TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30226 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Jan 11, 2010 2:16 pm

luisabs escreveu:
gaitero escreveu: Marino Mode ON.. [ lamento mas não posso falar mais...] Marino Mode OFF
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

sergei lantakov mode on:

Imagem

sergei lantakov mode off.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30227 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 2:19 pm

Bolovo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:O lobby corre solto nas "notícias" sobre o F-X.

Há informações tão conflitantes que não é possível se chegar a conclusão alguma. Ou melhor, a única conclusão que se chega facilmente é a completa incompetência governamental e da FAB em blindar o processo contra essa onda de ataques.

E isso tudo ocorreu com a descomunal barbeiragem do 7 de Setembro. Aquele cagada (desculpem o termo, mas difícil achar outro) de anunciar o Rafale, depois dizer que não anunciou, culpar imprensa, ou seja, fazer o que esse governo sempre faz quando dava uma m*$rda. A partir dali, o processo, que vinha até então absolutamente dentro do normal, desmoronou e virou uma cópia do F-X original que terminou em fiasco.

Espero que o F-X2 não tenha o mesmo destino.
Estava pensando nisso. Depois do 7 de setembro, todos sabem que o Rafale é o escolhido. Ponto final. Entonces, qual o nexo de fazer relatório se já sabemos quem vai levar a coisa? O Lula teria poupado bastante trabalho se não tivesse falado aquilo. Poderia ter escolhido o Rafale já no final do ano e não teria nenhuma dessas absurdas especulações que rodam a solta.
Correto . Desgastou-se gratuitamente.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30228 Mensagem por gaitero » Seg Jan 11, 2010 2:23 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu: Estava pensando nisso. Depois do 7 de setembro, todos sabem que o Rafale é o escolhido. Ponto final. Entonces, qual o nexo de fazer relatório se já sabemos quem vai levar a coisa? O Lula teria poupado bastante trabalho se não tivesse falado aquilo. Poderia ter escolhido o Rafale já no final do ano e não teria nenhuma dessas absurdas especulações que rodam a solta.
Correto . Desgastou-se gratuitamente.
Vamos pedir uma pesquisa do Ibope para saber se o indice de aceitação do governo lula diminuiu???

:roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30229 Mensagem por Adriano » Seg Jan 11, 2010 2:24 pm

Modo conspiração ON:

Explicação possível da Teoria da Conspiração

Fonte: Minha cabeça

A FAB e o governo federal estavam, desde o início, usando a concorrência para espremer a indústria francesa (baixar preço e transferir tecnologia). Por isso o Rafale não foi incluído no pacote dos Subs e sim os helicópteros que serviram como "compensação" para o fechamento do contrato.

Bem... na época da visita de Sarkozy em 07 de setembro, os políticos franceses e a própria Dassault viram ali uma oportunidade de fechar de vez o negócio, algo que seria feito de governo para governo e daria grande lucro político ao governante francês. O plano quase funcionou, mas foi barrado pela FAB (Saito) com o apoio de NJ que viram ali uma situação intolerável de perda de credibilidade, brecha legal e descontentamento de seus subordinados pela falta de seriedade pelo trabalho realizado (concorrência em pleno andamento).

De lá para cá, o GF deixou a coisa andar para que houvesse a conclusão do trabalho da FAB e divulgação do Rafale como vencedor. O problema é que alguns setores da FAB, com seus interesses próprios, têm outro vencedor em mente (Grpen NG), deixando vazar o "relatório" que lhes convém.

Temos então uma crise onde Lula, NJ e Saito enfrentam algum(s) brigadeiros da FAB que preferem ver a compra anulada do que comprar um avião que não lhes interessa (por pirraça ou avaliação téncica, seja lá o que for).

Modo Conspiração Off...




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30230 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 2:30 pm

Estava pensando nisso. Depois do 7 de setembro, todos sabem que o Rafale é o escolhido. Ponto final. Entonces, qual o nexo de fazer relatório se já sabemos quem vai levar a coisa? O Lula teria poupado bastante trabalho se não tivesse falado aquilo. Poderia ter escolhido o Rafale já no final do ano e não teria nenhuma dessas absurdas especulações que rodam a solta.[/quote]Correto . Desgastou-se gratuitamente.[/quote]

Vamos pedir uma pesquisa do Ibope para saber se o indice de aceitação do governo lula diminuiu???

:roll:[/quote]Já estão sendo feitas as pesquisas e nelas o Lula não "faz" seu sucessor , em 5 de outubro próximo saberemos ao certo. Os 80% de aprovação ao governo Lula não parecem significar alguma coisa...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30231 Mensagem por gaitero » Seg Jan 11, 2010 2:31 pm

Adriano escreveu:Modo conspiração ON:

Explicação possível da Teoria da Conspiração

Fonte: Minha cabeça

A FAB e o governo federal estavam, desde o início, usando a concorrência para espremer a indústria francesa (baixar preço e transferir tecnologia). Por isso o Rafale não foi incluído no pacote dos Subs e sim os helicópteros que serviram como "compensação" para o fechamento do contrato.

Bem... na época da visita de Sarkozy em 07 de setembro, os políticos franceses e a própria Dassault viram ali uma oportunidade de fechar de vez o negócio, algo que seria feito de governo para governo e daria grande lucro político ao governante francês. O plano quase funcionou, mas foi barrado pela FAB (Saito) com o apoio de NJ que viram ali uma situação intolerável de perda de credibilidade, brecha legal e descontentamento de seus subordinados pela falta de seriedade pelo trabalho realizado (concorrência em pleno andamento).

De lá para cá, o GF deixou a coisa andar para que houvesse a conclusão do trabalho da FAB e divulgação do Rafale como vencedor. O problema é que alguns setores da FAB, com seus interesses próprios, têm outro vencedor em mente (Grpen NG), deixando vazar o "relatório" que lhes convém.

Temos então uma crise onde Lula, NJ e Saito enfrentam algum(s) brigadeiros da FAB que preferem ver a compra anulada do que comprar um avião que não lhes interessa (por pirraça ou avaliação téncica, seja lá o que for).

Modo Conspiração Off...
Naaaa...

Muito superficial...

Pense que a Mulher ''traira'' era amiguinha do NJ, eu não acredito que ela seria uma agente dupla, comprometeria o seu futuro...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30232 Mensagem por gaitero » Seg Jan 11, 2010 2:32 pm

Dieneces escreveu:Já estão sendo feitas as pesquisas e nelas o Lula não "faz" seu sucessor , em 5 de outubro próximo saberemos ao certo. Os 80% de aprovação ao governo Lula não parecem significar alguma coisa...
Mas nem começaram os debates... as propagandas...
Não se esqueça que o palmeiras chegou a ter 99% de chançes de se classificar para a libertadores...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30233 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 2:41 pm

gaitero escreveu:
Dieneces escreveu:Já estão sendo feitas as pesquisas e nelas o Lula não "faz" seu sucessor , em 5 de outubro próximo saberemos ao certo. Os 80% de aprovação ao governo Lula não parecem significar alguma coisa...
Mas nem começaram os debates... as propagandas...
Não se esqueça que o palmeiras chegou a ter 99% de chançes de se classificar para a libertadores...
Na eleição passada , Lula contra Alckmin , os números das pesquisas foram semelhantes aos do escrutínio final , considerando a mesma distância cronológica da data final das eleições...prefiro ficar com a regra do que com a exceção . Nas eleições presidencias não lembro grandes surpresas .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30234 Mensagem por soultrain » Seg Jan 11, 2010 2:45 pm

Essa defesa de dois caças por alguns, quando esses mesmos argumentam os custos, parece a História de Salomão e das duas mães para o mesmo filho:

A SABEDORIA DE SALOMÃO

I Reis 3:16 Então vieram duas mulheres prostitutas ter com o rei, e se puseram diante dele.
I Reis 3:17 E disse-lhe uma das mulheres: Ah, meu senhor! eu e esta mulher moramos na mesma casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
I Reis 3:18 E sucedeu que, no terceiro dia depois de meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa; somente nós duas estávamos ali.
I Reis 3:19 Ora, durante a noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
I Reis 3:20 E ela se levantou no decorrer da noite, tirou do meu lado o meu filho, enquanto a tua serva dormia, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou-o no meu seio.
I Reis 3:21 Quando me levantei pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando eu para ele à luz do dia, eis que não era o filho que me nascera.
I Reis 3:22 Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Replicou a primeira: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
I Reis 3:23 Então disse o rei: Esta diz : Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.
I Reis 3:24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.
I Reis 3:25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.
I Reis 3:26 Mas a mulher cujo filho er suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o.
I Reis 3:27 Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe.
I Reis 3:28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

Ou seja, não interessa sobrecarregar a força, desde que o gripen esteja dentro.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30235 Mensagem por Adriano » Seg Jan 11, 2010 2:46 pm

gaitero escreveu:
Adriano escreveu:Modo conspiração ON:

Explicação possível da Teoria da Conspiração

Fonte: Minha cabeça

A FAB e o governo federal estavam, desde o início, usando a concorrência para espremer a indústria francesa (baixar preço e transferir tecnologia). Por isso o Rafale não foi incluído no pacote dos Subs e sim os helicópteros que serviram como "compensação" para o fechamento do contrato.

Bem... na época da visita de Sarkozy em 07 de setembro, os políticos franceses e a própria Dassault viram ali uma oportunidade de fechar de vez o negócio, algo que seria feito de governo para governo e daria grande lucro político ao governante francês. O plano quase funcionou, mas foi barrado pela FAB (Saito) com o apoio de NJ que viram ali uma situação intolerável de perda de credibilidade, brecha legal e descontentamento de seus subordinados pela falta de seriedade pelo trabalho realizado (concorrência em pleno andamento).

De lá para cá, o GF deixou a coisa andar para que houvesse a conclusão do trabalho da FAB e divulgação do Rafale como vencedor. O problema é que alguns setores da FAB, com seus interesses próprios, têm outro vencedor em mente (Grpen NG), deixando vazar o "relatório" que lhes convém.

Temos então uma crise onde Lula, NJ e Saito enfrentam algum(s) brigadeiros da FAB que preferem ver a compra anulada do que comprar um avião que não lhes interessa (por pirraça ou avaliação téncica, seja lá o que for).

Modo Conspiração Off...
Naaaa...

Muito superficial...

Pense que a Mulher ''traira'' era amiguinha do NJ, eu não acredito que ela seria uma agente dupla, comprometeria o seu futuro...
O suposta "vazamento" aconteceu através dela... ela nem se preocupou com o NJ... Esse povo não tem amigos tem "fontes"... :D




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30236 Mensagem por Túlio » Seg Jan 11, 2010 2:49 pm

Meu Deus, até A BÍBLIA entrou na lambança do FX... :shock: :shock: :shock: :shock:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30237 Mensagem por Matheus » Seg Jan 11, 2010 2:50 pm

Edu Lopes escreveu:
FAB entrega parecer sobre caças que agrada ao Planalto

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a Aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.

A publicação dessa versão pelo jornal "Folha de S.Paulo" no início da semana irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional". "Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2448,0.htm
Quer dizer que o comandante Saito mentiu ao dizer que o relatório não foi alterado?




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30238 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jan 11, 2010 2:52 pm

soultrain escreveu:Essa defesa de dois caças por alguns, quando esses mesmos argumentam os custos, parece a História de Salomão e das duas mães para o mesmo filho:

A SABEDORIA DE SALOMÃO

I Reis 3:16 Então vieram duas mulheres prostitutas ter com o rei, e se puseram diante dele.
I Reis 3:17 E disse-lhe uma das mulheres: Ah, meu senhor! eu e esta mulher moramos na mesma casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
I Reis 3:18 E sucedeu que, no terceiro dia depois de meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa; somente nós duas estávamos ali.
I Reis 3:19 Ora, durante a noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
I Reis 3:20 E ela se levantou no decorrer da noite, tirou do meu lado o meu filho, enquanto a tua serva dormia, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou-o no meu seio.
I Reis 3:21 Quando me levantei pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando eu para ele à luz do dia, eis que não era o filho que me nascera.
I Reis 3:22 Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Replicou a primeira: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
I Reis 3:23 Então disse o rei: Esta diz : Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.
I Reis 3:24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.
I Reis 3:25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.
I Reis 3:26 Mas a mulher cujo filho er suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o.
I Reis 3:27 Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe.
I Reis 3:28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

Ou seja, não interessa sobrecarregar a força, desde que o gripen esteja dentro.

[[]]'s
Moral da estória:

Se melar, os perdedores saem ganhando.




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30239 Mensagem por soultrain » Seg Jan 11, 2010 2:54 pm

Túlio escreveu:Meu Deus, até A BÍBLIA entrou na lambança do FX... :shock: :shock: :shock: :shock:
Já no antigo testamento, diz:

Fx2 é o Rafale F.3 :twisted:

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30240 Mensagem por bcorreia » Seg Jan 11, 2010 3:05 pm

Matheus escreveu:
Edu Lopes escreveu:
FAB entrega parecer sobre caças que agrada ao Planalto

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a Aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.

A publicação dessa versão pelo jornal "Folha de S.Paulo" no início da semana irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional". "Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2448,0.htm
Quer dizer que o comandante Saito mentiu ao dizer que o relatório não foi alterado?
Será que esse vaza também?




Responder