O user Guerra, deixa claro e escancarado que espera que os haitianos fiquem 15/20 dias soterrados esperando ajuda brasileira, e que o governo virtual (já que a infra-estrutura do mesmo inexiste) do haiti pediu apoio americano para poder fazer negociata, tais acusações a esta altura dos tragicos acontecimentos tem o mesmo valor que a arma de criar terremotos, é tão absurda que somente espera ser justificada pela apelação de zelo aos nossos impostos, imaginando que este mesmo governo haitiano não faz corrupção com brasileiros (note, não sou eu quem esta dizendo, quem diz é o próprio Guerra, afinal se serão ladrões com os americanos, pq não foram com os brasileiros? campeões na pratica aqui mesmo em nosso solo patrio?).
Por favor não coloque palavras na minha boca. Se vai me citar, cite o que eu escrevi.
Eu não tenho bola de cristal para dizer se vão ser corruptos com os EUA. O que eu posso dizer é que o governo do Haiti tem uma historia de corrupção. Assim como os EUA tem uma histórico de corromper o Haiti. Todo mundo sabe disso.
A relação do Brasil com o Haiti é recente e atraves da ONU. É diferente da relação EUA e Haiti.
Para quem não sabe, a desgraça do Haiti é historica. E por concidência a presença dos EUA no Haiti também. Começou em 1915, depois em 1934, sempre com o papo furado de proteger os cidadãos norte americanos. E continuou até nossos dias.
Um pouco de história para refrescar a memória.
Em 1957 (vejam que os EUA já urubuzada o haiti a decadas) os EUA colocou Duvalier no poder. Aqui é preciso abrir um paragrafo para falar dessa cabra.
Papa Doc foi o maior assassino da história recente. Foi ele que iniciou o processo de destruição do estado haitiano. Ele matou, esquartezou, Fez macumba com corpos de adversários. E tudo que é barbaridade nesse mundo. Depois passou para o tal do Baby Doc. Como filho de peixe, peixinho é. Esse capeta reencarnado massacrou o povo haitiano até meados dos anos 80. Depois dele mais ditadores e a seguir (1993) Aristides que era apoiado pelos EUA.
Mais golpes de estado no haiti (nada de novo no front), Aristides deposto. Em 93 Aristides de volta. Aristides (sob orientação americana) faz uma reforma nas FAs. Uma reforma tão bem feita que possibilitou o surgimento de grupos paramilitares. Nesse mesmo ano os EUA tentou desembarcar no Haiti e os grupos paramilitares não permitiu. Rabinho entre as pernas e Haiti de pernas para o ar.
Bloqueio total da ONU. A junta empossou um civil e marcou eleições. Os EUA (só dá eles, né?) não aceitou. Em 1994 uma força militar da ONU invadiu o pais. Muito rtiro, cachorro latino, criança chorando. Aristides de volta, mas o pais estava destruido ( e nem teve terremoto). Mais confusão, mais tiroteio, mais cachorro latindo, mais criança chorando. Aristides é tirado do pais contra sua vontade pelos EUA (de novo?) e consegue asilo na Africa do sul.
O pais era o próprio inferno na terra. EUA fica de longe olhando e Brasil assume. Sob o comando do General Heleno a ONU passa o cerol geral. Haiti pacificado...bom o resto todo mundo já sabe... como desgraça pouca é bobagem vem um terremoto, e quem é chamado para colocar ordem de novo no haiti...quem?
Essa historia de haitiano soterrado não me comove. Quando o Brasil chegou no Haiti, os haitianos já estavam soterrados. O pais já estav a em ruinas. A diferença é que tinha gente armada querendo cabeça de americano.
Conclusão (repetindo pela milesima vez): não vejo lógica no Brasil enfiar dinheiro nesse namoro EUA e Haiti. Esse casal é muito cheio de "não-me-toques" para o meu gosto. Esse povo gosta muito de dar tiro, fazer revolução, depor presidente e tudo que não é legal, e que gasta muito dinheiro.
Se eu não fui claro dessa vez, me perdoem. Não consigo me expressar melhor que isso.