TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Wolfgang
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29461 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:42 am

gaitero escreveu:
Wolfgang escreveu:Hora de voo do Rafale teria caído para 11 mil dólares.
8-]
Me orgulho de ter em ti um aliado muito grande nesta luta por uma desmistificação simples dos absurdos que foram trazidos à publico.

Um grande abraço :wink:
O melhor para o Brasil. Sempre. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29462 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 09, 2010 11:44 am

Wolfgang escreveu:O Paulo Henrique Amorim é outro extremo da conversa. Não acreditem nos extremos.
''O princípio genérico da solução é a rejeição das soluções extremas. ''

Mangabeira Ungber, trecho retirado da END. :wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29463 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:45 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Não manipule a realidade assim, todos nós sabemos que no FX-1 a Dassault fez parceria com a Embraer. e por isso ganhou preferência, o mais sintomático é que tinha gente que falava em Enfraer, agora, essa galera defende a Embraer, não chama ela de SAABraer por exemplo. Outra atitude vergonhosa, não tem lado, ou melhor sempre tiveram o rabo preso com o norte ou são oposicionistas sistemático, fazem oposição ao Governo, a Nação ou aos dois.

Agora, a Panfleto vai acusar o NJ de ter vazado o relatório, para que não fique feio, quero mesmo apuração e punição para quem fez isso, caso isso foi feito, seja lá quem for, porém, a FSP não é polícia, judiriciário, GF ou a FAB. Cabe a esses orgãos procurar e punir os supostos responsáveis.

[]´s
Prick,

Quem distorce a realidade é vc. Ao sabor do apoio dado a proposta francesa. Prick, FRANCESA, não brasileira!
Naquela ocasião a FAB não aceitou ser entubada por uma proposta ultrapassada e cara. Havia um conluio entre a Dassault e a Embraer para enfiar a faca no erário público.
Agora a situação é diferente, mas o fornecedor estrangeiro é o mesmo (Dassault). Diferentemente daquele momento, FAB e a indústria convergem. O poder político diverge.

Quem primeiro apontou o dedo para NJ no episódio do vazamento foi Paulo Henrique Amorim, totalmente pró-Governo, no dia 06/01:


[]s

Oras, além de distorcer os fatos você agora está se valendo do PHA! Grande! Ao contrário de você não estou acusando ninguém, apenas reintero, se houve vazamento, deve haver apuração e punição. Não me interessa ficar acusando, A, B ou C. Isso é entrar no jogo baixo de nossa mídia.

Não sei e não me interessa porque o FX-1 falhou, porém, na época a proposta ganhou força, não por conta do Governo, mas porque existiu uma parceria com a Embraer, esse é o fato, e não da maneira como você expôs ele.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29464 Mensagem por Marino » Sáb Jan 09, 2010 11:54 am

FSP:
FERNANDO RODRIGUES

Disfunção gerencial



BRASÍLIA - Entrar na discussão sobre qual é o melhor avião caça para a Força Aérea Brasileira é como andar sobre areia movediça de desenho animado. Quanto mais se mexe, mais se vai ao fundo. Deixo o tema para os especialistas aqui da Folha em Brasília, Eliane Cantanhêde e Igor Gielow.

Prefiro abordar o aspecto subjacente da história. Trata-se da exposição cruel da fragilidade administrativa e gerencial do país. Algo bem diferente do "Brasil grande" presente na propaganda lulista.

O processo de compra dos aviões de combate começou há dez anos.

Agora há uma chance não desprezível de o assunto cair no colo do próximo ocupante do Planalto. Há uma disfunção gerencial grave quando um país demora dez anos para comprar 36 aviões. Mesmo sendo uma operação cara, com grande repercussão no desenvolvimento tecnológico local.

Está em desuso comparar práticas administrativas do governo com as da iniciativa privada, mas é útil pensar em como uma multinacional agiria se tivesse de comprar equipamentos de segurança vitais.

É o caso dos caças para a FAB. Um país como o Brasil precisa ter aviões desse porte para garantir a segurança e patrulhar seu território continental adequadamente.

Se uma multinacional retarda dez anos o processo de aquisição de um sistema de segurança, seu patrimônio acabará dilapidado. Não que os caças da FAB terão o poder de varrer do Brasil, da noite para o dia, o narcotráfico internacional e o contrabando de armas. Mas esses aviões são essenciais como força de dissuasão e ajudam na presença ostensiva das Forças Armadas, hoje algo quase inexistente.

O capricho do Planalto a favor do avião francês é talvez o aspecto menos relevante nesse episódio. A incapacidade de decidir é pior. Arrasta o Brasil para baixo. Mostra a distância entre o país real e o da propaganda de Lula na TV e no rádio.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29465 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 09, 2010 12:00 pm

Marino escreveu:FSP:
FERNANDO RODRIGUES

Disfunção gerencial



BRASÍLIA - Entrar na discussão sobre qual é o melhor avião caça para a Força Aérea Brasileira é como andar sobre areia movediça de desenho animado. Quanto mais se mexe, mais se vai ao fundo. Deixo o tema para os especialistas aqui da Folha em Brasília, Eliane Cantanhêde e Igor Gielow.

Prefiro abordar o aspecto subjacente da história. Trata-se da exposição cruel da fragilidade administrativa e gerencial do país. Algo bem diferente do "Brasil grande" presente na propaganda lulista.

O processo de compra dos aviões de combate começou há dez anos.

Agora há uma chance não desprezível de o assunto cair no colo do próximo ocupante do Planalto. Há uma disfunção gerencial grave quando um país demora dez anos para comprar 36 aviões. Mesmo sendo uma operação cara, com grande repercussão no desenvolvimento tecnológico local.

Está em desuso comparar práticas administrativas do governo com as da iniciativa privada, mas é útil pensar em como uma multinacional agiria se tivesse de comprar equipamentos de segurança vitais.

É o caso dos caças para a FAB. Um país como o Brasil precisa ter aviões desse porte para garantir a segurança e patrulhar seu território continental adequadamente.

Se uma multinacional retarda dez anos o processo de aquisição de um sistema de segurança, seu patrimônio acabará dilapidado. Não que os caças da FAB terão o poder de varrer do Brasil, da noite para o dia, o narcotráfico internacional e o contrabando de armas. Mas esses aviões são essenciais como força de dissuasão e ajudam na presença ostensiva das Forças Armadas, hoje algo quase inexistente.

O capricho do Planalto a favor do avião francês é talvez o aspecto menos relevante nesse episódio. A incapacidade de decidir é pior. Arrasta o Brasil para baixo. Mostra a distância entre o país real e o da propaganda de Lula na TV e no rádio.
O cara foi quase prefeito...

Mas, eu creio que há um grande erro em colocar o Lula como o responsável pelo Fracasso do FX-1. Creio que seria interessante a ele separar os dois programas e mostrar que no passado sim, se demorou tanto que escolher entre os caças, que em 2003, o escolhido já seria tão ultrapassado para a FAB que seria impossivel operar o dito por 30 anos.

O F-X2 tem apenas 2 anos, e poderá ser concluido em breve...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29466 Mensagem por Gandalf » Sáb Jan 09, 2010 12:03 pm

Marino escreveu:FSP:
FERNANDO RODRIGUES

Disfunção gerencial



BRASÍLIA - Entrar na discussão sobre qual é o melhor avião caça para a Força Aérea Brasileira é como andar sobre areia movediça de desenho animado. Quanto mais se mexe, mais se vai ao fundo. Deixo o tema para os especialistas aqui da Folha em Brasília, Eliane Cantanhêde e Igor Gielow.

Prefiro abordar o aspecto subjacente da história. Trata-se da exposição cruel da fragilidade administrativa e gerencial do país. Algo bem diferente do "Brasil grande" presente na propaganda lulista.

O processo de compra dos aviões de combate começou há dez anos.

Agora há uma chance não desprezível de o assunto cair no colo do próximo ocupante do Planalto. Há uma disfunção gerencial grave quando um país demora dez anos para comprar 36 aviões. Mesmo sendo uma operação cara, com grande repercussão no desenvolvimento tecnológico local.

Está em desuso comparar práticas administrativas do governo com as da iniciativa privada, mas é útil pensar em como uma multinacional agiria se tivesse de comprar equipamentos de segurança vitais.

É o caso dos caças para a FAB. Um país como o Brasil precisa ter aviões desse porte para garantir a segurança e patrulhar seu território continental adequadamente.

Se uma multinacional retarda dez anos o processo de aquisição de um sistema de segurança, seu patrimônio acabará dilapidado.
Não que os caças da FAB terão o poder de varrer do Brasil, da noite para o dia, o narcotráfico internacional e o contrabando de armas. Mas esses aviões são essenciais como força de dissuasão e ajudam na presença ostensiva das Forças Armadas, hoje algo quase inexistente.

O capricho do Planalto a favor do avião francês é talvez o aspecto menos relevante nesse episódio. A incapacidade de decidir é pior. Arrasta o Brasil para baixo. Mostra a distância entre o país real e o da propaganda de Lula na TV e no rádio.
Na minha opinião um tiro no pé, pois esses argumentos recaem contra o próprio gripen....se eles atrasarem o projeto teremos um problema irremediável...não vale a pena o risco




Editado pela última vez por Gandalf em Sáb Jan 09, 2010 12:05 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29467 Mensagem por Zepa » Sáb Jan 09, 2010 12:04 pm

Wolfgang escreveu:
Santiago escreveu: Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?

Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.

Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.

[]s
Sinceramente, não vejo a hora disso terminar... E para mim, o NG não deveria estar no short list e sim o Flanker. Porque estamos discutindo classes muito diferentes de caças, custos que não podem ser comparados sem dados muito mais robustos, etc.O Saito disse que nunca houve adulteração no relatório, isso para mim basta para afirmar a má-fé de parte da imprensa brasileira.
Concordo 1000% 8-] 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29468 Mensagem por Zepa » Sáb Jan 09, 2010 12:06 pm

Marino escreveu:
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.
:lol: :lol: :lol:
Santiago, competição internacional para a compra de um projeto de PA convencional?
Quais países possuem tal projeto?
EUA - enormes PA de 90.000 ton, que não cabem em nenhum dique nacional, nucleares e onde estariam embarcados TODAS as aeronaves de caça da FAB, p. ex. Resultado: não atende.
França - possui projeto de navio compatível com a necessidade da MB, de cerca de 40.000 ton, acabou de construir um PA nuclear, que pode ser configurado como convencional, e vai construir outro, convencional.
Os outros países:
Inglaterra - adaptou o projeto Francês para um NAe com sky jump, o que já descartamos;
Itália, Espanha, Rússia - sky jump, já descartado.
Oh, surpresa!!!!!! A MB vai fazer um PA com o projeto francês!!!!!!!!!!!!
Incrível novidade, impensável para qualquer um.
Ninguem tinha adivinhado isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Incrível.
E se realmente o rafale é comprado pela FAB, um PA feito para aquele avião!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Caramba, acabamos de fazer uma competição internacional aqui no DB.
O único projeto que serve ÀS PRETENÇÕES BRASILEIRAS, AO REM BRASILEIRO, AS NECESSIDADES BRASILEIRAS, AO CENÁRIO BRASILEIRO, qual foi???????????????
Comandante: Perfeito sempre [033] [033] [033] [033]

[009]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29469 Mensagem por Zepa » Sáb Jan 09, 2010 12:09 pm

Marino escreveu:Quanto a membros da reserva das FA serem contratados na reserva por empresas, o que é um direito deles, me lembrei de um fato que presenciei.
Um Alte da reserva pediu audiência com um outro (omito nomes) sem dizer a agenda.
Quando recebido, com o cerimonial que lhe fazia juz, foi conduzido ao local de reunião, quando começou a expor um produto da empresa que representava.
Neste instante o "outro" o interrompeu e disse: em qual situação lhe estou recebendo, como Alte da reserva ou como vendedor? Se como Alte da reserva, continuo a lhe prestar todo respeito e consideração. Como vendedor, lhe ofereço um cafezinho e a reunião está encerrada.
De novo :!: :!:

[008] [011] [014] [033] [033] [033]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29470 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 12:15 pm

Esse texto do Fernando Rodrigues está muito acima do manguezal atual. :D




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29471 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 09, 2010 12:16 pm

Marino escreveu:
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.
:lol: :lol: :lol:
Santiago, competição internacional para a compra de um projeto de PA convencional?
Quais países possuem tal projeto?
EUA - enormes PA de 90.000 ton, que não cabem em nenhum dique nacional, nucleares e onde estariam embarcados TODAS as aeronaves de caça da FAB, p. ex. Resultado: não atende.
França - possui projeto de navio compatível com a necessidade da MB, de cerca de 40.000 ton, acabou de construir um PA nuclear, que pode ser configurado como convencional, e vai construir outro, convencional.
Os outros países:
Inglaterra - adaptou o projeto Francês para um NAe com sky jump, o que já descartamos;
Itália, Espanha, Rússia - sky jump, já descartado.
Oh, surpresa!!!!!! A MB vai fazer um PA com o projeto francês!!!!!!!!!!!!
Incrível novidade, impensável para qualquer um.
Ninguem tinha adivinhado isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Incrível.
E se realmente o rafale é comprado pela FAB, um PA feito para aquele avião!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Caramba, acabamos de fazer uma competição internacional aqui no DB.
O único projeto que serve ÀS PRETENÇÕES BRASILEIRAS, AO REM BRASILEIRO, AS NECESSIDADES BRASILEIRAS, AO CENÁRIO BRASILEIRO, qual foi???????????????
The major contractors include BAE Systems - prime contractor; Thales Naval Ltd - key supplier; BAE Systems Insyte (formerly Alenia Marconi Systems) - C4IS; BMT Defence Systems - naval architecture; EDS - systems integration, fleet support, through life support; Lockheed Martin - programme management and engineering; QinetiQ - computer modelling and simulation, technology, test and evaluation; Rolls-Royce - propulsion, life support; Strachan & Henshaw - waste management, munitions handling; Swan Hunter - construction; VT Group - naval architecture, construction, through life support.

In December 2005, following discussions between the UK and French governments on the possibility of cooperation with the design of the next French carrier, the PA2, it was agreed that France would pay one-third of the costs of the demonstration phase of a common baseline design of CVF. A memorandum of understanding to that effect was signed by the two nations in March 2006. The French plans for the PA2 have since been put on hold and a decision is not now planned until 2011.
http://www.naval-technology.com/projects/cvf/

Mas...
It was initially planned to develop the PA2 based on the design of UK Royal Navy future aircraft carriers (CVF). The memorandum of understanding on the Anglo-French future aircraft carrier was signed on 6 March 2006.

However, in June 2008, French President Nicolas Sarkozy suspended cooperation with Britain in this regard. The decision to equip the French Navy with new aircraft carriers will be taken between 2011 and 2012.
http://www.naval-technology.com/projects/porte-avoins2/


- A classe Queen Elizabeth Class (CVF) poderia ter sky jump ou não. Se fosse operar o F-35C ou Rafale não teria sky jump.

- O novo PA (PA2 Carrier Programme) francês teria como base a classe britânica Queen Elizabeth, da qual eles são responsáveis por 1/3 dos custos do desenvolvimento do design básico. Deveriam retirar o sky jump para operar o Rafale, não?

- Os planos mudaram e vão projetar um outro, independente dos britânicos. Serão propulsados por 6 turbinas LM2500 para desespero de certos assessores do Presidente.

- Pq a MB não poderá examinar projetos britânicos, americanos e franceses? Viramos mercado cativos gaulês?

[]s




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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29472 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 12:18 pm

Marino escreveu:FSP:
FERNANDO RODRIGUES

Disfunção gerencial



BRASÍLIA - Entrar na discussão sobre qual é o melhor avião caça para a Força Aérea Brasileira é como andar sobre areia movediça de desenho animado. Quanto mais se mexe, mais se vai ao fundo. Deixo o tema para os especialistas aqui da Folha em Brasília, Eliane Cantanhêde e Igor Gielow.

......
Depois dessa piada :lol: :lol: :lol: , o artigo perdeu qualquer credibilidade, mais um neófito a dizer besteiras na FSP.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29473 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 12:19 pm

PRick escreveu:
Marino escreveu:FSP:
FERNANDO RODRIGUES

Disfunção gerencial



BRASÍLIA - Entrar na discussão sobre qual é o melhor avião caça para a Força Aérea Brasileira é como andar sobre areia movediça de desenho animado. Quanto mais se mexe, mais se vai ao fundo. Deixo o tema para os especialistas aqui da Folha em Brasília, Eliane Cantanhêde e Igor Gielow.

......
Depois dessa piada :lol: :lol: :lol: , o artigo perdeu qualquer credibilidade, mais um neófito a dizer besteiras na FSP.

[]´s

PRick, não sente uma certa ironia no ar?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29474 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 09, 2010 12:20 pm

Divino Alves escreveu:
PRick escreveu:
O engraçado é que tem gente que defende as matérias da Veja e da FSP, e malha a matéria da Isto É. Muito interessante.

O Presidente já decidiu, resta, o resto chorar, nada mais que isso. Quanto essa palhaçada de vazamento, não interessa em nada para a decisão. Porém, se for verdade, cabeças tem que rolar.

Também me admira muito, a contratação de ex-oficiais graduados que estavam no COPAC para faze lobie, existe um negócio chamado de ética e moralidade, que no serviço público deve ser incluído num instituto jurídico chamado quarentena, quer dizer, quem ocupa determinados cargos no governo, não pode ir para a iniciativa privada usar sua influência ou conhecimento dentro de um prazo, que pode chegar há alguns anos.

[]´s
Os ataques mais incisivos, contudo, foram dirigidos ao Gripen NG. Merialdo ressaltou que o caça sueco figura na categoria do Mirage 2000, anterior à do Rafale, e que seria preciso o dobro de aeronave Gripen para cumprir as múltiplas funções atendidas pelo avião francês. O executivo francês destacou também que, por estar em fase de desenvolvimento e existir apenas um demonstrador de conceito em operação, o projeto da Saab pode trazer um risco financeiro para a FAB. “O custo final do desenvolvimento do Gripen NG é totalmente desconhecido, podendo se tornar um verdadeiro saco sem fundo”,
disse.

Para enfatizar seu argumento, Merialdo recebeu os repórteres na companhia dos coronéis-aviadores da reserva, Márcio Bastos Moreira, Flávio de Carvalho Passos e Rogério Bonatto. Todos, hoje trabalhando como consultores da Rafale, se revesavam nas respostas à imprensa.

Fonte: ALIDE

_____________________________________________________________________________________________________________
Comissão do Senado ouve Ministro sobre Projeto FX

A indústria brasileira poderá se beneficiar do resultado da licitação para a compra de novos caças supersônicos à Força Aérea Brasileira. O Ministro da Defesa, José Viegas Filho, disse, na manhã do dia 11 de março, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, que o propósito do Governo é fortalecer a participação de empresas nacionais, na pluralidade permitida, depois de o vencedor ser conhecido. “Estou falando da criação de oportunidades para que a indústria brasileira possa participar do processo industrial e tecnológico da fabricação dos aviões”, disse.

Viegas respondeu às questões formuladas pelos senadores, destacando que essa é uma compra que chama a atenção nacional pela importância do uso dos caças na defesa da soberania e pelo alto valor envolvido na operação (760 milhões de dólares).

Ao lado do Coronel Márcio Bastos Moreira, Gerente do Projeto FX, o Ministro explicou que são cinco os concorrentes: o consórcio Mirage 2000 BR, liderado pela Embraer em parceria com franceses (com o modelo Mirage), a anglo-sueca Gripen Internacional (Gripen), a norte-americana Lockheed Martin (F-16) e as russas Rac Mig (Mig 29) e o consórcio Rosoboronexport, associado à brasileira Avibrás (Sukhoi 35).

Viegas falou da importância do projeto FX para o novo perfil da FAB e para as conseqüências do desenvolvimento tecnológico envolvendo o processo. Disse que o Conselho de Defesa Nacional, ao qual caberá a escolha do vencedor, levará em conta tanto a avaliação do offset quanto propriamente do avião.
Quem tem o telhado de vidro...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29475 Mensagem por Quiron » Sáb Jan 09, 2010 12:23 pm

Marino escreveu:
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.
:lol: :lol: :lol:
Santiago, competição internacional para a compra de um projeto de PA convencional?
Quais países possuem tal projeto?
EUA - enormes PA de 90.000 ton, que não cabem em nenhum dique nacional, nucleares e onde estariam embarcados TODAS as aeronaves de caça da FAB, p. ex. Resultado: não atende.
França - possui projeto de navio compatível com a necessidade da MB, de cerca de 40.000 ton, acabou de construir um PA nuclear, que pode ser configurado como convencional, e vai construir outro, convencional.
Os outros países:
Inglaterra - adaptou o projeto Francês para um NAe com sky jump, o que já descartamos;
Itália, Espanha, Rússia - sky jump, já descartado.
Oh, surpresa!!!!!! A MB vai fazer um PA com o projeto francês!!!!!!!!!!!!
Incrível novidade, impensável para qualquer um.
Ninguem tinha adivinhado isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Incrível.
E se realmente o rafale é comprado pela FAB, um PA feito para aquele avião!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Caramba, acabamos de fazer uma competição internacional aqui no DB.
O único projeto que serve ÀS PRETENÇÕES BRASILEIRAS, AO REM BRASILEIRO, AS NECESSIDADES BRASILEIRAS, AO CENÁRIO BRASILEIRO, qual foi???????????????
Caro, Marino

24 Rafales seriam sufientes para o que se pretende com cada PA nosso ou o número necessário iria além disso?




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