PAK FA - VOOU!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: PAK FA - VOOU!!!
Não volta mais, creio, SABE que vou, a cada post 'russificado' dele se gabando todo eu vou responder citando um dos seus posts 'afrançuazados', podem aguardar...
Ou talvez tenha até tomado aquele VIAGRA COM POLÔNIO que mandei a ele por ter virado a casaca...
Aliás, ainda deve ter aquele avatar dele do Rafale...por aí...heheheheheheheh
Ou talvez tenha até tomado aquele VIAGRA COM POLÔNIO que mandei a ele por ter virado a casaca...
Aliás, ainda deve ter aquele avatar dele do Rafale...por aí...heheheheheheheh
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Ainda daria tempo para fazer um bem bolado com os russos... (sonho de engenheiro).
1-Fechávamos agora duas dúzias de SU-35, para o FX-2 (que se dane a short-list).
2-Entravamos no programa PAK-FA, para aprender o que ainda pudéssemos e desenvolver uma versão com o máximo de aviônica, componentes e armamento nacional. Já colocávamos uma encomenda de mais pelo menos umas duas dúzias, com entrega lá para 2018, 2020.
3-Montávamos uma parceria com os russos e indianos para desenvolver na Embraer um caça menor, monomotor, mais barato de adquirir e operar mas com o máximo de comunalidade com o PAK-FA. Os russos também gostariam de um avião assim, só não o desenvolvem por falta de $$$. Os indianos com certeza entrariam também, para o lugar do Tejas. O avião poderia estar pronto para entrar em operação lá para 2025, bem a tempo de substituir os F-5M e os A-1M.
Com encomendas do Brasil, Rússia e Índia dá para imaginar pelo menos umas 500 unidades deste novo avião, e o projeto de um caça nacional estaria viabilizado. E se bobear ainda ficava mais barato que 36 Rafales (como está mesmo a relação do rublo com o euro?).
Pena que isso aqui é o Brasil... .
Leandro G. Card
1-Fechávamos agora duas dúzias de SU-35, para o FX-2 (que se dane a short-list).
2-Entravamos no programa PAK-FA, para aprender o que ainda pudéssemos e desenvolver uma versão com o máximo de aviônica, componentes e armamento nacional. Já colocávamos uma encomenda de mais pelo menos umas duas dúzias, com entrega lá para 2018, 2020.
3-Montávamos uma parceria com os russos e indianos para desenvolver na Embraer um caça menor, monomotor, mais barato de adquirir e operar mas com o máximo de comunalidade com o PAK-FA. Os russos também gostariam de um avião assim, só não o desenvolvem por falta de $$$. Os indianos com certeza entrariam também, para o lugar do Tejas. O avião poderia estar pronto para entrar em operação lá para 2025, bem a tempo de substituir os F-5M e os A-1M.
Com encomendas do Brasil, Rússia e Índia dá para imaginar pelo menos umas 500 unidades deste novo avião, e o projeto de um caça nacional estaria viabilizado. E se bobear ainda ficava mais barato que 36 Rafales (como está mesmo a relação do rublo com o euro?).
Pena que isso aqui é o Brasil... .
Leandro G. Card
Re: PAK FA - VOOU!!!
Pois é, antes do FX-2...Enlil escreveu:Antes de recebermos qualquer FX-2 de 4ªG ...P44 escreveu: http://en.rian.ru/mlitary_news/20100129/157715602.html
O FX-2 nem foi escolhido e já ficou ultrapassado...
- Gerson Victorio
- Sênior
- Mensagens: 2317
- Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
- Localização: Campo Grande - MS
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
LeandroGCard escreveu:Ainda daria tempo para fazer um bem bolado com os russos... (sonho de engenheiro).
1-Fechávamos agora duas dúzias de SU-35, para o FX-2 (que se dane a short-list).
2-Entravamos no programa PAK-FA, para aprender o que ainda pudéssemos e desenvolver uma versão com o máximo de aviônica, componentes e armamento nacional. Já colocávamos uma encomenda de mais pelo menos umas duas dúzias, com entrega lá para 2018, 2020.
3-Montávamos uma parceria com os russos e indianos para desenvolver na Embraer um caça menor, monomotor, mais barato de adquirir e operar mas com o máximo de comunalidade com o PAK-FA. Os russos também gostariam de um avião assim, só não o desenvolvem por falta de $$$. Os indianos com certeza entrariam também, para o lugar do Tejas. O avião poderia estar pronto para entrar em operação lá para 2025, bem a tempo de substituir os F-5M e os A-1M.
Com encomendas do Brasil, Rússia e Índia dá para imaginar pelo menos umas 500 unidades deste novo avião, e o projeto de um caça nacional estaria viabilizado. E se bobear ainda ficava mais barato que 36 Rafales (como está mesmo a relação do rublo com o euro?).
Pena que isso aqui é o Brasil... .
Leandro G. Card
Leandro,
sinto muito em informar...mas já tivemos essa oportunidade....lembra?...depois veio a tal short-list....foda isso.
vamos de Rafale(se tiver um fim o FX)
abraços
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: PAK FA - VOOU!!!
Não vamos dourar a pílula!Gerson Victorio escreveu:LeandroGCard escreveu:Ainda daria tempo para fazer um bem bolado com os russos... (sonho de engenheiro).
1-Fechávamos agora duas dúzias de SU-35, para o FX-2 (que se dane a short-list).
2-Entravamos no programa PAK-FA, para aprender o que ainda pudéssemos e desenvolver uma versão com o máximo de aviônica, componentes e armamento nacional. Já colocávamos uma encomenda de mais pelo menos umas duas dúzias, com entrega lá para 2018, 2020.
3-Montávamos uma parceria com os russos e indianos para desenvolver na Embraer um caça menor, monomotor, mais barato de adquirir e operar mas com o máximo de comunalidade com o PAK-FA. Os russos também gostariam de um avião assim, só não o desenvolvem por falta de $$$. Os indianos com certeza entrariam também, para o lugar do Tejas. O avião poderia estar pronto para entrar em operação lá para 2025, bem a tempo de substituir os F-5M e os A-1M.
Com encomendas do Brasil, Rússia e Índia dá para imaginar pelo menos umas 500 unidades deste novo avião, e o projeto de um caça nacional estaria viabilizado. E se bobear ainda ficava mais barato que 36 Rafales (como está mesmo a relação do rublo com o euro?).
Pena que isso aqui é o Brasil... .
Leandro G. Card
Leandro,
sinto muito em informar...mas já tivemos essa oportunidade....lembra?...depois veio a tal short-list....foda isso.
vamos de Rafale(se tiver um fim o FX)
abraços
Gerson
Gritemos nós, com toda força dos nossos pulmões:
Tivemos esta chance, perdida, por birra alérgica dos Brigadeiros da FAB!
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
- Sênior
- Mensagens: 1375
- Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
- Localização: Brasília-DF.
- Agradeceu: 28 vezes
- Agradeceram: 76 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Com o tamanho que esse avião aparenta ter, fico cá imaginando quanto combustível interno esse monstro leva. E é sem dúvidas um dos aviões mais bonitos que já vi. É a morte cavalgando em cima de duas turbinas.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
En verdad, não é sonho. Só que aparentemente é mais fácil pular direto para o PAK, sendo um dos primeiros da fila e adquirindo uns 8 - 10. Principalmente, objetivando aprender a usar o bicho na sua plenitude e descobrir problemas que precisam ser solucionados nas versões seguintes. Assim, abrindo caminho para novas aquisições, maior participação da indústria nacional e consolidação de uma versão BR ao longo do tempo.LeandroGCard escreveu:Ainda daria tempo para fazer um bem bolado com os russos... (sonho de engenheiro).
1-Fechávamos agora duas dúzias de SU-35, para o FX-2 (que se dane a short-list).
2-Entravamos no programa PAK-FA, para aprender o que ainda pudéssemos e desenvolver uma versão com o máximo de aviônica, componentes e armamento nacional. Já colocávamos uma encomenda de mais pelo menos umas duas dúzias, com entrega lá para 2018, 2020.
3-Montávamos uma parceria com os russos e indianos para desenvolver na Embraer um caça menor, monomotor, mais barato de adquirir e operar mas com o máximo de comunalidade com o PAK-FA. Os russos também gostariam de um avião assim, só não o desenvolvem por falta de $$$. Os indianos com certeza entrariam também, para o lugar do Tejas. O avião poderia estar pronto para entrar em operação lá para 2025, bem a tempo de substituir os F-5M e os A-1M.
Com encomendas do Brasil, Rússia e Índia dá para imaginar pelo menos umas 500 unidades deste novo avião, e o projeto de um caça nacional estaria viabilizado. E se bobear ainda ficava mais barato que 36 Rafales (como está mesmo a relação do rublo com o euro?).
Pena que isso aqui é o Brasil... .
Leandro G. Card
Sobre a relação euro/rublo esqueça. O que interessa é variação de longo prazo praticamente impossível de calcular. É claro que dá para construir um modelo e fazer a previsão até 2050, mas não deve corresponder a realidade. Além do mais tem que adicionar os contratos e negociações no mercado financeiro, ai sim fica impossível prever qualquer coisa.
- Zepa
- Sênior
- Mensagens: 758
- Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 75 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ.....
Primeiro o Su 35BM não ia sair, seria só o protótipo, Brasil teria de bancar o desenvolvimento, Força Aerea Russa não iria comprar
Depois o PAK FA era só de papel, não existia, impossível nunca ninguem ter fotografado
Agora, cade o Gripen NG
Primeiro o Su 35BM não ia sair, seria só o protótipo, Brasil teria de bancar o desenvolvimento, Força Aerea Russa não iria comprar
Depois o PAK FA era só de papel, não existia, impossível nunca ninguem ter fotografado
Agora, cade o Gripen NG
Re: PAK FA - VOOU!!!
Camaradas...
Alguém se lembra do tempo levado para se chegar a versão definitiva do Eurofighter Typhoon? Devido as divergências entre os membros do consórcio, se não me engano, foram qse ou se passaram dos 20 anos até a versão final entrar em serviço.
O Panavia Tornado é outro exemplo, pois as discussões para a definição do projeto, mesmo demorando menos tempo, devido a "urgência" da guerra fria, levaram mais alguns anos.
E o AMX, que teve apenas dois participantes no projeto!
Agora, imaginemos um consórcio entre Brasil, China, India e Russia para o desenvolvimento e fabricação do recém-voado prótotipo do PAKFA.
O Brasil já viria com o papinho idiota de sempre, nacionalização. Será que ninguém vê que NÃO TEMOS CAPACIDADE nem NECESSIDADE de absorver algo que não vamos usar? Quem quer ter, estuda, desenvolve e produz! Os chineses colocam caças para voar, são simples, mas colocam! Os indianos fazem o mesmo! Os russos nos mostram hoje sua capacidade de desenvolvimento aeroespacial. E nós queremos que tecnologia aeroespacial seja repassada pela simples compra de 36, repito, APENAS TRINTA E SEIS unidades?
Nós não somos um mercado consumidor de aeronaves de combate. Enquanto a India planeja comprar algo em torno de 250 aeronaves do tipo, a FAB mostraria intenções de comprar 120, mas no final, seriam apenas 70. (VIDE AMX!!!!!)
A Russia implicaria em repassar tecnologia a China, pois já tomaram na cabeça com isso! (Vide a clonagem dos Su-30 vendidos a China que já tem sua versão local).
A China poderia impor paralisações ao desenvolvimento se eletrônicos de origem chinesa não forem empregados.
O Brasil não tem tradição no uso de aeronaves Russas e implicaria com o painel de cor azul calcinha, pediria manuais e mais manuais, formulários, normatizações padronizadas com aeronaves ocidentais, etc, etc, etc.
O Jobim não ganharia $$ da Dassault! (Nunca vi um ministro da defesa ser tão PARCIAL. E vocês, já viram isso em outra parte do mundo? É algo do tipo "TEM QUE SER O RAFALE E SERÁ O RAFALE. NÃO EXISTE OUTRO AVIÃO DE CAÇA. SÓ O RAFALE!")
Algum deputado do PSDB implicaria com o projeto por ser assumido na gestão do PT. E vice-versa se fosse assumido numa gestão do PSDB. Resultando em CPI´s que não chegam a lugar nenhum, abaixo-assinados, protestos vazios e outras baboseiras que irritariam os outros membros a ponto de votar a exclusão do BRasil do projeto. (Seguimos o modelo da independência "Francesa" lembra? Achamos que podemos fazer tudo sozinhos" rs rs rs)
E com tudo isso a FAB voaria F-5EMx3 (Re-modernizado três vezes) até 2030! Ano que a Boeing planeja a substituição do F/A-18E/F Super Hornet na US Navy. O que teríamos então?
Um FX-6 onde competiriam aquele substituto do SH que foi divulgada na internet, o J14 chinês que tb foi vinculado na internet, o Gripen Stealth que também foi vinculado na internet e a possível versão final do PAKFA depois da saída do Brasil e China...
Sério, eu já desisti. Dane-se o que voará na FAB! O que importa é que eu estarei seguro no chão! E quando os estrangeiros invadirem isso aqui, eu debando pro lado deles pedindo asilo na embaixada dinamarquesa ou norueguesa ou belga! PQ ter senso de coletivo se os que estão na liderança do país pensam apenas no individual? Ou alguém acha que o Jobim está pensando se os pilotos voarão as horas mínimas para estarem bem treinados ou se os mecânicos conseguirão manter as aeronaves voando ou algo assim?
Do que adianta alguns ótimos cérebros avaliarem a melhor e mais sensata opção se as decisões são politicas? Podemos participar de programas para desenvolver o Gripen, o PAKFA ou qualquer outro caça, que geraria empregos, traria tecnologia, blá, blá, blá... mas, se não rolar lobby pra alguém ganhar $$, não adianta, não voa!
Conformem-se em bater fotos dos QUATRO Rafale da FAB em formação lá em 2016, nas olimpiadas! UAU hein!
Para FUNCIONAR no Brasil, quem te ser PRIVADO! Se é estatal, desencana e contrata particular! Saúde, Educação, Segurança, Bem Estar. Já notaram que, se depender do provado, você se f... ????
Ligue para a PM em SP para comunicar um assalto numa loja? Eles aparecem 40 minutos depois da ligação!
Entre num posto de saúde com uma dor lacinante de gastrite esperando ser atendido rapidamente e tome 40 minutos de chá de cadeira pra ver se melhora!
Coloque seu filho numa escola pública e espere apenas alguns anos para vê-lo usando MIM antes de verbo, escrevendo QUISER com Z, errando calculos simples como equações de segundo grau e fazendo merda no trânsito pq não aprendeu as leis da inércia nas aulas de fisica! rs rs rs
De novo: QUEM QUER MUITO $$ DESENVOLVE TECNOLOGIAS E SE TORNA REFERÊNCIA DE EFICIÊNCIA!
Afinal de contas, nossas eleições não são as mais eficientes do mundo? E nossos corruptos? Já viram mais eficientes? rs rs rs
Desculpem a extensão do desabafo!
Abraços
Centurion
Alguém se lembra do tempo levado para se chegar a versão definitiva do Eurofighter Typhoon? Devido as divergências entre os membros do consórcio, se não me engano, foram qse ou se passaram dos 20 anos até a versão final entrar em serviço.
O Panavia Tornado é outro exemplo, pois as discussões para a definição do projeto, mesmo demorando menos tempo, devido a "urgência" da guerra fria, levaram mais alguns anos.
E o AMX, que teve apenas dois participantes no projeto!
Agora, imaginemos um consórcio entre Brasil, China, India e Russia para o desenvolvimento e fabricação do recém-voado prótotipo do PAKFA.
O Brasil já viria com o papinho idiota de sempre, nacionalização. Será que ninguém vê que NÃO TEMOS CAPACIDADE nem NECESSIDADE de absorver algo que não vamos usar? Quem quer ter, estuda, desenvolve e produz! Os chineses colocam caças para voar, são simples, mas colocam! Os indianos fazem o mesmo! Os russos nos mostram hoje sua capacidade de desenvolvimento aeroespacial. E nós queremos que tecnologia aeroespacial seja repassada pela simples compra de 36, repito, APENAS TRINTA E SEIS unidades?
Nós não somos um mercado consumidor de aeronaves de combate. Enquanto a India planeja comprar algo em torno de 250 aeronaves do tipo, a FAB mostraria intenções de comprar 120, mas no final, seriam apenas 70. (VIDE AMX!!!!!)
A Russia implicaria em repassar tecnologia a China, pois já tomaram na cabeça com isso! (Vide a clonagem dos Su-30 vendidos a China que já tem sua versão local).
A China poderia impor paralisações ao desenvolvimento se eletrônicos de origem chinesa não forem empregados.
O Brasil não tem tradição no uso de aeronaves Russas e implicaria com o painel de cor azul calcinha, pediria manuais e mais manuais, formulários, normatizações padronizadas com aeronaves ocidentais, etc, etc, etc.
O Jobim não ganharia $$ da Dassault! (Nunca vi um ministro da defesa ser tão PARCIAL. E vocês, já viram isso em outra parte do mundo? É algo do tipo "TEM QUE SER O RAFALE E SERÁ O RAFALE. NÃO EXISTE OUTRO AVIÃO DE CAÇA. SÓ O RAFALE!")
Algum deputado do PSDB implicaria com o projeto por ser assumido na gestão do PT. E vice-versa se fosse assumido numa gestão do PSDB. Resultando em CPI´s que não chegam a lugar nenhum, abaixo-assinados, protestos vazios e outras baboseiras que irritariam os outros membros a ponto de votar a exclusão do BRasil do projeto. (Seguimos o modelo da independência "Francesa" lembra? Achamos que podemos fazer tudo sozinhos" rs rs rs)
E com tudo isso a FAB voaria F-5EMx3 (Re-modernizado três vezes) até 2030! Ano que a Boeing planeja a substituição do F/A-18E/F Super Hornet na US Navy. O que teríamos então?
Um FX-6 onde competiriam aquele substituto do SH que foi divulgada na internet, o J14 chinês que tb foi vinculado na internet, o Gripen Stealth que também foi vinculado na internet e a possível versão final do PAKFA depois da saída do Brasil e China...
Sério, eu já desisti. Dane-se o que voará na FAB! O que importa é que eu estarei seguro no chão! E quando os estrangeiros invadirem isso aqui, eu debando pro lado deles pedindo asilo na embaixada dinamarquesa ou norueguesa ou belga! PQ ter senso de coletivo se os que estão na liderança do país pensam apenas no individual? Ou alguém acha que o Jobim está pensando se os pilotos voarão as horas mínimas para estarem bem treinados ou se os mecânicos conseguirão manter as aeronaves voando ou algo assim?
Do que adianta alguns ótimos cérebros avaliarem a melhor e mais sensata opção se as decisões são politicas? Podemos participar de programas para desenvolver o Gripen, o PAKFA ou qualquer outro caça, que geraria empregos, traria tecnologia, blá, blá, blá... mas, se não rolar lobby pra alguém ganhar $$, não adianta, não voa!
Conformem-se em bater fotos dos QUATRO Rafale da FAB em formação lá em 2016, nas olimpiadas! UAU hein!
Para FUNCIONAR no Brasil, quem te ser PRIVADO! Se é estatal, desencana e contrata particular! Saúde, Educação, Segurança, Bem Estar. Já notaram que, se depender do provado, você se f... ????
Ligue para a PM em SP para comunicar um assalto numa loja? Eles aparecem 40 minutos depois da ligação!
Entre num posto de saúde com uma dor lacinante de gastrite esperando ser atendido rapidamente e tome 40 minutos de chá de cadeira pra ver se melhora!
Coloque seu filho numa escola pública e espere apenas alguns anos para vê-lo usando MIM antes de verbo, escrevendo QUISER com Z, errando calculos simples como equações de segundo grau e fazendo merda no trânsito pq não aprendeu as leis da inércia nas aulas de fisica! rs rs rs
De novo: QUEM QUER MUITO $$ DESENVOLVE TECNOLOGIAS E SE TORNA REFERÊNCIA DE EFICIÊNCIA!
Afinal de contas, nossas eleições não são as mais eficientes do mundo? E nossos corruptos? Já viram mais eficientes? rs rs rs
Desculpem a extensão do desabafo!
Abraços
Centurion
Re: PAK FA - VOOU!!!
Senhores; muita calma nessa hora!
Os russo mostraram um protótipo do PAK. Beleza, a gora vamos aoque interessa:
O SU-35BM que era qt6é o momento o caça mais avançado os russos tinha uma assinatura radar imensa se comparado com os demais caças mundo afora, sem falar na infravermelha.
Tecnologia Stealth, não é só um desenho limpo e alguns materiais compostos. Tem muita coisa no quesito material composto para determonar o indice de indiscrição de um avião.
Se fosse facil não seria tão caro fazer um avião desses!
Temos que ver se no final eles não conseguiram apenas e tão somente deichalo com uma assinatura radar e infravermelha equivalente ao do nosso futuro RAFALE ou então do EUROFATHER.
O serto que que tão Stealth como os caças americanos ele não é não, pelo menos deve ser mais manobravel.
De qualquer maneira é um caça que eu gostaria de ver voado com as nossas cores![000]
Os russo mostraram um protótipo do PAK. Beleza, a gora vamos aoque interessa:
O SU-35BM que era qt6é o momento o caça mais avançado os russos tinha uma assinatura radar imensa se comparado com os demais caças mundo afora, sem falar na infravermelha.
Tecnologia Stealth, não é só um desenho limpo e alguns materiais compostos. Tem muita coisa no quesito material composto para determonar o indice de indiscrição de um avião.
Se fosse facil não seria tão caro fazer um avião desses!
Temos que ver se no final eles não conseguiram apenas e tão somente deichalo com uma assinatura radar e infravermelha equivalente ao do nosso futuro RAFALE ou então do EUROFATHER.
O serto que que tão Stealth como os caças americanos ele não é não, pelo menos deve ser mais manobravel.
De qualquer maneira é um caça que eu gostaria de ver voado com as nossas cores![000]
- Edu Lopes
- Sênior
- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
Re: PAK FA - VOOU!!!
Me tirem algumas dúvidas de leigo:
Em que ano o FX começou?
Quais os projetos de 5G existentes à época?
Em qual desses projetos o Brasil teria mais chances de aprender a projetar, desenvolver e fabricar um caça 5G como parceiro importante e não como fabricante de parafuso?
Aos projetos 5G existentes à época do início do FX somou-se mais algum?
Por enquanto é só.
Em que ano o FX começou?
Quais os projetos de 5G existentes à época?
Em qual desses projetos o Brasil teria mais chances de aprender a projetar, desenvolver e fabricar um caça 5G como parceiro importante e não como fabricante de parafuso?
Aos projetos 5G existentes à época do início do FX somou-se mais algum?
Por enquanto é só.
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: PAK FA - VOOU!!!
O PAK não é tudo aquilo que esperam, é muito bom mas calma, a intenção não foi fazer um F-22, nem um ao custo de um F-35.
É um compromisso e quanto a mim, se tudo correr bem, excelente. mas menos menos.
É um compromisso e quanto a mim, se tudo correr bem, excelente. mas menos menos.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Creio não ser contraproducente colocar na mesma frase as palavras INDIA, CHINA e PARCERIA. É mais fácil cortar meu pipi do que isso acontecer. Além do mais a China está em busca do seu caça de quinta geração ou coisa parecida
Quer saber? deveriam cancelar o FX e abrir um novo processo para aquisição de caças de quinta geração. Dois candidatos estão quase lá: F35 e PAKÃO. Só escolher o melhor negócio.
Quer saber? deveriam cancelar o FX e abrir um novo processo para aquisição de caças de quinta geração. Dois candidatos estão quase lá: F35 e PAKÃO. Só escolher o melhor negócio.
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Como diria o venerável flankeiro CM: alô GF, alô GF...LeandroGCard escreveu:Ainda daria tempo para fazer um bem bolado com os russos... (sonho de engenheiro).
1-Fechávamos agora duas dúzias de SU-35, para o FX-2 (que se dane a short-list).
2-Entravamos no programa PAK-FA, para aprender o que ainda pudéssemos e desenvolver uma versão com o máximo de aviônica, componentes e armamento nacional. Já colocávamos uma encomenda de mais pelo menos umas duas dúzias, com entrega lá para 2018, 2020.
3-Montávamos uma parceria com os russos e indianos para desenvolver na Embraer um caça menor, monomotor, mais barato de adquirir e operar mas com o máximo de comunalidade com o PAK-FA. Os russos também gostariam de um avião assim, só não o desenvolvem por falta de $$$. Os indianos com certeza entrariam também, para o lugar do Tejas. O avião poderia estar pronto para entrar em operação lá para 2025, bem a tempo de substituir os F-5M e os A-1M.
Com encomendas do Brasil, Rússia e Índia dá para imaginar pelo menos umas 500 unidades deste novo avião, e o projeto de um caça nacional estaria viabilizado. E se bobear ainda ficava mais barato que 36 Rafales (como está mesmo a relação do rublo com o euro?).
Pena que isso aqui é o Brasil... .
Leandro G. Card
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
É mesmo? Cite as fontes de tantas certezas, por gentileza.ciclope escreveu:Senhores; muita calma nessa hora!
Os russo mostraram um protótipo do PAK. Beleza, a gora vamos aoque interessa:
O SU-35BM que era qt6é o momento o caça mais avançado os russos tinha uma assinatura radar imensa se comparado com os demais caças mundo afora, sem falar na infravermelha.
Tecnologia Stealth, não é só um desenho limpo e alguns materiais compostos. Tem muita coisa no quesito material composto para determonar o indice de indiscrição de um avião.
Se fosse facil não seria tão caro fazer um avião desses!
Temos que ver se no final eles não conseguiram apenas e tão somente deichalo com uma assinatura radar e infravermelha equivalente ao do nosso futuro RAFALE ou então do EUROFATHER.
O serto que que tão Stealth como os caças americanos ele não é não, pelo menos deve ser mais manobravel.
De qualquer maneira é um caça que eu gostaria de ver voado com as nossas cores![000]