Interferidores

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#106 Mensagem por xandov » Sex Dez 02, 2005 7:35 pm

César escreveu:Tenho uma pergunta que pode parecer um tanto idiota, mas já que estamos aqui para aprender, aí vai:

Qual é a diferença técnica entre um radar de 3D para um 2D? Por que o 3D é tão menos suscetível a Ataque eletrônico que um radar 2D?

Abraços

César


Uau Cesão! :shock:
Vou fazer um esforço para responder esta pergunta em apenas 519 páginas :lol:

Na verdade vou fazer um esforço para não entrar muito fundo em conceitos técnicos.

2D
Emite numa só frequência (ou duas) e não é capaz de determinar a altitude do alvo por si só. Faz parceria com o radar secundário ou IFF como é conhecido popularmente para isso. As duas dimensões que ele mede são distância e azimute. Não possui variações na PRF (Pulse Repetition Frequence). Usa antena parabólica. È suscetível ao bloqueio porque o interferidor para bloqueá-lo é bem simples. Basta emitir uma CW (Continuous Wave) na frequência de emissão do radar e pronto, não se enxerga ninguém numa abertura de até 30º. Ainda é bastante usado para CTA por ser barato, robusto e simples.

3D
Emite em banda larga (várias frequências dentro de uma faixa). Pode determinar a altitude do alvo com precisão de 1000 ft. Divide o espaço em elevação em vários setores, pois faz varredura vertical eletrônica. Pode variar a PRF conforme a necessidade. As Três dimensões que ele mede são distância, azimute e elevação. Usa antena plana com técnica de direcionamento do feixe no espaço vertical por "lei de fase". Emite feixe estreito de 1,5º. Concentra potência em setores do espaço conforme a intenção do operador. Bloqueá-lo é uma tarefa que exige um interferidor complexo, capaz de criar ruído com alta potência em uma banda também larga. Não se consegue bem aliar alta potência de interferência com banda larga. Ou um ou outro. Mesmo bloqueado ele isola o bloqueio num cone fino no espaço diminuindo o prejuízo e facilitando a caça. È capaz de combater interferência ativa e passiva através de filtros especiais, concentração de energia, aumento de PRF, polarização circular da antena, etc. etc. etc. Na verdade é muita coisa que ele faz simultaneamente.
Geralmente é usado em shelters transportáveis para localizações estratégicas exclusivamente para defesa aérea. É bem mais complexo, mais difícil de manter e mais caro que o 2D.

Consegui uma figurinha pequena, mas já dá pra ver alguma coisa:
Imagem

O maior, em primeiro plano é o TRS2230 e lá no fundo um pequeno radar meteorológico. Quem quizer ver melhor é só seguir o link http://www.decea.gov.br/ ,clicar na foto da revista aeroespaço e abrir o arquivo em acrobat.

Espero ter ajudado :)




ALE
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#107 Mensagem por César » Sex Dez 02, 2005 10:09 pm

xandov escreveu:
César escreveu:Tenho uma pergunta que pode parecer um tanto idiota, mas já que estamos aqui para aprender, aí vai:

Qual é a diferença técnica entre um radar de 3D para um 2D? Por que o 3D é tão menos suscetível a Ataque eletrônico que um radar 2D?

Abraços

César


Uau Cesão! :shock:
Vou fazer um esforço para responder esta pergunta em apenas 519 páginas :lol:

Na verdade vou fazer um esforço para não entrar muito fundo em conceitos técnicos.

2D
Emite numa só frequência (ou duas) e não é capaz de determinar a altitude do alvo por si só. Faz parceria com o radar secundário ou IFF como é conhecido popularmente para isso. As duas dimensões que ele mede são distância e azimute. Não possui variações na PRF (Pulse Repetition Frequence). Usa antena parabólica. È suscetível ao bloqueio porque o interferidor para bloqueá-lo é bem simples. Basta emitir uma CW (Continuous Wave) na frequência de emissão do radar e pronto, não se enxerga ninguém numa abertura de até 30º. Ainda é bastante usado para CTA por ser barato, robusto e simples.

3D
Emite em banda larga (várias frequências dentro de uma faixa). Pode determinar a altitude do alvo com precisão de 1000 ft. Divide o espaço em elevação em vários setores, pois faz varredura vertical eletrônica. Pode variar a PRF conforme a necessidade. As Três dimensões que ele mede são distância, azimute e elevação. Usa antena plana com técnica de direcionamento do feixe no espaço vertical por "lei de fase". Emite feixe estreito de 1,5º. Concentra potência em setores do espaço conforme a intenção do operador. Bloqueá-lo é uma tarefa que exige um interferidor complexo, capaz de criar ruído com alta potência em uma banda também larga. Não se consegue bem aliar alta potência de interferência com banda larga. Ou um ou outro. Mesmo bloqueado ele isola o bloqueio num cone fino no espaço diminuindo o prejuízo e facilitando a caça. È capaz de combater interferência ativa e passiva através de filtros especiais, concentração de energia, aumento de PRF, polarização circular da antena, etc. etc. etc. Na verdade é muita coisa que ele faz simultaneamente.
Geralmente é usado em shelters transportáveis para localizações estratégicas exclusivamente para defesa aérea. É bem mais complexo, mais difícil de manter e mais caro que o 2D.

Consegui uma figurinha pequena, mas já dá pra ver alguma coisa:
Imagem

O maior, em primeiro plano é o TRS2230 e lá no fundo um pequeno radar meteorológico. Quem quizer ver melhor é só seguir o link http://www.decea.gov.br/ ,clicar na foto da revista aeroespaço e abrir o arquivo em acrobat.

Espero ter ajudado :)

:shock: :shock: :shock: :shock:

Nossa, eu até me senti inteligente por ter feito uma pergunta tão difícil :P

Valeu pela explicação, amigo Xandov! :wink: Tenho aprendido muito sobre EW neste tópico. Está fantástico!

Um grande abraço

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#108 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Ago 24, 2006 8:00 am

po galera, tava lendo este tópico, e percebi o quanto é intereressante ele, que tal colocarmos informações atualizadas nele??




_______________________________________________.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Interferidores

#109 Mensagem por Enlil » Qui Jan 28, 2010 8:38 pm

Assunto importante mas esquecido: os acessórios...




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Interferidores

#110 Mensagem por crubens » Qui Jan 28, 2010 8:55 pm

Cadê aquela pá de ouro ?




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Interferidores

#111 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 28, 2010 9:03 pm

Esse tópico devia ser de leitura obrigatória.

E por onde anda o Xandov??

[]'s




Alberto -
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Interferidores

#112 Mensagem por Enlil » Qui Jan 28, 2010 9:10 pm

crubens escreveu:Cadê aquela pá de ouro ?
Eu estava falando de interferidores eletrônicos, não interferidores políticos humanos :wink: :mrgreen:...




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Interferidores

#113 Mensagem por crubens » Qui Jan 28, 2010 9:19 pm

A pá de ouro é troféu dado aqueles que desenterram tópicos antigos, ela atualmente acho que estava com o beronha. :mrgreen:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Interferidores

#114 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 28, 2010 9:22 pm

Cacete! Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro!!!! Cinco meses e 4 dias!!! Mais um pouco, e nascia de parto natural!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Interferidores

#115 Mensagem por crubens » Qui Jan 28, 2010 9:31 pm

Glauber acho que tu se enganou, não meses são anos!!!! :mrgreen:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re:

#116 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 28, 2010 9:35 pm

Matheus escreveu:Eu gostaria de ver o A-1M com dois MAR-1, dois MAA-1 dois tanques de 550 e um pod ecm ventral...

No início do ano que vem será possível... 8-] 8-] 8-] 8-] 8-]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Interferidores

#117 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 28, 2010 9:42 pm

crubens escreveu:Glauber acho que tu se enganou, não meses são anos!!!! :mrgreen:
2006! AuehuaHEuAHEUhAU! O Enlil forçou a amizade agora, a maioria não era nem membro ainda!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Interferidores

#118 Mensagem por soultrain » Qui Jan 28, 2010 9:57 pm

Tópico muito bom, Xandov volta por favor!!!





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Interferidores

#119 Mensagem por Marino » Qui Jan 28, 2010 10:03 pm

Ele está logado agora, é só ver nos usuários on line.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Interferidores

#120 Mensagem por Enlil » Qui Jan 28, 2010 10:23 pm

Mais um tópico interessante resgatado do "FDB profundo" (sem trocadilhos). Mas o mérito não é meu não, outro forista (q já não me lembro quem é :oops:) sugeriu este tópico lá no FX-2 Eternal [101]...




Responder