Skyway escreveu:Não gente, não vale a pena.
Quem está aqui nesse fórum a anos, assim como eu, percebe facilmente o clima atual, percebe tambem como o pessoal de fora está vendo o nosso DB.
Bom..nosso normal era ter discussões de alto nível, levando aos tópicos não nossa opinião pessoal, mas fatos ou indícios de fatos colhidos na internet ou na vida pessoal, juntar todo esse conhecimento aqui e tentar chegar a um conhecimento maior sobre o assunto. Isso começou a se perder quando nessa equação foi inserida a "torcida" acima de tudo. Até aí tudo bem...afinal vivíamos sempre com a certeza de que o FX podia no final pender para qualquer direção, e isso "justificava" as discussões entre torcidas, onde uma tentava sempre mostrar como seu caça era melhor, como se o governo comprasse o vetor com base no nosso fórum.
Enquanto essas discussões estavam no mesmo nível do resto do fórum, estavam sendo conduzidas com respeito, tudo estava bem. Aí alguem puxou a descarga e a coisa toda desceu.
Discussões entre torcidas agora eram acompanhadas de xingamentos, ironias e sarcasmos a perder de vista, e conseqüentemente letras verdes.
E o nível foi baixando...
Membros foram expulsos, membros se retiraram por vontade própria e outros simplesmente passaram a ser ignorados, por tão ocupadas que estavam as torcidas(panelinhas) em discutir entre si.
E junto com o nível, a reputação do FDB foi baixando...
Até que um dia, igual aquela criança que enche o saco, grita e esperneia que quer por que quer ver TV a meia noite acaba cansando de tanto berrar e invariavelmente dorme feito uma pedra...as panelinhas cansaram. As discussões pararam. O que parecia ser o fim de um problema para o DB, era na verdade a pedra em cima da reputação. O silêncio vinha da falta de idéia, da falta de rumo.
Mas algo começou a acontecer..as pessoas começaram a aproveitar o espaço vazio para raciocinar de acordo com a realidade atual do assunto, e do zero as boas discussões começaram a voltar e dessa vez acompanhadas de uma noção melhor fundamentada. E as panelinhas se mostraram sem força, quase moribundas. Criou-se um senso comum parecido com a famosa frase "Não importa se a mula manca eu quero é rosetar", não precisamos nos matar pra torcer que o FX acabe escolhendo esse ou aquele avião, precisamos nos matar pra torcer que o FX acabe escolhendo ALGUM AVIÃO!
Notícias passaram a ser discutidas com um comprometimento incrível por muitos daqui do DB, e a coisa parecia querer voltar ao bom rumo.
Mas tem gente que nem botando uma Juliana Paes nua na frente em um quarto de motel entende o que se passa.
E insistem nessa visão limitada de "meu pinto é maior!", ou "meu pinto é menor mas é mais eficiente!"...Trava todas as discussões importantes, trava tópicos. Semeia uma "briguinha" ridícula de 4ª série em um espaço digno de faculdade. E isso mancha, e isso queima.
A reputação do DB, ao contrário do nível interno, não tem subido sob os olhos de quem nos observa de fora. Simplesmente por que esse alto nível interno não consegue ser desenvolvido por mais de duas páginas por tópico. Nós, que estamos aqui todo dia a anos, sabemos que essa vontade de elevar o DB existe, conseguimos ver essa determinação dos membros mais ativos em trazer de volta discussões relevantes e reais, mas é extremamente broxante ver mensagens tão ridículas contestando pensamentos tão elevados.
Não me importa se são pessoas da SAAB, Boeing, FAB, de outros fóruns/blogs ou até pessoas desocupadas que passam o dia enfiadas na frente de uma tela com o único propósito de atrapalhar a obra dos outros por puro prazer infantil...o que me incomoda é ver pessoas dando atenção a esse tipo de gente!
Porra gente, nós somos maiores que isso. Nós não precisamos sequer responder certas coisas...somos o Fórum Defesa Brasil, espaço visitado e observado por gente grande e que faz diferença. Nós podemos nos sentir no direito de ignorar essa gente.
Nós temos é que dar o valor necessário a esse espaço, reconhecer a projeção que o Fórum Defesa Brasil tem e com isso manter sempre nosso nível lá em cima. Não existe outro espaço na internet brasileira com esse potencial, não existe outro lugar que tenha mais de 2mil páginas de discussão só sobre um assunto! Vamos abrir os olhos pro tamanho do DB, e passar a agir de acordo com isso.
Dessa forma, naturalmente essas pessoas que só estão aqui para atrapalhar vai desaparecer, afinal não vão conseguir acompanhar nosso ritmo.
Meus 1 centavo e meio...
Um abraço!