultado desse programa caótico foi uma frota desigual, com quatro padrões diferentes de painéis e equipamentos. Diga-se de passagem: de projeto brasileiro, pouco há. Na versão brasileira nossos engenheiros introduziram dois pontos para tanques ejetáveis nas asas e, por causa de um embargo norte-americano, substituíram o canhão Vulcan de 20mm por dois DEFA de 30mm. A vibração dos canhões maiores descalibrava todos os radares testados no aparelho, até que os italianos da Galileo conseguiram desenvolver uma versão do Scipio capaz de aguentar o tranco. Com isso, o avião ficou sem equipamento de detecção, que só será integrado na modernização prevista a partir deste ano.

A falta de critério da COPAC ficou evidente na semana passada. Os russos foram expulsos do F-X2 porque sua proposta "não apresentava garantias". A desculpa era que o Su-35BM, modelo oferecido pela Rosoboronexport, ainda era um protótipo sem encomendas. No momento da decisão, havia cinco aparelhos voando. Os geniais engenheiros da FAB selecionaram o Gripen NG da SAAB, que não passa de um demonstrador. Cabe uma explicação: um protótipo é representativo do aparelho em produção. Um demonstrador não passa de uma gambiarra que antecede o protótipo. O protótipo do caça sueco deverá voar neste ano. É preciso ressaltar que o Su-35 tem dois modelos de radar integrados, ambos de varredura eletrônica. O de varredura passiva (PESA) tem um alcance de 220km. O de varredura ativa chega a 250km. São os mais potentes disponíveis no mercado. O do Gripen NG está em desenvolvimento pela SELEX, empresa escolhida depois que a Raytheon, a Thales e a Elta pularam fora do programa..

De lá para cá, o governo da Federação Russa encomendou 48 Su-35BM. A proposta russa previa a venda de 36 Sukhois Su-35BM, de 4ª geração, e a transferência de tecnologia crescente a partir da 37ª célula, até chegar a 100% de nacionalização a partir da 72ª unidade. O preço unitário pelos Su-35BM seria de € 40 milhas. Para baratear e garantir o suprimento de componentes, a Rosoboronexport instalaria um armazém alfandegado em Viracopos com peças suficientes para manter os aviões voando por 30 anos. Como atrativo adicional, previa a participação brasileira no PAK FA T-50, o único caça de 5ª geração desenvolvido fora dos Estados Unidos. Os geniais engenheiros da COPAC decretaram que esse era um sonho impossível, apesar de dois países, Rússia e Índia, estarem comprometidos com o projeto, que conta com mais de 300 opções de compra. A KNAAPO, fábrica responsável pelo desenvolvimento, não estaria capacitada para a tarefa.

Para azar da Gerência F-X2, o PAK FA T-50 voou na última quinta-feira! Tem três protótipos prontos, dois voando e um terceiro em ensaios estruturais em Moscou. Ou seja, a proposta sem garantias colocou dois modelos de avião diferentes no ar, um deles de 5ª geração, enquanto a proposta garantida só possui um demonstrador no ar sem radar! E o que é pior: não passa de um caça de 4ª geração, potencialmente obsoleto antes mesmo de voar. A data prevista para a entrada em fabricação do T-50 é 2013. Tem um radar AESA revolucionário (são cinco antenas espalhadas pela fuselagem, cobrindo todos os ângulos de ataque). É interessante observar que os dois aviões de combate russos compartilham motores, computadores de bordo e radar (no caso do Su-35BM, a antena de proa), o que facilitaria a manutenção.

MARINHA

Comparando a atuação da Aeronáutica com a da Marinha dá para observar uma grande diferença no modus operandi. A Força Naval teve aprovado três programas, de tecnologia francesa, para a construção de um estaleiro e a fabricação de seis submarinos convencionais e um de propulsão nuclear. Foi mais além. Sem despertar o interesse da mídia, contactou mais de dez estaleiros internacionais para aconstrução de cinco (três unidades firmes com duas opções adicionais) NaPaOcs. Sete deles responderam. Dois alemães, Thyssen e Fassmer; um britânico, BAe; um chileno, ASMAR; um coreano, Daewoo; um espanhol, Navantia; um francês, DCNS; e um italiano, Fincantieri. A Fassmer e a Asmar vão trabalhar em conjunto. Ofereceram uma versão atualizada do OPV-80. Duas unidades operam na Marinha do Chile, onde é conhecida como classe Piloto Pardo, que pretende comprar mais quatro. Argentina e Colômbia também selecionaram o modelo. Dentro do governo, que trabalha na integração do continente, esse é um argumento de peso.

Os requerimentos da Marinha do Brasil preveem navios com velocidade igual ou superior a 20 nós, armados com um canhão de 76mm, capazes de receber helicópteros Linx, Pantera ou Esquilo. O deslocamento ficaria entre 1.850 e 2 mil toneladas. Os preços variam entre US$ 30 milhões (preço do Piloto Pardo) e US$ 100 milhões (projeto Gowind, da DCNS, e Avante 1400, da Navantia). Coloquei abaixo alguns links para que possam examinar os modelos em licitação (não consegui descobrir qual o modelo oferecido pela Daewoo).

http://www.royalnavy.mod.uk/operations- ... yde/188230

http://www.tk-marinesystems.de/bilder/p ... echts2.jpg

http://www.fincantieri.it/CMS/Data/prod ... ttotitolo=

http://www.segurancaedefesa.com/Mais_PZM.html

http://www.dcnsgroup.com/batiments-de-s ... owind.html

http://www.navantia.es/irj/portal/anony ... a2bf0027e5
Texto demolidor!!! :shock:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32950 Mensagem por DELTA22 » Dom Jan 31, 2010 2:31 pm

Esmagador, diria eu! 8-]

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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32951 Mensagem por PRick » Dom Jan 31, 2010 2:32 pm

Grifon escreveu:Do Blog Panorama Global, do Pedro Paulo Rezende
Quem está certo?

Na moita, a Marinha do Brasil abriu concorrência para a compra de cinco Navios Patrulha Oceânicos (NaPaOcs). Oito empresas de sete países entraram na disputa. Enquanto isso, a Aeronáutica não fecha consenso. Em setembro o ministro Nelson Jobim recebeu TODOS os pilotos que testaram os aviões e a opinião deles, em muitos pontos, não bate com a dos engenheiros da COPAC. O Gripen NG ficou em terceiro em termos de desempenho, depois do Rafale e do F/A-18E/F. O relatório da "Gerência" foi extremamente criticado pelo Alto Comando que modificou o vencedor. Sim, o relatório que chegou ao Jobim e ao Presidente Lula NÃO TRAZ o caça sueco como vencedor. Sabe porque? Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa. O programa de fabricação do avião projetado pela Aeritalia (hoje Alenia) e pela Aermacchi deveria custar US$ 700 milhões. Ficou por US$ 3,5 bi e quase faliu a Embraer. Em 1994, fiz uma visita melancólica à empresa. No pátio, quatro aviões prontos. A Força Aérea Brasileira não tinha como pagá-los (deveriam custar US$ 10 milhas e o preço saltara para US$ 32 milhões). Oito estavam em diversas fases de finalização na linha de montagem vazias.


O resultado desse programa caótico foi uma frota desigual, com quatro padrões diferentes de painéis e equipamentos. Diga-se de passagem: de projeto brasileiro, pouco há. Na versão brasileira nossos engenheiros introduziram dois pontos para tanques ejetáveis nas asas e, por causa de um embargo norte-americano, substituíram o canhão Vulcan de 20mm por dois DEFA de 30mm. A vibração dos canhões maiores descalibrava todos os radares testados no aparelho, até que os italianos da Galileo conseguiram desenvolver uma versão do Scipio capaz de aguentar o tranco. Com isso, o avião ficou sem equipamento de detecção, que só será integrado na modernização prevista a partir deste ano.

A falta de critério da COPAC ficou evidente na semana passada. Os russos foram expulsos do F-X2 porque sua proposta "não apresentava garantias". A desculpa era que o Su-35BM, modelo oferecido pela Rosoboronexport, ainda era um protótipo sem encomendas. No momento da decisão, havia cinco aparelhos voando. Os geniais engenheiros da FAB selecionaram o Gripen NG da SAAB, que não passa de um demonstrador. Cabe uma explicação: um protótipo é representativo do aparelho em produção. Um demonstrador não passa de uma gambiarra que antecede o protótipo. O protótipo do caça sueco deverá voar neste ano. É preciso ressaltar que o Su-35 tem dois modelos de radar integrados, ambos de varredura eletrônica. O de varredura passiva (PESA) tem um alcance de 220km. O de varredura ativa chega a 250km. São os mais potentes disponíveis no mercado. O do Gripen NG está em desenvolvimento pela SELEX, empresa escolhida depois que a Raytheon, a Thales e a Elta pularam fora do programa..

De lá para cá, o governo da Federação Russa encomendou 48 Su-35BM. A proposta russa previa a venda de 36 Sukhois Su-35BM, de 4ª geração, e a transferência de tecnologia crescente a partir da 37ª célula, até chegar a 100% de nacionalização a partir da 72ª unidade. O preço unitário pelos Su-35BM seria de € 40 milhas. Para baratear e garantir o suprimento de componentes, a Rosoboronexport instalaria um armazém alfandegado em Viracopos com peças suficientes para manter os aviões voando por 30 anos. Como atrativo adicional, previa a participação brasileira no PAK FA T-50, o único caça de 5ª geração desenvolvido fora dos Estados Unidos. Os geniais engenheiros da COPAC decretaram que esse era um sonho impossível, apesar de dois países, Rússia e Índia, estarem comprometidos com o projeto, que conta com mais de 300 opções de compra. A KNAAPO, fábrica responsável pelo desenvolvimento, não estaria capacitada para a tarefa.

Para azar da Gerência F-X2, o PAK FA T-50 voou na última quinta-feira! Tem três protótipos prontos, dois voando e um terceiro em ensaios estruturais em Moscou. Ou seja, a proposta sem garantias colocou dois modelos de avião diferentes no ar, um deles de 5ª geração, enquanto a proposta garantida só possui um demonstrador no ar sem radar! E o que é pior: não passa de um caça de 4ª geração, potencialmente obsoleto antes mesmo de voar. A data prevista para a entrada em fabricação do T-50 é 2013. Tem um radar AESA revolucionário (são cinco antenas espalhadas pela fuselagem, cobrindo todos os ângulos de ataque). É interessante observar que os dois aviões de combate russos compartilham motores, computadores de bordo e radar (no caso do Su-35BM, a antena de proa), o que facilitaria a manutenção.

MARINHA

.....................
Agora, vai rolar sangue, luta na lama, etc.. :lol: :lol: Vai ser COPAC para todo o lado!! :twisted: :twisted:

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32952 Mensagem por Centurião » Dom Jan 31, 2010 3:07 pm

Marino escreveu:
Bourne escreveu: Por que absurdo? Só por que é chileno? Se fosse holandês creio que não teria problemas, não?

A ideia do processo de seleção não é, lá no fundo, se associar a algum estaleiro internacional que domine a tecnologia e o projeto para capacitar a indústria nacional a tocar ou entrar como sócio em projetos futuros?
O projeto não é chileno, é alemão e foi construído no estaleiro chileno ASMAR, da Marinha Chilena.
Com a MB ACHO que os alemães estão meio queimados, mas pode ser a hora de dar a volta por cima.
Se o projeto não é chileno, por que não vamos direto aos projetistas e fazemos nossas adaptações/mudanças ao projeto? Nada contra os chilenos, mas acho que deveríamos associar a estaleiros de países com marinha de maior porte e mais experiência.




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32953 Mensagem por brisa » Dom Jan 31, 2010 3:12 pm

Essa discussão deveria ser la nos navais....o topico aqui é o FX :evil:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32954 Mensagem por Centurião » Dom Jan 31, 2010 3:16 pm

brisa escreveu:Essa discussão deveria ser la nos navais....o topico aqui é o FX :evil:
Erro meu. Peço desculpas aos foristas.




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tanjjr
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32955 Mensagem por tanjjr » Dom Jan 31, 2010 4:23 pm

Após 2 de outubro os russos deram uma declaração dizendo que haviam enviado outra proposta.
Será que é verídico? Eles estão correndo por fora?


http://www.defesanet.com.br/ru1/su-35.htm




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