PRick escreveu:Claudio Xavier escreveu:O autor desse artigo "O elefante voador do Lula" gosta mesmo do Rafaleco, pois não se deu ao trabalho de pesquisar melhor as suas informações.
Há uma mistura de informações incorretas que ele deve ter peneirado nos fóruns da vida ou então na Isto É.
Só para ficar num exemplo.
O F-18 Super Hornet, da estadonidense Boeing, é um caça muito poderoso, excelente para combate, mas em uma série de simulações realizadas entre 15 de novembro e 9 de dezembro de 2009, no Emirados Árabes Unidos, o "Air Tactical Leadership Course", apanhou feio do Rafale, até mesmo o F-22 perdeu para o Rafale, ficando 7x1 para o Rafale.
Bem, para começar o F-18 não participou desse encontro, na verdade os únicos combates simulados entre o F-18 e o Rafale foram em manobras junto a porta-aviões americanos, que foram tão restritas que não se pode falar nada sobre quem levou a melhor.
Um outro ponto interessante é sobre embargos. Ele não deve saber que os franceses aplicaram contra Israel – embargo esse que deixou aquele país totalmente “vendido” logo após a Guerra dos Seis Dias. E não foi um embargo em sua forma tradicional. Afinal, os israelenses pagaram por 50 aviões Mirage 50J entre outros itens e o governo francês impediu que os respectivos fabricantes fizessem entrega desse material à Israel. Não só proibiu a entrega, mas ainda “embolsou” os valores, que só foram ressarcidos muitos anos depois.
Suponho que alguém dirá que isso foi uma iniciativa típica do presidente francês daquela época, Charles De Gaulle. No entanto, a ambivalência francesa é notória. Basta perguntar aos sul-africanos, que levaram uma “paulada” na cabeça graças ao Presidente da França, Valery Giscard Destaing. Ou então pergunte aos chineses de Taiwan, que no final de 2009 encontravam- se em uma sinuca de bico quanto a sua frota de caças Mirage 2000-5 Mk 1.
O autor da matéria falou bem claro sou leigo, e apenas estou fazendo um compilação das matérias a respeito do FX-2.
Porém, ao contrário do que você afirma existem e existiram vários encontros prolongados entre Rafales M e F-18E, o primeiro deles ainda Rafales F-1 e F-18E no Mediterrâneo, do qual coloquei aqui a impressão dos pilotos dos EUA, em resumo, levaram mesmo uma surra, não conseguiram nem sequer rastrear ou enquadrar os Rafales em seus visores, isso ainda em 2005. O último exercício foi descrito na matéria, em que os Rafale F-2 superaram os F-18E em 3x1 mesmo esses usando HMD e AIM-9X.
Meu deus! Vc um cara aparentemente bem informado, fica disseminando mentiras e boatos....putz!
Faço um desafio: mostre alguma fonte que não seja a Milavia - que claramente fez confusão com o encontro entre F-16 block 30 (Luke AFB) x Rafale F-2 logo antes do Red Flag 2008, cujo placar foi d e 6x2 a favor do Rafale - que afirme algo sobre scores entre F-18 e Rafale. Eles nunca se encontraram no deserto.
O encontro entre entre Rafale M F-2 e Super Hornet se deu no JTFEX 2008. Com relação a isso saiu, um artigo da revista Air Force Monthly logo após que dizia:
Rafale M F2 met with F/A-18E/F in several 1 v 1 BFM and 2 v 2 AA missions during the exercise. However, both sides didn't show their real and complete fighting capability to each other - US pilots didn't show the true capability of JHMCS + AIM-9X to French pilots, while 12F was also shy about showing the real capabilities of RBE2 radar, Spectra EWS, and FSO optronic systems
A matéria contém um erro, ele confunde o confronto dos Rafales com o Typhoon, que teve o escore de 7x1, com o dos F-22, quando somente em um das ocasiões os F-22 teria levado vantagem, dos 06 encontros.
Depois você começa a distorcer fatos, Israel sofreu embargo da União Européia depois do ataque aos Árabes em 1967, pressionados sob ameaça de embargos de petróleo. Israel encomendou caças Mirages 5, e esses foram embargados. Israel operava M-3. Os Sul-africanos também sofreram um embargo internacional, por conta de sua política de discriminação racial, mesmo assim, israelenses e franceses bularam muito desse embargo.
Quanto a Thaiwan, trata-se de um protetorado dos EUA, que só encomendaram material francês porque foram embargados pelos EUA, é natural que queiram comprar coisas de seus donos, por isso o lobie interno lá inventa tanta coisa como o nosso lobie.
[]´s