TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31966 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 10:36 pm

DELTA22 escreveu:
Este é um editorial do Poder Aéreo publicado hoje. http://www.aereo.jor.br/

F-X2: quem ganhar, levará?

....
Não leio esse blog. Tendencioso sem nem tentar despistar e odeiam tudo o que é ligado ao FDB, apesar de estarem todos aqui e "beber desta fonte" sempre quando convém... :twisted: :twisted:

Edit: Vejo que o movimento "mela F-X2" está ativado. :evil:

[]'s a todos.
Pode crer! :| É isso mesmo!

Sds.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31967 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 10:40 pm

Pois então que se cancela os contratos conflituosos da FAB.
Não há a mínima necessidade deste desgaste todos das partes envolvidas.
Inicia-se outra competição, desta vez com outros competidores talvez, com outras categorias de aviões.
Cancela tudo, compra-se uns tampões e espera-se o F-35, pois segundo consta é o sonho da FAB, pelas mesmas fontes que dizem que o contrato do EC-725 é pura mutreta, assim como o será o do Rafale, segundo ainda estas mesmas fontes.
Quem sabe numa compra de F-35 a FAB coloca a sua assinatura?

Até lá estaremos muito bem servidos dos F-5M + Derby + E-99 + MAA-1A + P-IV, isso, mais os Rafales da MB já seriam uma força dissuasória respeitável.

Imaginemos uns cem F-5M na FAB e uns oitenta Rafale-F3BR na MB!!!!!
Todas as armas da FAB mais MICA + Meteor + SCALP-EG + ASSM + Exocet-BIII + E-2 AWACS + etc, etc, etc.

O EB tá trabalhando lá no Haiti, olhem o Fantástico agora.
Vamos esperar mais rasantes?




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31968 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 10:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois então que se cancela os contratos conflituosos da FAB.
Não há a mínima necessidade deste desgaste todos das partes envolvidas.
Inicia-se outra competição, desta vez com outros competidores talvez, com outras categorias de aviões.
Cancela tudo, compra-se uns tampões e espera-se o F-35, pois segundo consta é o sonho da FAB, pelas mesmas fontes que dizem que o contrato do EC-725 é pura mutreta, assim como o será o do Rafale, segundo ainda estas mesmas fontes.
Quem sabe numa compra de F-35 a FAB coloca a sua assinatura?

Até lá estaremos muito bem servidos dos F-5M + Derby + E-99 + MAA-1A + P-IV, isso, mais os Rafales da MB já seriam uma força dissuasória respeitável.

Imaginemos uns cem F-5M na FAB e uns oitenta Rafale-F3BR na MB!!!!!
Todas as armas da FAB mais MICA + Meteor + SCALP-EG + ASSM + Exocet-BIII + E-2 AWACS + etc, etc, etc.

O EB tá trabalhando lá no Haiti, olhem o Fantástico agora.
Vamos esperar mais rasantes?
È por ai,seria uma força de respeito,e acredito que uma saída positiva para todos os envolvidos,sem atropelos.

Sds.




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31969 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 10:51 pm

Soultrain: Citação:
JP,

Informe-se com o barbeiro sobre a necessidade de melar o FX em prol do F-35, todos estão a ser usados (Saab, Boeing, imprensa etc) pela LM, provávelmente sem saberem.


Tuga veio fez mais agora em nos por pulgas trás das orelhas do que Damiãp de Gois fez pelo encanto mitológico da "Escola de Sagres".
É grande Soultrain, as brancas estão jogando.




Imagem
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31970 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 10:54 pm

Off-Topic :

Acabo de assistir uma repostagem no fantástico, sobre um Homem no Haiti, que pedia ajuda pois ouviu a voz da mulher soterrada, grávida de 5 meses, inicialmente homens do exército BRASILEIRO começaram a cavar com as mãos, em seguida chegaram bombeiros BRASILEIROS e resgataram a mulher com vida e bebê com vida, foi um GRITO só entre militares e população local ...

BRASIL !!! ... BRASIL !!!

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31971 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 10:55 pm

Pois é, a FAB não passaria pela desonra de ter de engolir um caça que absolutamente não quer, segundo ainda se diz na mídia e aqui.
O GF conseguiria uma boa justificativa para a compra dos Rafales, pois apenas este opera no SP comprovadamente sem problemas de maior monta dentre os caças modernos e aceitáveis pelos alérgicos militares brasileiros.

Haveria o tempo necessário para se esperar até a implementação da 5ºG, tempo para que a FAB chegue na sua vez na fila enorme do F-35, enfim, as coisas aconteceriam sem atropelos e traumas.

Ou então o GF mete o pé na jaca e toma a decisão mais corajosa de todas, a opção marreta. 8-]




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31972 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 24, 2010 11:00 pm

Amigos,
Sobre o contrato dos EC-725, firmado pela FAB com Helibras - Eurocopter:

Pelo que foi publicado no DOU, o contrato original é o 008/CTA-SDDP/2008.
Abaixo está transcrito o extrato do seu Termo Aditivo nº 01, firmado em dezembro de 2009.
“Processo n 014-08/SDDP. Especie: Termo de Contrato. Contratante: União, Ministerio da Defesa, por intermedio do Comando da Aeronautica, representado pelo Departamento de Ciencia e Tecnologia Aeroespacial – DCTA. Contratada: Consorcio Helibras-Eurocopter Projeto H-XBR, constituido entre as empresas Helicopteros do Brasil S/A – Helibras e Eurocopter. N do Termo Aditivo e Contrato Original: 1 Termo Aditivo ao Contrato de Despesa N 008/CTASDDP/2008. Finalidade: a) corrigir referencia ao documento de encaminhamento dos Requisitos Operacionais no Item II – MERITO ADMINISTRATIVO; b) refletir, no item IV – CONVENCOES e no item V – LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS, a alteracao de denominacao da CONTRATANTE; c) corrigir nomenclaturas e referencias no Item IV – CONVENCOES; d) corrigir nomenclaturas e referencias na CLAUSULA 1ª – Objeto; e) ajustar a CLAUSULA 2ª – FINANCIAMENTO; f) corrigir nomenclaturas e referencias na descriminacao dos itens com preco associado na CLAUSULA 4ª – PRECO; g) ajustar a CLAUSULA 5ª – CUSTEIO as modificacoes quanto aos valores e as alteracoes de cronograma; h) ajustar a CLAUSULA 6ª – FORMA DE PAGAMENTO as modificacoes quanto a forma de pagamento e as alteracoes de cronograma; i) ajustar a CLAUSULA 7ª – GARANTIA FINANCEIRA as modificacoes na garantia financeira de restituicao do pre-pagamento; j) ajustar a CLAUSULA 8ª – GARANTIA TECNICA as modificacoes para corrigir formatacao, alteracoes de garantia em funcao da customizacao da aeronave, locais de entrega de itens reparados e adequacao de classificacao de usos da aeronave e seus componentes; k) ajustar a CLAUSULA 9ª – CERTIFICACAO DE PROJETO E GERENCIAMENTO DE CONFIGURACAO para as modificacoes de prazos de entrega de documentacoes e planos; l) ajustar a CLAUSULA 10 – GARANTIA DA QUALIDADE GOVERNAMENTAL (APROVACAO DE PRODUCAO) as modificacoes dos prazos de entrega de documentacoes; m) ajustar a CLAUSULA 11 – AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA para definir data para discussao de temas pertinentes; n) ajustar a CLAUSULA 12 – SANCOES ADMINISTRATIVAS para refletir as alteracoes inseridas em outras clausulas; o) ajustar a CLAUSULA 13 – ACOMPANHAMENTO E FISCALIZACAO para uma melhor definicao da responsabilidade pelo seguro; p) ajustar a CLAUSULA 16 – ACEITACAO, RECEBIMENTO DE ETAPAS E RECEBIMENTO DEFINITIVO DO OBJETO DO CONTRATO, para refletir as alteracoes inseridas em outras clausulas; q) ajustar a CLAUSULA 21 – EFICACIA CONTRATUAL as modificacoes das condicoes de eficacia; r) modificar a CLAUSULA 24 – RESPONSABILIDADE DAS PARTES para melhor definir a condicao de transporte dos bens do Contrato; s) modificar a CLAUSULA 28 ACOMPANHAMENTO DO PROJETO para redefinir a condicao para revisao do projeto e para definir condicoes para entrega de relatorios; t) modificar a CLAUSULA 30 – FORCA MAIOR para corrigir referencia a Clausula do Contrato; u) ajustar a CLAUSULA 32 – COOPERACAO E COMPENSACAO INDUSTRIAL (”OFFSET”) as modificacoes do Acordo de Compensacao e Cooperacao Industrial e a necessidade de receber relatorio sobre o indice de nacionalizacao; v) ajustar a CLAUSULA 33 – SEGURANCA E SIGILO, visando definir responsabilidades; w) modificar a CLAUSULA 38 – CORRESPONDENCIA para melhorar a compreensao do processo de recebimento de documentacao e sua validade; x) modificar a CLAUSULA 41 – GARANTIA DE CREDITO PARA PECAS EXCEDENTES – BUY BACK para incorporar novas datas e corrigir referencias; y) modificar a CLAUSULA 42 – TREINAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA para adequacao dos prazos de atendimento e melhoria de compreensao da clausula; z) modificar a CLAUSULA 43 – MODIFICACOES TECNICAS para corrigir referencia ao tipo de especificacao tecnica e clarificar procedimentos; aa) alterar o ANEXO I – Cronograma Fisico-Financeiro, no sentido de adequa-lo a nova realidade orcamentaria; e bb) substituir os ANEXOS I, II, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XV, XVI, XVII, XVIII e XX do Contrato, visando ajusta-los ao necessario detalhamento, a luz deste Termo Aditivo. Autoridade Solicitante: Maj Brig Ar Dirceu Tondolo Noro – Ordenador de Despesa. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Cleonilson Nicacio Silva – Diretor-Geral do Departamento de Ciencia e Tecnologia Aeroespacial. Amparo Legal: Inciso I do Art. 57 e Alinea “c” do Inciso II do Art. 65 da Lei 8.666, de 21 jun. 1993. Valor: nao alterado. Programa/Natureza de Despesa: 05.151.0632.123J.0001/44.90.30.32; 44.90.39.05 e 44.90.52.02. Data de Assinatura: 4 dez. 2009. Vigencia: 3 fev. 2020.”
Este é o link de onde veio o texto: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/156 ... 2009-pg-21

Abraços,

Justin




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31973 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 11:02 pm

Então o contrato do EC-725 já era, consumou-se a tragédia.
Resta agora impedir o Rafale na FAB.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31974 Mensagem por soultrain » Dom Jan 24, 2010 11:07 pm

kirk escreveu:Em sua decisão o julgamento Agusta-Dassault, o Supremo Tribunal belga reconheceu o francês industrial culpado de corrupção belga dirigentes socialistas

http://translate.google.com.br/translat ... hl%3Dpt-BR

Sergé DASSAULT corrompendo socialistas? Foi julgado e Sentenciado?

Não é possível, franceses não corrompem socialistas !

Sds
kirk
Esse ainda foi julgado, já os Suecos e Ingleses... Em todos os negócios onde o Gripen esteve envolvido, mesmo na Coreia do Sul, onde não vendeu nada, acusações atrás de acusações...


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31975 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 11:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é, a FAB não passaria pela desonra de ter de engolir um caça que absolutamente não quer, segundo ainda se diz na mídia e aqui.
O GF conseguiria uma boa justificativa para a compra dos Rafales, pois apenas este opera no SP comprovadamente sem problemas de maior monta dentre os caças modernos e aceitáveis pelos alérgicos militares brasileiros.

Haveria o tempo necessário para se esperar até a implementação da 5ºG, tempo para que a FAB chegue na sua vez na fila enorme do F-35, enfim, as coisas aconteceriam sem atropelos e traumas.

Ou então o GF mete o pé na jaca e toma a decisão mais corajosa de todas, a opção marreta. 8-]
Voce sabe,que as vezes até somos injustos com o valor dos F5,como voce fala no post anterior,100 F5 bem distribuidos e do jeito que estão modernizados,seriam um numero de respeito para "tapar" um possível período de consolidação da legislação embutida na END inclusive com relação aos recursos futuros,isso sem dúvida daria uma segurança maior a FAB,de em uma próxima ocasião,fazer uma avaliação dos possíveis aparelhos tendo em conta,uma realidade maior quanto a verbas de custeio.

Seria um recebimento numa data mais futura mas seria também pragmático,e no caso dos F5 eu duvido que exista força aérea no mundo com nossa expertise para deixá-los sempre em prontidão,e o custo de operação daria para ser levado sem problemas até todas essas definições.

Enquanto isso se o GF resolvesse dar ao Ne São Paulo o poder de fogo que realmente ele merece e pode ter,já definia compra dos F3M agora,e já batia o martelo do inicio do novo PA e da base nordeste.

Mas é claro que a marreta existe,sem dúvida.

Sds.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31976 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 11:08 pm

Posta aí prá gente Soultrain. 8-]




G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31977 Mensagem por G-LOC » Dom Jan 24, 2010 11:11 pm

Santiago escreveu: The F-16 was studied and was found to basically be able to fulfill the ground attack requirement, the emphasis being on beating back a sea borne invasion with anti-ship missiles. On the other hand, as an interceptor it would just barely do, as in 1980 it took 3 minutes to start an F-16, while the requirement for Swedish fighters is that they are airborne after 60 s from a start order.
agora temos o cenário no qual o Gripen foi baseado. A ameaça era a URSS que estaria procurando um meio de invadir a noruega para controlar o mar do norte.

A suécia queria 300 caças sendo metade(?) na versão A de ataque. A aeronave de colaria e já estari em combate "acima da base". A ameaça no inicio da década de 80 seria os Mig23, Su22, e Su24 armados de bombas. Nada que um Viggem desse conta.

Depois apareceria os Mig29 e Flanker para escolta (mais para o Flanker), mas que estariam com limitação de combustível por estarem fora da base. Provavelmente o combustível que o Gripen tinha para o combate era maior que o disponível para um Flanker pois tinha que ir e voltar para a base.

Enquanto os pilotos suécos tinham bases de emergencia próximas e grande apoio de radares em terra, os russos estariam operando distantes e sem apoio de radares para dar alertas e indicar alvos. Mais vantagens para os suécos. A ordem de batalha russa era várias vezes maior que a suéca, mas como era uma guerra contra a OTAN, então a maior parte estava voltada para o centro da Europa. A superioridade numérica poderia ser no máximo local e fácil de anular.

Na função anti-navio a missão era até mais fácil. Decolando de uma base próximo a costa já era possível alcançar navios saindo do porto no outro lado do Báltico. A conclusão é que o Gripen é tudo que os suécos precisavam. Um caça maior seria direcionado para exportação ou apenas custos adicionais para os suécos (então temos o NG).

Agora tentamos ver o cenário da FAB. Um A-4AR saindo da argentina indo atacar brasilia vai ter que voltar bem alto para economizar combustível e com muito apoio de REVO. O alerta de uma esquadrilha intrusa vai ser de horas. Dá tempo de avisar os pilotos em casa que podem até tomar um banho antes de ir para a base. Podem preparar várias aeronaves para a missão. Até os Mirage III estariam em vantagem pois basta forçar os A4 a alijar a carga que a missão está cumprida. Se alijarem o tanque extra podem cair por falta de combustível.

Outro problema é a dispersão. Se o alvo for cuiabá então não tem como dar nenhum alerta pois é provável que o caça escolhido não tenha alcance. Mesmo indo até o alvo e pousando em qualquer pista próxima o alcance pode ser insuficiente ou o tempo de reação.

Então temos um requerimento de um caça com muita mobilidade (velocidade e alcance) ou dezenas de bases com caças de curto alcance.

Na missão anti-navio o problema é ter que cobrir todo o Atlantico em profundiade e extensão. A missão está mais para um Tu22.

G-LOC




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31978 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 11:19 pm

Bender, Concordo jp,é por ai e vem mais.

Quanto ao grifo,tive por coincidência um pequeno e saudável debate, (hoje a tarde a caminho de um lauto almoço,em meio a mais um alagamento paulistano),com um fraterno e sabio amigo,sobre esta questão do "to be or not to be in Haiti?"

Eu levantava a hipótese de futuros e eminentes danos,que poderiam surjir a nossa "imagem" e "interesses maiores",fruto desta nova convivencia com a turma do catchup,e com suas práticas "bizarras" de companheirismo e altruismo e sujeria a ele ainda meio que "constrangido", uma "saída pela direita" daqui a uns seis meses,mas mantendo uma linha de ajuda via meios civis.(não é covardia não,talvez pragmatismo)

Ele levantava a hipótese de que um abandono,macularia mais ainda do que qualquer "esbarro" que fosse surjindo na convivência "amiga" que teríamos a frente com os novos "salvadores" da pátria do Haiti,e reforçava ainda,que neste momento o povo haitiano deveria ser levado em conta,como primeiro da lista,o resto...bem o resto faria parte das agruras de quem quer ser e não tem.

Segundo ele,vamos levando e contornando nisso somos bons,se preciso levamos a Lucélia Santos pra dar uma força.

Portanto,se nós dois em meio a enchente,não chegamos sequer perto de um ponto comum,imagino o que se passa em Brasilia por esses dias,meu Dus,só deve ter conselhieri.

Sds.

Tens razão Bender, a coisa tá suja e começa a encher o ar de daquele misma podre digno das grandes ramações. Há muito já haviam-me dito, e em um antigo post meu expus aqui, que nós estamos no "corredor da morte". Para nossa sorte há coisas mais importantes para que eles se preocupem. Por hora, somos apenas um pouco inconvenientes e até um tanto pitoresco por assim dizer.
Bananas, papagaios, cobras na Av. Atlântica, índios e um engraçado esporte único e. pasmem, jogados com os pés!
Mas também temos o lado canalha: corrupção, assassinatos, fome, covardia com o povo, gangues de rua e ooutras vilanias. Tudo muito bem explicado pelos PHD de Harvard, drs Dillinger, "Al Capone" e a diretoria da Halliburton.
Tomara que o Irã a Coréia do Norte e o Afeganistão ainda lhes d~e muitas dores de cabeça.

Por outro lado, entrando na perigosa seara das "grandes e catastróficas frases" do nosso mandarim, e lembrando-me de uma invoco-a: "Há males que vem para bem". Cito a imolação tráfica dos nossos soldados no Haiti.
Quem sabe se nossa classe média, que sempre paga a conta, volte os olhos para a necessidade preemente em equipar às FFAA?
Quer dizer. Pusilanimidade por pusilanimidade porque não mais uma dos nossos mestres-pusilânimes articulistas? Eles poderiam escrever alguns empoados artigos contra a Heinz e suas polidas ações contra nosotros. Um pouco de "patriotanagem" nos cairia bem.
Mas sabe quando isto vai ocorrer?
É! Pois é...




Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31979 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 24, 2010 11:20 pm

CM, Bender...

[100] [009]

Como ja disseram... o pessoal vai jogar "pesado" at'e o ultimo minuto com esses delirios doidos.

E o Poder Aereo... sem comentarios... mas quando vejo algumas coisas que o Poder Naval diz, at'e entendo.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31980 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 24, 2010 11:21 pm

jp escreveu:Bender, Concordo jp,é por ai e vem mais.

Quanto ao grifo,tive por coincidência um pequeno e saudável debate, (hoje a tarde a caminho de um lauto almoço,em meio a mais um alagamento paulistano),com um fraterno e sabio amigo,sobre esta questão do "to be or not to be in Haiti?"

Eu levantava a hipótese de futuros e eminentes danos,que poderiam surjir a nossa "imagem" e "interesses maiores",fruto desta nova convivencia com a turma do catchup,e com suas práticas "bizarras" de companheirismo e altruismo e sujeria a ele ainda meio que "constrangido", uma "saída pela direita" daqui a uns seis meses,mas mantendo uma linha de ajuda via meios civis.(não é covardia não,talvez pragmatismo)

Ele levantava a hipótese de que um abandono,macularia mais ainda do que qualquer "esbarro" que fosse surjindo na convivência "amiga" que teríamos a frente com os novos "salvadores" da pátria do Haiti,e reforçava ainda,que neste momento o povo haitiano deveria ser levado em conta,como primeiro da lista,o resto...bem o resto faria parte das agruras de quem quer ser e não tem.

Segundo ele,vamos levando e contornando nisso somos bons,se preciso levamos a Lucélia Santos pra dar uma força.

Portanto,se nós dois em meio a enchente,não chegamos sequer perto de um ponto comum,imagino o que se passa em Brasilia por esses dias,meu Dus,só deve ter conselhieri.

Sds.

Tens razão Bender, a coisa tá suja e começa a encher o ar de daquele misma podre digno das grandes ramações. Há muito já haviam-me dito, e em um antigo post meu expus aqui, que nós estamos no "corredor da morte". Para nossa sorte há coisas mais importantes para que eles se preocupem. Por hora, somos apenas um pouco inconvenientes e até um tanto pitoresco por assim dizer.
Bananas, papagaios, cobras na Av. Atlântica, índios e um engraçado esporte único e. pasmem, jogados com os pés!
Mas também temos o lado canalha: corrupção, assassinatos, fome, covardia com o povo, gangues de rua e ooutras vilanias. Tudo muito bem explicado pelos PHD de Harvard, drs Dillinger, "Al Capone" e a diretoria da Halliburton.
Tomara que o Irã a Coréia do Norte e o Afeganistão ainda lhes d~e muitas dores de cabeça.

Por outro lado, entrando na perigosa seara das "grandes e catastróficas frases" do nosso mandarim, e lembrando-me de uma invoco-a: "Há males que vem para bem". Cito a imolação tráfica dos nossos soldados no Haiti.
Quem sabe se nossa classe média, que sempre paga a conta, volte os olhos para a necessidade preemente em equipar às FFAA?
Quer dizer. Pusilanimidade por pusilanimidade porque não mais uma dos nossos mestres-pusilânimes articulistas? Eles poderiam escrever alguns empoados artigos contra a Heinz e suas polidas ações contra nosotros. Um pouco de "patriotanagem" nos cairia bem.
Mas sabe quando isto vai ocorrer?
É! Pois é...
JP... [100] [009]
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder