PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: PAK FA

#361 Mensagem por Túlio » Sex Jan 29, 2010 8:12 am

P44 escreveu:Charles Matthias vá baixê le marrete dans tout le monde aujourd'oui

olalá sacre bleus

CM OU-EST TU???????????????
Monsieur Carlô Mathiá non gostê de painelê azú-bebê nem de parrafusô que girrê prro ladô erradô.

RAFALÊ RULÊ!!!!!!!!


PS.: RUSSOS BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURROS!!!!!!!!!!!!!!!




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Re: PAK FA

#362 Mensagem por Skyway » Sex Jan 29, 2010 8:16 am

Agora sim, depois de décadas a rússia pode falar que tem um CAÇA NOVO! :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: PAK FA

#363 Mensagem por P44 » Sex Jan 29, 2010 8:17 am

CHORÊZ VIOLÁ!
Sukhoi's PAK FA fighter completes first flight
By Vladimir Karnozov

Sukhoi has conducted the first flight of its prototype PAK FA fifth-generation fighter, with the aircraft having conducted a 47min sortie this morning.

Flown from KnAAPO’s Komsomolsk-on-Amur site, the PAK FA was piloted by Sergei Bogdan, and “performed excellently”, says Sukhoi.

“In the course of the flight we conducted initial evaluation of the aircraft controllability, engine performance and primary systems operation,” says Bogdan. The aircraft’s landing gear was also retracted and lowered during the first flight.

The PAK FA is powered by two NPO Saturn "Item 117" engines, developed from the Item 117S design already flown on Sukhoi’s Su-35 and a Su-27M testbed. The experimental aircraft’s integrated flight control system controls the engines, along with all other major systems.

Sukhoi says other key design elements include the use of composite materials, advanced aerodynamic techniques and measures to reduce the aircraft’s engine signature, which it claims results in an “unprecedented small radar cross section in radar, optical and infrared range”. The PAK FA is also equipped with an advanced phased-array antenna radar, it adds. Russia's Tikhomirov NIIP displayed an active electronically scanned array design for the fighter at last year's Moscow MAKS air show.

“This is a great success of both Russian science and design school,” says Sukhoi director general Mikhail Pogosyan. “The PAK FA programme advances Russian aeronautics, together with allied industries, to an entirely new technological level.

“These [PAK FA] aircraft, together with upgraded fourth-generation fighters, will define Russian air force potential for the next decades,” he adds.

The first stage of flight trials involving the PAK FA prototype will last until 2012, when the Russian defence ministry and air force are expected to decide on the future of the project. A production version is expected to be designated the T-50.

The new design could also form the basis of a proposed fifth-generation fighter to be produced in collaboration between Russian and Indian companies.

“I am strongly convinced that our joint project will excel its Western rivals in cost-effectiveness and will not only allow strengthening the defence power of Russian and Indian air forces, but also gain a significant share of the world market,” says Pogosyan.

Additional reporting by Craig Hoyle in London
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... light.html




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Re: PAK FA

#364 Mensagem por Túlio » Sex Jan 29, 2010 8:20 am

Skyway escreveu:Agora sim, depois de décadas a rússia pode falar que tem um CAÇA NOVO! :twisted: :twisted: :twisted:

Talvez até os ianques tenham de reabrir a linha de montagem do F-22... :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: PAK FA

#365 Mensagem por nelson38899 » Sex Jan 29, 2010 8:26 am

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comparando os três caças e verificando a escapatória de gases, á primeira vista o caça russo é muito mais facilmente abatido do que os americanos. Pois a zona dos motores está quase toda sem protecção contra emissão de calor.




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Re: PAK FA

#366 Mensagem por P44 » Sex Jan 29, 2010 8:36 am

isto é um protótipo e não a versão definitiva, a zona dos motores puderá muito bem ser alterada

além de que é um avião muito maior que o F-22, mais na linha do YF-23, e ao que parece menos virado para dog-fight

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Editado pela última vez por P44 em Sex Jan 29, 2010 8:46 am, em um total de 1 vez.
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Re: PAK FA

#367 Mensagem por Túlio » Sex Jan 29, 2010 8:40 am

nelson38899 escreveu:

comparando os três caças e verificando a escapatória de gases, á primeira vista o caça russo é muito mais facilmente abatido do que os americanos. Pois a zona dos motores está quase toda sem protecção contra emissão de calor.

É um ponto de vista. A questão é que, se não me engano, desde os primeiros MiGs-29 e Su-27 haviam dutos que faziam passar ar frio em volta dos jatos quentes de escape, para reduzir a temperatura. Ademais, os atuais WVRs de última geração dispensam a emissão de gases, preferindo o atrito com o ar para formarem a imagem infravermelha, que permite um indicativo muito mais seguro de alvo, inutilizando os flates e ainda com a vantagem de possibilitar a identificação do alvo.




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Re: PAK FA

#368 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 8:55 am

PAK FA Flies
Posted by Douglas Barrie at 1/29/2010 2:23 AM CST
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... d=blogDest

Imagem

Maxim Pyadushkin writes

Russia’s fifth generation fighter, Sukhoi’s T-50 prototype, was flown for the first time from Komsomolsk-on-Amur on Russia’s Far East at 11.19 local time on Friday, January 29. After the 47 minutes flight the aircraft landed at the airfield of Sukhoi’s KnAAPO facility which assembles PAK FA prototypes.

The T-50 is intended to meet the Russian air force’s PAK FA requirement for a next-generation fighter.

The first prototype was flown by Sukhoi test pilot Sergey Bogdan. He says it was easy and comfortable to control, and the aircraft performed well on all stages of the flight test program. “During the flight we have conducted the initial evaluation of the aircraft’s controls, performance of the engine and main systems. The aircraft also retrieved and extracted a landing gear”, said Bogdan.

The T-50 design reflects a greater emphasis on low-observable shaping than Moscow's previous fifth-generation effort, MiG’s 1.42 program

Sukhoi started the development of PAK FA in the early 2000s. The first flight was initially scheduled for mid-2009. Three prototypes one of which was delivered to Moscow and is being used for static tests. In December another PAK FA prototype started taxi trials at KnAAPO facility. The third aircraft is believed to be used as a complex full-scale stand intended for ground testing.

Sukhoi doesn’t reveal technical parameters of the new fighter. Nevertheless it’s known that PAK FA prototypes will be powered by a pair of NPO Saturn 117S engines. These engines, a further modification of AL-31F, rated at up to 14.5 ton thrust are now also installed at the new Su-35 multirole fighters.

The T-50’s avionics suite is being developed by Ramenskoe Design Bureau. The company’s head Givi Djanjgava earlier explained that the suite includes six-processor computer, visualization tools and flight instrument system.

According to Sukhoi, PAK FA avionics integrates ‘electronic pilot” function and AESA radar being developed by Tikhomorov NIIP design bureau. NIIP’s full-scale phased array antenna was unveiled at Moscow MAKS in August 2009.

At that time Anatoly Sinany, Tikhomirov’s chief designer, explained that T-50’s radar antenna will have 1,500 T/R modules, produced by Iztok company from Fryazino, near Moscow. The new avionics will give T-50 network-centric capabilities, enable it to exchange real-time data within the air group and with ground command posts.

But the first PAK FA prototype is likely to fly without radar as it’s just passing bench tests. The first radar for the aircraft is expected to be ready in mid-2010.

Sukhoi also reports that the new fighter implies composite materials and innovation technologies that together with the aerodynamic shape of the fuselage and reduced engine’s signature ensure its low radar, optical and IR visibility.

The new aircraft is expected to enter in service in 2015 and will be supplied to the Russian Air Force along with Su-35 fighters. Commenting the start of PAK FA flight trials, Sukhoi head Mikhail Pogosyan also mentioned that India will join the program on later stages.

Picture credit Sukhoi




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Re: PAK FA

#369 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 9:02 am

O advento do PAK-FA torna a 4a geração em breve obsoleta e coloca pressão nos países europeus ainda a investir pesadamente nos Eurocanards.




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Re: PAK FA

#370 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 9:09 am

Túlio escreveu:
Skyway escreveu:Agora sim, depois de décadas a rússia pode falar que tem um CAÇA NOVO! :twisted: :twisted: :twisted:

Talvez até os ianques tenham de reabrir a linha de montagem do F-22... :twisted: :twisted: :twisted:
Penso o mesmo. Um F-22C...
Se o preço não for exorbitante, vai vender que nem pão quente.
E os europeus, qual a saida para garantir a superioridade aérea nos céus europeus daqui a 5 anos quando o PAK-FA entrar em operação? Cancelamento das aquisições de Eurocanards e a união para o desenvolvimento conjunto de uma caça stealth?




Editado pela última vez por Penguin em Sex Jan 29, 2010 9:19 am, em um total de 1 vez.
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Re: PAK FA

#371 Mensagem por kekosam » Sex Jan 29, 2010 9:19 am

Pouco provável a hipótese de cancelamento dos Eurocanards... talvez desenvolvimento maior da eletrônica para tentar aumetar a capacidade de "guerra eletrônica".

Se a Dassault não fosse tão gananciosa, se achando a última bolacha recheada do pacote, baixava o preço do Rafale, vendia um monte pra quem já opera Mirage de todos os tipos, juntava uma grana e desenvolvia o nEUROn.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: PAK FA

#372 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 9:20 am

http://lenta.ru/news/2010/01/29/pakfa/pak.jpg




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Re: PAK FA

#373 Mensagem por Túlio » Sex Jan 29, 2010 9:29 am

Santiago escreveu:Penso o mesmo. Um F-22C...
Se o preço não for exorbitante, vai vender que nem pão quente.
E os europeus, qual a saida para garantir a superioridade aérea nos céus europeus daqui a 5 anos quando o PAK-FA entrar em operação? Cancelamento das aquisições de Eurocanards e a união para o desenvolvimento conjunto de uma caça stealth?

Levantaste um ponto interessantíssimo, cupincha, que não lembrei de acrescentar ao meu post: o F-22 terá de passar por um update/upgrade, ou seja, MLU para os que estão voando e novo 'block' para os que terão de ser fabricados. E deverão rever suas restrições idiotas de exportação do caça e também do F-35, sob pena de se verem PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIS DE MEIO SÉCULO inferiorizados no ar, onde são os reis. É só os Russos/Indianos liberarem a exportação do PAK-FA e ou os ianques flexibilizam ou caem.

Já os eurocanards deverão sobreviver, afinal, há sempre os ESPERTOS como NÓS que sabem que supercaça é bobagem, melhor é caça de geração anterior custando os olhos da cara, bem burros mesmo esses Russos e ianques... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: PAK FA

#374 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 9:32 am

kekosam escreveu:Pouco provável a hipótese de cancelamento dos Eurocanards... talvez desenvolvimento maior da eletrônica para tentar aumetar a capacidade de "guerra eletrônica".

Se a Dassault não fosse tão gananciosa, se achando a última bolacha recheada do pacote, baixava o preço do Rafale, vendia um monte pra quem já opera Mirage de todos os tipos, juntava uma grana e desenvolvia o nEUROn.
O nEUROn não está sozinho na europa. Os britânicos e os alemães tb desenvolvem demostradores UCAVs stealth. Embora todos sejam orientados para missões ar-terra e sejam subsônicos.

[]s




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Re: PAK FA

#375 Mensagem por Oziris » Sex Jan 29, 2010 9:33 am

Túlio escreveu:
Santiago escreveu:Penso o mesmo. Um F-22C...
Se o preço não for exorbitante, vai vender que nem pão quente.
E os europeus, qual a saida para garantir a superioridade aérea nos céus europeus daqui a 5 anos quando o PAK-FA entrar em operação? Cancelamento das aquisições de Eurocanards e a união para o desenvolvimento conjunto de uma caça stealth?

Levantaste um ponto interessantíssimo, cupincha, que não lembrei de acrescentar ao meu post: o F-22 terá de passar por um update/upgrade, ou seja, MLU para os que estão voando e novo 'block' para os que terão de ser fabricados. E deverão rever suas restrições idiotas de exportação do caça e também do F-35, sob pena de se verem PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIS DE MEIO SÉCULO inferiorizados no ar, onde são os reis. É só os Russos/Indianos liberarem a exportação do PAK-FA e ou os ianques flexibilizam ou caem.

Já os eurocanards deverão sobreviver, afinal, há sempre os ESPERTOS como NÓS que sabem que supercaça é bobagem, melhor é caça de geração anterior custando os olhos da cara, bem burros mesmo esses Russos e ianques... :roll: :roll: :roll: :roll:

X2, Túlio!

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