TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Booz
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31891 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 12:24 am

Bourne escreveu:
Claude escreveu:Para os amigos "Fontados" do Blog: de zero a dez vocês acham que há possibilidade de cancelamento da concorrência?
Não sou fontado. Porém depois de vários adiamentos, os fontados diziam que o Rafale seria sacramentado em janeiro e, pasmem, fevereiro está ai. Até agora nem sinal de uma decisão. Só barulho e mais barulho.
Janeiro ainda não acabou.
Fora que há a possibilidade de o governo decretar um "PAC do Mês" e um "Bolsa Mais dias", aumentando de 31 dias para 64 dias o mês de janeiro.
:D

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#31892 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 12:31 am

Carlos Mathias, A coisa no Haiti pegou mal prá cacete prá uns certos atores.

Mathias veio vossa mercê disse tudo em uma única frase. Mais uma vez no fiofó da drosophila melanogaster.
O rebuliço está alto e há mesmo um certo receio.
Vcs já devem ter sabido da ocorrência com um heli da Heinz enquanto dava um entrevista o marechal, digo, general Floriano, né?!
Pois é, enquanto mr. Escurinho afaga os falcões flatam na gente.

O bicudo só vence se a Heinz tiver gravado os arrufos de alcova do nosso intimorato mandarm em seu descanso na Bahia.
Minto. Nem assim! Talvez, estou certo, quem sabe, afirmo, é... pode ser!

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#31893 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 24, 2010 12:39 am

jp escreveu:
Bourne escreveu: Não sou fontado. Porém depois de vários adiamentos, os fontados diziam que o Rafale seria sacramentado em janeiro e, pasmem, fevereiro está ai. Até agora nem sinal de uma decisão. Só barulho e mais barulho.
Janeiro ainda não acabou.
Fora que há a possibilidade de o governo decretar um "PAC do Mês" e um "Bolsa Mais dias", aumentando de 31 dias para 64 dias o mês de janeiro.
:D
Isso já está perdendo a graça. E eu que achava que dia 10 de janeiro iria estar tudo resolvido. Ah Bolovo, como a vida te engana... :roll:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#31894 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 12:45 am

É JP, o povo não quer saber destes pequenos detalhes. :roll:
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo
Foi do confronto desses critérios, com um peso decisivo dado ao fator preço, que o Gripen NG acabou escolhido.
Os argumentos são principalmente de duas ordens: 1) financeira, já que o avião sueco é o mais barato e apresenta o menor custo de manutenção; 2) industrial, pois se trata de um protótipo baseado nas versões anteriores do Gripen e oferece a perspectiva de ser implementado e construído desde o início com técnicos brasileiros.
Bem, claro está que o suposto relatório dá peso 10 para preço, obviamente e coincidentemente onde o Gripen leva vantagem.
A Embraer, principal interessada na transferência de tecnologia, também apresentou parecer pelo pacote sueco.
:shock: :shock: :shock: :shock:

Cumé????
Outro relatório? Até a EMBRAER tá vazando relatório? :roll: :lol:

PRick

#31895 Mensagem por PRick » Dom Jan 24, 2010 12:47 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Vem cá você está baseando suas informações em dois posts de foristas, quando existem outras fontes dizendo ao contrário? Olha post de forista não dá não. 8-] 8-]

Vou repetir, não li nenhuma matéria falando de escore de RafalesXF-16, apenas de F-18ExRafales.

[]´s
Mostre alguma fonte que não seja o micado artigo da Milavia que sustente o que vc diz.
Alguma fonte extra-oficial, como vc citou. Até agora vc está apenas repetindo o erro da Milavia. Estou aguardando...

[]s
Vou repetir, nunca li nenhuma matéria falando em escore sobre RafalexF-16, sobre o RafalexF-18E existem algumas na internet.

http://movv.org/2008/11/11/

Você está dizendo que a Milavia está errada, prove isso com outras matérias ou fatos, não com posts de foristas. 8-] 8-]

[]´s

PRick

#31896 Mensagem por PRick » Dom Jan 24, 2010 12:54 am

Carlos Mathias escreveu:É JP, o povo não quer saber destes pequenos detalhes. :roll:
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo
Foi do confronto desses critérios, com um peso decisivo dado ao fator preço, que o Gripen NG acabou escolhido.
Os argumentos são principalmente de duas ordens: 1) financeira, já que o avião sueco é o mais barato e apresenta o menor custo de manutenção; 2) industrial, pois se trata de um protótipo baseado nas versões anteriores do Gripen e oferece a perspectiva de ser implementado e construído desde o início com técnicos brasileiros.
Bem, claro está que o suposto relatório dá peso 10 para preço, obviamente e coincidentemente onde o Gripen leva vantagem.
A Embraer, principal interessada na transferência de tecnologia, também apresentou parecer pelo pacote sueco.
:shock: :shock: :shock: :shock:

Cumé????
Outro relatório? Até a EMBRAER tá vazando relatório? :roll: :lol:
Tem muita coisa vazando além dos relatórios! Nessas matéria vaza um certo conteúdo fecal!! :lol: :lol:

[]´s

Booz
Sênior
Sênior

#31897 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 1:03 am

Bolovo, Isso já está perdendo a graça. E eu que achava que dia 10 de janeiro iria estar tudo resolvido. Ah Bolovo, como a vida te engana... :roll:

Com razão o senhor seu Bolovo, quanto ao fato de aporrinhar-se desta lerda (negociação).
Mas, devemos lembrar que o Haiti abriu uma inquietante variável e eestá pondo minhocas na cabeças dos jogadores deste xadrez.
O Haiti está servindo como placa de Petri para uma estranha cultura de bactérias, o que que irá sair daí é inscrutável.
Veja. Alguém aqui acha que as ações militares da Heiz baseiam-se, somente, na propalada nova política americana em se mostrar solidários em catástrofres?
O Haiti está servindo a vários propósitos.
Mostrar o poder militar colossal deles e, face a isto, mostrar quem manda no pedaço.
Mostrar a todos os países, em especial áqueles que batem o pézinho e fazem beicinhos, que eles estão de olhos.
Palavras da senhora Clinton dão um enfoque especial: "teremos um novo olhar para a AL, apesar dela não ser nosso foco de interesse no momento". Resumindo: ainda nos vêem como aquilo que o cavalo costuma gazer em paradas e eles se ainda se comportam como tais cavalos. Ou seja, "fazem e andam pra gente". Porém, querem-nos sob custódia e debaixo do rebenque. E isto, não é antiamericanismo meu, não tenho estas tolices, é constatação.

Vão querer, sim, nos impingir o SH por uma questão de influir e ordenar. E farão cada vez mais cara feia e ações concretas. Suas sutilezas estão cada vez mais se desvanecendo.

O saco de maldades deles mal foi aberto, veja outra: "os EEUU apoiam que sejam apuradas e punidas as torturas das ditaduras militares na AS"
Esta foi no saco!

Eles devem estar achando que abriram a guarda demais que é hora de apertar nossos colh@es.

Se o mr. Escurinho estiver desapegado do conceito Monroe 9sei lá pode ser) deve estar acompanhando estas peripécias dos falcões manipulando os atritos (tava na cara que ocorreriam) entre as tropas deles e a minustah (onde, (agora) em tese, temos o comando.
A manipulação deve ser grande e deve haver forças políticas se opondo alí, forças que vem de lá deles mesmos. O cara que chamou nosso cara de o cara já não manda nem mais em seu congresso. Daí...

Sei lá, não é covardia não, mas acho que levando-se em consideração nossos interesses maiores de crescimento e do estágio que - a duras penas - chegamos, creio ser melhor o Brasil se arrancar de lá. Uma desavença manipulada pode comprometer nosso universo político e, conseqüentemente, nossa projeção de desenvolvimento.

No grande mais, caro Bolovo, ando fazendo isto: tenho comido uma maçã e tomado antiácido sempre que vou ler algo sobre o FX (Dramine tabém ajuda).

Imagem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#31898 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 24, 2010 1:17 am

Carlos Mathias escreveu:O X da questão está no final do texto.
while “sucking up all the trons” to see how U.S. radars worked, he said.
Acho que desde que os EUA tirassem os seus JSTARS da área, que ficam captando sinais o tempo todo, os franceses talvez fizessem o mesmo. Talvez.
Mas houve algum bobinho que foi lá e acendeu seu radar em plenitude? :roll:
Fazer o que se eles estão acostumados a combater FAer mulambentas? Acharam uma que atua como eles, só na boa e com certeza de sucesso total.

Os franceses cumpriram todas as suas missões, o resultado é o que interessa numa guerra. Se foi escondido, se foi covarde - como tenta insinuar o cara - isso não vem ao caso, ou então os EUA deveriam abdicar de seus aviões furtivos e mostrar que são machões mesmo, enfrentando o inimigo da Ilha de Granada de frente. :roll: :lol:

Isso é bullshit, como eles dizem, tomaram um vareio dos franceses & indianos.
CM,

Uma historinha interessante...

Anos atr'as o F-117 foi convidado para participar de Le Bourget... chegou l'a... aterrisou... legal...

Ao sairem notaram que varias das suas luzinhas de alerta estavam piscando em um determinado momento, e como nao possuem radar, sabiam que tinha algo em voo traqueando eles...

Ficaram incomodados com isso e ao voltar para casa, fizeram um relatorio e foi notado que por "coincidencia" varios testes "aerotransportados" estavam sendo feitos exatamente na regiao por onde o F-117 passou.

Bom... nunca mais os Americanos aceitaram convites para levar aeronaves Stealth por aquelas bandas... :lol:

Moral da historia... quem tem C... tem medo! :lol:

O que as vezes temos que pensar 'e que o Rafale est'a substituindo simplesmente "todas" as aeronaves de combate que os franceses possuem (7 tipos) e para isso o Rafale tem que ser capaz de muita coisa... muita mesmo!

Obviamente que ningu'em 'e bobo de achar que tem grandes chances contra uma aeronave de uma Forca Aerea como a dos EUA porque os caras nao brincam em servico e partem como um rolo compressor para cima... nao 'e s'o F-22... 'e todo o resto que 'e monstruoso.

Esses exercicios sao bons para taticas, tentar conhecer algo a mais, fazer amizades e operar em coalizao... sob o ponto de vista de operacao individual de cada F. Aerea... hehehehehe... todo mundo esconde o jogo.

Exemplo... estou lendo o livro dos "Red Eagles" que 'e o esquadrao de Migs 21/17/23 e derivados da USAF/USN... para voces terem uma ideia, esses migs operavam na Red Flag sim, junto com os F-5, mas a diferenca 'e que s'o tinha americano no ar nessa hora e quem era exposto a tais contatos ficava de bico calado calado porque senao... o Furgao preto do Esquadrao Classe A :lol: (equivalente da Kombi Preta) pintava na area :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#31899 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 24, 2010 1:37 am

Carlos Mathias escreveu:Prá quem achou bacana os Draken fazendo a Minhoca de Nielsen, olha aqui o que é manobrabilidade:

Outra coisa.
A cobra de Pugachev se caracteriza pela absurda perda de velocidade, aumento do AA até 120º e retorno ao vôo nivelado, controlado e aceleração imediata.

Se isso realmente fosse uma manobra extraordinária, teria o nome de cobra de Nielsen ou Ericcson, pois afinal, no mundo tem muita gente esperta tomando conta das manobras dos caças que voam por aí.

A menos que a manobra seja super-secreta e jamais tivesse sido vista no mundo exterior ao da Suécia.

Ah, sobre datalink, a bomba de hidrogênio mais poderosa já fabricada, Tsar (50~Mton), foi lançada via telecomando por datalink, o pessoal em terra é que voou o avião nos minutos finais da corrida de lançamento. Isso em 1957.

8-] 8-] 8-] 8-]
Os suecos são discretos, só isso. A questão é que já faziam isso operacionalmente nos anos 60. Não era um fato específico como lançar arma de uma aeronave por comando de rádio. Drones os americanos também usaram nos anos 60. Isso não é o mesmo que data-link e nem tinha mesma função.
Mas, tudo bem, como eram os suecos que faziam, e não franceses ou russos, não conta mesmo.

Mapinguari

Imagem
Bender

#31900 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 1:40 am

jp escreveu:Bolovo, Isso já está perdendo a graça. E eu que achava que dia 10 de janeiro iria estar tudo resolvido. Ah Bolovo, como a vida te engana... :roll:

Com razão o senhor seu Bolovo, quanto ao fato de aporrinhar-se desta lerda (negociação).
Mas, devemos lembrar que o Haiti abriu uma inquietante variável e eestá pondo minhocas na cabeças dos jogadores deste xadrez.
O Haiti está servindo como placa de Petri para uma estranha cultura de bactérias, o que que irá sair daí é inscrutável.
Veja. Alguém aqui acha que as ações militares da Heiz baseiam-se, somente, na propalada nova política americana em se mostrar solidários em catástrofres?
Mostrar o poder militar colossal deles e, face a isto, mostrar quem manda no pedaço.
Mostrar a todos os países, em especial áqueles que batem o pézinho e fazem beicinhos, que eles estão de olhos.
Palavras da senhora Clinton dão um enfoque especial: "teremos um novo olhar para a AL, apesar dela não ser nosso foco de interesse no momento". Resumindo: ainda nos vêem como aquilo que o cavalo costuma gazer em paradas e eles se ainda se comportam como tais cavalos. Ou seja, "fazem e andam pra gente". Porém, querem-nos sob custódia e debaixo do rebenque. E isto, não é antiamericanismo meu, não tenho estas tolices, é constatação.

Vão querer, sim, nos impingir o SH por uma questão de influir e ordenar. E farão cada vez mais cara feia e ações concretas. Suas sutilezas estão cada vez mais se desvanecendo.

O saco de maldades deles mal foi aberto, veja outra: "os EEUU apoiam que sejam apuradas e punidas as torturas das ditaduras militares na AS"
Esta foi no saco!

Eles devem estar achando que abriram a guarda demais que é hora de apertar nossos colh@es.

Se o mr. Escurinho estiver desapegado do conceito Monroe 9sei lá pode ser) deve estar acompanhando estas peripécias dos falcões manipulando os atritos (tava na cara que ocorreriam) entre as tropas deles e a minustah (onde, (agora) em tese, temos o comando.
A manipulação deve ser grande e deve haver forças políticas se opondo alí, forças que vem de lá deles mesmos. O cara que chamou nosso cara de o cara já não manda nem mais em seu congresso. Daí...

Sei lá, não é covardia não, mas acho que levando-se em consideração nossos interesses maiores de crescimento e do estágio que - a duras penas - chegamos, creio ser melhor o Brasil se arrancar de lá. Uma desavença manipulada pode comprometer nosso universo político e, conseqüentemente, nossa projeção de desenvolvimento.

No grande mais, caro Bolovo, ando fazendo isto: tenho comido uma maçã e tomado antiácido sempre que vou ler algo sobre o FX (Dramine tabém ajuda).

Concordo jp,é por ai e vem mais.

Quanto ao grifo,tive por coincidência um pequeno e saudável debate, (hoje a tarde a caminho de um lauto almoço,em meio a mais um alagamento paulistano),com um fraterno e sabio amigo,sobre esta questão do "to be or not to be in Haiti?"

Eu levantava a hipótese de futuros e eminentes danos,que poderiam surjir a nossa "imagem" e "interesses maiores",fruto desta nova convivencia com a turma do catchup,e com suas práticas "bizarras" de companheirismo e altruismo e sujeria a ele ainda meio que "constrangido", uma "saída pela direita" daqui a uns seis meses,mas mantendo uma linha de ajuda via meios civis.(não é covardia não,talvez pragmatismo)

Ele levantava a hipótese de que um abandono,macularia mais ainda do que qualquer "esbarro" que fosse surjindo na convivência "amiga" que teríamos a frente com os novos "salvadores" da pátria do Haiti,e reforçava ainda,que neste momento o povo haitiano deveria ser levado em conta,como primeiro da lista,o resto...bem o resto faria parte das agruras de quem quer ser e não tem.

Segundo ele,vamos levando e contornando nisso somos bons,se preciso levamos a Lucélia Santos pra dar uma força.

Portanto,se nós dois em meio a enchente,não chegamos sequer perto de um ponto comum,imagino o que se passa em Brasilia por esses dias,meu Dus,só deve ter conselhieri.

Sds.

Mapinguari
Sênior
Sênior

#31901 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 24, 2010 1:44 am

PRick escreveu:
Mapinguari escreveu:Para quem ainda não tinha visto, caças Draken fazendo a manobra Cobra.
Os suecos já faziam isso quando o Pugachev ainda estava no ginásio. ;-)
E esses aviões já exploravam o conceito de datalink quando os pilotos da OTAN nem sabiam o que era isso.
Começa em 1:52min.

Pilotos excepcionais sempre extraíram de seus caças coisas diferentes, mesmo que esse tipo de manobra tenha sido feito, está muito longe de ser igual a executada pelos Su-27, por uma simples realidade, o hardaware é muito mais capaz.

Recentemente, vi uma manobra efetuada por um F-4 no Vietnã, nada mais que um giro de 360 graus no próprio eixo, a tal da cambalhota no ar, algo que somente caças com vetoramento de empuxo deveriam fazer, mas esse piloto fez isso com um F-4 no Vietnã.

[]´s
Tá bom, Prick! Realmente, eu queria saber se os russos ou os franceses faziam isso com o "hardware" de 30-40 anos atrás, como os pilotos normais suecos (não os excepcionais) faziam com o Draken. Mas, você está certo, só os franceses e russos fazem coisa que presta. Os suecos são mesmo uns ridículos incompetentes. Tanto para fazer avião que preste como para pilotá-los...

Mapinguari

Imagem
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#31902 Mensagem por Wardog » Dom Jan 24, 2010 2:10 am

jp escreveu:Bolovo, Isso já está perdendo a graça. E eu que achava que dia 10 de janeiro iria estar tudo resolvido. Ah Bolovo, como a vida te engana... :roll:

Esta foi no saco!

Esse texto tem muita verdade...

Não sei se vai dar m**** própriamente dita, mas contribui.
Os homi direto quer dar o tapa e passar a mão, aí não da!!!

Mapinguari
Sênior
Sênior

#31903 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 24, 2010 2:14 am

Carlos Mathias escreveu:
O Brasil não vai cancelar uma concorrência e comprar um caça de Rússia por simples revanchismo aos EUA.
Não foi isso que eu escrevi, você está reduzindo a coisa a uma briguinha de botequim, o que absolutamente não é.
Veja que eu falei de ingerência e suas consequências.
O Brasil não vai apenas "cancelar uma concorrência (não é concorrência) prá fazer birra". Birra não existe em política externa, você deveria saber disso.
Engana-se quem acha que tudo isso começou em 7 de setembro, engana-se muito.

O país pode simplesmente fazer o que fez no caso do M-2000C e o resto cala a boca. Somos soberanos, se bem que as vezes acho que somos pouco diante de certos fatos.
E se realmente fosse tão bom para o Brasil o Su-35, não teria sido descartado na Short List.
Acreditou quem quis, mas os mesmos que lamberam as notas oficiais na época agora mudaram para endeusar a imprensa e pintar o mesmo GF de capeta.
O Brasil cancelar a concorrência e comprar Su-35 é tão irreal quanto comprar 108 F-22, para mim.
Pode sr, pode ser. Mas como vocês tanto falam sobre o Gripen-NG, se não há perigo de vir a ganhar, então não há porque se preocupar.
O Brasil vai comprar Rafale. Ponto final!

Mapinguari

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#31904 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jan 24, 2010 2:14 am

Mapinguari escreveu:
PRick escreveu:
Pilotos excepcionais sempre extraíram de seus caças coisas diferentes, mesmo que esse tipo de manobra tenha sido feito, está muito longe de ser igual a executada pelos Su-27, por uma simples realidade, o hardaware é muito mais capaz.

Recentemente, vi uma manobra efetuada por um F-4 no Vietnã, nada mais que um giro de 360 graus no próprio eixo, a tal da cambalhota no ar, algo que somente caças com vetoramento de empuxo deveriam fazer, mas esse piloto fez isso com um F-4 no Vietnã.

[]´s
Tá bom, Prick! Realmente, eu queria saber se os russos ou os franceses faziam isso com o "hardware" de 30-40 anos atrás, como os pilotos normais suecos (não os excepcionais) faziam com o Draken. Mas, você está certo, só os franceses e russos fazem coisa que presta. Os suecos são mesmo uns ridículos incompetentes. Tanto para fazer avião que preste como para pilotá-los...
Os suecos sempre fizeram bons aviões mas acho que o melhor de todos, dentro de sua época, foi o Viggen.

Depois deram uma boa caída.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#31905 Mensagem por Penguin » Dom Jan 24, 2010 2:37 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu: Mostre alguma fonte que não seja o micado artigo da Milavia que sustente o que vc diz.
Alguma fonte extra-oficial, como vc citou. Até agora vc está apenas repetindo o erro da Milavia. Estou aguardando...

[]s
Vou repetir, nunca li nenhuma matéria falando em escore sobre RafalexF-16, sobre o RafalexF-18E existem algumas na internet.

http://movv.org/2008/11/11/

Você está dizendo que a Milavia está errada, prove isso com outras matérias ou fatos, não com posts de foristas. 8-] 8-]

[]´s
Basta ir no site oficial do Red Flag e verificar que os SH não participaram daquele exercício. E ir no site da USAF/Luke AFB para verificar que os Rafale estavam lá antes de se deslocarem para Nellis (Red Flag). Já fiz isso em outra ocasião e já postei nesse forum.

Vc está de sacanagem! O "artigo" do blog Quintus (??!!) que vc coloca o link tem como matéria-prima (e não cita) as duas únicas fontes que eu já expliquei em detalhes:
Rafales F2 no Theodore Roosevelt e… alguns resultados de combates simulados entre SH e Rafales
2008/11/11 — Clavis Prophetarum

Entre 18 e 31 de Julho mais de quinze mil militares dos EUA, Reino Unido e França participaram nos exercícios JTFEX 08 ao largo da costa oriental dos EUA. Nestes, a França enviou duas esquadrilhas de Rafales navais, a 12F e a 4F.

O encontro entre os Super Hornet e os Rafale F2 foi muito interessante para os pilotos de ambos os aparelhos: “foi espantoso ver os canards movendo-se em pleno voo”, disse Mike Tremel, da VFA-31 e acrescentando: “o Rafale é um avião altamente manobrável, com uma incrível capacidade para apontar o seu nariz a qualquer direção do céu. Os pilotos franceses pareciam muito satisfeitos com as suas capacidades e com uma concepção do cockpit muito moderna, com MFDs e um side stick. Contudo, eu nunca voei num Rafale, e logo não sei o que estou a perder.”

Os Rafales e os Super Hornet do Theodore Roosevelt encontraram-se varias vezes em BFM (1 para 1 em Basic Figher Maneuvering) e em 2 para 2 em missões ar-ar. “O Rafale é definitivamente um caça mais ágil, mas os pilotos da 12F sublinharam que o Super Hornet não fora concebido para dog fighting. O avião da Boeing era um impressionante cargueiro de bombas. Por outro lado, é um avião pesado que não pode acelerar tão depressa com alto angulo de ataque.”

Nos exercícios, os Super Hornet utilizaram o novo AIM-9X e alguns com o novo capacete JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System). Ambos podem oferecer uma vantagem decisiva em combates a curta distancia, embora – segundo os pilotos dos Rafales – existam técnicas para a anular…

Vamos a anatomia do que ele escreveu. O autor copiou literalmente e traduziu partes do artigo da Revista Air Forces Montly e floreou ao bel prazer dele. Eu já transcrevi partes do artigo aqui mais de uma vez e o este artigo da AFM é a única fonte que abordou detalhes sobre esse exercício. Está claro para vc?

Transcrito da AFM e que a Quintus omitiu:

1. In Page 37, a photo shows a Rafale M of 12F flew with an F/A-18F from the Blacklions Squadron, the first frontline squadron of Superhornet Block II.
2. Rafale M F2 met with F/A-18E/F in several 1 v 1 BFM and 2 v 2 AA missions during the exercise. However, both sides didn't show their real and complete fighting capability to each other ~ US pilots didn't show the true capability of JHMCS + AIM-9X to French pilots, while 12F was also shy about showing the real capabilities of RBE2 radar, Spectra EWS, and FSO optronic systems.
3. A USN pilot's (Lt Mike Tremel, pilot of VFA-31 "Tomcatters") comments for Rafale M:
"A highly maneuverable fighter with an incredible capacity to point its nose in every direction in the sky."
"The French pilots seem to be happy to its flight performance and its modern cockpit design".
When asked if he would like to swap his Super hornet to a Rafale --> "No, I love my Super Bug way too much...."
4. A French pilot's (pilot of 12F) comments for F/A-18E:
"A great bombing aircraft, but not a fighter for dogfighting."
"Its acceleration capability in the high angle of incidence is not good."
"Rafale is definitely the more nimble one."
"However, F/A-18E has already equipped the JHMCS + AIM-9X, a combination of decisive edge in close-range encounters ~ Although the tactics to counter it have existed now."

Na matéria do AFM, cada lado defendeu o seu caça. E blogueiro do Quintus omitiu o que ele quis, e não citou a fonte.

Esta noticia, assim como outra que deu conta da capacidade dos Rafales F2 para bater os Super Hornet em 6 contra 2 no ultimo Red Flag indica que na competição F-X2 em que Gripen NG, Rafale F3 e Super Hornet participam dos dois últimos, o Rafale é o mais manobrável e definitivamente o superior em dogfight e em combate aéreo a curta distancia. Não consegue carregar a mesma quantidade de armamento, nem é no atual padrão F2 um avião tão amadurecido como o Hornet, que se encontra hoje na sua recta final de desenvolvimento. Mas é certamente, o melhor avião dos dois…

O autor do Quintus repete um erro grosseiro! Citou exatamente o que está no artigo do Milavia. O problema é que os SH não participaram do Red Flag. Logo o artigo já começa errado. Antes de chegarem a Nellis, os Rafale que participaram do Red Flag estavam em Luke AFB exercitando-se com os F-16 baseados lá. Esse suposto score de 6-2 foi, segundo diversas fontes informais, divulgado em uma entrevista pela rede francesa TF1 presente em Luke AFB. Os fóruns ao redor do mundo discutem esse score supostamente vazado pela TF1 referente ao exercício em Luke.

Mais uma noticia que os decisores do vencedor do F-X2 devem ter na devida conta lá para começos de 2009 quando escolherem o vencedor da competição…

Um torcedor ansioso! Os decisores não se baseiam em informações manipuladas. Não a FAB. Ela tem acesso a informações primárias, dos fabricantes e através de aferições diretas em testes e vôos.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder