Metálico amigo, você me fez recordar do saudoso Mr. Mangabeira Unger.Bender escreveu: Na minha maneira de enxergar com minha tradicional miopia as coisas,essa era a idéia original do então Min. Mangabeira Unger quando da formulação da END e quando das suas diversas viajens a Russia.
Ele sempre que pode pontificou um afastamento gradual da dependência tecnológica e militar do Brasil com relação aos EUA.
Na minha maneira de perceber,o ideal do então ministro era ter dois polos de apoio tecnológico independentes dos EUA e independentes entre si também,a França e a Russia.
Aparentemente a MB ficaria com o ciclo de conhecimento tecnológico frances inclusive com realação a aviação e a FAB ficaria com o ciclo Russo,esta situação criaria a tão discutida e controversa questão das cestas e ovos.
Debito a uma mudança de planos,sendo que os motivos podem ser diversos,inclusive o da rejeição da FAB em primeiro momento pela solução Russa para ela,ou outro geopolítico, a opção ter se definido somente pela parceria com a França.
Tal decisão do GF pode ter causado inclusive a saída do ministro de forma prematura e seu abandono do projeto,ao qual demonstrava tanto empenho em ver consolidado,mas isso são especulações minhas.
O que está claro desde sempre e me parece que muitos insistem ainda em não aceitar,é que a opção americana ou americanizada nunca teve chances de emplacar,mas dela como participante do processo se fez uso político e técnico/econômico de forma pragmática,inclusive muito ao estilo americano de fazer seus negócios.
Hoje a opção é por uma só cesta,mas esta questão vai estar sempre aberta,não é engessada. inclusive para que o plano que eu imagino o originalmente pensado possa acontecer em um futuro qualquer,depende do governo de plantão e suas cabeças pensantes.
Sds.
Professor de Harvard, conhecedor do "cara" do lado de lá,
profundo conhecedor do modus vivendi e operandi dos americanos, e...........queria que nos virássemos para a Europa e Ásia.
Por que será?
E porquê então os "azuis" (by CM) querem o contrário?
Precisamos de um Haiti para ver quem está equivocado?
Os daqui que querem nos manter cativos ao Tio ou o grande MU?
Não sei vocês mas eu fico com o Sr. MU.
Abraço
Franz Luiz
(Raios múltiplos, anunciem logo. De preferência 1 dia antes do carnaval...hehehehe....)