Você mesmo respondeu sua dúvida quanto a minha crítica.Enlil escreveu:Não entendo suas criticas. Não sei o q mais poderíamos ter feito com os meios disponíveis. A situação pós-terromoto foi um caos absoluto. Não esqueca q a sede da Onu foi destruída e os soldados brasileiros também estavam lá na hora do terromoto. Os EUA estão logo ali a poucas centenas de quilômetros e não foram diretamente envolvidos.Vinicius Pimenta escreveu: Marino, sei disso. Mas eu me refiro a mandar à parte da ONU, em caráter emergencial. Tenho certeza absoluta do preparo das nossas FA. Minha crítica é exclusivamente à morosidade do governo brasileiro. Me pareceu perdido e pouco à vontate e sem coragem para tomar as atitudes emergenciais que me pareceriam óbvias.
Eles estão fazendo o mínimo do q deveriam. São um dos grandes responsáveis pelo caos institucional do Haiti no governo de Bertrand Aristide... O pior de tudo é q invadiram os país para repossar Aristide após o golpe do General Raoul Sedras, muito gente não sabe ou esquece desses detalhes... Ainda me vem o Bush todo sensibilizado pedir ajuda? Isso é da mais extrema hipocrisia q já vi. Embora o q relmente interesse AGORA são o socorro as vítimas não há dúvida q eles estão lá também para reocupar seu espaço perdido para ONU e o Brasil... Em síntese, nós e os outros países q estivemos lá durante anos e fizemos um trabalho hérculo para por o mínimo de ordem no país corremos sério risco de sermos um agente B por ações unilaterais dos EUA, q claramente indicou preferir tratar diretamente com o governo do Haiti... Veremos o q acontecerá no futuro próximo. Sou cético por natureza. Sobretudo com quem é mais sujo do q pau de galinheiro e não tem o hábito de agir cooperativamente muito menos sob mandato de outro país em qualquer ação......
A gente está lá esse tempo todo. Do nada os caras chegam, movem mundos e fundos e a gente fica olhando e reclamando. Nossos homens que estavam lá fizeram e estão fazendo MUITO. Nós, daqui, pouco. Penso que mandamos pouco. Poderíamos ter feito mais, à parte da ONU, em caráter emergencial.
É como eu falei, é fácil a gente aqui ficar pedindo respeito à hierarquias e "antiguidade" do posto de comando. Enquanto isso tem gente embaixo de escombros até agora.
Eu - repito - me refiro à emergências. Acho que nossa mobilização foi pouca, inclusive em apoio às nossas próprias tropas. Eles sofreram baixas por lá, quase 2 dezenas de mortos, vários feridos, praticamente todos os pontos fortes ruíram, a base foi danificada, as comunicações afetadas e não mandamos ninguém para reforçar sequer o apoio às nossas tropas.