TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30271 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 11, 2010 5:40 pm

GustavoB escreveu:
EDSON escreveu:11/01/2010 - 16h09
Governo Lula já decidiu comprar caça francês, mas tenta baixar preço
Por Natuza Nery
Em Brasília
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a compra dos caças franceses Rafale, mas ainda tenta reduzir o preço final do negócio com a fabricante Dassault, informou à Reuters um ministro de Estado.

A fonte não deu prazo, mas disse que a negociação estimada em 10 bilhões de reais para a compra de 36 aviões de combate será fechada ainda este ano, a despeito da predileção da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos caças suecos Gripen NG, fabricados pela Saab.

"O governo não decide por pressão de ninguém, nem da FAB. Agora a bola está com os franceses. Se baixarem o preço, o negócio sai logo. Trata-se de algo estratégico para o Brasil, não técnico", disse o interlocutor do Executivo, que falou sob condição de anonimato.

A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. Ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica.

"Não criamos essa polêmica, mas tenho que admitir que ela serve ao nosso interesse de fazer com que os franceses façam uma proposta financeira melhor", acrescentou a fonte.

São 36 caças na negociação atual--no valor estimado de 10 bilhões de reais--, dentro de um pacote que pode prever a aquisição de até 120 aeronaves.

A norte-americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também está entre as finalistas da FAB, mas o governo Lula sequer considera sua compra, segundo a fonte.

No caso da opção sueca, cerca de um terço dos componentes do Gripen possui tecnologia dos EUA. O Brasil tem dúvidas sobre a transferência de tecnologia e vê riscos de veto do Pentágono à venda de aviões fabricados no Brasil a outros países.

O ministro ouvido pela Reuters citou especificamente a tentativa brasileira de fornecer à Venezuela o avião militar de treinamento e ataque leve Super Tucano, produzido pela Embraer com parte de sua tecnologia desenvolvida nos EUA.

O Brasil exige três condições para concluir o programa F-X2: soberania de uso das aeronaves, reserva de mercado e transferência de tecnologia.

Procurados, o Ministério da Defesa não quis se pronunciar sobre o assunto e a FAB não estava imediatamente disponível para comentários.

Do limão uma limonada.
Pode ser uma tempestade tb :? :? :? :? :?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30272 Mensagem por PRick » Seg Jan 11, 2010 5:41 pm

WalterGaudério escreveu:
Marino escreveu: Ô Bourne, claro que é brincadeira.
É a forma de alguns exagerarem ao extremo, só isso.
A Coisa é a seguinte: Na revista Veja edição 2147 de 13 de janeiro 2010 pág 46 seção RADAR sob responsabilidade do jornalista Lauro Jardim- ljardim@abril.com.br ,na primeira nota intitulada Solução Salomônica no topo da página à esquerda em que se vê a seguinte nota a qual transcrevo na íntegra para os colegas:
(...)....Há uma corrente no governo que defende uma solução intermediária no imbróglio dos caças, para satisfazer tanto Lula qto. a Aeronáutica: compra-se um lote do Francês Rafale, como quer Lula, e um outro do Sueco Gripen, como desejam os militares.

Vão comprar 04 Gripens NG bi-place, dentro vai a Catanhede, o Lauro, o Igor, o Diogo e quem mais quiser do COPAC!

Atrás vai a galera do GDA com os novos Rafale F-3 para treinamento de tiro ao alvo! Essa é a melhor Solução Salomônica! :twisted: :twisted: :twisted:

Está na cara que não se trata de comprar apenas 36 caças, mas de todo um programa para as ToT´s, a construção local, o empréstimos, armamento, etc.. Quer dizer, o preço fly away é apenas um início.

[]´s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30273 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 5:44 pm

GustavoB escreveu:
EDSON escreveu:11/01/2010 - 16h09
Governo Lula já decidiu comprar caça francês, mas tenta baixar preço
Por Natuza Nery
Em Brasília
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a compra dos caças franceses Rafale, mas ainda tenta reduzir o preço final do negócio com a fabricante Dassault, informou à Reuters um ministro de Estado.

A fonte não deu prazo, mas disse que a negociação estimada em 10 bilhões de reais para a compra de 36 aviões de combate será fechada ainda este ano, a despeito da predileção da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos caças suecos Gripen NG, fabricados pela Saab.

"O governo não decide por pressão de ninguém, nem da FAB. Agora a bola está com os franceses. Se baixarem o preço, o negócio sai logo. Trata-se de algo estratégico para o Brasil, não técnico", disse o interlocutor do Executivo, que falou sob condição de anonimato.

A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. Ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica.

"Não criamos essa polêmica, mas tenho que admitir que ela serve ao nosso interesse de fazer com que os franceses façam uma proposta financeira melhor", acrescentou a fonte.

São 36 caças na negociação atual--no valor estimado de 10 bilhões de reais--, dentro de um pacote que pode prever a aquisição de até 120 aeronaves.

A norte-americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também está entre as finalistas da FAB, mas o governo Lula sequer considera sua compra, segundo a fonte.

No caso da opção sueca, cerca de um terço dos componentes do Gripen possui tecnologia dos EUA. O Brasil tem dúvidas sobre a transferência de tecnologia e vê riscos de veto do Pentágono à venda de aviões fabricados no Brasil a outros países.

O ministro ouvido pela Reuters citou especificamente a tentativa brasileira de fornecer à Venezuela o avião militar de treinamento e ataque leve Super Tucano, produzido pela Embraer com parte de sua tecnologia desenvolvida nos EUA.

O Brasil exige três condições para concluir o programa F-X2: soberania de uso das aeronaves, reserva de mercado e transferência de tecnologia.

Procurados, o Ministério da Defesa não quis se pronunciar sobre o assunto e a FAB não estava imediatamente disponível para comentários.

Do limão uma limonada.
Decretar o vencedor por antecipação e depois pedir pra baixar o preço...depois fazem piada dos donos de padaria...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30274 Mensagem por GustavoB » Seg Jan 11, 2010 5:46 pm

Dieneces escreveu:
GustavoB escreveu:
Do limão uma limonada.
Decretar o vencedor por antecipação e depois pedir pra baixar o preço...depois fazem piada dos donos de padaria...
Tempestade na limonada :mrgreen:




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30275 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 5:48 pm

bcorreia escreveu:
Dieneces escreveu:Dizer que investimento é receita ele não poderia dizer
A minha área é engenharia, mas recentemente tive algumas aulas de contabilidade, e segundo o professor não seria nem uma coisa nem outra, já que em tese você estaria trocando um bem por outro, trocando dinheiro por bens.
Então concordamos :wink: Embora futuramente esses bens possam ser geradores de receita , analisando , digamos , subjetivamente...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30276 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 5:51 pm

Já tô achando que foi o Lula/Jobim que mandou a Cantanhede vazar o primeiro relatório...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30277 Mensagem por Benke » Seg Jan 11, 2010 5:58 pm

AlbertoRJ escreveu:
soultrain escreveu:Essa defesa de dois caças por alguns, quando esses mesmos argumentam os custos, parece a História de Salomão e das duas mães para o mesmo filho:

A SABEDORIA DE SALOMÃO

I Reis 3:16 Então vieram duas mulheres prostitutas ter com o rei, e se puseram diante dele.
I Reis 3:17 E disse-lhe uma das mulheres: Ah, meu senhor! eu e esta mulher moramos na mesma casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
I Reis 3:18 E sucedeu que, no terceiro dia depois de meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa; somente nós duas estávamos ali.
I Reis 3:19 Ora, durante a noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
I Reis 3:20 E ela se levantou no decorrer da noite, tirou do meu lado o meu filho, enquanto a tua serva dormia, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou-o no meu seio.
I Reis 3:21 Quando me levantei pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando eu para ele à luz do dia, eis que não era o filho que me nascera.
I Reis 3:22 Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Replicou a primeira: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
I Reis 3:23 Então disse o rei: Esta diz : Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.
I Reis 3:24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.
I Reis 3:25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.
I Reis 3:26 Mas a mulher cujo filho er suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o.
I Reis 3:27 Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe.
I Reis 3:28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

Ou seja, não interessa sobrecarregar a força, desde que o gripen esteja dentro.

[[]]'s
Moral da estória:

Se melar, os perdedores saem ganhando.
A Dassault vai melar o processo?




ars longa vita brevis
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30278 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 11, 2010 6:00 pm

Benke escreveu:
A Dassault vai melar o processo?
Ainda existe possibilidade do processo morrer se for avaliado que o desgaste político seria muito grande.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30279 Mensagem por Skyway » Seg Jan 11, 2010 6:02 pm

Interessante que o "Ministro" não trata em momento algum de vazamento, mas de "polêmica".

Continuo batendo na tecla que bati no inicio dessa trapizonga toda, não vazou absolutamente nada. :wink:

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30280 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 6:03 pm

talharim escreveu:A SAAB está a beira da falencia está sendo mantida a duras penas pelo governo sueco.

A TAB quer embarcar nessa de caça de papel ingenuidade absurda.

Esse Gripen nem deveria ter sido aceito na concorrencia.
Você analisou o último relatório da Saab para seus acionistas para fazer tal afirmação, Talharim? Está disponível no site.
Quem estava em dificuldades e saiu até notícia a respeito ontem, com entrevista com Serge Dassault e tudo, era a Dassault. Ele se dizia preocupado com a venda dos Rafale ao Brasil, pois as vendas dos jatos executivos Falcon caíram muito, com a crise na Europa.
Mas não se preocupe: nem Saab e nem Dassault irão à falência, se perderem a venda ao Brasil.




Mapinguari

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30281 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jan 11, 2010 6:05 pm

Benke escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Moral da estória:

Se melar, os perdedores saem ganhando.
A Dassault vai melar o processo?
Você sabe quem é.




Alberto -
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30282 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 6:06 pm

Marino escreveu:PERAÍ, o problema não é comprar o mais barato?
Então teria dinheiro para comprar o mais caro e ainda gastar no desenvolvimento do outro?
Aí aceitariam o elevado custo de manutenção e operação de um, e sobraria para o desenvolvimento do AMX-2?
É isso que eu estou lendo?
É. Só que não é o que vai acontecer...




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30283 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 6:10 pm

Gandalf escreveu:
Marino escreveu:PERAÍ, o problema não é comprar o mais barato?
Então teria dinheiro para comprar o mais caro e ainda gastar no desenvolvimento do outro?
Aí aceitariam o elevado custo de manutenção e operação de um, e sobraria para o desenvolvimento do AMX-2?
É isso que eu estou lendo?
Marino é nisso que dá usar falácias como argumentação, a especialidade número 1 dos gripeiros...
Gandalf,

Espero que você não esteja insinuando que uso falácias para argumentar qualquer coisa.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30284 Mensagem por RobsonBCruz » Seg Jan 11, 2010 6:19 pm

angelogalvao escreveu:Se o Lula nao escolher o caça, eu nao vou achar ruim... Otima retaliação para a FAB e que chega um Serra da vida e fala que vai vender nossa defesa aos EUA's e que venda seus aviões para construir hospitais!!!

:shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30285 Mensagem por Benke » Seg Jan 11, 2010 6:20 pm

Túlio escreveu:
talharim escreveu:A SAAB está a beira da falencia está sendo mantida a duras penas pelo governo sueco.

A TAB quer embarcar nessa de caça de papel ingenuidade absurda.

Esse Gripen nem deveria ter sido aceito na concorrencia.

Curto e conciso.

CONGRATZ!!! :D :D :D :D
Tulocito (Degan, onde estás?)
Saia dessa
Voce e o "Cabo" Lima não entenderam nada
Peço, respeitosamente, que parem de falar asneiras
Voces são MAIS




ars longa vita brevis
Responder