Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Missão de Paz no Haiti

#1696 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 18, 2010 1:22 pm

Enlil escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Marino, sei disso. Mas eu me refiro a mandar à parte da ONU, em caráter emergencial. Tenho certeza absoluta do preparo das nossas FA. Minha crítica é exclusivamente à morosidade do governo brasileiro. Me pareceu perdido e pouco à vontate e sem coragem para tomar as atitudes emergenciais que me pareceriam óbvias.
Não entendo suas criticas. Não sei o q mais poderíamos ter feito com os meios disponíveis. A situação pós-terromoto foi um caos absoluto. Não esqueca q a sede da Onu foi destruída e os soldados brasileiros também estavam lá na hora do terromoto. Os EUA estão logo ali a poucas centenas de quilômetros e não foram diretamente envolvidos.

Eles estão fazendo o mínimo do q deveriam. São um dos grandes responsáveis pelo caos institucional do Haiti no governo de Bertrand Aristide... O pior de tudo é q invadiram os país para repossar Aristide após o golpe do General Raoul Sedras, muito gente não sabe ou esquece desses detalhes... Ainda me vem o Bush todo sensibilizado pedir ajuda? Isso é da mais extrema hipocrisia q já vi. Embora o q relmente interesse AGORA são o socorro as vítimas não há dúvida q eles estão lá também para reocupar seu espaço perdido para ONU e o Brasil... Em síntese, nós e os outros países q estivemos lá durante anos e fizemos um trabalho hérculo para por o mínimo de ordem no país corremos sério risco de sermos um agente B por ações unilaterais dos EUA, q claramente indicou preferir tratar diretamente com o governo do Haiti... Veremos o q acontecerá no futuro próximo. Sou cético por natureza. Sobretudo com quem é mais sujo do q pau de galinheiro e não tem o hábito de agir cooperativamente muito menos sob mandato de outro país em qualquer ação......
Você mesmo respondeu sua dúvida quanto a minha crítica.

A gente está lá esse tempo todo. Do nada os caras chegam, movem mundos e fundos e a gente fica olhando e reclamando. Nossos homens que estavam lá fizeram e estão fazendo MUITO. Nós, daqui, pouco. Penso que mandamos pouco. Poderíamos ter feito mais, à parte da ONU, em caráter emergencial.

É como eu falei, é fácil a gente aqui ficar pedindo respeito à hierarquias e "antiguidade" do posto de comando. Enquanto isso tem gente embaixo de escombros até agora.

Eu - repito - me refiro à emergências. Acho que nossa mobilização foi pouca, inclusive em apoio às nossas próprias tropas. Eles sofreram baixas por lá, quase 2 dezenas de mortos, vários feridos, praticamente todos os pontos fortes ruíram, a base foi danificada, as comunicações afetadas e não mandamos ninguém para reforçar sequer o apoio às nossas tropas.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1697 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 18, 2010 1:24 pm

Para quem acha que o Amorim estava de picuinha com os States poderia me esplicar o porquê que o c 130 da colombia tinha uma ponte aèria direto com porto principe enquanto no brasil ficava 5 c 130 parado nos aeroportos esperando autorização que nunca chegava.
Graças a deus estas questões já foram rosolvidas e quem ganha com isso é o povo do Haiti.
Bagunça, descoordenação e excesso de aeronaves tentando pousar. Somando esse fator à extrema sensibilidade de muitas pessoas a tudo que envolve os EUA, está formado um cenário para se criar uma tempestade em copo d´água. Até Cuba reconheceu o imenso esforço americano, vindo de Miami e Guantanamo, e abriu o espaço aéreo para a ajuda. Para quem está preocupado dos EUA roubarem o protagonismo do auxílio aos haitianos, podem ficar tranquilos, já foi roubado, principalmente pela gigantesca capacidade logística, a proximidade com o Haiti e a enorme máquina de propaganda americana. Mas nosso papel foi reconhecido no pronunciamento do Obama, e resta à nossa diplomacia agir com eficiência nos bastidores para mantermos o comando da missão. Os militares brasileiros estão fazendo seu papel, mas não podemos competir com quem fabrica as notícias.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1698 Mensagem por gaitero » Seg Jan 18, 2010 2:23 pm

BRUXELAS (Reuters) - Instituições e Estados membros da União Europeia ofereceram mais de 400 milhões de euros (575,6 milhões de dólares) em assistência emergencial e de longo prazo ao Haiti devido ao terremoto que devastou o país caribenho, anunciou o bloco nesta segunda-feira.

O diretor da Comissão da UE para Assistência e Desenvolvimento, Karel de Gucht, disse que o fundo incluiria 137 milhões de euros para necessidades de curto prazo, e ao menos 200 milhões de euros para o médio e longo prazo.

Um porta-voz do comissão também informou que 92 milhões de euros adicionais seriam providenciados pelos países integrantes do bloco.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1699 Mensagem por irlan » Seg Jan 18, 2010 2:43 pm

Senegal propõe criação de Estado africano para haitianos
12 minutos atrás

Por Diadie Ba e Gabriela Matthews

DACAR (Reuters) - O líder do Senegal propôs a criação de um novo Estado africano para abrigar haitianos desabrigados pelo terremoto da semana passada, comparando o plano à criação de Israel, em 1948.

Em meio à comoção africana pelo sofrimento de dezenas de milhares de haitianos que ainda esperam por ajuda, o presidente Abdoulaye Wade disse que a descendência de escravos garante aos haitianos o direito de uma nova vida no continente.

"Tudo o que estamos dizendo é que os haitianos não os levaram para lá. Eles estão lá devido à escravidão, cinco séculos de escravidão", disse Wade à Reuters TV nesta segunda-feira.

"Temos que lhes oferecer a chance de vir à África, esta é a minha ideia. Eles têm tanto direito na África quanto eu tenho", afirmou ele sobre a proposta, que se tornou pública no fim de semana e deve ser submetida à União Africana, bloco de 53 países.

Wade se proclama defensor dos pobres no cenário internacional. Críticos afirmam que ele possui uma veia populista e que seus planos nem sempre se concretizam, mas o líder de 83 anos ignora os céticos.

"Israel foi criado da mesma maneira", afirmou. "Você não pode me dizer que não é possível. Tudo é possível se os haitianos se empenharem".

O Senegal deve apresentar a resolução à União Africana pedindo a criação aos haitianos "de seu próprio Estado no território africano, a terra de seus ancestrais", de acordo com o texto da resolução publicado em jornais locais.

Wade disse que o Senegal e outros países africanos devem naturalizar qualquer haitiano que buscar nova nacionalidade, e defendeu um programa de adoção em massa de órfãos em todo o continente após o forte terremoto de terça-feira, que pode ter matado até 200.000 pessoas.




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1700 Mensagem por Enlil » Seg Jan 18, 2010 2:44 pm

Eu morro e não vejo tudo... Quiçá o Senegal seda uma parte de seu território. Políticos :roll:...




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1701 Mensagem por irlan » Seg Jan 18, 2010 2:47 pm

Ban pede mais 3,5 mil capacetes azuis para reforçar a missão da ONU no Haiti

6 minutos atrás

Nações Unidas, 18 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje ao Conselho de Segurança que amplie a missão de estabilização no Haiti com mais 3,5 mil "capacetes azuis" para reforçar a segurança e melhorar a distribuição de assistência.

Ban, que hoje informou ao Conselho de sua visita de seis horas realizada no domingo Eao país, pediu também que o aumento das forças internacionais de paz no Haiti "se prolongue por seis meses". EFE




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1702 Mensagem por DELTA22 » Seg Jan 18, 2010 6:09 pm

Vi, à pouco na GloboNews, que a MB vai enviar - até que enfim, por sinal - um navio e que a Itália estaria disposta a "emprestar" um navio-hospital ao Brasil que viria até aqui embarcar o pessoal. Imagino que neste caso, somente os médicos seriam brasileiros, pois a tripulação seria impossível de ser nacional. Achei estranha esta notícia, dada por um Ministro. Como isso se daria? Nós pagamos a operação do navio? Seria, no caso, a ajuda para a ajuda? :shock:

Outra pergunta: o navio-escola "Brasil" não pode ser convertido em navio-hospital em emergencias? Ao menos é o que se fala dele...

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55171
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1703 Mensagem por P44 » Seg Jan 18, 2010 7:16 pm

á bocado na TV noticiaram um sismo de grau 6.0 ao largo da Guatemala

e acabo de ler no mp.net um sismo ao largo da Argentina
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... to=newpost

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:




Triste sina ter nascido português 👎
Mental Ray
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 344
Registrado em: Qua Mar 08, 2006 4:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Missão de Paz no Haiti

#1704 Mensagem por Mental Ray » Seg Jan 18, 2010 8:07 pm

Gente, uma coisa é simples, o Brasil fala antes de qualquer coisa, vamos enviar mais 2 mil caras, dinheireo TEM para isso, a ONU ou o Haiti vai falar não? Porra, lógico que não.

Até a mídia e a população tá sensibilidade e contente com o papel brasileiro lá. Envia mais gente, caramba. Vai ter nego lá tirar escombros, mas e a segurança? Tem favela lá com 300 mil pessoas, vai dar conta o efetivo que tem lá? Vai ter que mandar mais brasileiro sim e exercer o papel de segurança e ordem e caçar de novo os 3000 mil bandidos que fugiram (terremoto de merda, nem pra matar direito. to brincando... ou não...).

Isso serve de tapa na cara pro Brasil, Min. da Defesa e EB. Chega de morosidade, precisamos de reservas de pessoa, equipamentos e, principalmente, ações rápidas. Era para o outro contingente já estar mostrando músculo pro mundo e salvando vidas e também mostrando a vocação que o Brasil quer ter, forte e solidário.
Ponto final.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1705 Mensagem por DELTA22 » Seg Jan 18, 2010 8:13 pm

Imagem
PORT-AU-PRINCE, HAITI – JANUARY 16: Haitians wait to be let in to receive food and supplies at a U.N. distribution point as help continues to arrive for victims of the massive earthquake January 16, 2010 in Port-au-Prince, Haiti. (Photo by Joe Raedle/Getty Images)

Imagem
Armed Brazilian UN forces leave the UN compound at the Port-au-Prince airport with food and other supplies January 18, 2010. World leaders pledged aid to rebuild Haiti after what the United Nations called the worst humanitarian crisis in decades, but earthquake survivors were still waiting on Sunday for food, water and medicine. (REUTERS/Wolfgang Rattay)

Imagem
An APC of the Brazilian UN forces guards trucks with food and other supplies as they leave the UN compound at the Port-au-Prince airport, January 18, 2010. (REUTERS/Wolfgang Rattay)




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1706 Mensagem por Skyway » Seg Jan 18, 2010 8:47 pm

P44 escreveu:á bocado na TV noticiaram um sismo de grau 6.0 ao largo da Guatemala

e acabo de ler no mp.net um sismo ao largo da Argentina
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... to=newpost

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Pode ficar tranqüilo, não foi nada.

O tremor na guatemala foi redimensionado para 5.8, e o governo local já afirmou que foi apenas um susto que não deixou vítimas. O da argentina foi ontem, e foi entre o Cabo Horn e a Antártida, a mais de 100km de profundidade. Ninguem sentiu...talvez só uns pinguins. :mrgreen:

Mas é até normal depois de um tremor de grande intensidade, já que esses tremores de ontem e hoje foram(praticamente) nas bordas da placa da América do Sul, a mesma do Haiti. Mas mesmo assim, vale dizer que um tremor de 7.0, como o do Haiti, não é considerado um mega tremor. É forte, mas podia ter sido muito pior. Imaginem se tivesse sido um de 8 ou 9? :shock:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1707 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 18, 2010 8:59 pm

Até São Paulo teve tremor de 4 graus e não sei quantos nesses tempos. Ainda bem que tem esses tremores, pois mostra que há atividade geológica, ou seja, o planeta está vivo. Que bom, se não fosse assim, ficaria preocupado. É sempre assim. Ocorre uma tragédia como essas do Haiti e qualquer tremedeira há 300km de profundidade em qualquer canto inóspito do planeta vira matéria de capa de jornal. A mídia é assim. Lembra quando caiu o avião da TAM em 2007? Me lembro que os caras filmavam até o avião arremetendo como se isso fosse algo muito fora do comum. Como pode, um avião arremeter??? :shock: :o

Nada além do normal.

Se fosse botar na capa do jornal cada abalo sísmico que há no planeta, não haveria outro tipo de notícia. Seriam as unicas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1708 Mensagem por Bourne » Seg Jan 18, 2010 9:15 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Você mesmo respondeu sua dúvida quanto a minha crítica.

A gente está lá esse tempo todo. Do nada os caras chegam, movem mundos e fundos e a gente fica olhando e reclamando. Nossos homens que estavam lá fizeram e estão fazendo MUITO. Nós, daqui, pouco. Penso que mandamos pouco. Poderíamos ter feito mais, à parte da ONU, em caráter emergencial.

É como eu falei, é fácil a gente aqui ficar pedindo respeito à hierarquias e "antiguidade" do posto de comando. Enquanto isso tem gente embaixo de escombros até agora.

Eu - repito - me refiro à emergências. Acho que nossa mobilização foi pouca, inclusive em apoio às nossas próprias tropas. Eles sofreram baixas por lá, quase 2 dezenas de mortos, vários feridos, praticamente todos os pontos fortes ruíram, a base foi danificada, as comunicações afetadas e não mandamos ninguém para reforçar sequer o apoio às nossas tropas.
O assustador é que acabei de ver uma reportagem no Jornal da Record falando do aumento do contingente e tales. Na declaração do general Peri dizendo "podemos dobrar o efetivo no Haiti, só precisamos de tempo para treinar os homens". Legal, quer dizer que eles vão embarcar para o Haiti quando? Meio de 2010. Ou, pior, se o país saísse do controle não tinha quem mandar para reforçar o pessoal que está lá e, provavelmente, teria que pedir socorro aos norte-americanos. Seria vergonhoso para um país que pleiteia a entrada no CS da ONU. Deveria ter, no mínimo, algumas centenas capazes de serem mobilizadas para o país em horas e, outros tantos, em poucos dias equipados e treinados. Não dá para entrar em uma atoleiro desses e não esperar o pior do pior, seja o que for, e ter ideia do que fazer.

Enfim, os EUA agiram certo. Fizeram o que tinha que fazer. Se deixa-se o discurso brasileiro "olhe bem, vamos estudar as alternativas", "temos que treinar os homens para aumentar o contingente", "esperamos as determinações da ONU", etc... Os desabrigados já tinham morrido de forme, os soterrados já tinham ido para o saco e violência tinha estourado. Se bem que os governos haitianos são fantoches dos EUA e/ou França, mas se queria entrar no atoleiro tem que ter noção dos riscos.

É uma falta de paudurecência na ação do governo brasileiro. Ainda vem reclamar que os norte-americanos tomaram o seu lugar, ocuparam o aeroporto, estão com um monte de helis levando comida e água e mimimimim... Que "cá cagare" tinha que ter sido tão agressivo quanto ou, no mínimo, Lula ligar para o Obama e dizer "como acertamos essa a ação, tem que ser para ontem" para mostrar postura e capacidade de ação.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1709 Mensagem por DELTA22 » Seg Jan 18, 2010 9:18 pm

18/01/2010 - 20h15
Exército anuncia a morte de mais um militar no Haiti; total de brasileiros mortos chega a 19

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

http://noticias.uol.com.br/especiais/te ... 7u120.jhtm




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1710 Mensagem por DELTA22 » Seg Jan 18, 2010 9:22 pm

Bourne escreveu: O assustador é que acabei de ver uma reportagem no Jornal da Record falando do aumento do contingente e tales. Na declaração do general Peri dizendo "podemos dobrar o efetivo no Haiti, só precisamos de tempo para treinar os homens". Legal, quer dizer que eles vão embarcar para o Haiti quando? Meio de 2010. Ou, pior, se o país saísse do controle não tinha quem mandar para reforçar o pessoal que está lá e, provavelmente, teria que pedir socorro aos norte-americanos. Seria vergonhoso para um país que pleiteia a entrada no CS da ONU. Deveria ter, no mínimo, algumas centenas capazes de serem mobilizadas para o país em horas e, outros tantos, em poucos dias equipados e treinados. Não dá para entrar em uma atoleiro desses e não esperar o pior do pior, seja o que for, e ter ideia do que fazer.O assustador é que acabei de ver uma reportagem no Jornal da Record falando do aumento do contingente e tales. Na declaração do general Peri dizendo "podemos dobrar o efetivo no Haiti, só precisamos de tempo para treinar os homens". Legal, quer dizer que eles vão embarcar para o Haiti quando? Meio de 2010.

(....)
Não é bem assim:
------------------
18/01/2010 - 17h56
Brasil pode ampliar número de soldados no Haiti, diz Exército

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

As tropas brasileiras no Haiti poderiam aumentar para atender aos esforços de reconstrução do país depois do terremoto da semana passada, disse nesta segunda-feira (18) o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

Na nação caribenha, onde dezenas de milhares de pessoas morreram por conta do tremor, há 1.266 soldados presentes desde o início dos esforços de pacificação, em meados de 2004.

"Temos condições de dobrar o nosso efetivo no Haiti", disse o general em entrevista a jornalistas. "Não tivemos nenhum problema com aqueles que estão em vias de embarcar. E já iniciamos o treinamento para o próximo contingente, que vai substituir o contingente que nem chegou lá ao Haiti. Não temos nenhum movimento de desistência de voluntários."

http://noticias.uol.com.br/especiais/te ... 7u114.jhtm




Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Jan 18, 2010 9:24 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder