Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,16066.html - 25/01/2010 - atualizado às 01:39 horas
Na maior cheia do Rio Paraíba do Sul nos últimos dez anos, bairros de Volta Redonda e Barra Mansa foram inundados entre o final da noite de ontem (domingo) e a madrugada de hoje (segunda). Até mesmo bairros normalmente não afetados por enchentes - como Vila Mury e Aterrado, em Volta Redonda - tiveram várias ruas cobertas pelas águas.
A subida das águas foi rápida e pegou de surpresa moradores que estavam dormindo em bairros ribeirinhos das duas cidades. Um número ainda não estimado de famílias está desalojado nas duas cidades. Por volta de 1 hora da manhã de hoje o nível do Rio Paraíba do Sul chegou a 3,55 metros acima do normal.
Em Volta Redonda, boa área do Dom Bosco teve casas inundadas. O mesmo ocorreu no Barreira Cravo, onde alguns moradores chegaram a ser retirados em um bote conseguido pela Defesa Civil de Volta Redonda. Casas no Aterrado também inundaram e alguns prédios ficaram ilhados. A água chegou até a altura da delegacia de polícia, na Av. Lucas Evangelista.
O prefeito Neto monitorava durante a madrugada as ações da Defesa Civil, comandadas pelo major Rodrigo. Trinta homens, dois caminhões e um bote foram usados na ação que envolveu o pessoal da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da garagem da prefeitura.
Em Barra Mansa, a Defesa Civil também teve trabalho para retirar moradores das áreas inundadas pelo Rio Paraíba.
A forte chuva que caiu na final da noite de domingo, em toda a região, foi a responsável pela inundação. A Represa do Funil acabou evitando uma tragégia maior ao reduzir a vazão às 10 horas da manhã de ontem. O efeito desta redução chegou a Volta Redonda por volta das 22 horas, já que as águas da represa levam cerca de dez horas para perfazer o trajeto. Foi por volta deste horário que o temporal desabou na região.
Os afluentes do Rio Paraíba no Médio Paraíba contribuíram para o aumento abrupto do seu nível. Tudo indica que o Rio Bananal possa ter sido um dos grandes responsáveis pela cheia. É que as fortes chuvas também atingiram a cidade de Bananal, em São Paulo, que faz divisa com Barra Mansa: "Caiu um dilúvio em Bananal", comentou um oficial da Polícia Militar daquela cidade.
Mesmo bairros que não são ribeirinhos ao Rio Paraíba foram alagados, em virtude da forte chuva, como Jardim Amália e Vila Rica, ambos em Volta Redonda.