TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32266 Mensagem por Skyway » Qua Jan 27, 2010 12:10 am

Leonardo, compreendo sua angústia, mas pense assim: deixaram (insisto, deixaram) o DB chegar a este ponto; falta de aviso não foi. Remédio não é feito para curar doença alguma (nem sei se as vacinas...), foram, são e serão criados para mantê-las sobre controle, ou seja, a doença continuará existindo. Se não é possível evitá-la, então que se conviva com ela (em suma, o estrago foi feito. Ponto!!!!).
Pois é Orestes, algumas vezes também penso assim...mas tenho feito um trabalho de formiguinha, conversando com pessoas ao invés de grupos, e tenho visto que se o espaço melhorar, pessoas voltam a visitar, ler e se interessar pelo que é dito aqui.

Tenho me dedicado mais ao Site do que ao Fórum, e lá nós estamos construindo as bases para algo muito maior. Nós estamos para começar a fazer matérias próprias, coberturas e etc. A RAT ano passado serviu de um excelente teste para determinarmos o que podemos fazer. A credibilidade do Site cresce, e quero ver o mesmo no FDB.

Mas ta difícil.

Um forte abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#32267 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 27, 2010 12:12 am

Como é pessoal????

Pô, fiz umas perguntinhas bobas e ninguém respondeu. [077]

Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca.

Bem, se fosse hoje, tendo em vista nosso general sendo soprado e achincalhado no Haiti, estarmos sendo pressionados sobre nossa política externa em relação ao Irã (e etc), assunto esse que nos compete; termos 10.000 paraquedistas "ajudando" agora que grana vai rolar no Haiti e os contratos de reconstrução estão sobre a mesa, e que a sra. Clinton já declarou que estes contratos devam ser celebrados de acordo com o que quer os EUA e o governo do Haiti, governo esse que eles estão cagando em cima pública e notoriamente; tendo em vista tudo isso.

Vocês tem certeza que ainda vão insistir nessa papo de bandeirinhas?
A Suécia pode substituir as bandeirinhas americanas do Gripen?
Quanto tempo leva?
Vai ser grátis, assim como a fábrica dos NGBR for the world (menos a Índia)?
As bandeiras inglesas, quem vai trocar?

Quem nos está apoiando no campo diplomático e estratégico mesmo?

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#32268 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 27, 2010 12:14 am

gomugomu escreveu:Essa opção é o Gripen NG, Gaitero, simplesmente porque capacita mais a indústria brasileira a produzir seus próprios.
O rafale só muda a bandeira de cor.
Gomu2. A FAB vai de Rafale. De que adianta discutir? Inês é morta...
O negócio agora é torcer para que tudo o que os franceses colocarem no contrato seja cumprido. É isso aí.

Editado pela última vez por Mapinguari em Qua Jan 27, 2010 1:28 am, em um total de 1 vez.
Mapinguari

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#32269 Mensagem por orestespf » Qua Jan 27, 2010 12:16 am

Skyway escreveu:
Leonardo, compreendo sua angústia, mas pense assim: deixaram (insisto, deixaram) o DB chegar a este ponto; falta de aviso não foi. Remédio não é feito para curar doença alguma (nem sei se as vacinas...), foram, são e serão criados para mantê-las sobre controle, ou seja, a doença continuará existindo. Se não é possível evitá-la, então que se conviva com ela (em suma, o estrago foi feito. Ponto!!!!).
Pois é Orestes, algumas vezes também penso assim...mas tenho feito um trabalho de formiguinha, conversando com pessoas ao invés de grupos, e tenho visto que se o espaço melhorar, pessoas voltam a visitar, ler e se interessar pelo que é dito aqui.

Tenho me dedicado mais ao Site do que ao Fórum, e lá nós estamos construindo as bases para algo muito maior. Nós estamos para começar a fazer matérias próprias, coberturas e etc. A RAT ano passado serviu de um excelente teste para determinarmos o que podemos fazer. A credibilidade do Site cresce, e quero ver o mesmo no FDB.

Mas ta difícil.

Um forte abraço!
Daí meus elogios a você, Leonardo, mais do que respeitosos (sem trocadilhos), visto que é um dos poucos a se preocupar com o nosso "micro-cosmos" nos dias atuais. Muito se fez, bastante se perdeu, poucos são aqueles que se preocupam com a recuperação (de fato). Estou ao seu lado nesta luta, mesmo postando pouco, mas faço questão de fazer certas "intervenções", ou seja, louvando as iniciativas mais do que positivas e bem intencionadas.

Forte e verdadeiro abraço,

Orestes

Mapinguari
Sênior
Sênior

#32270 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 27, 2010 12:17 am

AlbertoRJ escreveu: P.S: Por exemplo, de quem é a propriedade intelectual do FCS do Gripen NG?
É sueca, no que se refere ao software.

Mapinguari

Imagem
Bender

#32271 Mensagem por Bender » Qua Jan 27, 2010 12:19 am

delmar escreveu:
Túlio escreveu:Duas mil e cinquenta páginas e...nada de FX... :roll: :roll: :roll: :roll:

Deste total umas 500 são só de lágrimas das viuvas do SU-35; outras tantas são de louvor ao Rafale. Aqui, para sobreviver aos xiitas de plantão, deve-se sempre iniciar a mensagem louvando o SU-35 para só então declarar apoio ao Rafale como segunda opção. Qualquer referência ao caça americano deve ser adjetivada como " o super-lento" e citada sempre "a coleira" e o "imperialismo". No Gripen convém mencionar " ele não existe", além de que chama-lo de "mosquito" também pega bem. O forista também será bem avaliado se considerar a Suécia um país "pequeno e sem peso mundial", ao contrário da França que deverá ser considerada, sempre, "uma potência mundial". Seguindo este principios o tópico irá facilmente para umas tres mil páginas de louvação para o Rafale e o SU-35 e de pauladas nos dois outros concorrentes.
Eu continuo levando fé no GRIPEN que julgo o melhor para o Brasil. O bom senso vai prevalecer ao final.

saudações
Com todo respeito Delmar,o que você queria?

Sim a torcida do Flanker é a maior e sempre foi em qualquer blog,fórum e boteco de esquina,desde que a FAB demonstrou o desejo de ter novos caças,a 15 anos atráz,você queria que após a desclasificação do SU-35 da ultima short-list esta legião de entusiastas do Brasil inteiro fizessem o que? Se recolhecem ao mosteiro para meditar em silêncio?

Nós estamos em um fórum de assuntos militares,é aqui que despejamos nossas esquizitices e nossas paixões de entusiastas,isso é espetacular,louvemos que existiram centenas de participantes que se importaram com o país de forma patriótica e gastaram teclado e inteligência em 500 páginas para expor seus pensamentos do que julgavam melhor e não aconteceu.

Isso para você é estupidez?

E quanto ao fato,de uma grande parte desses entusiastas do SU35,acharem que o Rafale dos males é o menor,e os outros tantos que são admiradores do caça Rafale se juntarem a eles e acharem que esse é o que acham melhor para nossa Força Aérea e para o Brasil.

isso também é estupidez?

OK! Super lento não pode,mosquito não pode,ceguinho não pode,painel azul calcinha não pode,ventilador no painel não pode,tijolo não pode,gost não pode,então diz pra mim o que o comitê central permite,que brasileiros que tem por sua melhor característica,fazer piada,brincadeira e zoação permitiu que nós podemos fazer,por que eu nunca vi em 5 anos que eu estou aqui nossa moderação se importar,com adjetivos brincalhões que nós impusemos aos concorrentes das diversas empresas que participam dessa seleção.

Isso também é estupidez?

Sim,a Suécia é um pais valoroso,mas é pequeno.

Sim,a França é “uma potência mundial”

Sim,os EUA são “Imperialistas” a mais de 70 anos.

Sim a “coleira” é apertada.

Sim,os respectivos entusiastas não podem ser censurados por louvar seus amados Rafale e SU35 e tampouco são por louvar o Gripen,só que estes ultimos hoje são minoria aqui neste forum,ninguém aqui impõe nada,aqui ninguém vai decidir o resultado de nada,aqui como em qualquer lugar em que as pessoas tomam posições existe o embate das idéias,e a maioria tem mais peso e numero para postar,ninguém aqui pode ser censurado também por “dar pauladas” nos concorrentes,o que não se pode fazer diante das regras do fórum,é dar pauladas em participantes,você sinceramente se sente ofendido,por algum concorrente?

Vou lembrá-lo mais uma vez,este aqui é o tópico do FX2 do FDB,realmente tem muita coisa nesse tópico que sequer lembra que é o tópico do FX2,mas mesmo essas coisas são a prova inconteste que pelo menos aqui nesse fórum tem 3000 abnegados que se importam com a questão da Defesa do Brasil,as vezes são passionais,veementes e até inconsequentes,mas se você procurar com carinho encontrará neste tópico FX2,muita coisa importante e inteligente a respeito deste assunto e do Brasil,depende dos olhos de quem vê,não queira transformar este tópico no reflexo do que voce entende por porcaria, como se ele fosse somente um depósito de lixo,isso seria uma insensatez.

Xiita pra mim é elogio,obrigado.

Sds.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#32272 Mensagem por Skyway » Qua Jan 27, 2010 12:20 am

orestespf escreveu:
Skyway escreveu: Pois é Orestes, algumas vezes também penso assim...mas tenho feito um trabalho de formiguinha, conversando com pessoas ao invés de grupos, e tenho visto que se o espaço melhorar, pessoas voltam a visitar, ler e se interessar pelo que é dito aqui.

Mas ta difícil.

Um forte abraço!
Daí meus elogios a você, Leonardo, mais do que respeitosos (sem trocadilhos), visto que é um dos poucos a se preocupar com o nosso "micro-cosmos" nos dias atuais. Muito se fez, bastante se perdeu, poucos são aqueles que se preocupam com a recuperação (de fato). Estou ao seu lado nesta luta, mesmo postando pouco, mas faço questão de fazer certas "intervenções", ou seja, louvando as iniciativas mais do que positivas e bem intencionadas.

Forte e verdadeiro abraço,

Orestes
Obrigado Orestes. :wink:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

#32273 Mensagem por Izaias Maia » Qua Jan 27, 2010 12:26 am

Bender escreveu:
delmar escreveu:
Deste total umas 500 são só de lágrimas das viuvas do SU-35; outras tantas são de louvor ao Rafale. Aqui, para sobreviver aos xiitas de plantão, deve-se sempre iniciar a mensagem louvando o SU-35 para só então declarar apoio ao Rafale como segunda opção. Qualquer referência ao caça americano deve ser adjetivada como " o super-lento" e citada sempre "a coleira" e o "imperialismo". No Gripen convém mencionar " ele não existe", além de que chama-lo de "mosquito" também pega bem. O forista também será bem avaliado se considerar a Suécia um país "pequeno e sem peso mundial", ao contrário da França que deverá ser considerada, sempre, "uma potência mundial". Seguindo este principios o tópico irá facilmente para umas tres mil páginas de louvação para o Rafale e o SU-35 e de pauladas nos dois outros concorrentes.
Eu continuo levando fé no GRIPEN que julgo o melhor para o Brasil. O bom senso vai prevalecer ao final.

saudações
Com todo respeito Delmar,o que você queria?

Sim a torcida do Flanker é a maior e sempre foi em qualquer blog,fórum e boteco de esquina,desde que a FAB demonstrou o desejo de ter novos caças,a 15 anos atráz,você queria que após a desclasificação do SU-35 da ultima short-list esta legião de entusiastas do Brasil inteiro fizessem o que? Se recolhecem ao mosteiro para meditar em silêncio?

Nós estamos em um fórum de assuntos militares,é aqui que despejamos nossas esquizitices e nossas paixões de entusiastas,isso é espetacular,louvemos que existiram centenas de participantes que se importaram com o país de forma patriótica e gastaram teclado e inteligência em 500 páginas para expor seus pensamentos do que julgavam melhor e não aconteceu.

E quanto ao fato,de uma grande parte desses entusiastas do SU35,acharem que o Rafale dos males é o menor,e os outros tantos que são admiradores do caça Rafale se juntarem a eles e acharem que esse é o que acham melhor para nossa Força Aérea e para o Brasil.

isso também é estupidez?

OK! Super lento não pode,mosquito não pode,ceguinho não pode,painel azul calcinha não pode,ventilador no painel não pode,tijolo não pode,gost não pode,então diz pra mim o que o comitê central permite,que brasileiros que tem por sua melhor característica,fazer piada,brincadeira e zoação permitiu que nós podemos fazer,por que eu nunca vi em 5 anos que eu estou aqui nossa moderação se importar,com adjetivos brincalhões que nós impusemos aos concorrentes das diversas empresas que participam dessa seleção.

Isso também é estupidez?

Sim,os respectivos entusiastas não podem ser censurados por louvar seus amados Rafale e SU35 e tampouco são por louvar o Gripen,só que estes ultimos hoje são minoria aqui neste forum,ninguém aqui impõe nada,aqui ninguém vai decidir o resultado de nada,aqui como em qualquer lugar em que as pessoas tomam posições existe o embate das idéias,e a maioria tem mais peso e numero para postar,ninguém aqui pode ser censurado também por “dar pauladas” nos concorrentes,o que não se pode fazer diante das regras do fórum,é dar pauladas em participantes,você sinceramente se sente ofendido,por algum concorrente?

Vou lembrá-lo mais uma vez,este aqui é o tópico do FX2 do FDB,realmente tem muita coisa nesse tópico que sequer lembra que é o tópico do FX2,mas mesmo essas coisas são a prova inconteste que pelo menos aqui nesse fórum tem 3000 abnegados que se importam com a questão da Defesa do Brasil,as vezes são passionais,veementes e até inconsequentes,mas se você procurar com carinho encontrará neste tópico FX2,muita coisa importante e inteligente a respeito deste assunto e do Brasil,depende dos olhos de quem vê,não queira transformar este tópico no reflexo do que voce entende por porcaria, como se ele fosse somente um depósito de lixo,isso seria uma insensatez.

Sds.

Perfeito!!!

A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#32274 Mensagem por orestespf » Qua Jan 27, 2010 12:36 am

Izaias Maia escreveu:
Bender escreveu: Com todo respeito Delmar,o que você queria?

isso também é estupidez?

Isso também é estupidez?

Sds.

Perfeito!!!
X2

Claudio Xavier
Novato
Novato

#32275 Mensagem por Claudio Xavier » Qua Jan 27, 2010 12:37 am

A compra dos aviões do F-X2 pode ser analisada por diferentes angulos, um deles seria a transferência de tecnologia. Sim, conheço os comentários que nenhuma das três ofertas, vai dar em nada nessa área e etc. Entretanto, já vi comentários no sentido oposto.
Também já vi comentários na impressa e em fóruns informando que falta ainda 30 - 35% do projeto do Gripen NG para ser concluído, neste caso se é para embarcar em um projeto de 4º geração, não seria mais vantajoso para a nossa industria aeronáutica participar desse projeto, do que simplesmente fabricar uma receita de bolo que é o caso do Rafale e do F-18.
Hoje já estamos participando no projeto, lideradas pela Akaer, as empresas Friuli, Winnstal, Minoica e Imbra Aerospace já tem engenheiros na Suécia participando do projeto, cálculos e da produção de parte da fuselagem. No caso do Rafale vamos projetar o que, se está tudo pronto.
A Dassault e a Boeing já fizeram contatos com Deus e o mundo, mas até agora a única que está se movendo mesmo parece ser a SAAB.
Outra coisa, a ATMOS Sistemas já tem um memorando com a SELEX Galileo para o desenvolvimento do radar de controle de fogo Raven ES-05 AESA. Ok, é só um memorando, entretanto isso já é mais do que o papo de vendedor prometendo a boa vontade da Thales ou da Raytheon. Enfim, cada um tem a sua opinião.

Mapinguari
Sênior
Sênior

#32276 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 27, 2010 12:37 am

Paulo Pantanal escreveu:......PELO QUE VENHO LENDO NESTES POST, OS UNICOS PAÍSES QUE PODEM TRANSFERIR TOTs. PARA O BRASIL SERIAM, EUA, FRANÇA E RÚSSIA, MAS COMO A RÚSSIA ESTÁ FORA OU ESTA ESCONDIDA...????? SÓ RESTA OS OUTROS DOIS,,ENTÃO!!!!!!! TEMOS QUE DECIDIR, POIS ESSA NOVELA É MUITO FEIO PARA O POVO BRASILEIRO, OQUE ESTÃO PENSANDO DE NÓS...ASSUNTOS SIGILOSOS VASAM NA IMPRESA....ETC.....VAMOS VER ATÉ QUANDO..

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS VEREMOS..............
PAULO, QUE PARTE DE "POR FAVOR, NÃO DIGITE EM MAIÚSCULAS" VOCÊ NÃO ENTENDE?

Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#32277 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 27, 2010 12:38 am

Eu tentei ser mais sutil, mas a voadeira veio de qualquer jeito.
Concordo contigo Bender.

E repetindo:
Apesar de não me sentir vítima de 90% dessas coisas, tenho que concordar integralmente contigo.
Existe sim essa babaquice lamentável aqui no DB...que bom seria pra todos nós e pro FDB se nenhum desses fatos descritos por você acontecessem mais. Que bom seria se passássemos todos a ser mais maduros e assim debater de forma justa, sem depreciar outras opiniões ou outras convicções...apenas debater.
E abaixo, exemplo da baquice de rotular, segundo o próprio reclamante:

Deste total umas 500 são só de lágrimas das viuvas do SU-35;
outras tantas são de louvor ao Rafale
Aqui, para sobreviver aos xiitas de plantão
deve-se sempre iniciar a mensagem louvando o SU-35 para só então declarar apoio ao Rafale como segunda opção
Percebes?

Já repeti umas perguntas bem pertinentes duas ou três vezes... :roll:
Mas o assunto teima em voltar para custos, fábricas de caças para o Brasil and the world.

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Jan 27, 2010 12:40 am, em um total de 1 vez.
Cesardpf
Júnior
Júnior

#32278 Mensagem por Cesardpf » Qua Jan 27, 2010 12:38 am

Bender escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Alô, alô MB!!!!!!! :D

Arruma umas fotos de F-5A prá FAB Bender.
A SAB quer um monoturbina, barato de operar...

Imagem

Sds.

ps: Sky desculpe esta minha imaturidade :mrgreen:
[003] [003] [003] [003] [003] [003] :lol: :lol: :lol: :lol:

Mapinguari
Sênior
Sênior

#32279 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 27, 2010 12:39 am

gaitero escreveu:
Para ser franco.. Com o conhecimento a mais da SAAB, ou com o conhecimento a menos da Boeing e da DASSAULT.. Não teremos em nenhum destes casos capacitação necessária para contruirmos o nosso..

Quando esta for a vontade da nação. Muito mais do que a ajuda externa para desenvolvier sistemas. Necessitaremos de investimentos nacionais, para produzir radares, turbinas e sistemas de controle em geral ...

Infelismente, em nenhum dos casos, teremos acesso a estas tecnologias...

O resto é baba... Só necessita de demanda e investimentos para ser viabilizado... COM ou SEM ajuda externa...
Perfeito! X2.
E a gente fica aqui, discutindo o sexo dos anjos...

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#32280 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 27, 2010 12:46 am

G-LOC escreveu:
Mapinguari escreveu:
A autonomia do Gripen NG é de pelo menos duas vezes a do MiG29. Informe-se antes de escrever.
duas vezes a do Mig-29A. A capacdiade de combustível do Mig-35 deve ser pelo menos o dobro.

Nos testes do Mig29 contra o Mirage 2000 na India os pilotos dos migs pensavam que iam perder por falta de combustível. Na pratica eles tinham que desacelerar para manter a velocidade ideal de curva. No final economizavam combustível suando menos potencia para vencer os Mirage.

G-LOC
Sim, ele citou exatamente o MiG29. O MiG35 é equivalente ao Gripen NG em autonomia e possivelmente em raio de combate.
E MiG35 está para MiG29A como Gripen NG está para Gripen A, nestes itens.

Mapinguari

Imagem
Responder