TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32881 Mensagem por Bender » Sáb Jan 30, 2010 5:44 pm

Marino escreveu:Eu tinha dito que mais leria do que postaria e, de certa forma, só escrevendo este post, mantenho minha decisão.
É muito triste o que venho lendo, a mistura de posições pessoais, preferências individuais, com as necessidades do país.
Como fiz nas "navais" em um debate sobre PA, recorro, mais uma vez, à END que, para os que ainda não entenderam, é o farol a ser seguido, gostem, ou não.
O que ela diz respeito a FAB (e no que nos interessa)?
Primeiro:
Em qualquer hipótese de emprego a Força Aérea terá a responsabilidade de
assegurar superioridade aérea local. Do cumprimento dessa responsabilidade,
dependerá em grande parte a viabilidade das operações navais e das operações
das forças terrestres no interior do País. O requisito do potencial de garantir
superioridade aérea local será o primeiro passo para afirmar a superioridade aérea
sobre o território e as águas jurisdicionais brasileiras.
Impõe, como consequência, evitar qualquer hiato de desproteção aérea no período de 2015 a 2025, durante o qual terão de ser substituídos a atual frota de aviões de combate, os sistemas de armas e armamentos inteligentes embarcados, inclusive
os sistemas inerciais que permitam dirigir o fogo ao alvo com exatidão e “além do
alcance visual”
.
Foi claro o suficiente?
A atual frota TEM que ser substituída, o FX-2 não vai ser cancelado, postergado, trocado, mexido, o que quer que seja, ou a defesa aérea estará prejudicada.
Seguindo:
Dentre todas as preocupações a enfrentar no desenvolvimento da Força Aérea, a
que inspira cuidados mais vivos e prementes é a maneira de substituir os atuais aviões
de combate no intervalo entre 2015 e 2025, uma vez esgotada a possibilidade de
prolongar-lhes a vida por modernização de seus sistemas de armas, de sua aviônica e
de partes de sua estrutura e fuselagem.
Isto foi escrito já há algum tempo, com o reconhecimento da impossibilidade de contínuas modernizações na atual frota de caças.
A maneira de substitui-los é o que vemos a seguir.
O princípio genérico da solução é a rejeição das soluções extremas - simplesmente
comprar no mercado internacional um caça “de quinta geração” ou sacrificar a compra
para investir na modernização dos aviões existentes, nos projetos de aviões nãotripulados,
no desenvolvimento, junto com outro país, do protótipo de um caça tripulado
do futuro e na formação maciça de quadros científicos e técnicos. Convém solução
híbrida, que providencie o avião de combate dentro do intervalo temporal necessário
mas que o faça de maneira a criar condições para a fabricação nacional de caças
tripulados avançados.
E que solução foi visualisada?
Tal solução híbrida poderá obedecer a um de dois figurinos. Embora esses dois
figurinos possam coexistir em tese, na prática um terá de prevalecer sobre o outro.
Ambos ultrapassam de muito os limites convencionais de compra com transferência de
tecnologia ou “off-set” e envolvem iniciativa substancial de concepção e de fabricação
no Brasil. Atingem o mesmo resultado por caminhos diferentes.
Vejamos:
De acordo com o primeiro figurino, estabelecer-se-ia parceria com outro país ou
países para projetar e fabricar no Brasil, dentro do intervalo temporal relevante, um
sucedâneo a um caça de quinta geração à venda no mercado internacional. Projeta-se e
constrói-se o sucedâneo de maneira a superar limitações técnicas e operacionais
significativas da versão atual daquele avião (por exemplo, seu raio de ação, suas
limitações em matéria de empuxo vetorado, sua falta de baixa assinatura radar).
A solução em foco daria resposta simultânea aos problemas das limitações técnicas e
da independência tecnológica.
Ou seja, a END sabia da existência de caças de 5ª geração, mas para suprir a necessidade de defesa aérea com o fim da vida útil de nossos atuais caças, previa a necessidade de aquisição de um sucedâneo a um 5ª geração, que traria tecnologia superando nossas limitações técnicas, que EXISTEM, queiram, ou não, aceitar.
E continua:
De acordo com o segundo figurino, seria comprado um caça de quinta geração, em
negociação que contemplasse a transferência integral de tecnologia, inclusive as
tecnologias de projeto e de fabricação do avião e os “códigos-fonte”. A compra seria feita
na escala mínima necessária para facultar a transferência integral dessas tecnologias.
Uma empresa brasileira começa a produzir, sob orientação do Estado brasileiro, um
sucedâneo àquele avião comprado, autorizado por negociação antecedente com o
país e a empresa vendedores. A solução em foco dar-se-ia por sequenciamento e não
por simultaneidade.
SEQUENCIAMENTO, NÃO SIMULTANEIDADE, entenderam agora?
O mesmo ocorreu com a MB, com a prioridade aos submarinos, e não à força de superfície ou aeronaval.
E conclui:
A escolha entre os dois figurinos é questão de circunstância e de negociação.
Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de preferir a opção que minimize
a dependência tecnológica ou política em relação a qualquer fornecedor que, por deter
componentes do avião a comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa
participação, inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil.
OPÇÃO QUE MINIMIZE A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA OU POLÍTICA EM RELAÇÃO A QUALQUER FORNECEDOR - preciso desenhar?
Será que dá para interpretar o texto acima e o que está acontecendo?
Será que não é óbvio que vamos primeiro por um 4ª geração que feche o gap com a baixa de nossos MMMM?
Que esta solução vai nos ajudar tecnologicamente/
Que a solução do 5ª geração foi vista desde o início, quando do rascunho da END?
E que ELA VIRÁ, apesar de escreverem "os custos", "o custeio", "o rancho", "a gasolina", mimimimimi, gutiguti, etc?
Alguns aqui, volto a tocar no tema, precisam aprender a escrever "EU ACHO", "É MINHA OPINIÃO", "EU GOSTO MAIS", etc, pois assim não seriam contestados com tanto vigor.
Nosso fórum, seus foristas, aprenderam a ser extremamente críticos e não são de aceitar coisas assim.
Thor, Alcmartin e outros companheiros de azul, me perdoem entrar nessa seara, que não é a minha.
Fiz com o intuito de ajudar a ver o que está óbvio para mim.
PQP! Tinha que postar todo dia isso aqui!

Não peça perdão aos companheiros que voam,além da tua função profissional,és antes de tudo um cidadão brasileiro como todos nós,que deseja o bem do país e tua opinião tem muito mais peso que a dos paisanos aqui.

"A atual frota TEM que ser substituída, o FX-2 não vai ser cancelado, postergado, trocado, mexido, o que quer que seja, ou a defesa aérea estará prejudicada."

Cancelar é um tiro no pé,acomodar pode ser no joelho,vamos aguardar.

Abraços,muito bom post!

Bender

#32882 Mensagem por Bender » Sáb Jan 30, 2010 5:49 pm

cb_lima escreveu:CM, Marino, Bender, Delta e demais porque gracas a Deus sao muitos! [100] [009]

Depois do que li... e li os pedacos do END e tudo mais...

Culhao de adamantium para o Marino.

E pedindo asilo l'a na varanda... porque acho que a minha alma ainda tem salvacao.... powwwwws o END preve uma aeronave MELHOR do que ficar brincando de Lego Land de 1900 e AM-X... Fora Am-X 2.0!!!!!!!

Rapaz, eu vou te contar... 'e querer muito andar para tras quando vemos certas coisas que vemos por a'i.

Parabens pelos posts.
[]s
CB_Lima
Lima véio, :mrgreen: se lembra daquele ceguinho comediante? É muito diffiiicilll! :mrgreen:

Pois é só que essa marca de cigarro o GF não vai fumar meeesssssmo! :twisted:

Sds.

Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#32883 Mensagem por Wardog » Sáb Jan 30, 2010 5:58 pm

Mas quem falou que não é pra substituir a atual frota?? :roll: :roll: :roll: :roll:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#32884 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 30, 2010 6:00 pm

gomugomu escreveu:Mas quem falou que não é pra substituir a atual frota?? :roll: :roll: :roll: :roll:

CONGRATZ pela cuidadosa leitura e brilhante entendimento do post. :roll: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gaitero
Sênior
Sênior

#32885 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 30, 2010 6:00 pm

Marino escreveu:Se eu pudesse falar o que ouvi dos planos da FAB...
O pessoal do mimimi, gutiguti, fabinha pequinininha que não pode ser grandinha, ia ter um treco aqui.
Deixa prá lá.
Abrindo a cadeira de sol.
Marino marino...

Olha que o pessoal te mata... :wink:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#32886 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 30, 2010 6:02 pm

Carlos Mathias escreveu:Aí é que você se engana completamente meu caro.
Você está comprando a versão pronta da história. Os pauzinhos foram mexidos já na short-list, antes disso, foram mexidos quando se percebeu que um certo país estaria na short-list, feita pelo GF.

A FAB agiu e age nas sombras faz tempo Santiago, ela tá com a mão suja. A quem interessa, isso está mais do que claro.

Quero ser John Malkovich te lembra alguma coisa?
Você acha que o que querem é realmente F-18 e Gripen?
Olha CM... o Marino construiu o caminho dos tijolos dourados...

É só esperar na varanda, que as coisas vão acontecer...

E o MU... Ele esta feliz, muito... Vamos nos reunir novamente em breve, mas agora, é pra valer... Vamos chutar a bunda de alguns PMDBistas, e quem sabe vem coisa boa da parada...

:twisted: :twisted:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Bender

#32887 Mensagem por Bender » Sáb Jan 30, 2010 6:09 pm

P44 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Marino, você merece medalha culhão de aço revestido de titânio.

daqui da varanda contemplando o mangue, eu subscrevo.
O mangue está purgando e borbulhando,a varanda tá lotada! :shock: tem até cadeira de praia,CM desce duas caixas de brejas por que uma só não vai dar. 8-] Aproveite e descola um colchonete e uns tremoços para o P44 que parece que ele vai ficar um tempo.

Sds.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#32888 Mensagem por Skyway » Sáb Jan 30, 2010 6:20 pm

O pessoal do mimimi, gutiguti, fabinha pequinininha que não pode ser grandinha, ia ter um treco aqui.
Deixa prá lá.
Ué, fala Marino.
O pessoal que gosta de fazer escândalo e barraco que tem que reeducar sua maneira de usar o fórum, não quem tem experiência e gabarito como você.

Deixa eles fazerem escândalo, falar que é mentira e o escambau, tu acha que as pessoas sérias daqui vão levar em consideração? :lol:

Um forte abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#32889 Mensagem por guilhermecn » Sáb Jan 30, 2010 6:24 pm

Bender escreveu:
Marino escreveu:Eu tinha dito que mais leria do que postaria e, de certa forma, só escrevendo este post, mantenho minha decisão.
É muito triste o que venho lendo, a mistura de posições pessoais, preferências individuais, com as necessidades do país.
Como fiz nas "navais" em um debate sobre PA, recorro, mais uma vez, à END que, para os que ainda não entenderam, é o farol a ser seguido, gostem, ou não.
O que ela diz respeito a FAB (e no que nos interessa)?
Primeiro: Foi claro o suficiente?
A atual frota TEM que ser substituída, o FX-2 não vai ser cancelado, postergado, trocado, mexido, o que quer que seja, ou a defesa aérea estará prejudicada.
Seguindo: Isto foi escrito já há algum tempo, com o reconhecimento da impossibilidade de contínuas modernizações na atual frota de caças.
A maneira de substitui-los é o que vemos a seguir. E que solução foi visualisada? Vejamos: Ou seja, a END sabia da existência de caças de 5ª geração, mas para suprir a necessidade de defesa aérea com o fim da vida útil de nossos atuais caças, previa a necessidade de aquisição de um sucedâneo a um 5ª geração, que traria tecnologia superando nossas limitações técnicas, que EXISTEM, queiram, ou não, aceitar.
E continua: SEQUENCIAMENTO, NÃO SIMULTANEIDADE, entenderam agora?
O mesmo ocorreu com a MB, com a prioridade aos submarinos, e não à força de superfície ou aeronaval.
E conclui: OPÇÃO QUE MINIMIZE A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA OU POLÍTICA EM RELAÇÃO A QUALQUER FORNECEDOR - preciso desenhar?
Será que dá para interpretar o texto acima e o que está acontecendo?
Será que não é óbvio que vamos primeiro por um 4ª geração que feche o gap com a baixa de nossos MMMM?
Que esta solução vai nos ajudar tecnologicamente/
Que a solução do 5ª geração foi vista desde o início, quando do rascunho da END?
E que ELA VIRÁ, apesar de escreverem "os custos", "o custeio", "o rancho", "a gasolina", mimimimimi, gutiguti, etc?
Alguns aqui, volto a tocar no tema, precisam aprender a escrever "EU ACHO", "É MINHA OPINIÃO", "EU GOSTO MAIS", etc, pois assim não seriam contestados com tanto vigor.
Nosso fórum, seus foristas, aprenderam a ser extremamente críticos e não são de aceitar coisas assim.
Thor, Alcmartin e outros companheiros de azul, me perdoem entrar nessa seara, que não é a minha.
Fiz com o intuito de ajudar a ver o que está óbvio para mim.
PQP! Tinha que postar todo dia isso aqui!

Não peça perdão aos companheiros que voam,além da tua função profissional,és antes de tudo um cidadão brasileiro como todos nós,que deseja o bem do país e tua opinião tem muito mais peso que a dos paisanos aqui.

"A atual frota TEM que ser substituída, o FX-2 não vai ser cancelado, postergado, trocado, mexido, o que quer que seja, ou a defesa aérea estará prejudicada."

Cancelar é um tiro no pé,acomodar pode ser no joelho,vamos aguardar.

Abraços,muito bom post!
Ótima post Marino [009]

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#32890 Mensagem por Marino » Sáb Jan 30, 2010 6:45 pm

Túlio escreveu:Bem, calei a boca. Vou tratar urgentemente de aprender a dizer EU ACHO. :oops: :oops: :oops: :oops:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Em momento algum tive qualquer post seu na cabeça.
Pode ficar tranquilo. 8-]

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
PRick

#32891 Mensagem por PRick » Sáb Jan 30, 2010 6:51 pm

Caça de 4ª geração da FAB. :D :D

Imagem

Caça de 5ª geração da FAB. :mrgreen: :mrgreen:

http://img402.imageshack.us/img402/4648/rafalenovo.jpg

Marino
Sênior
Sênior

#32892 Mensagem por Marino » Sáb Jan 30, 2010 6:52 pm

Abraços,muito bom post!
Bender, valeu.

Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#32893 Mensagem por Marino » Sáb Jan 30, 2010 6:54 pm

gaitero escreveu:
Deixa prá lá.
Marino marino...

Olha que o pessoal te mata... :wink:
Já calei a boca. :lol:
A kombi azul pode ficar na garagem. :lol: :lol: :lol:

Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

#32894 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 30, 2010 6:54 pm

Sempre vou ficar impressionado com a capacidade de um que outro colega de fazer de conta que não é com ele. NÃO É do Bender nem do Lima que estou falando...
Se for eu, me lembra onde está teu post, porque meses dias tem tanta coisa prá ler que eu estou pulando as vezes, mas por acidente.
Ontem mesmo eu desisti de ler tudo depois que cheguei da praia, milhões de posts, dei só uma passada rápida, cuspi no chão uma bola de lava vulcânica e chutei as paredes daqui de casa; depois me acalmei, espanquei uma velhinha indefesa de roupa azul e fui postar sobre a FAB, aí já bem mais calmo.

Marino
Sênior
Sênior

#32895 Mensagem por Marino » Sáb Jan 30, 2010 6:56 pm

Skyway escreveu:
Deixa prá lá.
Ué, fala Marino.
O pessoal que gosta de fazer escândalo e barraco que tem que reeducar sua maneira de usar o fórum, não quem tem experiência e gabarito como você.

Deixa eles fazerem escândalo, falar que é mentira e o escambau, tu acha que as pessoas sérias daqui vão levar em consideração? :lol:

Um forte abraço!
Não amigo, isto ainda não pode vazar.
Vai surpreender muita gente, muitos "vizinhos", então deixa eu ficar quieto.
Abração

Barão do Rio Branco
Responder