TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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nveras
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31951 Mensagem por nveras » Dom Jan 24, 2010 8:58 pm

Bender escreveu:
Santiago escreveu:Uma indagação que tem me pertubado e impressionantemente não é feita...

De uma forma geral, os nossos estrategistas estão nos amarrando tecnologicamente a apenas um país, a França. São processos de ToT de médio prazo a longo prazo. As ToT do EC-725 entre matriz e filial basicamente estão previstos para longuissimos 12 anos. Em 12 anos muito coisa pode ocorrer e ocorre. Em 12 anos, por exemplo entre 1980 e 1992, o Império Soviético ruiu. Em 1980 quem afirmasse tal possibilidade seria tachado de louco.

E fica subentedido que a grande oposição ao desenvolvimento tecnológico nacional vem da terra da Heinz. Será que só de lá?
E se os da terra da Heinz pressionam o seu parceiro e aliado estratégico, nuclear e militar (OTAN, G-7, Clube de Paris, OCDE, acessos privilegiados mútuos a mercados, etc) e maior mercado consumidor de queijos, vinhos, moda e outros produtos de luxo a barrar certas coisas estratégicas para o Atlântico Sul? Qual o plano B? A história está cheia de exemplos didáticos...

Se há temor de embargos, se há uma tendência a posições antagônicas de valores com membros da OTAN, deveria-se priorizar e diversificar as alianças tecnológicas militares com países extra-OTAN: China, Russia, Índia, África do Sul, etc.

[]s
O que está claro desde sempre e me parece que muitos insistem ainda em não aceitar,é que a opção americana ou americanizada nunca teve chances de emplacar,mas dela como participante do processo se fez uso político e técnico/econômico de forma pragmática,inclusive muito ao estilo americano de fazer seus negócios.

Hoje a opção é por uma só cesta,mas esta questão vai estar sempre aberta,não é engessada. inclusive para que o plano que eu imagino o originalmente pensado possa acontecer em um futuro qualquer,depende do governo de plantão e suas cabeças pensantes.

Sds.
Pra mim, quer gostemos, ou não, estes dois parágrafos resumem tudo. Parece que só a FAb não viu e se meteu numa m . O résulatdo será, VAI FICAR de F5, não tenho mais dúvida disto, muito mais pelas últimas pressões que citam a India e O EAU. O FX2 já acabou.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31952 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 9:04 pm

a Shotr List determinava os 3 melhores colocados para propostas adicionais, nunca foi falado que os 3 serviriam a força.
E como disse, não adiante ter 108 Rafales no chão, se for pra ser prefiro continuar com F-5M seus 3 mil H/V e apenas 50% de disponibilidade.
Você trata como se fosse para a FAB um privilégio ter o Rafale,
Não trato nada, a FAB é que, segundo dizem, não quer ver o Rafale nem pintado com mais ouro ainda. Seja feita a vontade dela então, nada de Rafale, é a escolha da Força.

Quem colocou o Rafale na Short list foi a FAB. Há que se para com essa tentativa de imputar ao GF a escolha dos componentes da SL. Coube à FAB a primeira poda técnica, ela foi livre para escolher entre vários caças. Se escolheu esses três, todos esses atendem bem aos seus desejos.
Só que agora ela diz que não quer o Rafale, que apenas uma e somente uma opção serve. Ora, tomando como verdade isso, seria o atestado definitivo de incompetência, de arrogância e falta de compromisso.
Como é que entrega um lista de três e no final só um serve? O mundo inteiro sabe que om Rafale é caro, só a FAB desconhecia isso?
E pior, só veio a sabe deste agora importantíssimo detalhe dos custos agora em finais de 2009 e início de 2010.

Ou não é nada disso e qualquer um dos três serve.
E como disse, não adiante ter 108 Rafales no chão, se for pra ser prefiro continuar com F-5M seus 3 mil H/V e apenas 50% de disponibilidade.
Tomara então que o presidente e outros envolvidos no processo tenham essa mesma visão, torço muito por isso.
Por outro lado pode ser que estas outras forças envolvidas tenham uma visão um pouco diferente do que é defesa estratégica.
Para não deixar o país sem defesa enquanto a FAB justa e merecidamente se decide, o GF pode determinar a compra de caças novos para equipar a MB, acabar com esse negócio de asa fixa e etc.
A FAB precisa realmente de mais tempo para maturar essa decisão, para que possa tomar uma decisão de consenso e que abrace todas as partes envolvidas na formulação e implementação da estratégia nacional de defesa.

Abraços!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31953 Mensagem por Wardog » Dom Jan 24, 2010 9:07 pm

A escolha dos 3 da Short List não determina que os 3 servem para a força. Determina apenas que foram as 3 melhores propostas da primeira fase.

E a inclusão do Rafale pode ter se feita devido pressões do GF, porque não?

Fora isso a questão é a seguinte, o GF tem como opção o Rafale, a FAB tem o Gripen, porque cabe a FAB abaixar a cabeça e aceitar o Rafale? Porque é um privilégio? Aceita esse logo pra não ficar sem nada?
Porque o GF não poderia ceder, em posição de direitos, ao interesse da Força?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31954 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 24, 2010 9:26 pm

gomugomu escreveu:A escolha dos 3 da Short List não determina que os 3 servem para a força. Determina apenas que foram as 3 melhores propostas da primeira fase.
E a inclusão do Rafale pode ter se feita devido pressões do GF, porque não?
Fora isso a questão é a seguinte, o GF tem como opção o Rafale, a FAB tem o Gripen, porque cabe a FAB abaixar a cabeça e aceitar o Rafale? Porque é um privilégio? Aceita esse logo pra não ficar sem nada?
Porque o GF não poderia ceder, em posição de direitos, ao interesse da Força?
Gomogomu, boa noite. Considere os comentários:
A escolha dos 3 da Short List não determina que os 3 servem para a força. Determina apenas que foram as 3 melhores propostas da primeira fase
Este processo do F-X2 foi diferente do F-X. Lá, como de praxe, o short-list foi feito entre as ofertas apresentadas em resposta a um RFP.
Desta vez, o short-list foi feito a partir de um RFI (informação sem compromisso). O RFP foi elaborado após a determinação do short-list e já foi preparado de modo a não eliminar a priori qualquer dos três concorrentes.
E a inclusão do Rafale pode ter se feita devido pressões do GF, porque não?
Até a emissão do RFP e recebimento das ofertas originais, não lembro que qualquer notícia publicada de interferência do GF no processo.
Fora isso a questão é a seguinte, o GF tem como opção o Rafale, a FAB tem o Gripen, porque cabe a FAB abaixar a cabeça e aceitar o Rafale? Porque é um privilégio? Aceita esse logo pra não ficar sem nada?
Porque o GF não poderia ceder, em posição de direitos, ao interesse da Força?
No meu entender a prioridade é a necessidade do País, na qual está apenas incluída a necessidade da FAB.
Abraço,

Justin




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31955 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 9:29 pm

Parceria$$$ e$$$tratégica$$$

Escrito por Administrator
Qui, 21 de Janeiro de 2010 14:23

A disparidade de preços do Rafale francês em licitações em andamento em países como a Índia e os Emirados Árabes está introduzindo uma nova variável na concorrência brasileira para a compra dos caças da FAB, que já estava na berlinda diante da informação de que a Aeronáutica prefere o avião sueco Gripen, por ser o mais barato de todos. A explicação oficial de que a compra brasileira seria decidida não por critérios de preço, mas sim por adequação a uma estratégia de política externa brasileira, fica abalada pela diferença de preços oferecido pela França ao Brasil e aos outros países.

A Índia está comprando nada menos que 126 aviões pelos mesmos US$ 10 bilhões que o Brasil está pagando por 36, sendo que desses 108 serão produzidos na Hindustan Aeronautics no próprio país, com programa de transferência de tecnologia até onde se sabe igual ao prometido ao Brasil.

Os Emirados Árabes, por sua vez, estão comprando 60 jatos Rafale, num negócio estimado entre US$ 8 a US$ 11 bilhões.

A prevalecer essa diferença de preços, estaríamos diante de um “parceiro estratégico” que se aproveita de nosso interesse para cobrar mais caro pela parceria.

O governo brasileiro, que já deixou claro, através do próprio presidente Lula, sua inclinação para comprar os jatos da empresa Dassault, resolveu fazer uma consulta formal à França para saber quais são as diferenças entre o pacote brasileiro e os outros que justificariam preços tão desiguais.

A única explicação seria o pacote tecnológico, mas as primeiras informações são de que a Índia também terá um programa de transferência de tecnologia.

Para complicar o jogo, que já parecia definido, a Boeing está oferecendo para a Embraer a participação no programa de desenvolvimento do avião, chamado de Global Super Hornet, o que significa uma mudança de atitude inédita no governo americano em matéria de transferência de tecnologia.

Também o Congresso americano, que tem que aprovar os programas de transferência de tecnologia, deu a autorização prévia em setembro.

No final de dezembro passado o Ministro da Defesa Nelson Jobim recebeu por escrito uma proposta da Boeing, assinada pelo presidente e CEO Dennis Muilenberg, detalhando a oferta, que já havia sido chancelada pela Secretária de Estado Hillary Clinton em carta ao ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

A proposta da Boeing é transformar a indústria brasileira “no único fornecedor de peças críticas da célula para a linha de produção do Super Hornet para o Brasil e todas as aeronaves da Marinha dos Estados Unidos”.

A empresa se compromete também a entregar “os primeiros pacotes de dados de engenharia” junto com a assinatura do contrato.

Será criada uma estrutura de gerenciamento para a transferência de tecnologia da Boeing para o Brasil, e para demonstrar confiança de que o contrato será cumprido, a empresa americana aceita pagar uma penalidade financeira de 5% “com base em qualquer obrigação não concretizada”.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já falou três vezes com o Presidente Lula para dar o apoio ao projeto, e a Secretária de Estado Hillary Clinton garantiu, na carta a Amorim, “o apoio total do Departamento de Estado dos Estados Unidos à oferta da Marinha americana, com a Boeing, do F/A – 18/F Super Hornet à Força Aérea Brasileira como parte da concorrência brasileira”.

Para dissipar dúvidas sobre a transferência de tecnologia, que é o calcanhar de Aquiles da proposta americana, a secretária Hillary Clinton escreveu que “este é um importante momento para uma aliança estratégica Estados Unidos-Brasil e estamos interessados em expandir a cooperação bilateral não apenas através de venda de armamentos, mas também através de uma crescente cooperação na indústria de defesa, inclusive na área de transferência de tecnologia”.

A Boeing se compromete também a financiar cerca de 100 mil homens/hora para a Embraer participar do programa internacional de desenvolvimento do Global Super Hornet, o que tornaria o caça “financeiramente acessível, viável e capaz para além de 2020”.

A desconfiança de setores do governo brasileiro em relação à nova postura dos Estados Unidos sobre transferência de tecnologia, porém, continua.

Há um trecho na carta da secretária Hillary Clinton em que ela garante que o Departamento de Estado apoia integralmente “a transferência de toda informação relevante e a tecnologia necessária”, o que é interpretado como uma limitação a essa transferência.

Os Estados Unidos definiriam, de acordo com seus interesses particulares, o que seria tecnologia “relevante” e “necessária”.

Até mesmo a multa de 5% em caso de não cumprimento do acordo é visto por esses setores não como uma demonstração de boa-fé, mas de dúvidas da própria Boeing sobre o cumprimento dos compromissos assumidos.

Se não antes, na próxima visita da Secretária de Estado Hillary Clinton ao Brasil, em março, o governo brasileiro poderá esclarecer essas dúvidas.

Isso se não anunciar sua decisão antes. Há especulações de que faria isso nos próximos dias, embora agora a questão do preço esteja em destaque e precise de uma explicação pública.

Se o governo brasileiro não anunciar sua decisão oficial antes do Carnaval, no entanto, certamente quando o Congresso voltar a funcionar o tema provocará um amplo debate, a começar pelas razões por que o governo brasileiro insiste em fazer uma parceria estratégica com a França mesmo a custa de pagar mais que o triplo do preço pago pela Índia, ou quase o dobro dos Emirados Árabes.

E por que a parceria estratégica proposta pelos Estados Unidos não é tão interessante para o Brasil quanto a da França. As vantagens e desvantagens de cada uma terão que ser dissecadas em público.

Fonte: Merval Pereira - Agencia O Globo
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... etrategica




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31956 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 9:31 pm

Carlos Mathias
Quem colocou o Rafale na Short list foi a FAB. Há que se para com essa tentativa de imputar ao GF a escolha dos componentes da SL. Coube à FAB a primeira poda técnica, ela foi livre para escolher entre vários caças. Se escolheu esses três, todos esses atendem bem aos seus desejos.
Só que agora ela diz que não quer o Rafale, que apenas uma e somente uma opção serve. Ora, tomando como verdade isso, seria o atestado definitivo de incompetência, de arrogância e falta de compromisso.
Como é que entrega um lista de três e no final só um serve? O mundo inteiro sabe que om Rafale é caro, só a FAB desconhecia isso?
E pior, só veio a sabe deste agora importantíssimo detalhe dos custos agora em finais de 2009 e início de 2010.

Ou não é nada disso e qualquer um dos três serve.
Perfeito,qualquer coisa fora dessa linha de raciocinio soa,como desculpa esfarrapada.
Tomara então que o presidente e outros envolvidos no processo tenham essa mesma visão, torço muito por isso.
Por outro lado pode ser que estas outras forças envolvidas tenham uma visão um pouco diferente do que é defesa estratégica.
Para não deixar o país sem defesa enquanto a FAB justa e merecidamente se decide, o GF pode determinar a compra de caças novos para equipar a MB, acabar com esse negócio de asa fixa e etc.
A FAB precisa realmente de mais tempo para maturar essa decisão, para que possa tomar uma decisão de consenso e que abrace todas as partes envolvidas na formulação e implementação da estratégia nacional de defesa.

Abraços!
De acordo também!

Seria muito importante para o país fortalecer ainda mais nossa marinha dad nosso enorme litoral e sua importância indiscutível,e para a FAB também,inclusive para que não se crie nenhuma sombra de que fato do GF querer dotá-la com um dos aviões de combate mais capazes da atualidade isso ainda possa soar como injustiça ou imposição a nossa valorosa força aérea.

Sds.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31957 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 9:34 pm

Carlos Mathias escreveu:
Esse é o plano da FAB, mas até lá ela quer 36 Gripens e aprendizado! 8-]
Vai ficar querendo, por um bom tempo aliás.
Não basta a FAB querer, tem que ser de acordo com o grupo todo que decide, entende? A FAB não vive numa ilha isolada no Brasil, onde ela escolhe o que quer e o resto só sai assinando cheques.
A FAb teve a sua xhance de escolher e deixar na lista três opções políticas para o GF. Os inviáveis segundo a força foram eliminados, de acordo com a regra do jogo. De uma lista de seis ou mais possíveis, foi dada à FAB a primazia de cortar os que quisesse, mantendo três. Essa foi a escolha técnica dela.
Mas agora, quando chegou a vez da escolha política, a FAB declara que penas dois dos três caças que ela escolheu servem.
Sem problema, vamos dar tempo para o pessoal da COPAC, GPFX, SPC, CPF, RG E ETC, todos eles vão poder olhar por aí até achar um caça que sirva, mas para odos e não só prá eles.
Felizmente ou infelizmente é assim que funciona.
A força tem consciência que operar 5G + Rafale é muito complicado por uma série de fatores, um deles é o preço.
Sem problema outra vez. Ainda existem muitos F-5 pelo mundo afora disponíveis, a EMBRAER será muito beneficiada nas revitalizações e modernizações (pronto, EMBRAER atendida); o preço é baratíssimo, mais uma vez acatando o que a FAB insistentemente exige e assim satisfazendo plenamente o desejo da força em poupar os parcos recursos dos contribuintes brasileiros.
Teremos o máximo de padronização, com a FAB inteira operando o mesmo avião, as mesmas armas e sensores, tudo padronizado, com a EMBRAER lucrando muito atrás de cenário, com CLS e etc, etc, etc.

É a solução de todas as querelas.

Infelizmente para a MB só existe praticamente uma opção, o caríssimo e último colocado da FAB, o Rafale seus defeitos incontornáveis.

Fazer o que, né? Que a MB seja penalizada em operar uns 80 Rafales MF-3BR, com AESA, IRST, SPECTRA, armados com MICA + Meteor + Scalp-EG + ASSM + Exocet-BIII e as arma nacionais que puderem ser integradas, com muito esforço e dinheiro.

Ah se houvesse um F-5M naval...

Alô, alô prsidente Lula, vai levar mais uma poralhada de votos!
Mata todos os coelhos, galinhas e afins com uma solução só.
Olha presidente, o país não pode esperar, não pode parar, já estamos sofrendo na mão da Heinz (adorei essa da Heinz :D ), vamos passar ao largo e dar um tempo pro pessoal da FAB se resolver e fazer outra lista de caças.

Essa é mais uma excelente opção, se bem que particularmente prefiro aquela do BM+PAK, como estava planejado inicialmente acertado, lembra presidente?
Te avisei prá não vaselinar, agora tem que correr, porque o pessoal tá soprando nossas tropas lá e nos fazendo pagar micão na frente do povo.
Falar nisso o senhor já estudou as ordens que recebeu da tia Clinton? :lol:

A se eu tivesse meia hora prá bater um papo com ele... 8-]

Boa noite a todos!
Excelente post!

Sds.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31958 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 9:36 pm


PRick, todo caça é uma solução de compromissos. Até o Rafale. Um caça é feito a partir dos requisitos da Força Aérea que vai operá-lo. Rafale e Gripen são soluções de compromisso entre requisitos conflitantes.
Dizer que um caça de 4ª Geração (o 1º a entrar em serviço no mundo), preparado para NCW, com um data link invejado por todos, com um sistema de fusão de dados que o do Rafale e outros tenta chegar perto, etc, etc, é apenas uma solução de compromissos, é no mínimo muita estreiteza de visão ou, como está ficando patente entre vários DBistas, pura ignorância e preconceito.
Sim, solução de compromisso para baratear custos, por isso bem menor e mais leve que seu antecessor.

O Rafale é uma solução de compromisso visando ser omnirole, substituir todos os caças usados na França, naval ou não, assim é o maior e mais caro caça já produzido na França. A Suecia fixou seu papel no mundo buscando diminuir o preço de seu aparato bélico.

Já a França está tentando fazer o mesmo de outra forma, procurando parceiros para manter o mesmo status quo, é aí que nós entramos. O mundo atual marcha para os grandes números, os pequenos serão apenas isso, pequeno, e no futuro ainda menores.

Enquanto a Suecia diminui o número de Gripens em uso, a AdLA faz nova encomenda de Rafales F-3+, e atualiza seus F-1, e ainda anuncia a retomada de compra do mesmo número inicial de Rafales.

-------------------------------------------------

Esse é um comentário digno do DB. Perfeito. São doutrinas de defesa diferentes para problemas de defesa diferentes. Os requisitos para os respectivos caças acompanham as necessidades específicas dos dois países.

Mas achar que, por que é mais barato, o Gripen é a retaguarda do atraso, como disse o Alberto, não tem cabimento.[/quote]

[009] Também penso assim. :wink:

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31959 Mensagem por GDA_Fear » Dom Jan 24, 2010 9:37 pm

Por que não assinaram a bosta do contrato ainda :evil: :evil: esse FX-2 parece que tá morto e sem heróis.

Off-Topic : Vascão 6x0 Botafogo [003] [003] [003] [003] [003] [003]

O campeão Voltou

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31960 Mensagem por Claudio Xavier » Dom Jan 24, 2010 9:47 pm

Este é um editorial do Poder Aéreo publicado hoje. http://www.aereo.jor.br/

F-X2: quem ganhar, levará?

Para que o programa F-X2 seja encerrado basta apenas a definição do Presidente da República, certo? Nem tanto.

Mesmo que a atual administração defina a proposta vencedora até o final deste ano (2010), as negociações que ocorrerão a partir daí levarão, pelo menos, um ano. Como exemplo basta citar o caso do Chile, ocorrido há alguns anos, o processo também levou um certo tempo até a formalização dos acordos.

Este tempo é necessário para que ocorra a negociação e a elaboração dos contratos comerciais, financeiros e de “offset” com o grupo da proposta vencedora. Só assim os contratos serão assinados.

Desta maneira, mesmo que o vencedor seja definido até 31 de dezembro de 2010, nenhum acordo ou contrato definitivo será formalmente assinado. Portanto, as verdadeiras decisões, aquelas que definirão tudo, ficarão para a próxima administração que poderá, inclusive, anular a escolha que eventualmente se fizer agora.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31961 Mensagem por DELTA22 » Dom Jan 24, 2010 10:06 pm

Este é um editorial do Poder Aéreo publicado hoje. http://www.aereo.jor.br/

F-X2: quem ganhar, levará?

....
Não leio esse blog. Tendencioso sem nem tentar despistar e odeiam tudo o que é ligado ao FDB, apesar de estarem todos aqui e "beber desta fonte" sempre quando convém... :twisted: :twisted:

Edit: Vejo que o movimento "mela F-X2" está ativado. :evil:

[]'s a todos.




Editado pela última vez por DELTA22 em Dom Jan 24, 2010 10:17 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31962 Mensagem por Bourne » Dom Jan 24, 2010 10:13 pm

Claudio Xavier escreveu:Este é um editorial do Poder Aéreo publicado hoje. http://www.aereo.jor.br/

F-X2: quem ganhar, levará?

Para que o programa F-X2 seja encerrado basta apenas a definição do Presidente da República, certo? Nem tanto.
Texto lúcido. O FX fica para a próxima administração assinar e negociar ou, dependendo de quem assumir, começar tudo de novo. O cenário que está sendo desenhado é esse.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31963 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 10:15 pm

A escolha dos 3 da Short List não determina que os 3 servem para a força. Determina apenas que foram as 3 melhores propostas da primeira fase.
Então aí que ferrou tudo de vez!
Como é que FAB elimina, elimina e no final ela escolheu avião que não serve?
E a inclusão do Rafale pode ter se feita devido pressões do GF, porque não?
Hmmmmm... Então podemos começar a avaliar as conjecturas...

Só a FAB então não sabia dos novos rumos da nossa política estratégica e política externa?

Ainda sobre as conjecturas. E se a FAB fez e divulgou a short-list antes da hora e à revelia do GF? Porque não?
Teria sido ela o artífice da sinuca de bico que acabou emparedando o GF e consequentemente ela, não deixando margem de manobra por escolher aviões absolutamente díspares em praticamente todos os aspectos.

Ainda conjecturando, a FAB pode ter pensado que no final o GF não teria saída a não ser optar pelo que ela obrigaria a ser o vencedor, colocando publicamente o peso de sua opinião técnica, configurando assim o emparedamento técnico.

Mas... Acho que ela não contava com uma certa teimosia por parte do presidente + MinDef + Itamaraty + MinRelExt + MinIndCom e etc, e esqueceu que ao GF cabe a palavra final, e que politicamente sempre há uma saída lucrativa.
Conjecturando, a FAb pode ter esquecido a lição do FX-1.
Fora isso a questão é a seguinte, o GF tem como opção o Rafale, a FAB tem o Gripen, porque cabe a FAB abaixar a cabeça e aceitar o Rafale? Porque é um privilégio? Aceita esse logo pra não ficar sem nada?
Porque o GF não poderia ceder, em posição de direitos, ao interesse da Força?
Olha, essa aí foi boa mesmo.
O GF poderia e até pode sim ceder e não pegar o Rafale.
Porém, como a FAB não conseguiu montar uma SL que fosse boa para todos no final das contas, o GF também pode dar mais tempo prá FAB repensar e refazer a lista, desta vez com caças todos bimotores, ou todos monomotores, todos leves ou todos médios ou todos pesados...

Só que enquanto isso o país segue funcionado, por isso mesmo a MB pode ter sua compra de caças em separado sem absolutamente nenhum prejuízo para a FAB.

Mas vamos mais além, seguindo a lógica da sua pergunta, porque a FAB não pode ceder e aceitar a escolha do GF, que veio de dentro da shot-list da própria FAB?
Não seria mais natural, já que a FAb é subordinada e não comandante?
Porque seria um previlégio pro GF engolir o Gripen-NG?
Aceita logo essa caça ou...Ou ...




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31964 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 10:25 pm

Essa matéria de novo? :roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31965 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 10:29 pm

Claudio Xavier escreveu:Este é um editorial do Poder Aéreo publicado hoje. http://www.aereo.jor.br/

F-X2: quem ganhar, levará?

Para que o programa F-X2 seja encerrado basta apenas a definição do Presidente da República, certo? Nem tanto.

Mesmo que a atual administração defina a proposta vencedora até o final deste ano (2010), as negociações que ocorrerão a partir daí levarão, pelo menos, um ano. Como exemplo basta citar o caso do Chile, ocorrido há alguns anos, o processo também levou um certo tempo até a formalização dos acordos.

Este tempo é necessário para que ocorra a negociação e a elaboração dos contratos comerciais, financeiros e de “offset” com o grupo da proposta vencedora. Só assim os contratos serão assinados.

Desta maneira, mesmo que o vencedor seja definido até 31 de dezembro de 2010, nenhum acordo ou contrato definitivo será formalmente assinado. Portanto, as verdadeiras decisões, aquelas que definirão tudo, ficarão para a próxima administração que poderá, inclusive, anular a escolha que eventualmente se fizer agora.
Olá Cláudio,

Leio frequentemente o Poder Aéreo e acho bastante dinâmico e informativo!

Muito Oportuna a matéria, pois, os EC-725, segundo informações já postadas aqui, foi "fechado" a mais de um ano e ninguém da FAB quer assinar o contrato definitivo.

Há entre os foristas (ou moderador, não me lembro) a afirmação de que os contratos definitivos do FX-2, ter que conter OBRIGATÓRIAMENTE a assinatura da FAB, isso explica muita coisa, entre elas, o porque não foi anunciado a vitória do Rafale.

Se a informação estiver correta, terá que haver CONSENSO entre FAB e Gov. Fed. para a efetiva concretização da compra.

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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