Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1096 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 31, 2009 9:37 pm

G-LOC escreveu:
jambock01 escreveu:É isso mesmo Walter, o AMX tem esse problema de recuperação de energia. Chegaram a cogitar a troca do Spey por um outro(falhou a memória) assim que a RR começou a falhar com o suporte, mas aí rapidamente o serviço voltou ao normal. Segundo os pilotos do Adelphi o Spey peca pela potência e fumaça(e que fumaça!!!), mas é robusto demais e não falha, o que da uma certa segurança.

Em conversa com um Pif-Paf ele disse que em digfight o AMX é indigesto pela alta manobrabilidade, mas basta esperar a energia acabar para dar o bote final.
Vamos colocar a informação dentro de um contexto.
- comparado com outras aeronaves de ataque o desempenho é diferente?
- a baixa altitude o AMX é mais manobrável que um F-5 (confirmado acima). Imagino que todos tenham o mesmo problema citado e até os caças de terceira geração para cima.
- colocar um par de Python 4/5 apondado por um DASH fica mais barato que uma remotorização e deixa muito mais eficiente no dogfight.

G-LOC
Obrigado pelo esclarecimento G-LOC.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1097 Mensagem por Bolovo » Ter Set 01, 2009 2:34 am

G-LOC escreveu:
jambock01 escreveu:É isso mesmo Walter, o AMX tem esse problema de recuperação de energia. Chegaram a cogitar a troca do Spey por um outro(falhou a memória) assim que a RR começou a falhar com o suporte, mas aí rapidamente o serviço voltou ao normal. Segundo os pilotos do Adelphi o Spey peca pela potência e fumaça(e que fumaça!!!), mas é robusto demais e não falha, o que da uma certa segurança.

Em conversa com um Pif-Paf ele disse que em digfight o AMX é indigesto pela alta manobrabilidade, mas basta esperar a energia acabar para dar o bote final.
Vamos colocar a informação dentro de um contexto.
- comparado com outras aeronaves de ataque o desempenho é diferente?
- a baixa altitude o AMX é mais manobrável que um F-5 (confirmado acima). Imagino que todos tenham o mesmo problema citado e até os caças de terceira geração para cima.
- colocar um par de Python 4/5 apondado por um DASH fica mais barato que uma remotorização e deixa muito mais eficiente no dogfight.

G-LOC
[100]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1098 Mensagem por kekosam » Ter Set 01, 2009 9:31 am

Sem falar que a última coisa que o piloto do A-1 quer é entrar em dogfight...




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Adelphi
Moderador
Moderador
Mensagens: 354
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 1:21 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#1099 Mensagem por Adelphi » Ter Set 01, 2009 1:42 pm

Hoje em dia com a FAB utilizando a forma de ataque em "pacote", os A-1 estarão bem escoltados :)



kekosam escreveu:Sem falar que a última coisa que o piloto do A-1 quer é entrar em dogfight...




Rodrigo Bendoraytes
"O principal objetivo da guerra é a paz."
Sun Tzu
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1100 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 02, 2009 3:23 am

Walterciclone escreveu:
Mapinguari escreveu: Se isso acontece, o AMX pode manobrar o mais baixo e fechado possível e soltar chaff e flare, enquanto abandona a área. Ligar PC para correr, em linha reta, pode ser um remédio errado nessa hora.
O bode está justamente aí. Longe de eu querer dár pitaco em taticas de combate aéreo, mas já o fazendo..., a crítica a motorização do AMX/A-1 é justamente va incapacidade do grupo propulsor(Spey) de recuperar energia. O AMX pode ser capaz de excecutar 2 ou mais manobras, mas depois disso aí, para recuperar Aceleração(vejam que não falei em velocidade, mas em aceleração)... é bom rezar para ter uma dupla de FX-2 dando cobertura...
Se o piloto do AMX tentar levar o combate para a arena vertical, vai sim se dar mal, pois realmente não conseguirá recuperar a energia (isso não impediu um A-1 da FAB "abater" um F-16 da USAF durante uma Operação Tigre, logo após realizar uma immelmann, uma manobra manjadíssima. O piloto da USAF marcou bobeira mesmo). Mas o AMX manobra bem melhor a baixa altitude do que outros caças. Nessa arena (a horizontal e à baixa altitude), ele não vai perder tanta energia como se fosse encarar o adversário em médias/altas altitudes.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1101 Mensagem por henriquejr » Sáb Jan 09, 2010 1:52 pm

Discução entre um Piloto de A-1 e outro membro da comunidade do A-1 AMX no Orkut:
Hugo
quem levaria a melhor a-4 vs amx?
são dois otimos caças de geraçoes diferentes, mas quem levaria a melhor com
essas aeronaves modernizadas?
Daniel
Não me levem a mal, mas o A-4 não tem vez alguma contra o A-1!!!
Sionista convict

Vale aqui uma observação;

Não são os A-4 (AF-1) Skyhawk pilotados pelos Navais Brasileiros não .

Daniel
E são quais???
Os da Argentina???
Sionista convict
Daniel os da Argentina, Vc esta na Africa, estive no 16/° Gav,


Abraço Amigo
Daniel
Os da Argentina são um fiasco!!!
Sionista convict

A-4AR Fightinghawk, com radar APG-68 (o mesmo de alguns F-16), AIM-9M Sidewinder

Daniel
Um radar que deixa de funcionar quando há outros radares operando no mesmo TO!!!
Um míssil que só existe no papel. E que não é lá grandes coisas.
Não acreditem piamente em revistas...
O mundo militar é bem mais complicado do que vcs possam imaginar!
Sionista convict

E uma Pergunta Amigo Daniel

Como os nossos A-1, sairia melhor se opera o AIM-9B e MAA-1 Piranha, mais os trilhos estão lá, na ponta das asas mas não são preparados para o lançamento de mísseis e nossos A-1 não tem Radar, temos que espera o A-1M, para fazer uma Comparação Melhor

Daniel
Ricardo, nossa Força não opera AIM9-B há 20 anos;
Os trilhos do A-1 lançam sim mísseis piranha, que por sua vez são bem superiores ao Python 3;
A Argentina só tem mísseis no papel;
O Radar do A-4AR cai qdo há outro ligado;
O A-4 tem autonomia menor;

Daniel
Ricardo, eu já voei o A-4AR. Já combati contra o A-4AR! Já combati com o A-4AR! Já estudei o A-4AR!
Tenho conhecimento de causa!
Não quero que pareça arrogância de minha parte, mas eu confio mais nas minhas análises, que são baseadas em fundamentos científicos e operacionais, chancelados pelo ITA, do que nas análises simplórias e infundadas de revistas pesudo-especializadas.
Mas cabe a vc acreditar no que lhe parecer mais conveniente!
Há dados que simplesmente não posso expor aqui por razões óbvias. Mas posso lhe afirmar, com total certeza, que cerca de 40% dos dados de revistas especializadas são errados ou distorcidos!
Alguns dados para seu conhecimento:
O piranha não foi vendido mundialmente pq foi lançado simultâneamente aos mísseis de quarta geração. No entanto, é bem superior ao Python 3! Até mesmo por ser mais novo!
A realidade na América do Sul é a de mísseis de terceira geração, não de quarta geração. Os países que compraram mísseis de quarta geração compraram 3 ou 4 unidades. Chega a ser uma jogada de marketing! Excação feita ao Chile que, proporcionalmente, possui um número maior de exemplares de quarta geração.
A Venezuela chega a a ser uma piada!
No tocante à aviônica, estou falando do A-1 e não do A-1M.
Em relação ao radar, já disse que o radar do A-4AR está com uma série de problemas. Acredite vc ou não!
Ricardo, acho que com esses poucos dados vc já pode ter uma idéia do que eu estou falando! Cabe a vc acreditar ou não.
Por último, há tb outro fator que não comentei anteriormente, a logística e a dificuldade de operação!
Só para se ter uma idéia real do que eu estou falando, como já comentado em outro tópico, o A-1 foi o projeto com os melhores índices logísticos da operação Salitre II. Já o A-4AR foi o projeto com o pior indicador logístico da operação, tendo atrasado na chegada e na saída por panes!
É isso aí meu amigo!
O A-4 tem carga paga menor;
O A-4 manobra menos que o A-1; e
A aviônica do A-4AR, embora modernizado, é bem mais simplória que a do A-1. [/quote]




.
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1102 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Jan 09, 2010 2:16 pm

Porra, meteu respeito no amx...

Não conheço nada do avião, mas se é isso tudo mesmo, queimei minha língua a vida toda.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1103 Mensagem por henriquejr » Sáb Jan 09, 2010 2:39 pm

O AMX é o avião mais injustiçado que a FAB já possuiu!




.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1104 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 09, 2010 3:38 pm

henriquejr escreveu:O AMX é o avião mais injustiçado que a FAB já possuiu!
Tb confesso que estou surpreso e chocado com essa história do radar argentino dar pau desse jeito.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1105 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 3:40 pm

Walterciclone escreveu:
henriquejr escreveu:O AMX é o avião mais injustiçado que a FAB já possuiu!
Tb confesso que estou surpreso e chocado com essa história do radar argentino dar pau desse jeito.

Eu não. :twisted:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1106 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 09, 2010 3:57 pm

Wolfgang escreveu:
Walterciclone escreveu: Tb confesso que estou surpreso e chocado com essa história do radar argentino dar pau desse jeito.

Eu não. :twisted:
Báh! a situação dos portenhos está tão sinistra(em todos os campos) que as veses dá até medo de ir atrás das histórias ruins que rolam por aí, pois elas normalmente se confirmam ou mesmo se superam... :? :? :? :? :? :? :? :? :shock:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1107 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 3:59 pm

Eu não. :twisted:[/quote]

Báh! a situação dos portenhos está tão sinistra(em todos os campos) que as veses dá até medo de ir atrás das histórias ruins que rolam por aí, pois elas normalmente se confirmam ou mesmo se superam... :? :? :? :? :? :? :? :? :shock:[/quote]


Mestre, veja o que aconteceu nas últimas 48 horas por lá. Eles vão quebrar de novo, com um adendo gigantesco: não há mais institucionalidade por lá. Leiam. :cry:




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1108 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Jan 09, 2010 4:05 pm

Vai tirando...

Os A4 fazem um JAM na própria aeronave, não sei bem para que isso serviria, mas que é muuuuuito legal é. :twisted:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#1109 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 4:08 pm

jumentodonordeste escreveu:Vai tirando...

Os A4 fazem um JAM na própria aeronave, não sei bem para que isso serviria, mas que é muuuuuito legal é. :twisted:

Só se numa formação cada piloto saca uma guitarra, um baixo e uma batera e sair a tocar Smoke on the water... 8-]




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Modernização dos AMX!!!

#1110 Mensagem por Tigershark » Sáb Jan 09, 2010 4:18 pm

Tá mais para smoke in the canopi,grande Lobo,boa lembrança do Deep Purple. :D




Responder