Bourne escreveu:Edu Lopes escreveu:Me tirem algumas dúvidas de leigo:
Em que ano o FX começou?
Quais os projetos de 5G existentes à época?
Em qual desses projetos o Brasil teria mais chances de aprender a projetar, desenvolver e fabricar um caça 5G
como parceiro importante e não como fabricante de parafuso?
Aos projetos 5G existentes à época do início do FX somou-se mais algum?
Por enquanto é só.
Respostas por ordem.
Em idos da década de 1990. Quando F16 e Mirage2000 era top line. A Madona era uma gatinha e, Jesus, uma criança no jardim de infância
Nenhum. Não passavam de projetos fantasmagóricos de longo prazo que começavam a serem planejados como o futuro. O mais próximo de chegar a alguns lugar era o F22.
Talvez, F35. Mas é cumplicado. Quem sabe um parceiro um pouco distante
Complicou ainda mais. Só desembolsando alguns bilhões para efetivar esse nível de parceria em relação ao projeto em si e desenvolvimento de capacidades da indústria nacional, isto é, de propriedades de brasileiros e não fake de multinacionais instaladas no país.
Resposta contido nas outras considerações
Ia fazer piada, mas sei lá...
Meu pitaco:
Continuamos com F-5 e M2k.
Os projetos fantasmagóricos estão ai voando. Projeto 5G só o F-22, o F-35 e o PAK-FA e mais nenhum.
Desses o Brasil só poderia participar desde o começo como um sócio forte no PAK-FA, pois duvido muito que os americanos precisassem tanto de grana a ponto de permitir que o Brasil fabricasse mais que parafusos para o F-35 (F-22 nem pensar). Já no PAK o Brasil poderia sim investir alguns bilhões de dólares - a economia russa é um pouco mais fraca que a dos EUA - e entrar no projeto desde seu início (a Índia deve ter feito isso). Não é transferência de tecnologia e capacitação da indústria aeronáutica que o Governo sempre quis? Então...
Desde então não se sabe de mais nenhum projeto de caça 5G de outros países ou consórcios.
Não acho que o Brasil perdeu uma grande oportunidade ao descartar o SU-35 e sim ao perder o bonde do PAK-FA. Pra mim o Brasil compraria uns 50 SU-30, venderíamos os F-5M, e a partir de, sei lá, 2020, já poderíamos estar recebendo os primeiros PAK. O projeto russo atrasou por falta de grana, não foi isso? Se tivéssemos injetado uma quantia considerável o protótipo já teria feito seu voo inaugural há mais tempo.
Em vez disso, quando é mesmo que receberemos o primeiro Rafale, um caça 4G?