Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Corsário01
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2146 Mensagem por Corsário01 » Qua Jan 20, 2010 2:18 pm

luis F. Silva escreveu:Padilha. Aquela"coisa" a bombordo por cima da escada, é uma câmara hiperbárica?
Não! :lol: :lol: :lol:

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Abraços,

Padilha
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saullo
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2147 Mensagem por saullo » Qua Jan 20, 2010 4:01 pm

É muito bom saber que a Barroso navega bem. Concordo também com a idéia de se construir mais dela, devidamente equipadas com SAM de curto alcance, ao lado das maiores de 6.000 ton.

Abraços




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Junker
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2148 Mensagem por Junker » Qua Jan 20, 2010 4:59 pm

Dizem que a Marina Militare mandou o Andrea Doria e o Borsini para o Brasil... Se for verdade, tão jogando pesado.

http://www.marina.difesa.it/unita/pagine/navi/doria/images/01.jpg.http://www.marina.difesa.it/unita/pagine/navi/borsini/images/borsini_07.jpg




Lord Nauta
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2149 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jan 20, 2010 7:11 pm

Junker escreveu:Dizem que a Marina Militare mandou o Andrea Doria e o Borsini para o Brasil... Se for verdade, tão jogando pesado.

http://www.marina.difesa.it/unita/pagine/navi/doria/images/01.jpg.http://www.marina.difesa.it/unita/pagine/navi/borsini/images/borsini_07.jpg

Prezados Senhores,

Em relação a classe Andrea Doria a mesma excede aos requisitos da MB. São navios de elevados custos de obtenção, tanto que foram construidas apenas quatro unidades (2 para
a França e 2 para a Italia). Quanto a classe Borsini e um potencial candidato ao processo de escolha dos NaPaOc de 1.800 ton. Entretanto, salve melhor informação, parece que os mesmos apresentariam algumas restrições operacionais para lançarem e recolherem lanchas de alta perfomance em velocidade e com o mar mais grosso.

Sds

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saullo
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2150 Mensagem por saullo » Qua Jan 20, 2010 10:59 pm

O Cavour também deve estar aí daqui uns dias, para seguir depois ao Haiti.

Abraços




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2151 Mensagem por FABIO » Qua Jan 20, 2010 11:14 pm

a italia anda tão solicita com a MB,porque será???? vou chutar NPOC será da terra das pizzas 8-] [005]




luis F. Silva
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2152 Mensagem por luis F. Silva » Qui Jan 21, 2010 12:56 pm

Aqui: http://www.marina.difesa.it/diario/2010 ... /index.asp a noticia da ida do Cavour para o Haiti.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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gaitero
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2153 Mensagem por gaitero » Qui Jan 21, 2010 1:06 pm

Lord Nauta escreveu:
Junker escreveu:Dizem que a Marina Militare mandou o Andrea Doria e o Borsini para o Brasil... Se for verdade, tão jogando pesado.

http://www.marina.difesa.it/unita/pagine/navi/doria/images/01.jpg.http://www.marina.difesa.it/unita/pagine/navi/borsini/images/borsini_07.jpg

Prezados Senhores,

Em relação a classe Andrea Doria a mesma excede aos requisitos da MB. São navios de elevados custos de obtenção, tanto que foram construidas apenas quatro unidades (2 para
a França e 2 para a Italia). Quanto a classe Borsini e um potencial candidato ao processo de escolha dos NaPaOc de 1.800 ton. Entretanto, salve melhor informação, parece que os mesmos apresentariam algumas restrições operacionais para lançarem e recolherem lanchas de alta perfomance em velocidade e com o mar mais grosso.

Sds

Lord Nauta
Caro lord, a opção por enviar os navios classe Horizon e Andrea, se deve exclusivamente à semelhança dos sistemas destes para com as Fragatas FREMM, cujos navios encontram-se ainda em faze de contrução.

:wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2154 Mensagem por Junker » Qui Jan 21, 2010 4:27 pm

Verdade. Selex, Fincantieri e ABB Sace, entre outras, estariam pagando pelo deslocamento.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2155 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jan 21, 2010 5:41 pm

gaitero escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Prezados Senhores,

Em relação a classe Andrea Doria a mesma excede aos requisitos da MB. São navios de elevados custos de obtenção, tanto que foram construidas apenas quatro unidades (2 para
a França e 2 para a Italia). Quanto a classe Borsini e um potencial candidato ao processo de escolha dos NaPaOc de 1.800 ton. Entretanto, salve melhor informação, parece que os mesmos apresentariam algumas restrições operacionais para lançarem e recolherem lanchas de alta perfomance em velocidade e com o mar mais grosso.

Sds

Lord Nauta
Caro lord, a opção por enviar os navios classe Horizon e Andrea, se deve exclusivamente à semelhança dos sistemas destes para com as Fragatas FREMM, cujos navios encontram-se ainda em faze de contrução.

:wink:

Prezado Amigo

Perfeito! Existe a opção no caso da escolha da classe FREMM das mesmas terem origem na versão italiana.

Sds

Lord Nauta




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2156 Mensagem por luis F. Silva » Qui Jan 21, 2010 5:58 pm

Corsário 01 escreveu:
Não!

Aquilo é Indicador Visual Estabilizado de Rampa de Aproximação - IVERAS fabricado pela ARES
Obrigado.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2157 Mensagem por Junker » Sex Jan 22, 2010 1:04 pm

Brazil still pondering second joint missile project with SA
By: Keith Campbell
22nd January 2010

Picture by: Denel
Imagem
STILL ATTRACTING INTEREST: Computer image of Umkhonto-IR SAMs in action


The Brazilian Navy remains interested in South Africa's Umkhonto naval surface-to-air missile (SAM), in particular in proposed longer-range versions.

The Umkhonto – the name translates into English as Spear – is a product of Denel Dynamics, and is in service with the South African Navy and the Finnish Navy. Denel Dynamics is a subsidiary of the State-owned Denel defence industrial group.

The Umkhonto is an infrared (IR) homing missile, and the Denel Dynamics public brochure for it states "Range: 12 000 m", and gives a ceiling of 8 000 m. This first version of the SAM is sometimes referred to as the Umkhonto-IR.

The Brazilian Navy is known to be seeking a SAM with a range of more than 30 km but less than 50 km. (Truly long-range SAMs have a range greater than 50 km - for example, the American RIM-67C Standard SM-2 has a reported range of 40 nautical miles, or some 76 km, while the RIM-67B Standard SM-2 ER version can reach 75 nautical miles, or about 142 km).

There is a project to develop a version of the Umkhonto-IR with greater range, referred to as the Umkhonto-ER, with the suffix letters standing for extended range. This would also be an IR-homing weapon. And there is also a longer-term project to develop a yet longer-ranged version, designated the Umkhonto-R, which will be a radar-homing SAM (beyond a certain range, IR-homing becomes impractical for SAMs). This will require the development of a radar seeker head, which means that the Umkhonto-R will require a significant development process.

The engagement sequence for the Umkhonto-R would most likely be as follows: after target detection and missile launch, the SAM would be steered towards the target by commands from the warship, activating its radar seeker when within range, locking on to, and then intercepting, the target.

In contrast, the engagement sequence for the Umkhonto-IR is (and for the Umkhonto-ER would be): the warship detects a target on its acquisition radar and launches the missile against it; the SAM uses its on-board inertial navigation subsystem to fly itself to a "lock-on point" - the location at which its IR seeker can acquire the target and lock on to it - and then guide itself to interception.

No ranges have been given for the Umkhonto-ER, while various ranges have been suggested by various sources for the Umkhonto-R: 20 km, 25 km and 30 km. It will have to be a bigger weapon than the Umkhonto-IR in order to achieve any of these ranges.

It is believed that the South African Department of Defence is providing funding for the Umkhonto-R project, but not enough to allow a purely national development of the programme within a reasonable time. So Denel is apparently seeking for overseas partners to join the programme and, back in 2008, Engineering News reported that the group had proposed to the Brazilian Navy that it cooperate with in the development of the Umkhonto-R. This would follow the precedent set by the current cooperation between Denel Dynamics and the Brazilian Air Force in the development of the A-Darter air-to-air missile.

Late last year a Brazilian Admiral visited Denel Dynamics for discussions about the Umkhonto programme. Brazil has a programme to acquire large frigates, each of which would displace about 6 000 t (South Africa's new Valour-class frigates each displace about 3 600 t), which would be armed with the longer-ranged SAMs the Brazilian Navy desires.
Cooperating with Denel Dynamics in developing the Umkhonto-R would provide an opportunity for the Brazilians to gain expertise in the design and development of radar-homing technology.

However, there is apparently a problem regarding timescales. The Brazilian Navy hopes to order its new frigates later this year or (more likely) next year or (at the latest) in 2012. This would mean that they would be commissioned into service by 2017 at the latest. However, it seems that Denel Dynamics told the Brazilian Admiral that it would take ten years to jointly develop the Umkhonto-R, giving the long-range SAM an in-service date of 2020.

That leaves the question of whether or not the IR-homing Umkhonto-ER could be made to reach the range the Brazilians desire. Although it might need to be fitted with a second stage to do this, it would not need the development of a new seeker head, and so its development period should be considerably shorter than that for the Umkhonto-R. This would also open the possibility of Brazil adopting the Umkhonto-ER as a first step and then later switching to a jointly-developed Umkhonto-R.


Highlights

Brazilian Navy needs longer-ranged SAMs for planned large frigates
New versions of SA's Umkhonto SAM under consideration

Edited by: Martin Zhuwakinyu
http://www.engineeringnews.co.za/articl ... 2010-01-22




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2158 Mensagem por henriquejr » Sex Jan 22, 2010 3:03 pm

Olhaí!!! Uma luz no fim do túnel!




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2159 Mensagem por pafuncio » Sex Jan 22, 2010 3:56 pm

O post do Junker merecia um tópico exclusivo. E seguindo a END, o Umkhonto poderia ser adotado por outros ramos das FA´s , né ?

Para mim, o Umkhonto ainda é um ilustre desconhecido. Não sei da sua flexibilidade, pesos, pertinência do sensor principal, futuro quanto às exportações (e os indianos?), peso e mobilidade, etc e tal.

Salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2160 Mensagem por pafuncio » Sex Jan 22, 2010 3:58 pm

Sei que o Marino e o Lord ficarão bravos, mas nos fóruns hispânicos dão como provável o recebimento de um Foudre, até pela encomenda do terceiro Mistral.

Não deixa se ser interessante, né ? Ou a compra do Mistral futuramente pela MB exclui automaticamente o recebimento de um Foudre, um navio bem interessante.

Ah, antes que fiquem bravo, a culpa é do FABIO.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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