Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4516 Mensagem por henriquejr » Sex Jan 29, 2010 1:47 pm

Concordo com o moura e com o prp!

A Carreira Única é algo que considero fundamental para um bom funcionamento de qualquer instituição, seja ela pública ou privada! Tanto é que as maiores empresas, principalmente as multinacionais, a tempos vem empregando este modelo, onde geralmente o funcionário inicia a carreira na empresa como Traning (estágiário) e geralmente passa por todos os setores da empresa para que este passe a conhecer intimamente todo o funcionamento da mesma e com o passar do tempo possa ascender profissionamente, passando por cargos de diretorias e chefias, podendo chegar até a presidência da empresa! Os grandes executivos já perceberam que este modelo incentiva os funcionários a quererem sempre dá o melhor de sí para a empresa além de ser ótimo para peneirar novos talentos!

Ja no modelo de classes ocorre justamente o contrário, o cara entra na instituição e logo se depara com companheiros bem mais antigos e "revoltados" por causa das limitações impostas às suas carreiras, sua experiência, competência, liderança não servirão de nada naquele ambiente e logo serão suprimidas pelo próprio profissional pois ele sabe que sua carreia é limitada a uma determinada função fazendo com que o mesmo passe a fazer o chamado "feijão com arroz", ou seja, apenas aquilo que lhes convém fazer. Isso faz com que a instituição não consiga aproveitar seus "talentos", enquantos que muitos incompetentes estão entrando já para ocupar as funções de chefia.




.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#4517 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jan 30, 2010 9:21 am

moura escreveu:Zero,
por sua palavras acima é que eu digo que você tem que está dentro para criticar uma instituição e seu sistema , uma das propostas na nova lei organica do DPF é que o policial que assumir um cargo de chefia terá que estar na classe especial ou seja com mais de dez anos de DPF.
Nem sempre... carreira única, unificação das polícias e etc são assuntos em comum a todos da área de segurança pública.
moura escreveu: Mais uma coisa, um APF hoje para chegar a classe especial tem que fazer uma pós graduação ou seja o policial alem de ter um nivel superior tem que ser pós graduado agora o absurdo é um bacherel recem formado mandar em um policial pós graduado em segurança publica com mais de dez anos de experiencia policial, isso é uma loucura que só acontesse aqui no Brasil.
Pós em quê? Hoje um APF para entrar no DPF tem graduação em qualquer coisa, pós idem... não há como comparar um bacharelado em Direito com um bacharelado em "qualquer coisa". Não estou falando de capacidade intelectual! estou falando de técnica... O Delegado de Polícia é técnico daquilo, do contrário do APF.

Do mesmo modo seria, dizer que um cara que trabalha numa clínica de saúde a mais de 10 anos e tem bacharelado em Hotelaria, conhece mais ou merece mais ser "chefe" do que um médico recém saído da universidade.
moura escreveu: Não sei como é no DESIPE mas no DEPEN existe uma hierarquia e futuramente será comandado por um agente penitenciaro no mais alto padrão de sua carreira e não por um novinho.
Eu não sei como é no DEPEN, mas a carreira única na SEAP (DESIPE acabou em 2003...) mostra que esse tipo de coisa está longe de ser impedido, continuamos com novinhos bons e ruins mandando em antigões.

Eu pertenço a uma classe de carreira única, mas não me sinto melhor que um Soldado da PM! O Soldado da PM se quiser comandar um Batalhão um dia, se quiser estar no "topo" da sua cadeia, tem apenas que ESTUDAR, do outro lado... eu posso ser o cara mais QUALIFICADO, mais INTELIGENTE do sistema prisional... mas se eu não conhecer o Secretário, O Sub-Secretário ou o Coordenador de Segurança as minhas chances de dirigir uma cadeia num futuro próximo é de 0,1%!

Então, qual a vantagem da carreira única???




Editado pela última vez por ZeRo4 em Sáb Jan 30, 2010 9:35 am, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#4518 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jan 30, 2010 9:24 am

prp escreveu:Vou citar um exemplo em minas,
Em Minas todos os diretores de presidios são nomeados pelo subsecretário e o cargo é um cargo de confiança (cargo em comissão), ou seja, em minas se vc for amigo do sub você será diretor e não tem que ser da carreira não, se vc tiver nível superior pode ser nomeado para qualquer cadeia do estado.
Mas isso vem da legislação... a LEP diz que qualquer um com curso em determinadas áreas pode ser diretor. Não que eu concorde, mas infelizmente é assim que é atualmente!
prp escreveu: Minha sujestão e opinião sobre o assunto é o seguinte:
1. Acabar com cargos de confiança, deixando somente para o alto escalão, ou seja, secretario de seg, chefe da pc, cmto da pm e sec. de adm. penitenciária. E que todos sejam de carreira e da ativa.
2. Unificação da PM,PC. visto que as duas organizações tem o mesmo objetivo.(combater o crime na sociedade).
3. Criar uma carreira única tal como ocorre no Sistema Prisional de Minas.
4. O mais importante os critérios de promoção: deveria ser por antiguidade e merecimento alternadamente, tal como ocorre nos tribunais, e o critério de merecimento deveria ter regras claras, como especializações, cursos, etc.
1. Plenamente de acordo, cargo apenas para merecimento e os de alto-escalção eu optaria por uma espécie de "eleição".

2. Não vejo necessidade disso, traria mais problemas do que soluções.

3. Tbm não acredito que a carreira única tenha relevante influência no que estamos discutindo, se mudar... muda muito pouco. Teríamos uma trabalheira imensa, chuva de ações judiciais, uma enorme discussão em torno do Direito Administrativo... para mudar quase nada.

4. Plenamente de acordo tbm!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Operações Policiais e Militares

#4519 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jan 30, 2010 9:33 am

henriquejr escreveu:A Carreira Única é algo que considero fundamental para um bom funcionamento de qualquer instituição, seja ela pública ou privada! Tanto é que as maiores empresas, principalmente as multinacionais, a tempos vem empregando este modelo, onde geralmente o funcionário inicia a carreira na empresa como Traning (estágiário) e geralmente passa por todos os setores da empresa para que este passe a conhecer intimamente todo o funcionamento da mesma e com o passar do tempo possa ascender profissionamente, passando por cargos de diretorias e chefias, podendo chegar até a presidência da empresa! Os grandes executivos já perceberam que este modelo incentiva os funcionários a quererem sempre dá o melhor de sí para a empresa além de ser ótimo para peneirar novos talentos!
Mas pera aeee...

O Exército Brasileiro e outros Exércitos do mundo não adotam o modelo de carreira única e funcionam muito bem! e aí?

Quanto as Empresas, tem uma coisa óbvia que você esqueceu de mencionar... elas buscam o LUCRO e apenas o LUCRO, então a chanve de alguém ter uma "boquinha" numa empresa particular é inversamente proporcional a chance de alguém ter uma "boquinha" no serviço público!

No setor privado, o incompetente nunca será promido, já no setor público sabemos muito bem como funciona.

O fato é... sem a revisão dos cargos comissionados, sem regras bastante claras em todos os aspectos, não há como afirmar que haverão mudanças ou que teremos pessoas mais experientes, capacitadas e merecedoras no comando.

Falam tanto da Polícia Americana, de carreira única e etc... mas o que mais vemos nos filmes Americanos são justamente pessoas incompetentes, pouco capacitadas, comandando... isso é reflexo da Polícia de lá tbm!
henriquejr escreveu:Ja no modelo de classes ocorre justamente o contrário, o cara entra na instituição e logo se depara com companheiros bem mais antigos e "revoltados" por causa das limitações impostas às suas carreiras, sua experiência, competência, liderança não servirão de nada naquele ambiente e logo serão suprimidas pelo próprio profissional pois ele sabe que sua carreia é limitada a uma determinada função fazendo com que o mesmo passe a fazer o chamado "feijão com arroz", ou seja, apenas aquilo que lhes convém fazer. Isso faz com que a instituição não consiga aproveitar seus "talentos", enquantos que muitos incompetentes estão entrando já para ocupar as funções de chefia.
Você confunde muito as coisas Henrique. O problema do funcionalismo público é que diferente dos EUA, aqui se tem estabilidade, isso faz com que o cara se acomode ao longo do serviço público.

Vocês falam de liderança, liderança e liderança e adotam o modelo de carreira única como discurso e esquecem de uma só coisa... não tem cargo para todos liderarem! fatalmente teremos vários e vários colegas de mesma classe sendo comandados por outro!

Se hj a classe dos DelPols fosse extinta, passando a pertecerem ao quadro de Agentes Policiais, continuariam poucos cargos de chefia e muita gente antiga, com experiência e blá blá blá... continuaria sendo comandada ou por outros antigos ou por colegas mais novos!!!

O que deve acontecer é um programa de metas, bônus, promoções por merecimento e etc. Isso sim vai levantar a auto-estima do servidor público... se o cara souber que se dedicando ao trabalho poderá ganhar mais, ganhar outros bônus, ganhar promoções ele trabalhará com muito mais afinco do que simplesmente mudando o método de progressão no cargo.

Vocês estão trocando, no final das contas, seis por meia-dúzia... e no final das contas quando isso não der certo vou procurar outro bode expiatório para descarregar suas frustrações.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
pedrohakial
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Set 14, 2009 9:31 am

Re: Operações Policiais e Militares

#4520 Mensagem por pedrohakial » Sáb Jan 30, 2010 8:13 pm

henriquejr escreveu:
A questão que estamos discutindo, carreira única, unificação das polícias e etc é mais admistrativa do que outra coisa, não influi muito na criminalidade em si... agora em relação a carreira única, sou terminantemente contra! pois isso gera apadrinhamento... gostaria muito que aqui no RJ para ser Diretor de presídio o sujeito precisasse de Concurso Público! pelos menos assim o cara se mostra capacitado!

Na minha Unidade Prisional, o Diretor tem 05 anos de casa, sempre dirigiu para o atual Sub-secretário e nunca entrou numa cadeia para fazer o pilar da nossa função... hoje o cara é diretor sem entender quase nada na cadeia, enquanto na nossa turma temos guardas com 08, 10 e um com até 20 anos de "casa" mas que vão continuar ralando ali por não terem um padrinho.
Isso acontece em praticamente todas as instituições, seja ela de carreira única ou com mais de uma carreira. O problema é que os diretores, comandantes, superintendentes, etc..., são cargos comissionados, ou seja, cargos de confiança!

Veja nas PMs, mesmo tendo uma hierarquia bastante definida os Comandantes Gerais são indicações políticas, não tendo nada haver com sua competência para assumir o cargo!

Por outro lado se coloque na posição de um Agente Classe Especial (da PC ou PF) ou de um Subtenente da PM, na grande maioria dos casos com curso superior, cursos de aperfeiçoamentos, etc..., com seus 30 anos de serviços prestados as suas respectivas instituições e com experiência comprovada, serem comandados por um Delegado (no caso dos Agentes) que passam por um cursinho de formação de poucos meses (em alguns casos não passam de 2 meses!), tendo como único diferencial um bom conhecimento de Direiro (coisa que nem precisa tanto, qualquer Agente mais experiente tem capacidade de exercer as funções de um delegado) mas sem saber p*#%@ nenhuma de polícia!!! Isso desmotiva cara! E o pior de tudo é saber que mesmo com toda experiencia e competência a carreira do Agente estará limitada em sua classe, que por mais experiente e competente que seja jamais chegará a cargos de chefia de sua instituição!


Tendo em vista estes fatos, voce chega a ser contraditório quando usa um Agente com menos de 5 anos de carreira chefiando sua unidade para criticar a carreira única!
concordo mas aí é problema do curso de formação de delegados.

Os Cmts Gerais vão lutar pelos seus não duvide como o Cmt Geral do RJ foi exonerado por mostrar a jornalistas o estado da PMERJ. O Cmt Geral tem a vocação de um PM de mais de 30 anos de carreira.




Imagem

"Mesmo que eu voe pelo vale da morte não temerei mau algum, pois estou a 80.000 pés e subindo"
SR-71 BlackBird, Kodena, Japan
Avatar do usuário
pedrohakial
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Set 14, 2009 9:31 am

Re: Operações Policiais e Militares

#4521 Mensagem por pedrohakial » Sáb Jan 30, 2010 8:23 pm

moura escreveu:Zero,
todos que estão no DPF dão duro, esse negocio de concurseiro é coisa de quem não está dentro , o DPF não teria a credibilidade que tem se tivesse um monte de funcionarios acomodados e que so pensam em poder e salarioo.
As maiores operações que você já viu na TV são trabalhos dos novos policiais que você chama de concurseiros que só querem poder e tomar o lugar de dos delta.
O que eu coloquei aqui neste forum é um problema interno do DPF devido a sua evolução como orgão de segurança e que já está chegando a todas as outras policias, fatos esse comprovado no ultima CONSEG.
Seu raciocinio academico e até um pouco inocente estão ofuscando a sua visão da realidade.
Tenho certeza que o dia que você passar em concurso para delta, e acredito que passará se continuar estutando, você terá uma visão bem diferente da que tem hoje principalmente de for no DPF.
Quanto a reserva de vaga isso já foi proposto pelo nosso sindicato mas foi rejeitado pelos deltas e pelo MJ.
É as operações PIROTECNIA MÁXIMA! Fala sério qnd a PF trocar tiro com bandido, subir morro e tirar fuzil a tapa dos malas agente fala que é polícia até lá.....
PF = POLÍCIA FAMOSA, cabo.

Ser polícia é saber romper barreiras mesmo parecendo instransponivel, é servir de escudo contra balas com o próprio peito para proteger um cidadão.




Imagem

"Mesmo que eu voe pelo vale da morte não temerei mau algum, pois estou a 80.000 pés e subindo"
SR-71 BlackBird, Kodena, Japan
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4522 Mensagem por zela » Sáb Jan 30, 2010 8:44 pm

Aff, Polícia Federal num é polícia de verdade???
cada uma viu... :roll: :roll:




moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4523 Mensagem por moura » Dom Jan 31, 2010 11:25 am

Santa cabecinha,
criança policia séria hoje é 99% inteigencia e 1% tiro, pé na porta, quanto mais pesado o armamento que uma policia é obrigado a usar no seu dia a dia é porque o trabalho de prevenção e inteligencia não esta sendo bem feito.
Hoje a instituição demaior experiencia em inteligencia policial no pais é o DPF e isso com doze mil homens para o Brasil todo.
Apropósito a Federal sobe o morra e troca tiro tem caveira e catiano como eu mas não faz disso a sua imagem pois não é sua função basica como policia judiciaria da União.
Só para ilustrar o BOPE treina e usa como referencia as tecnicas de combate em ambiente confinado do COT/DPF.
pedrohakial escreveu:
moura escreveu:Zero,
todos que estão no DPF dão duro, esse negocio de concurseiro é coisa de quem não está dentro , o DPF não teria a credibilidade que tem se tivesse um monte de funcionarios acomodados e que so pensam em poder e salarioo.
As maiores operações que você já viu na TV são trabalhos dos novos policiais que você chama de concurseiros que só querem poder e tomar o lugar de dos delta.
O que eu coloquei aqui neste forum é um problema interno do DPF devido a sua evolução como orgão de segurança e que já está chegando a todas as outras policias, fatos esse comprovado no ultima CONSEG.
Seu raciocinio academico e até um pouco inocente estão ofuscando a sua visão da realidade.
Tenho certeza que o dia que você passar em concurso para delta, e acredito que passará se continuar estutando, você terá uma visão bem diferente da que tem hoje principalmente de for no DPF.
Quanto a reserva de vaga isso já foi proposto pelo nosso sindicato mas foi rejeitado pelos deltas e pelo MJ.
É as operações PIROTECNIA MÁXIMA! Fala sério qnd a PF trocar tiro com bandido, subir morro e tirar fuzil a tapa dos malas agente fala que é polícia até lá.....
PF = POLÍCIA FAMOSA, cabo.

Ser polícia é saber romper barreiras mesmo parecendo instransponivel, é servir de escudo contra balas com o próprio peito para proteger um cidadão.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4524 Mensagem por henriquejr » Seg Fev 01, 2010 1:13 pm

ZeRo4 escreveu:
henriquejr escreveu:A Carreira Única é algo que considero fundamental para um bom funcionamento de qualquer instituição, seja ela pública ou privada! Tanto é que as maiores empresas, principalmente as multinacionais, a tempos vem empregando este modelo, onde geralmente o funcionário inicia a carreira na empresa como Traning (estágiário) e geralmente passa por todos os setores da empresa para que este passe a conhecer intimamente todo o funcionamento da mesma e com o passar do tempo possa ascender profissionamente, passando por cargos de diretorias e chefias, podendo chegar até a presidência da empresa! Os grandes executivos já perceberam que este modelo incentiva os funcionários a quererem sempre dá o melhor de sí para a empresa além de ser ótimo para peneirar novos talentos!
Mas pera aeee...

O Exército Brasileiro e outros Exércitos do mundo não adotam o modelo de carreira única e funcionam muito bem! e aí?

Quanto as Empresas, tem uma coisa óbvia que você esqueceu de mencionar... elas buscam o LUCRO e apenas o LUCRO, então a chanve de alguém ter uma "boquinha" numa empresa particular é inversamente proporcional a chance de alguém ter uma "boquinha" no serviço público!

No setor privado, o incompetente nunca será promido, já no setor público sabemos muito bem como funciona.

O fato é... sem a revisão dos cargos comissionados, sem regras bastante claras em todos os aspectos, não há como afirmar que haverão mudanças ou que teremos pessoas mais experientes, capacitadas e merecedoras no comando.

Falam tanto da Polícia Americana, de carreira única e etc... mas o que mais vemos nos filmes Americanos são justamente pessoas incompetentes, pouco capacitadas, comandando... isso é reflexo da Polícia de lá tbm!
henriquejr escreveu:Ja no modelo de classes ocorre justamente o contrário, o cara entra na instituição e logo se depara com companheiros bem mais antigos e "revoltados" por causa das limitações impostas às suas carreiras, sua experiência, competência, liderança não servirão de nada naquele ambiente e logo serão suprimidas pelo próprio profissional pois ele sabe que sua carreia é limitada a uma determinada função fazendo com que o mesmo passe a fazer o chamado "feijão com arroz", ou seja, apenas aquilo que lhes convém fazer. Isso faz com que a instituição não consiga aproveitar seus "talentos", enquantos que muitos incompetentes estão entrando já para ocupar as funções de chefia.
Você confunde muito as coisas Henrique. O problema do funcionalismo público é que diferente dos EUA, aqui se tem estabilidade, isso faz com que o cara se acomode ao longo do serviço público.

Vocês falam de liderança, liderança e liderança e adotam o modelo de carreira única como discurso e esquecem de uma só coisa... não tem cargo para todos liderarem! fatalmente teremos vários e vários colegas de mesma classe sendo comandados por outro!

Se hj a classe dos DelPols fosse extinta, passando a pertecerem ao quadro de Agentes Policiais, continuariam poucos cargos de chefia e muita gente antiga, com experiência e blá blá blá... continuaria sendo comandada ou por outros antigos ou por colegas mais novos!!!

O que deve acontecer é um programa de metas, bônus, promoções por merecimento e etc. Isso sim vai levantar a auto-estima do servidor público... se o cara souber que se dedicando ao trabalho poderá ganhar mais, ganhar outros bônus, ganhar promoções ele trabalhará com muito mais afinco do que simplesmente mudando o método de progressão no cargo.

Vocês estão trocando, no final das contas, seis por meia-dúzia... e no final das contas quando isso não der certo vou procurar outro bode expiatório para descarregar suas frustrações.

Zero, os problemas apresentados por voce referentes a Carreira Única, sobretudo na sua instituição, podem ser perfeitamente resolvidos com a reformulação do Estatuto. Se a categoria não está satisfeita com os critérios para ocupação dos cargos de chefia basta reinvindicar mudanças.

Basta criar pré-requisitos para o ingresso nos cargos de chefia, como exigir um tempo mínimo de experiência operacional (não basta passar 20 anos se escondendo em alguma repartição!), exigir que os candidatos ao cargo disponham de determinados cursos de aperfeiçoamento (como é o caso do CAS para ser promovido a Subtenente e o CSOPM para Major), sistema eletivo entre os candidato áptos ao cargo, etc...! O negócio é REGULAMENTAR!

Tenho algons colegagas da PRF e nunca vi nenhum deles reclamando do sistema de Carreira Única! Pergunta ao Matheus se ele gostaria de ter um Delegado na PRF!

Com relação ao que você disse sobre a quantidade limitada de vagas para os cargos superiores, isso é lógio e existe em qualquer sistema, seja de Carreira Única ou no Sistema Classista. Logicamente que nem todos conseguirão chegar aos postos mais elevados da carreira mas TODOS terão chances iguais de conseguir, bastando para isso mostrar competência (lógicamente que o fator político sempre terá influiencia, infelizmente).

Eu nunca vi Promotores, Juízes, Policiais Rodoviários e até mesmos AGEPENs que conheço querer mudar do sistema de Carreira Única para o de Classes. Logicamente que problemas existem e sempre existirão, nada é perfeito.




.
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8671
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4525 Mensagem por prp » Seg Fev 01, 2010 5:16 pm

ZeRo4 escreveu:
prp escreveu:Vou citar um exemplo em minas,
Em Minas todos os diretores de presidios são nomeados pelo subsecretário e o cargo é um cargo de confiança (cargo em comissão), ou seja, em minas se vc for amigo do sub você será diretor e não tem que ser da carreira não, se vc tiver nível superior pode ser nomeado para qualquer cadeia do estado.
Mas isso vem da legislação... a LEP diz que qualquer um com curso em determinadas áreas pode ser diretor. Não que eu concorde, mas infelizmente é assim que é atualmente!

Porém em Minas a lei que cria o plano de carreira de ASP diz que Diretor deve ser Agente de Segurança de Carreira, ou seja, se tiver ASP com formação nas áreas que a LEP exige ele tem preferencia frente aos apadrinhados. O que até pouco tempo não vinha acontecendo. Mas o quadro esta mudando.
prp escreveu: Minha sujestão e opinião sobre o assunto é o seguinte:
1. Acabar com cargos de confiança, deixando somente para o alto escalão, ou seja, secretario de seg, chefe da pc, cmto da pm e sec. de adm. penitenciária. E que todos sejam de carreira e da ativa.
2. Unificação da PM,PC. visto que as duas organizações tem o mesmo objetivo.(combater o crime na sociedade).
3. Criar uma carreira única tal como ocorre no Sistema Prisional de Minas.
4. O mais importante os critérios de promoção: deveria ser por antiguidade e merecimento alternadamente, tal como ocorre nos tribunais, e o critério de merecimento deveria ter regras claras, como especializações, cursos, etc.
1. Plenamente de acordo, cargo apenas para merecimento e os de alto-escalção eu optaria por uma espécie de "eleição".

Realmente, uma eleição seria o ideal tal como ocorre no MPF, apesar que o cargo de PGR é de livre nomeação e exoneração do Presidente, Lula vem nomeando só quem ganha a eleição realizada pela associação deles.

2. Não vejo necessidade disso, traria mais problemas do que soluções.

Depende da velocidade em que é colocado essas mudanças, se tiver um planjamento de longo prazo acho que não teria muitos problemas não.

3. Tbm não acredito que a carreira única tenha relevante influência no que estamos discutindo, se mudar... muda muito pouco. Teríamos uma trabalheira imensa, chuva de ações judiciais, uma enorme discussão em torno do Direito Administrativo... para mudar quase nada.

Discordo, com planejamento a longo prazo esses percalços estariam resolvidos.


4. Plenamente de acordo tbm!
O que não pode continuar é ter duas polícias que não se entendem, ou unificam as duas ou acaba com uma.




Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

Re: Operações Policiais e Militares

#4526 Mensagem por eu sou eu » Ter Fev 02, 2010 12:07 pm

acabei de assistir, na tv record, mais um barret apreendido em sp




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38301
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2659 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4527 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Fev 06, 2010 11:21 am

Para perceberem o que se faz em Portugal a nível de combate à sinistralidade:
Carros da BT fora das auto-estradas
O comando da Brigada de Trânsito (BT) da GNR quer mudar o esquema de patrulhamento nas auto-estradas. A recente entrada em funcionamento de um centro de videovigilância da Brisa levou o comandante da BT, major-general Meireles de Carvalho, a alterar o patrulhamento nas auto-estradas. Os carros-patrulha estão agora colocados nos nós de acesso a quatro auto-estradas – A1 (Lisboa-Porto), A2 (Lisboa-Algarve), A5 (Lisboa-Cascais), e A23 (Vendas Novas-Guarda) – e só partem quando for detectada uma transgressão a partir do centro de videovigilância.

O novo esquema de patrulhamento ainda está em fase experimental. Se resultar será alargado a toda a rede de auto-estradas – o que permitirá poupar nas consideráveis despesas de manutenção do parque automóvel da Brigada de Trânsito. “Cada carro-patrulha faz uma média de 495 mil quilómetros por ano. Ao fim desse tempo, é um carro velho”, disse ao CM fonte da Brigada. A Brigada de Trânsito tem, desde o último dia 7 de Junho, cinco militares em permanência no Centro de Coordenação Operacional (CCO) da Brisa, em Carcavelos, dotado de um sistema de câmaras de vídeo que cobre aquelas quatro auto-estradas. Detectam excessos de velocidade, manobras perigosas e captam matrículas dos carros infractores.

Este equipamento foi aproveitado para a concepção do novo projecto de patrulhamento, delineado pela secção de operações da BT, e assinado pelo comandante, major-general Meireles de Carvalho. Assim, desde há cerca de um mês, que viaturas da BT deixaram de circular na A1, A2, A5, e A23.

Em vez disso, os veículos da Brigada de Trânsito estão a ser estrategicamente colocados nos nós de acesso às auto-estradas. E de lá só podem sair se receberem ordens, que terão de ser emitidas a partir de indicações fornecidas pelo CCO da Brisa.

Os técnicos desta empresa e os militares da BT colocados em permanência neste centro analisam as imagens captadas. Em caso de acidente, infracção rodoviária, ou necessidade de auxílio a condutores, as patrulhas colocadas nas imediações recebem ordens para avançar.

Para o porta-voz da BT, major Lourenço da Silva, o anterior sistema de patrulhamento, que previa a circulação dos carros-patrulha nas auto-estradas, nunca se revelou eficaz. “Pretende-se que o novo modelo seja dinâmico e adequado às necessidades”, acrescentou aquele oficial da Brigada de Trânsito.

BRISA PAGA PATRULHAMENTO

As viaturas com que a Brigada de Trânsito exerce a sua actividade de patrulha e vigilância nas auto-estradas A1 (Lisboa-Porto), A2 (Lisboa-Algarve), A5 (Lisboa-Cascais) e A23 (Vendas Novas-Guarda) são propriedade da concessionária destas vias, a Brisa, que paga ainda todas as despesas com combustível e manutenção das viaturas. Só não paga os salários dos militares.

Nas restantes vias de todo o País, a fiscalização é feita com recurso a 565 carros e 185 motos – propriedade da Guarda Nacional Republicana. Metade da frota automóvel é a gasolina e a tendência é para ter apenas carros a diesel.

Em média, um carro-patrulha da Brigada de Trânsito circula 330 dias por ano, sendo os restantes 35 ocupados com as revisões necessárias. Percorre por dia 1500 quilómetros, o que dá por ano uma média anual de 495 mil quilómetros. O gasto de combustível por ano e por viatura é de cerca de 34 mil litros, o que significa aproximadamente 35 mil euros anuais.

Um carro da Brigada de Trânsito faz num ano 49 mudanças de óleo e, pelo menos, 25 grandes revisões – e gasta ainda, num único ano, uma média de 24 jogos de pastilhas de travões e dez discos de embraiagem.

VIATURAS 'À PAISANA' CONTINUAM

Os carros descaracterizados da Brigada de Trânsito, equipados com câmaras de vídeo e sensores de velocidade, vão continuar a circular em todas as auto-estradas. Na A1 (Lisboa-Porto), na A2 (Lisboa-Algarve), na A5 (Lisboa-Cascais) e na A23 (Vendas Novas-Guarda), onde já vigora o novo esquema de patrulhamento, a BT vai continuar a instalar radares para controlo de velocidade e a circular com os carros ‘à paisana’.

As câmaras de vigilância instaladas pela Brisa cobrem todos os quilómetros daquelas auto-estradas. Mas as imagens obtidas ainda não podem ser utilizadas como prova da infracção nem podem ser arquivadas – enquanto a Comissão Nacional de Protecção de Dados, como a lei obriga, não der parecer favorável. As câmaras de vídeo transmitem para monitores de televisão instalados no Centro de Coordenação Operacional da concessionária das auto-estradas, em Carcavelos, onde se encontram, em permanência, militares da Brigada de Trânsito.

Quando é detectada qualquer manobra perigosa, ou um automóvel em contramão, o alerta é transmitido ao carro-patrulha posicionado no nó de acesso à auto-estrada mais perto do local e a patrulha da BT apenas poderá intervir caso seja testemunha da infracção.

UM CARRO EM NÚMEROS

QUILÓMETROS PERCORRIDOS

- Circula 330 dias por ano. Pára durante 35 dias para revisões

- Faz num ano 495 mil km

- Percorre 1500 km por dia

COMBUSTÍVEL E OFICINA

- Cada carro-patrulha gasta cerca de 34 mil litros de gasolina por ano

- Faz num ano 49 mudanças de óleo e, pelo menos, 25 grandes revisões

- Gasta por ano 24 jogos de pastilhas de travões e 10 discos de embraiagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4528 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 07, 2010 2:39 am

É foda.





"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4529 Mensagem por binfa » Dom Fev 07, 2010 8:12 pm

Vejam os "brinquedinhos" apreendidos!

http://farm5.static.flickr.com/4011/4325532981_f33ee0dd36_b.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2745/4325528533_779199d49f_b.jpg

http://farm5.static.flickr.com/4026/4326262322_efd94e24dc_b.jpg

No dia 02/02 a PF apreende na cidade de Arujá mais de meia tonelada de cocaína e armamento de alto poder de destruição.

Foi aprendido 550 kg de cocaina, 10 granadas antitanque 62mm 01 pistola .380 01 pistola 762, um revolver 22, 11 veiculos, 95 mil reais em dinheiro.




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#4530 Mensagem por henriquejr » Dom Fev 07, 2010 9:00 pm

Bolovo escreveu:É foda.


Esse fato lamentável ocorreu no mês passado aqui em Natal. As instigações para a capitura dos bandidos ainda estão sendo realizadas.




.
Responder