Marino escreveu:Para lançar o Gripen?Matheus escreveu:Por que não a Suécia não ajuda o Brasil a construir um PA?
Seria de 5000 ton somente...
BRINCADEIRINHA COM O POVO.
Deixa o Serra ler isso para ver se o senhor continua rindo.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Marino escreveu:Para lançar o Gripen?Matheus escreveu:Por que não a Suécia não ajuda o Brasil a construir um PA?
Seria de 5000 ton somente...
BRINCADEIRINHA COM O POVO.
Wolfgang escreveu:PRick escreveu: Depois dessa piada , o artigo perdeu qualquer credibilidade, mais um neófito a dizer besteiras na FSP.
[]´s
PRick, não sente uma certa ironia no ar?
Pelo jeito o requisito mais importante é que o caça possa ser exportado para a Venezuela e a Bolivia (será que é isso que eles chamam de "interesses estratégicos")Santiago escreveu:Alguns comentários.
Que o Planalto prefere o Rafale por ser francês, há muito tempo, independente de qualquer outro fator, não há controvérsias.
Que o caça francês é, para a nossa sorte, uma boa opção do ponto de vista de desempenho, também não há controvérsias.
(*): Aqui a fonte da matéria se revela parcialmente. Um assessor de Lula, especialista em aeronaves de caça, eterno preocupado com a Venezuela e com turbinas americanas. Só rindo com esses argumentos. Ele deveria esclarecer e enaltecer as vantagens das ToT da Dassault e esquecer os candidatos preteridos.Santiago escreveu:Sábado, 09 de Janeiro de 2010 | OESP
Para Planalto, compra de Rafale é questão fechada
Referências favoráveis a caças rivais no segundo relatório serão descartadas
Denise Chrispim Marin e Vera Rosa
O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o caça Rafale-C, da companhia francesa Dassault, se encaixa em um projeto maior de defesa e, portanto, deve ser o escolhido do programa F-X2, para aquisição de 36 aviões para a aviação de combate. A palavra final depende dos últimos acertos sobre o preço desse lote, estimado em R$ 10 bilhões. Com base nessa escolha já consolidada, o Palácio do Planalto decidiu descartar qualquer referência favorável aos outros dois caças concorrentes que constar do segundo relatório do Comando da Aeronáutica, entregue na quarta-feira ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento não estabelece ordem de preferência.
Como contrapartida para a Aeronáutica, que terá seu trabalho de análise relativizado na escolha final, o Planalto afasta a hipótese de punição ao comando da Força pelo recente vazamento do texto preliminar do relatório F-X2, de caráter confidencial e datado de setembro de 2009. Segundo um colaborador direto do presidente Lula, a atitude foi "deliberada", "grave" e nociva à segurança nacional. Mas, ponderou ele, a responsabilidade pelo ato "de um brigadeiro" não pode ser imposta ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, cuja "lealdade e integridade são inquestionáveis".
Em entrevista a um canal de TV francês, o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ironizou a crise. "Com essa polêmica, os preços dos caças tendem a cair."
Para o Planalto, o dado mais relevante dos relatórios é a inexistência de veto aos três concorrentes. Desde o início do F-X2, outros três caças foram riscados pela FAB. O argumento definitivo, do ponto de vista da Presidência, não está presente na análise técnico-militar, mas na avaliação de políticas estratégica e industrial. Nesse quesito, o Rafale não teria rival.
O item mais relevante não deveria ser a transferência de tecnologia e o desenvolvimento da indústria bélica nacional, ambas peças chaves no END?
Segundo o mesmo colaborador de Lula, o F-X2 está inserido em um projeto mais amplo do governo para a área de defesa, que contempla a padronização de toda a frota de caças do País, inclusive uma versão embarcada para guarnecer um futuro porta-aviões a ser construído em parceria com a França.
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.
O pacote que começa com 36 unidades envolverá a compra de um total de 120 caças. Nesse plano, há três exigências: transferência de tecnologias, reserva de mercado e soberania irrestrita de uso das aeronaves.
Na negociação entre governos concluída no último 7 de setembro, em Brasília, as resistências da França a alguns pontos foram derrubadas. O preço inicial da hora de voo, estimado em US$ 14 mil no caso do Rafale, caiu para US$ 11 mil.
Se não for uma garantia apenas nos 2 primeiros anos, o que sairia muito barato para a França e arriscado para o Brasil, ótimo.
A Dassault deu garantias de que os caças fabricados no Brasil, com a transferência de sua tecnologia, terão a América Latina como mercado cativo. A companhia francesa não entrará na disputa de futuros contratos negociados na região.
Com a americana Boeing, fabricante dos F-18 Super Hornet, persiste a restrição de acesso aos códigos fonte da eletrônica digital de bordo. Além disso, pesa o risco de veto do Pentágono a futuras vendas de aviões militares fabricados no Brasil a outros países, como ocorreu no episódio do embargo ao fornecimento de caças leves Super Tucanos da Embraer à Venezuela, sob argumento de que empregam componentes feitos nos EUA.
Se eles não atenderam aos requisitos do F-X2, não devem ser selecionados mesmo!
Mas os outros argumentos são secundários e irrelevantes. Nenhum país da America do Sul tem condições de adquirir Rafale e mesmo assim já se perdeu o timing. A referência a Venezuela deixa claro a fonte dos jornalistas...
Apontado como a melhor opção no relatório preliminar da Aeronáutica, o Gripen NG, da sueca Saab, traz dois problemas insolúveis, do ponto de vista da Presidência. O primeiro é o fato de seu único motor ser fabricado pela americana GE, o que resultaria no mesmo risco de interferência do Pentágono em futuras operações comerciais.
Quanta besteira que mais uma vez revela a origem das informações dessa reportagem.
Primeiro, a GE/Celma é o maior exportador de serviço do Brasil e acaba de anunciar investimentos USD 120mi aqui. Tem muitos interesses no Brasil. Segundo, a maior parte das turbinas militares aeronáuticas e navais em uso no Brasil são de origem americana.
A segunda desvantagem diz respeito ao custo do Gripen, apontado como o mais barato no relatório preliminar da Aeronáutica. O Planalto pondera que as estimativas são ilusórias porque apenas 40% do projeto desse jato saiu do papel. "Esse caça não será, no final, necessariamente, o mais barato", afirmou um assessor de Lula*.
Se os suecos oferecem um preço fixo, em contrato, como fizeram na Holanda e já disseram que propuseram aqui, isso passa a ser uma falácia.
Pô, valeu mesmo gente.Bender escreveu:Acabei de ler,é isso ai.Wolfgang escreveu:Sky véio, seu texto é de dar gosto! Parabéns!
Sds.
Que bom que já descobrimos que a culpa é da imprensa.Wolfgang escreveu:Sinceramente, não vejo a hora disso terminar... E para mim, o NG não deveria estar no short list e sim o Flanker. Porque estamos discutindo classes muito diferentes de caças, custos que não podem ser comparados sem dados muito mais robustos, etc.Santiago escreveu: Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?
Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.
Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.
[]s
O Saito disse que nunca houve adulteração no relatório, isso para mim basta para afirmar a má-fé de parte da imprensa brasileira.
gaitero escreveu:Tem meu total apoio...Skyway escreveu: Valeu!
Falei mais do mesmo, mas não podia era ter esse espaço na minha frente(DB) e ficar de braço cruzado e calado.
Um abraço!
Parabéns pela iniciativa...
Os jornalistas não cometeram crime nenhum, é claro. O crime foi cometido por quem forneceu um relatório secreto.Hader escreveu:Façamos o seguinte experimento: peça para um repórter americano vazar um relatório sobre assunto classificado como se segurança nacional dos EUA e vejamos o que acontece... A liberdade de imprensa NÃO é um passaporte para impunibilidade. Se um reporter investigar e descobrir uma fraude na compra tudo OK. É liberdade de imprensa. Vazar um relatório para fazer pressão política não. Aponte-me qual irregularidade, indício de crime ou má conduta funcional o caso expõe.Quiron escreveu: Psiu! É proibido tocar nesse assunto aqui. Se o fizer vc é um traidor da pátria, leviano, um conspirador contra os interesses nacionais que fica na praia com a bandeira americana esperando a invasão yanque.
[]'s
Sei sim....tanjjr escreveu:Gripen, F 18 ou Rafale. Todos são ótimos.
Mas cade o nosso caça de 5ª geração?
EUA, Russia, Europa, China, Koreia e Japão já estão com o pensamento adiante e nós vamos nos satisfazer com um bom caça de 4ªgeração que vai chegar quando os outros já estiverem na 5ª?
Lembro que a FAB tinha divulgado uma nota falando que teríamos um caça de 5ª, mas acho que era referência ao PAK e parece que azedou…
Alguém sabe algo a respeito?
Vamos precisar de um FX-3?
Por falar em nojo ...PRick escreveu:Wolfgang escreveu:Sabe porque Lula e imprensa não se entendem no Brasil? Porque ambos têm pretensões maiores do que suas respectivas alçadas. Mas pelo menos o Lula foi eleito...
Pois é, isso é que dá uma mídia panfletária, ideológica e partidária, eles querem governar o Brasil, sem mandato, sem terem sido eleitos para nada, aí o resto dos brasileiros fica refém dessa vergonhosa atitude golpista daí o nome de PIG!!! Não foi a toa, eles não perdem a oportunidade de fazer das suas, conseguiram de novo, dá nojo ler esses coisas que eles chamam de jornal.
[]´s
X2JT8D escreveu:Por falar em nojo ...PRick escreveu:
Pois é, isso é que dá uma mídia panfletária, ideológica e partidária, eles querem governar o Brasil, sem mandato, sem terem sido eleitos para nada, aí o resto dos brasileiros fica refém dessa vergonhosa atitude golpista daí o nome de PIG!!! Não foi a toa, eles não perdem a oportunidade de fazer das suas, conseguiram de novo, dá nojo ler esses coisas que eles chamam de jornal.
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