Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Penguin
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#30976
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:23 pm
gaitero escreveu:Santiago escreveu:
As vantagens de um punhado de C-17 ou IL-76: grande alcance, tampa traseira e a possibilidade de operar em pistas não pavimentadas.
Estas missões ficariam a par dos KC-390 e dos C-295...
Vale lembrar que o C-17, não tem capacidade de reabastecer ou ser reabastecido.
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De onde surgiu esse mito?
De qq forma seu alcance é considerável.
C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Carlos Lima
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#30977
Mensagem
por Carlos Lima » Sex Jan 15, 2010 3:25 pm
gaitero escreveu:
Estas missões ficariam a par dos KC-390 e dos C-295...
Vale lembrar que o C-17, não tem capacidade de reabastecer ou ser reabastecido.
O C-17 pode ser reabastecido sim amigo
Além disso se você observar as primeiras fotos dos times de resgate por lá...
C-17 dos EUA e Canadá.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

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gaitero
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#30978
Mensagem
por gaitero » Sex Jan 15, 2010 3:31 pm
Santiago escreveu:
Prick,
A preferência por biplaces ocorre não só com o Rafale, mas tb nos EUA com os SH Block II e provavelmente com o Typhoon. A introdução de radares AESA (que permite o desenvolvimento de tarefas ar-ar e ar-terra simultaneamente), do emprego simultâneo de dois HMD e da introdução de sistemas EW avançados e no futuro a operação em pacote com UCAVs expandiram e muito as possibilidades operacionais. Neste contexto, com dois tripulantes se aproveita melhora o potencial entregue pelos sistemas. O F-35 aposta em uma maior automatização e está planejado para apenas um tripulante, pois nasceu neste contexto.
O Neuron é um demostrador de tecnologia cuja orientação de missão é ar-terra, assim como os analogos em desenvolvimento nos EUA, Reino Unido e outros países, e se prevê a capacidade de operar em pacotes com caças tripulados.
[]s
No Reino Unido, existe já uma tradição no uso de aeronaves Biplace, justamente pela maximização dos resultados em missões ar-solo.
No caso do nEUROn. Ele é apenas um demonstrador, e tanto a França quanto a Suécia se comprometeram com o seu desenvolvimento. Depois dos testes deve-se iniciar a produção de um verdadeiro UCAV, que muitos chamam de 6 geração.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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PRick
#30979
Mensagem
por PRick » Sex Jan 15, 2010 3:33 pm
Santiago escreveu:
Prick,
A preferência por biplaces ocorre não só com o Rafale, mas tb nos EUA com os SH Block II e provavelmente com o Typhoon. A introdução de radares AESA (que permite o desenvolvimento de tarefas ar-ar e ar-terra simultaneamente), do emprego simultâneo de dois HMD e da introdução de sistemas EW avançados e no futuro a operação em pacote com UCAVs expandiram e muito as possibilidades operacionais. Neste contexto, com dois tripulantes se aproveita melhora o potencial entregue pelos sistemas. O F-35 aposta em uma maior automatização e está planejado para apenas um tripulante, pois nasceu neste contexto.
O Neuron é um demostrador de tecnologia cuja orientação de missão é ar-terra, assim como os analogos em desenvolvimento nos EUA, Reino Unido e outros países, e se prevê a capacidade de operar em pacotes com caças tripulados.
[]s
E não foi isso que falei? Por uma série de razões a AdLA resolveu aumentar as encomendas dos Rafales B.
[]´s
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gaitero
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#30980
Mensagem
por gaitero » Sex Jan 15, 2010 3:35 pm
Santiago escreveu:
De onde surgiu esse mito?
De qq forma seu alcance é considerável.
C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.
[]s
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??
Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Luiz Bastos
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#30981
Mensagem
por Luiz Bastos » Sex Jan 15, 2010 3:41 pm
Galera.
Li em outro lugar uma coisa que me deixou um pouco decepcionado com o Rafale no tocante a transferência de tecnologia.
Foi falado que 90% das tecnologias que os franceses irão passar para o Brasil serão passadas para empresas francesas radicadas ou subsidiarias.
![[033]](./images/smilies/033.gif)
Se for verdade onde estará esta transferência? Não está havendo algo estranho? Estes franceses estão parecendo mais americanos que dão com uma mão e tiram com as duas.
![[043]](./images/smilies/043.gif)
Penso que o certo seria passar a tal tdt para empresas genuinamente brasileiras ou centros de pesquisa.
![[063]](./images/smilies/063.gif)
Algum colega poderia esclarecer para mim? Fui

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bcorreia
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#30982
Mensagem
por bcorreia » Sex Jan 15, 2010 3:42 pm
gaitero escreveu:Santiago escreveu:
De onde surgiu esse mito?
De qq forma seu alcance é considerável.
C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.
[]s
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??
Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então...

Uia, o KC390 com 27T de carga não seria um cargueiro de médio porte?
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jumentodonordeste
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#30984
Mensagem
por jumentodonordeste » Sex Jan 15, 2010 3:50 pm
bcorreia escreveu:gaitero escreveu:
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??
Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então...

Uia, o KC390 com 27T de carga não seria um cargueiro de médio porte?
O 390 tem 19T...
Até onde sei é transporte médio sim.
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PRick
#30985
Mensagem
por PRick » Sex Jan 15, 2010 3:54 pm
Mapinguari escreveu:PRick escreveu:
Bem, não sei a proporção que a FAB encomendaria de Rafales monopostos(Rafale C) e bipostos(Rafale B), todos os Rafale M, são monopostos. A AdLA aumentou a proporção de Rafales B em relação aos C. Isso se deveu a uma série de fatores, como o uso intensivo dos Rafales como atacante de longa distância e WSO. O Rafale A foi apenas um demonstrador de tecnologia.
[]´s
Isso. Falha minha. Realmente, o correto é Rafale C monoposto e Rafale B biposto, ambos para o AdLA. Os Rafale M, são, como eu disse e vc confirmou, todos monopostos. O Rafale A era o Black Beauty, não?
Não, o modelo A era o demonstrador de tecnologia, com turbinas G&E, estudos sobre ele levaram aos primeiros protótipos, o Rafale Black, na verdade o Rafale C 01, foi fruto das modificações na fuselagem para diminuir o RCS. Isso gerou o Rafale de série. Por isso que eu digo, demonstrador de tecnologia pode não ser representativo dos modelos de série.
[]´s
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PRick
#30986
Mensagem
por PRick » Sex Jan 15, 2010 3:57 pm
Por sinal gente, vocês viram os custos operacionais projetados para os F-35, na casa de 30 mil dólares!

Oras se a FAB está achando o Rafale caro por 14 mil, imaginem quando teremos caças de 5ª geração!
[]´s
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Penguin
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#30987
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:57 pm
gaitero escreveu:Santiago escreveu:
De onde surgiu esse mito?
De qq forma seu alcance é considerável.
C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.
[]s
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??
Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então...

Foi falha minha. O "não" esta errado...
f
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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AlbertoRJ
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#30988
Mensagem
por AlbertoRJ » Sex Jan 15, 2010 3:58 pm
Luiz Bastos escreveu:Galera.
Li em outro lugar uma coisa que me deixou um pouco decepcionado com o Rafale no tocante a transferência de tecnologia.
Foi falado que 90% das tecnologias que os franceses irão passar para o Brasil serão passadas para empresas francesas radicadas ou subsidiarias.
![[033]](./images/smilies/033.gif)
Se for verdade onde estará esta transferência? Não está havendo algo estranho? Estes franceses estão parecendo mais americanos que dão com uma mão e tiram com as duas.
![[043]](./images/smilies/043.gif)
Penso que o certo seria passar a tal tdt para empresas genuinamente brasileiras ou centros de pesquisa.
![[063]](./images/smilies/063.gif)
Algum colega poderia esclarecer para mim? Fui

Luiz, essa informação não é correta.
Os franceses assinaram memorandos com várias empresas nacionais e também com o DCTA.
Alberto -
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gaitero
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#30989
Mensagem
por gaitero » Sex Jan 15, 2010 4:00 pm
PRick escreveu:Por sinal gente, vocês viram os custos operacionais projetados para os F-35, na casa de 30 mil dólares!

Oras se a FAB está achando o Rafale caro por 14 mil, imaginem quando teremos caças de 5ª geração!
[]´s
O pior não é imaginar o Brasil operando um caça de 30 mil... mas sim acreditar que um dia um caça de 4 geração como o Gripen terá um custo de 3 mil..

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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PRick
#30990
Mensagem
por PRick » Sex Jan 15, 2010 4:02 pm
gaitero escreveu:PRick escreveu:Por sinal gente, vocês viram os custos operacionais projetados para os F-35, na casa de 30 mil dólares!

Oras se a FAB está achando o Rafale caro por 14 mil, imaginem quando teremos caças de 5ª geração!
[]´s
O pior não é imaginar o Brasil operando um caça de 30 mil... mas sim acreditar que um dia um caça de 4 geração como o Gripen terá um custo de 3 mil..

Mais uma da série, me engana que eu gosto, o FX-2 foi invadido por propaganda enganosa.
[]´s