TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31921 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 12:56 pm

O Brasil vai comprar Rafale. Ponto final!
É?

Olha, os caras estão partindo para a confrontação, para a afirmação de quem é que manda no quintalzinho véio de guerra.

O relaxamento com nossa defesa nos coloca agora numa posição muito desvantajosa, porque mandato da ONU e merda prá eles é o mesmo.
Vamos ver as palavras dos diplomatas colocando panos quentes sobre a merda quente, mas será só isso, uma tentativa de melhorar a imagem de algo que está óbvio.
Então, observando esses últimos acontecimentos, vamos ver se ainda cabe produto da Heinz por aqui. Acho que nem num governo Serra mais.

Mas... Tem uma boa parcela que está adorando a volta `a "normalidade".




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Francoorp
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31922 Mensagem por Francoorp » Dom Jan 24, 2010 12:56 pm

POWs já estou de saco cheio deste FX2.....basta não entro mais neste tópico!! :evil:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31923 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 12:57 pm

Quem?Quem?Quem? :mrgreen:

Já passamos da época da coleira de dimante,estamos no inicio de um novo tempo,o das algemas de diamante 8-]

Sds.
Cara, o que mais me impressiona é a quantidade de gente bem informada, culta, até conhecedora do assunto que ainda nega o óbvio e fica falando de...
Enfim, fazer o que, né?




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Franz Luiz
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31924 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 24, 2010 1:10 pm

Bender escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Como sempre, a coisa vai bem além. Quem poderia ser mesmo competidor do F-35??????
Quem?Quem?Quem? :mrgreen:

Já passamos da época da coleira de dimante,estamos no inicio de um novo tempo,o das algemas de diamante 8-]

Sds.
Esta eu quero ver.
Se acontecer tal vitória da "LM/Política de estado dos EUA" com esta jogada, quero mesmo ver aqueles que derrubam o Rafale
por custos elevados de operação (em sua opinião). Com que cara vão justificar os custos de operação do F-35
(que devem ser na estratosfera)?
E olhe que não serão melhores que Rafale pois virão, com toda certeza, degradados.
Um abraço
Franz Luiz




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31925 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 1:13 pm

Olha, veremos os F-35BRI de volta, os F-35BRI fabricados na EMBRAER para o mundo and beyond... enfim, já teve um balão de ensaio.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31926 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 1:54 pm

Essa tragédia do Haiti,está nos monstrando o quão importante é o projeto da 2.a Base Naval do Nordeste.

Sabe que nessas horas,em que mais uma vez o FX fica esfrangalhado por interesses diversos e guerras de lobies,passa pela cabeça de um ser ignorante como eu,idéias estapafúrdias.

Seria um excelente momento para o GF dar um passo extraordinário,na direção do desenvolvimento do Estado do Maranhão,de uma atitud concreta na direção da ocupação efetiva do espaço estratégico oceânico que se estende ao largo do Caribe e também um passo extraordinário,na afimação do país como potencia militar emergente.

Dada as desavenças dentro da Fab (Que Fab?) com relação a mais esse processo de seleção de caças que possivelmente só vai trazer dissabores políticos ao GF,estaria chegando sim,um momento de adiamento do processo de compra do FX2.

E seria politicamente interessante o surjimento de um projeto imediato do lançamento do projeto do 2.o PA da Frota,com geração de milhares de empregos e uma aquisição de conhecimento sem proporções,tudo isso alicerçado na compra de 36 RafalesM de forma direta para a Marinha do Brasil,para equipar esse futuro PA,com ampla transferência de tecnologia em ambos projetos.

Estaria assim selada a Parceria Estratégica BrasilxFrança e estaria a Fab,liberada em um próximo governo a realizar nova seleção,quem sabe com alguns projetos que lhe brilham mais aos olhos em estágio mais avançado,que propicie uma melhor análise,talvez algum caça de 5G.

Esse caminho,seria a consolidação do projeto,lagoa do atlantico sul,um ganho espetacular em termos estratégicos para o país, e um ganho plítico extraordinário para o GF em ano de eleições,muito maior na minha visão,do que o conturbado projeto FX2.

Lula? Se tai? :shock: 8-]

Sds. :mrgreen:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31927 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 2:49 pm

É mesmo, é uma boa opção, se não sequer realmente radicalizar nas posições.
Deixa a FAB brincar de política até 2025 com F-5M e A-1M, equipa a MB com o que há de melhor e vai tocando o barco do jeito que der com a FAB.

Taí, uma segunda opção bastante viável mesmo. Seria uma excelente saída matando um montão de coelhos e galinhas com uma croassansada só.




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Wardog
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31928 Mensagem por Wardog » Dom Jan 24, 2010 2:57 pm

Mas agora tem que ter revanchismo contra a FAB?
Ela só está lutando pelo que acha melhor, fazendo-se ouvir.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31929 Mensagem por gaitero » Dom Jan 24, 2010 3:04 pm

Mapinguari escreveu:
Edu Lopes escreveu:
Caças: Índia usa mais rigor que o Brasil em licitação

Com regras mais rígidas que o Brasil, Índia compara caças e exige transferência de tecnologia das seis empresas concorrentes

Publicada em 23/01/2010 às 00h00m
Florência Costa - Correspondente


NOVA DÉLHI - O caça francês Rafale compete com outros cinco aviões na corrida pela maior licitação militar da história da Índia, para a compra de 126 caças que serão usados pela Força Aérea do país. O valor da licitação é de US$ 10,5 bilhões, segundo o Ministério da Defesa. Esse valor inclui não só os 126 aviões, mas também treinamento de pilotos, total transferência de tecnologia, e equipamentos bélicos dos aviões. A concorrência tem previsão de ser finalizada no fim de 2011 ou até meados de 2012.

No Brasil, o Rafale disputa com mais dois caças, o Gripen, da sueca Saab, e o F/A-18, da americana Boeing, a concorrência aberta pelo Ministério da Defesa. A proposta brasileira é comprar 36 caças - por um custo total que poderia chegar a US$ 5 bilhões, mas não foi oficialmente divulgado. O Rafale é o favorito do Planalto, mas o relatório da FAB dava preferência ao caça sueco .

Na Índia, o preço específico de cada aeronave das seis concorrentes - incluindo a francesa Dassault que fabrica o Rafale - não foi divulgado até agora. O preço de cada avião será conhecida quando começar a fase da coleta de preços, explicou uma fonte da Força Aérea Indiana.

Um dos capítulos mais importantes da maior licitação de Defesa da história indiana é o da total transferência de tecnologia. Pelos termos da licitação, a Índia vai receber os primeiros 18 jatos feitos no país-sede da empresa vencedora. Os 108 caças restantes serão totalmente fabricados por uma empresa indiana na Índia, através de uma licença dada pela vencedora. Assim como as outros concorrentes, a Dassault concordou com a cláusula de transferência total de tecnologia, condição obrigatória da Força Aérea Indiana.

Em licitações superiores a US$ 70 milhões, o governo indiano inclui a cláusula obrigatória segundo a qual a empresa vencedora deve investir pelo menos 30% do valor do contrato na indústria de defesa da Índia. Além do francês Rafale, concorrem a essa licitação os americanos F/A-18, e F-16; o russo MIG 35; o sueco Gripen; e o Eurofighter Typhoon (de um consórcio britânico, alemão, espanhol e italiano). Em abril do ano passado, a mídia indiana divulgou a notícia de que o Rafale teria sido excluído da licitação por não preencher todos os requisitos técnicos exigidos. Mas a notícia foi depois desmentida oficialmente pela Força Aérea.

Aeronaves são levadas ao extremo nos testes

A Índia divulgou o chamado Requerimento de Propostas para a compra dos 126 jatos em agosto de 2007 para as seis companhias que submeteram suas ofertas até abril de 2008. A licitação é dividida em duas partes: uma técnica e uma comercial.

Os testes dos seis jatos concorrentes começaram em julho do ano passado. Os testes são longos, complexos e feitos em condições climáticas extremas: testes em condição de humidade (em Bangalore); de extremo calor (no deserto de Jaisalmer, no estado do Rajastão); e de extremo frio, em Leh, na região do Himalaia indiano, extremo norte do país. A concorrência será aberta e comparada depois da escolha de três caças favoritos, após os testes. A previsão é que o processo termine em um ano e meio pelo menos.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/0 ... 689081.asp
PQP! A autora só fala barbaridades! Como a "licitação" da Índia é mais rigorosa do que a do Brasil por incluir cinco caças na disputa enquanto aqui são três? Ela nem pesquisou o retrospecto do programa, para saber que inicialmente aqui eram seis concorrentes, reduzidos a três na short list! Será que ela sabe que, aqui, o programa está na fase de short list, enquanto na Índia ainda está em fase de análise das propostas?
Além disso, ela acha que é vantagem a Índia exigir que em compras acima de determinado valor, 30% seja investido no país, em forma de off-sets. Será que ela sabe que, aqui, todas as propostas contemplam mais de 150% de off-set? Ou seja, para cada dólar investido pelo Brasil na compra, o vendedor tem que investir US$ 1,50 no Brasil!
E é óbvio que um programa que prevê a compra de 126 unidades de uma só vez traz mais vantagens em termos de garantia de transferência d etecnologia, no que se refere a uma linha de montagem, do que um contrato para compra de 36, com possibilidade de chegar a 120...
X2...

Matéria mal feita e superficial... Para não dizer o pior...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31930 Mensagem por gaitero » Dom Jan 24, 2010 3:06 pm

Claude escreveu:Para os amigos "Fontados" do Blog: de zero a dez vocês acham que há possibilidade de cancelamento da concorrência?
0




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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31931 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 3:16 pm

Revanchismo? Que revanchismo?
Ela receberá seus caças no devido tempo, o tempo necessário maturar uma decisão acordada entre as partes técnica e política.
Jamais a FAB ficaria sem seus vetores para cumprir seus ditames constitucionais, que aliás ela já faz com galhardia operando os ótimos F-5M.
Gerou-se um impasse entre os legítimos interesses da Força e do GF, idem legítimos e que devem ser atendidos na mesma proporção. Como um não deve decidir à revelia do outro, dado que os a,mbos intyeresses possuem a sua legitimidade, há que se apontar tempo para que uma decisão mais equilibrada venha à tona.
Assim, evita-se o desgaste da própria Força, acusada injustamente de lobismo, politicagem, vazamentos espúrios de relatórios secretos, que por secretos jamais poderiam ter vazado, enfim, será uma maneira de poupar a força, em sua honra e dignidade, de ver seu nome e integrantes miscuídos na esbórnia política e lobista.

Com mais tempo disponível, a FAB pode procurar no mercado global de caças uma opção ate´de 5ºG, como por exemplo; pode esperar confortavelmente a definição do mercado de caças de 5ºG e quiçá definir a participação num joint venture. Além disso, as portas estão abertas para o F-35, bastaria esperar que esse entre em operação lá por 2025.
Com bom planejamento e algumas compras de oportunidade de mais F-5, por exemplo, a força pode superar esse rápido GAP temporal.

Já a MB precisa de vetores de defesa aérea imediatamente, pois os A-4M não podem cumprir essa missão plenamente.
Como o mercado de caças é bem mais restrito no setor naval, as opções se restringem ao F-18E, Rafale, e MIG-29K.
O SP tem uma natural e óbvia sinergia com o Rafale, tendo sido inclusive usado em testes de validação do avião, a escolha mais coerente seria por esse avião.
A menos que haja alguma óbice política ou operacional por parte da MB, creio que o GF certamente bancaria uma opção da Marinha por estes caças.

A MB poderia atuar conjuntamente coma FAB na defesa aérea do país, formando uma força aérea de grande poder.
.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31932 Mensagem por gaitero » Dom Jan 24, 2010 3:16 pm

gomugomu escreveu:Mas agora tem que ter revanchismo contra a FAB?
Ela só está lutando pelo que acha melhor, fazendo-se ouvir.
Falou o porta voz da folha... :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31933 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 3:18 pm

And beyond.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31934 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 24, 2010 3:56 pm

AlbertoRJ escreveu:Exatamente, o Viggen estava a frente do seu tempo e só alguns poucos caças norte-americanos rivalizavam com ele. Excepcional avião com soluções revolucionárias.

Depois os suecos pegaram dengue e...

[]'s
E colocaram em serviço, a um custo aceitável, o primeiro caça de 4ª geração do mundo, com o melhor sistema datalink do mundo, dentro do conceito NCW, capaz de fazer melhor tudo o que o seu antecessor fazia. E a um custo muito mais baixo.
Realmente, são uns incompetentes, esses suecos...

P.S.: Qual é, Alberto. Se você vai dar uma de articulista do JANE'S já partindo do princípio que o caça é uma bosta, eu paro por aqui e não perco mais meu tempo e nem o seu. Como eu já disse, o Gripen pode ser pequeno, o Gripen NG pode ser de papel, mas deixa os concorrentes com o maior cagaço... :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31935 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 24, 2010 4:09 pm

PRick escreveu:
O Gripen é uma solução de compromisso, e isso só pode ser por um motivo, o Viggen se mostrou caro demais para produzir e manter. Além disso, também dependia de muita tecnologia de terceiros.

[]´s
PRick, todo caça é uma solução de compromissos. Até o Rafale. Um caça é feito a partir dos requisitos da Força Aérea que vai operá-lo. Rafale e Gripen são soluções de compromisso entre requisitos conflitantes.
Dizer que um caça de 4ª Geração (o 1º a entrar em serviço no mundo), preparado para NCW, com um data link invejado por todos, com um sistema de fusão de dados que o do Rafale e outros tenta chegar perto, etc, etc, é apenas uma solução de compromissos, é no mínimo muita estreiteza de visão ou, como está ficando patente entre vários DBistas, pura ignorância e preconceito.




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