TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30976 Mensagem por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:23 pm

gaitero escreveu:
Santiago escreveu: As vantagens de um punhado de C-17 ou IL-76: grande alcance, tampa traseira e a possibilidade de operar em pistas não pavimentadas.
Estas missões ficariam a par dos KC-390 e dos C-295...

Vale lembrar que o C-17, não tem capacidade de reabastecer ou ser reabastecido.
--------------------------------------
De onde surgiu esse mito?

Imagem

De qq forma seu alcance é considerável.

C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30977 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 15, 2010 3:25 pm

gaitero escreveu: Estas missões ficariam a par dos KC-390 e dos C-295...

Vale lembrar que o C-17, não tem capacidade de reabastecer ou ser reabastecido.
O C-17 pode ser reabastecido sim amigo :)

Além disso se você observar as primeiras fotos dos times de resgate por lá...

C-17 dos EUA e Canadá.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30978 Mensagem por gaitero » Sex Jan 15, 2010 3:31 pm

Santiago escreveu: Prick,

A preferência por biplaces ocorre não só com o Rafale, mas tb nos EUA com os SH Block II e provavelmente com o Typhoon. A introdução de radares AESA (que permite o desenvolvimento de tarefas ar-ar e ar-terra simultaneamente), do emprego simultâneo de dois HMD e da introdução de sistemas EW avançados e no futuro a operação em pacote com UCAVs expandiram e muito as possibilidades operacionais. Neste contexto, com dois tripulantes se aproveita melhora o potencial entregue pelos sistemas. O F-35 aposta em uma maior automatização e está planejado para apenas um tripulante, pois nasceu neste contexto.

O Neuron é um demostrador de tecnologia cuja orientação de missão é ar-terra, assim como os analogos em desenvolvimento nos EUA, Reino Unido e outros países, e se prevê a capacidade de operar em pacotes com caças tripulados.


[]s

No Reino Unido, existe já uma tradição no uso de aeronaves Biplace, justamente pela maximização dos resultados em missões ar-solo.

No caso do nEUROn. Ele é apenas um demonstrador, e tanto a França quanto a Suécia se comprometeram com o seu desenvolvimento. Depois dos testes deve-se iniciar a produção de um verdadeiro UCAV, que muitos chamam de 6 geração.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30979 Mensagem por PRick » Sex Jan 15, 2010 3:33 pm

Santiago escreveu:

Prick,

A preferência por biplaces ocorre não só com o Rafale, mas tb nos EUA com os SH Block II e provavelmente com o Typhoon. A introdução de radares AESA (que permite o desenvolvimento de tarefas ar-ar e ar-terra simultaneamente), do emprego simultâneo de dois HMD e da introdução de sistemas EW avançados e no futuro a operação em pacote com UCAVs expandiram e muito as possibilidades operacionais. Neste contexto, com dois tripulantes se aproveita melhora o potencial entregue pelos sistemas. O F-35 aposta em uma maior automatização e está planejado para apenas um tripulante, pois nasceu neste contexto.

O Neuron é um demostrador de tecnologia cuja orientação de missão é ar-terra, assim como os analogos em desenvolvimento nos EUA, Reino Unido e outros países, e se prevê a capacidade de operar em pacotes com caças tripulados.


[]s
E não foi isso que falei? Por uma série de razões a AdLA resolveu aumentar as encomendas dos Rafales B. :roll: :roll:

[]´s




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30980 Mensagem por gaitero » Sex Jan 15, 2010 3:35 pm

Santiago escreveu:
De onde surgiu esse mito?


De qq forma seu alcance é considerável.

C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.

[]s
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??

Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então... :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30981 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Jan 15, 2010 3:41 pm

Galera.

Li em outro lugar uma coisa que me deixou um pouco decepcionado com o Rafale no tocante a transferência de tecnologia.

Foi falado que 90% das tecnologias que os franceses irão passar para o Brasil serão passadas para empresas francesas radicadas ou subsidiarias. [033] Se for verdade onde estará esta transferência? Não está havendo algo estranho? Estes franceses estão parecendo mais americanos que dão com uma mão e tiram com as duas.[043] Penso que o certo seria passar a tal tdt para empresas genuinamente brasileiras ou centros de pesquisa. [063] Algum colega poderia esclarecer para mim? Fui :wink:




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30982 Mensagem por bcorreia » Sex Jan 15, 2010 3:42 pm

gaitero escreveu:
Santiago escreveu:
De onde surgiu esse mito?


De qq forma seu alcance é considerável.

C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.

[]s
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??

Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então... :roll:
Uia, o KC390 com 27T de carga não seria um cargueiro de médio porte?




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30983 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Jan 15, 2010 3:47 pm

Eu tô rezando todo dia para a FAB encomendar as 36 unidades biplaces...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3215
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30984 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Jan 15, 2010 3:50 pm

bcorreia escreveu:
gaitero escreveu: O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??

Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então... :roll:
Uia, o KC390 com 27T de carga não seria um cargueiro de médio porte?

O 390 tem 19T...

Até onde sei é transporte médio sim.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30985 Mensagem por PRick » Sex Jan 15, 2010 3:54 pm

Mapinguari escreveu:
PRick escreveu: Bem, não sei a proporção que a FAB encomendaria de Rafales monopostos(Rafale C) e bipostos(Rafale B), todos os Rafale M, são monopostos. A AdLA aumentou a proporção de Rafales B em relação aos C. Isso se deveu a uma série de fatores, como o uso intensivo dos Rafales como atacante de longa distância e WSO. O Rafale A foi apenas um demonstrador de tecnologia. :wink:

[]´s
Isso. Falha minha. Realmente, o correto é Rafale C monoposto e Rafale B biposto, ambos para o AdLA. Os Rafale M, são, como eu disse e vc confirmou, todos monopostos. O Rafale A era o Black Beauty, não?

Não, o modelo A era o demonstrador de tecnologia, com turbinas G&E, estudos sobre ele levaram aos primeiros protótipos, o Rafale Black, na verdade o Rafale C 01, foi fruto das modificações na fuselagem para diminuir o RCS. Isso gerou o Rafale de série. Por isso que eu digo, demonstrador de tecnologia pode não ser representativo dos modelos de série.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30986 Mensagem por PRick » Sex Jan 15, 2010 3:57 pm

Por sinal gente, vocês viram os custos operacionais projetados para os F-35, na casa de 30 mil dólares! :shock: :shock: Oras se a FAB está achando o Rafale caro por 14 mil, imaginem quando teremos caças de 5ª geração! 8-] 8-]

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30987 Mensagem por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:57 pm

gaitero escreveu:
Santiago escreveu:
De onde surgiu esse mito?


De qq forma seu alcance é considerável.

C-295 é transporte leve!
KC-390 não é médio e está em outra categoria.

[]s
O KC-390 não é médio?? O que é um C-130 então??

Sobre o C-17. Talvez pelo fato de ser um probe retrátil... Falha minha então... :roll:
Foi falha minha. O "não" esta errado...

f




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30988 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 15, 2010 3:58 pm

Luiz Bastos escreveu:Galera.

Li em outro lugar uma coisa que me deixou um pouco decepcionado com o Rafale no tocante a transferência de tecnologia.

Foi falado que 90% das tecnologias que os franceses irão passar para o Brasil serão passadas para empresas francesas radicadas ou subsidiarias. [033] Se for verdade onde estará esta transferência? Não está havendo algo estranho? Estes franceses estão parecendo mais americanos que dão com uma mão e tiram com as duas.[043] Penso que o certo seria passar a tal tdt para empresas genuinamente brasileiras ou centros de pesquisa. [063] Algum colega poderia esclarecer para mim? Fui :wink:
Luiz, essa informação não é correta.
Os franceses assinaram memorandos com várias empresas nacionais e também com o DCTA.




Alberto -
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30989 Mensagem por gaitero » Sex Jan 15, 2010 4:00 pm

PRick escreveu:Por sinal gente, vocês viram os custos operacionais projetados para os F-35, na casa de 30 mil dólares! :shock: :shock: Oras se a FAB está achando o Rafale caro por 14 mil, imaginem quando teremos caças de 5ª geração! 8-] 8-]

[]´s
O pior não é imaginar o Brasil operando um caça de 30 mil... mas sim acreditar que um dia um caça de 4 geração como o Gripen terá um custo de 3 mil..

:wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30990 Mensagem por PRick » Sex Jan 15, 2010 4:02 pm

gaitero escreveu:
PRick escreveu:Por sinal gente, vocês viram os custos operacionais projetados para os F-35, na casa de 30 mil dólares! :shock: :shock: Oras se a FAB está achando o Rafale caro por 14 mil, imaginem quando teremos caças de 5ª geração! 8-] 8-]

[]´s
O pior não é imaginar o Brasil operando um caça de 30 mil... mas sim acreditar que um dia um caça de 4 geração como o Gripen terá um custo de 3 mil..

:wink:
Mais uma da série, me engana que eu gosto, o FX-2 foi invadido por propaganda enganosa.

[]´s




Responder