TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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FABIO
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31741 Mensagem por FABIO » Sex Jan 22, 2010 9:36 pm

mapinguari afinal o FX2 ja foi decidido???




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Gerson Victorio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31742 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Jan 22, 2010 9:36 pm

Marino escreveu:Lima, esqueceu dos submarinos?
Na MINHA OPINIÃO, faltou a FAB/MD responderem nota por nota, artigo por artigo, como foi feito no caso dos subs.
Mas a gestão neste caso está sendo outra, que ainda não alcancei.
Marino,

a FAB gosta de enigmas.

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31743 Mensagem por Bender » Sex Jan 22, 2010 9:40 pm

cb_lima escreveu:
Marino escreveu:Lima, esqueceu dos submarinos?
Na MINHA OPINIÃO, faltou a FAB/MD responderem nota por nota, artigo por artigo, como foi feito no caso dos subs.
Mas a gestão neste caso está sendo outra, que ainda não alcancei.
Pois 'e Marino...

As vezes 'e impressionante como deixam a coisa "rolar" ... ai esperam virar bola de neve para dizer alguma coisa e com isso 10 dias se passaram...

Existem "gestoes" e "gestoes" e infelizmente ao que parece nem todo mundo do MD/FAB fez o mesmo "cursinho" do pessoal da MB.

Rapaz... me dao um emprego desse a'i na Terra Brasilis que eu paro na Kombi Preta nas 2 primeiras horas de trabalho :lol:

O que ia ter de Lobista Brigadeiro, Quindim, P'e de moleque, Bananada que ia me odiar porque eu nao ia deixar essas palhacadas rolarem, nao t'a no Gibi... :lol:

[]s e vamos ver no que d'a!

CB_Lima
Se os dois me permitem,eu vejo como uma questão de unidade em função de um determinado objetivo,isso é muito mais comum do que imaginamos no mundo corporativo das empresas privadas.

O que se nota no tratamento que a MB deu a questão dos subs,foi uma coesão do comando e comandados em torno do objetivo proposto,nestes casos prevalece o interesse primário e maior da "empresa",e não se dá espaço a defecções,existe planejamento rigido,para que o objetivo se cumpra,e acompanhamento constante para que não se desvie deste planejamento.

As prontas respostas,aos ataques externos que visam destruir o objetivo primário,demonstram força e mais uma vez comando e coesão,mas mais do que nunca se faz necessário que as respostas tenham respaldo técnico impecável e politicamente crível,que demonstre a credibilidade da defesa do objetivo,acredito que isso foi demonstrado na prática e nós todos pudemos acompanhar atentamente.

No caso da FAB,me parece que desde o inicio,o objetivo proposto carece de coesão,e se mostra fragmentado em vários "filhotes",ou objetivo menores ou paralelos,isso demonstra falta de planejamento rígido e comando,com grande e continuo espaço para defecções,a frouxidão da defesa do objetivo primário frente aos ataques,mostram que não existe coesão nem "vontade" unanime de defesa do mesmo,e portanto é deixado invariavelmente que se realize a própria sorte.

Projetos que caminham tropegamente sem coesão em torno do objetivo primário,geralmente tem dois tipos de desenlace,um deles é o aborto,por falta de defesa tecnicamente impecável e politicamente crível.

O outro são decisões unilaterais da cupula da empresa,que forçam a implantação do projeto,a revelia da defesa tecnicamente impecável,se apoiando exclusivamente em uma defesa politicamente crível,e posteriormente formam uma real e nova coesão, eliminando defecções e agentes descompromissados ou descontentes com a implantação e cumprimento unilateral do objetivo primário.

Projetos ambiciosos e inovadores, mal elaborados,mal planejados e frouxamente executados são muitas vezes responsáveis por quebra e falência de empresas.

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31744 Mensagem por Booz » Sex Jan 22, 2010 9:41 pm

A despeito da questão levamtada como "gestão, por alguns colegas do forum, cito que a parte eminentemente técnica, segundo amigos com quem conversei, os militares que fizeram a analise e apontamentos técnicos sobre às aeronaves são brindados com, no mínimo, adjetivos de (altamente) competentes.

Contudo, fora questões intestinas de opiniões e preferências não homogêneas (e paro aqui), sentiu-se sim uma falta gritante de aconselhamento político e maleabilidade (o famoso: com cuspe e com jeito se come qualquer sujeto), além de - latente - falta de gestão entre o que os que "querem escolher" e aqueles que estarão mais perto do poder decisório.
Deixou-se, ainda, que o samba do crioulo doido fosse tocado com ritmo alienígena aos nossos tamborins e pandeiros. Foi mal pacas! Deixou seqüelas para todos os lados.

O fato é que isto mais aquilo poderia atrasar e perturbar todo este parto de dinossáuro.
Na altura do campeonato eu adoraria ver até o "Bripen" (Já que seria desenvolvido em conjunto batizo-o de "BRipen". Em 10/12 anos, quem sabe com a graça, malemolência e a ginga de nossas mulatas, teríamos um ótimo e pouco oneroso caça.
Para poeticamente finalizar, trago-vos os versos pós-realistas do mestre Erasmo de Roterdan Carlos

Sei que você fez os seus castelos
E sonhou ser salva do dragão
Desilusão meu bem
Quando acordou estava sem ninguém
Sozinha no silêncio do seu quarto
Procura a espada do seu salvador
Que no sonho se desespera
Jamais vai poder livrar você da fera
Da solidão


(**********)

Filosofia é poesia é o que dizia a minha vó
Antes mal acompanhada do que só
Você precisa de um caça pra chamar de seu
Mesmo que esse caça seja um monomotor origâmico (Banza!!!)
Um caça prá chamar de seu


I'm Sorry! Erásmo de Roterdan Carlos pela paródia. :mrgreen:




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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31745 Mensagem por Bender » Sex Jan 22, 2010 9:56 pm

jp,aparte da categoria do dr. Erasmo uma brasa Carlos,acredito que vamos mesmo de Vinicius "poetinha" de Moraes e Toco.

Regra três
(Toquinho e Vinícius de Moraes)


Tantas você fez que ela cansou
Porque você, rapaz
Abusou da regra três
Onde menos vale mais

Da primeira vez ela chorou
Mas resolveu ficar
É que os momentos felizes
Tinham deixado raízes no seu penar
Depois perdeu a esperança
Porque o perdão também cansa de perdoar
Tem sempre o dia em que a casa cai
Pois vai curtir seu deserto, vai
Mas deixa a lâmpada acesa
Se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo
Que vai chorar



Sds.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31746 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 22, 2010 10:05 pm

Tomara não, as coisas devem estar caminhando para um bom termo. 8-]




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Mapinguari
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31747 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 22, 2010 10:07 pm

FABIO escreveu:mapinguari afinal o FX2 ja foi decidido???
Já. Em setembro de 2009. Você não soube?




Mapinguari

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31748 Mensagem por Booz » Sex Jan 22, 2010 10:09 pm

Bender escreveu:jp,aparte da categoria do dr. Erasmo uma brasa Carlos,acredito que vamos mesmo de Vinicius "poetinha" de Moraes e Toco.

Regra três
(Toquinho e Vinícius de Moraes)


Tantas você fez que ela cansou
Porque você, rapaz
Abusou da regra três
Onde menos vale mais

Da primeira vez ela chorou
Mas resolveu ficar
É que os momentos felizes
Tinham deixado raízes no seu penar
Depois perdeu a esperança
Porque o perdão também cansa de perdoar
Tem sempre o dia em que a casa cai
Pois vai curtir seu deserto, vai
Mas deixa a lâmpada acesa
Se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo
Que vai chorar



Bender, nosso "Haroldo era um Robot doméstico" Carlos.
Touché! :mrgreen:
Sds.




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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31749 Mensagem por Bender » Sex Jan 22, 2010 10:15 pm

Carlos Mathias escreveu:Tomara não, as coisas devem estar caminhando para um bom termo. 8-]
Camarada Mathiasoviski,"bom termo" poderia ser por exemplo: 10 bilhões em casa populares para o povo? :twisted: 8-]

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31750 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 22, 2010 10:17 pm

Enlil escreveu:
Bolovo escreveu: Um zilhão de baguetes.
É um dos protótipos do Rafale, logo, também do equipamento utilizado para trocar o motor...
A trapizonga é a mesma nos aviões de série, Enlil.

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Mapinguari

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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31751 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 22, 2010 10:18 pm

Camarada Mathiasoviski,"bom termo" poderia ser por exemplo: 10 bilhões em casa populares para o povo? :twisted: 8-]

Sds.
Desde que imediatamente se anuncie a compra do segundo na lista, sabe qual é , né? 8-]




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31752 Mensagem por Bender » Sex Jan 22, 2010 10:21 pm

:mrgreen:
Bender, nosso "Haroldo era um Robot doméstico" Carlos.
Touché!
Sds
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"Havia alguma coisa errada
Chorava lágrimas de óleo
"
:mrgreen:

Sds




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31753 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 22, 2010 10:23 pm

Torçamos para que não seja assim amigo. :)
Mas faz tempo que não vejo a previsão do tempo nessas áreas. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31754 Mensagem por Booz » Sex Jan 22, 2010 10:31 pm

Bender escreveu::mrgreen:
Bender, nosso "Haroldo era um Robot doméstico" Carlos.
Touché!
Sds
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"Havia alguma coisa errada
Chorava lágrimas de óleo
"
:mrgreen:

Sds
Esse Bender, ele faz coleção dessa tira [018]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31755 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 22, 2010 10:38 pm

gaitero escreveu:
Mapinguari escreveu:
Soultrain,

Então, posso garantir, a consideração é recíproca. Veja, nunca disse que o Sea Gripen virá a se tornar realidade. Sei que isso depende do interesse da Índia e Brasil. Em minha própria réplica ao texto postado pelo Justin eu deixo claro, de início, que aceito que o Rafale é a opção feita pelo Brasil. Então, não se trata de fixação minha. Fixação por fixação, creio que o Mathias tem mais fixação pelo Flanker e o PRick pelo Rafale, do que eu pelo Gripen ou Gripen NG.
Mas eu já estou meio cansado de ver esses posts, matérias na imprensa, etc, com um amontoado de palavras que visam apenas desconstruir qualquer tipo de argumentação ou fato favorável ao Gripen, Gripen NG, Sea Gripen, o que seja. Nunca visitei a Suécia, não trabalho para a Saab, ou coisa do tipo. Mas respeito o trabalho que os engenheiros suecos fizeram em relação ao Gripen e o que fizeram na direção do Gripen NG. Então, esse negócio de chamar o Gripen NG de avião de papel, avião de Photoshop, etc, eu não considero argumento. Os suecos pegaram um caça que já era muito bom (JAS 39C) e que era criticado por seu pequeno alcance e, com muita criatividade, provaram que podem fazer o Gripen NG. Fizeram isso em tempo recorde. Enquanto dizem que o NG é avião de papel, o seu demonstrador continua voando e testando sistemas que serão usados no NG e na futura modernização dos C/D. Incluindo o radar que, dizem, jamais sairia do papel. E tudo indica que em breve, ele será uma realidade, pois o avião de papel já está voando com um radar que usa a antena AESA da Selex Galileo.
O que me irritou sobremaneira no texto do cara da JANE'S é que ele ignora o que representa a capacidade da engenharia aeronáutica sueca, que já mostrou ao mundo caças como o Tunnan, Lansen, Draken, Viggen e o próprio Gripen, todos excelentes e expoentes de seu tempo, à frente de caças contemporâneos, e resolve partir do princípio de que o caça é uma bosta e, a partir daí, apenas destila veneno. Ele poderia ter feito um artigo imparcial, apontando as dificuldades de um projeto como esse e que será muito difícil à Saab convencer Índia e Brasil a adquirí-lo. Eu até concordaria.
Nunca em meus posts, mesmo em que defendia a opção pelo Gripen, eu denegri qualquer dos concorrentes. Então, esse tipo de comportamento, não aceito com facilidade. Além disso, como eu disse antes, se o Gripen, Gripen NG e o vapourware Sea Gripen são tão ruins, porque amealham tanto terror na concorrência? Pergunte a qualquer um que tenha, por exemplo, participado do press tour da Dassault, na França, se os homens-fortes da Dassault não passaram mais da metade do tempo malhando o Gripen NG em vez de falar de seu produto? Se é tão ruim, por que o temor? Mas, como eu disse, estou cansado disso tudo.
Desculpe se o decepcionei, Soultrain.

Grande abraço!
Caro Mapi...

A MB nunca enviou um pedido a SAAB para saber sobre esta proposta. E nem o fará.

A India enviou um pedido a potênciais clientes, e dentro deste campo, como participante da concorrência e como exigência da India, a SAAB apresentou o Sea Gripen para concorrer com o Mig-35, que sem dúvida é o franco favorito ao lado do F/A-18.

O Rafale concorre também, mas na India, pela existência de caças como o Su-30, e o Pak-Fa, o caça escolhido poderá ter uma dedicação maior a missões de ataque, mesmo que a capacidade ar-ar, seja inferior. Lendo a proposta, observei que os caças mono-turbina terão dificuldades de vencer, dada a enorme exigência do vetor. Opção correta se pensar que a India já vai operar um caça menor, que é o Tejas.

Esta oferta da SAAB, alia-se a oferta da Eurofigther, que por esta mesma exigência criou o Sea Typhoon. Também com o intuito de concorrer contra o F/A-18/Mig-35/Rafale.

O projeto apresentado é de longe o ideal, e dada a demanda baixa, o custo das modificações mínimas para permitir uma boa manutenção e operação dentro do curto espaço de um PA, obrigará uma substituição complexa de toda a extrutura do avião. Sendo assim, acredito em um elevado custo de aquisição, comparado ao Mig-35, que além disso tem uma capacidade operacional comprovada, além de já ter sido encomendado pela India, o que inviabilizaria o seu desenvolvimento.
Gaitero:

1) Nunca disse que o Brasil enviou qualquer pedido de RFI, RFP ou qualquer outro tipo de proposta à Saab. A Saab fez uma proposta à Índia. Somente isso. Releia meu post acima e o anterior.

2) Sobre Sea Typhon, Mig29K etc, Releia meu Post original em resposta ao artigo da Jane's. Em lugar algum disse é fácil desenvolver uma versão naval de um caça terrestre. Mas não é impossível. O cara disse que os suecos não tem experiência com caças navais e com a conversão de caças terrestres para navais. Os russos também não tinham, mas fizeram versões embarcadas do MiG29 e do Su27. Russo pode, mas sueco não? Tudo bem.

3) Demanda baixa também teve o Rafale naval, do qual serão construídos menos unidades do que do Super Etendard, se a MB não vier a adquirir os 48 planejados/desejado. Mas o Rafale M foi produzido e está em uso na MN.

4) Sobre o projeto ser longe do ideal, demanda baixa, etc. Você está especulando apenas. Entrou na onda do articulista da Jane's que já partiu do princípio que o avião é uma bosta e passou o artigo todo apenas procurando argumentos para justificar sua opinião. Podia ter escrito simplesmente em uma linha: "Sea Gripen sucks!". Pronto. Novamente, eu nunca disse que que a aeronave não precisa sofrer modificações e nem que elas não custariam grana. Por favor, releia meus posts.

Grande abraço e desculpe por discordar de você.




Mapinguari

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