Franz Luiz escreveu:Mais que "Ter ou não ter", "Ser ou não ser" é hoje o verdadeiro dilema existencial de nossa FAB.
Todos os caças atendem os requisitos da FAB, foi o que li em todos os lugares.
"Penduremos" então 6 ton de armamento nos cabides dos dois caças e vejamos quem irá mais longe.
Qual degradará menos seu desempenho? Quem irá mais longe na falta do REVO? Em combate
pode ser que não tenhamos sempre o REVO disponível.
Quanto aos motores atuais serem muito mais confiáveis que outrora, concordo mesmo.
Mas coloquemos um bi e um mono em combate e vejamos quem volta após um dos motores ser
atingido por flak ou por estilhaços de um AAM que detone próximo. Ou mesmo por falha do motor
que estará sendo utilizado e manutenido de forma bastante diferente do que em tempos de paz.
Qualquer avião que volte e traga seu piloto é imprescindível para o próximo combate.
Por isso, quando ouço dizer que a FAB vai comprar o avião que ela "poderá" voar pelo custo, fico
muito confuso. Vai adquirir o avião pensando em usá-lo como treinador? Eternamente em paz?
Como aquela junta militar que se preparou para o conflito das Malvinas pensando que os ingleses não viriam?
Então esquece FX3 e compra LIFTs em um TX-1.
Caso haja combate um dia não quero ficar emocionado ao ver fotos de nossos pilotos heróis que deram
a vida pela pátria. Prefiro ler seus relatos de como venceram o inimigo em uma RFA ou ASAS e documentários do Discovery. Como os israelenses.
Por isso, quando dizem que que os três atendem os requisitos da força, me pergunto se estes requisitos
não foram feitos com base na penúria dos anos 90 e não no uso operacional verdadeiro.
Mas será que agora, na hora de escolher, tendo um verdadeiro caça multirole e potente como o RAFALE não
podemos sanar esta visão
inicial limitada e adquirir finalmente algo top de linha, mesmo pagando mais, para implantar finalmente
no país uma defesa efetiva? Algo que vá além de apenas estar montada a doutrina para "quando pudermos
pagar para ter"?
Não estou diminuindo o Gripen NG. Será um caça fantástico quando voar (DEMO ainda não vale, mas por ele já
podemos ver que o avião será muito bom mesmo).
Não estaremos adquirindo um sistema de defesa para o cenário europeu, onde os países têm o tamanho dos menores
estados do Brasil. E ainda temos o Atlântico todo para voarmos.
Agora por favor. Vamos parar com esta história de avião brasileiro. De avião construído no país. Os representantes da SAAB
já deixaram bem claro e de forma honesta no congresso que nada será fabricado aqui com apenas 36.
Nem Rafale, nem F-18. Vamos falar a verdade e pronto. Todos serão montados (no máximo) em alguma porcentagem.
Ou então que se anuncie logo os 120 e acabemos com esta história. Aí sim poderá se falar em fabricação. Sem isto, por
favor, sejamos mais realistas na propaganda senão o CONAR pega os Srs.
Abraços
Franz
Franz, Bom Dia!
Gostei de seu comentário, não concordo, porém respeito!
Me permita 2 pitacos!
"Não estaremos adquirindo um sistema de defesa para o cenário europeu"
O Rafa tbm foi construído para o cenário Europeu, o NG foi idealizado a partir do FX-1, ocasião em que foi bem avaliado e a FAB apontou a deficiencia de autonomia, o alcance do Rafa não está oficialmente divulgado, não aos detalhes (como é de praxe os franceses não divulgam nada), somente sabemos sobre um alegado raio de combate de 1.850 km, não sabemos com que configuração QUANTOS tanques sub-alares, qual o tempo "on-station", não sabemos nada, diferentemente da proposta suéca que sabemos :
-Raio de combate de 1300 km (700mn)
-Configuração de combate aéreo e patrulha
-30 Min "on-station"
-4 BVR
-2 WVR
-1 tank subalar (central)
Alcace 4000 km (2200 mn)
Veja nos slides abaixo do link
http://www.defesabrasil.com.br/site/not ... z-saab.php
"Os representantes da SAAB já deixaram bem claro e de forma honesta no congresso que nada será fabricado aqui com apenas 36."
Não foi isso que o repres da SAAB disse, veja :
A proposta da SAAB prevê que a f
abricação e montagem das 36 aeronaves Gripen NG Brasil serão feitas no Brasil. A produção no Brasil está prevista no processo de desenvolvimento da aeronave, com
os custos dessa instalação já incluídos no valor da oferta apresentada.
http://www.defesabrasil.com.br/site/not ... brasil.php
Se estiver na proposta, fica CLARO porque a FAB o escolheu!
Sds
kirk