TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceram: 76 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29446 Mensagem por Quiron » Sáb Jan 09, 2010 11:20 am

hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

Meu deus a midia e livre é não e obrigada a revelar suas fontes para isto.

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Brasileiros, vamos acordar.
Psiu! É proibido tocar nesse assunto aqui. Se o fizer vc é um traidor da pátria, leviano, um conspirador contra os interesses nacionais que fica na praia com a bandeira americana esperando a invasão yanque.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29447 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:22 am

Marino escreveu:Quanto a membros da reserva das FA serem contratados na reserva por empresas, o que é um direito deles, me lembrei de um fato que presenciei.
Um Alte da reserva pediu audiência com um outro (omito nomes) sem dizer a agenda.
Quando recebido, com o cerimonial que lhe fazia juz, foi conduzido ao local de reunião, quando começou a expor um produto da empresa que representava.
Neste instante o "outro" o interrompeu e disse: em qual situação lhe estou recebendo, como Alte da reserva ou como vendedor? Se como Alte da reserva, continuo a lhe prestar todo respeito e consideração. Como vendedor, lhe ofereço um cafezinho e a reunião está encerrada.

Acho que deveriam modificar a Lei Atual da Quarentena, para incluir também militares da reserva, se a mesma não faz isso, afinal, não podemos ficar a reboque da moralidade pessoal de cada um, tem que existir um período de quarentena. Para cobrir casos como esse que você relatou. Se isso ocorreu no FX-2 é algo a ser adicionado nessa novela. Porém, é preciso ter em mente, estou falando em tese, dado que não podemos fazer nenhum julgamento por notícias de jornais.

[]´s




Editado pela última vez por PRick em Sáb Jan 09, 2010 11:23 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29448 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:22 am

Quiron escreveu:
hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

Meu deus a midia e livre é não e obrigada a revelar suas fontes para isto.

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Brasileiros, vamos acordar.
Psiu! É proibido tocar nesse assunto aqui. Se o fizer vc é um traidor da pátria, leviano, um conspirador contra os interesses nacionais que fica na praia com a bandeira americana esperando a invasão yanque.
Pelo contrário. É o mesmo discurso da Heloísa Helena ao reverso. Preto e branco só funciona no Timão e vá lá no Nacional da Madeira do Paisa...




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29449 Mensagem por GustavoB » Sáb Jan 09, 2010 11:24 am

Marino escreveu:
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.
:lol: :lol: :lol:
Santiago, competição internacional para a compra de um projeto de PA convencional.
Quais países possuem tal projeto?
EUA - enormes PA de 90.000 ton, que não cabem em nenhum dique nacional, e onde estariam embarcados TODAS as aeronaves de caça da FAB, p. ex. Resultado: não atende.
França - possui projeto de navio compatível com a necessidade da MB, de cerca de 40.000 ton, acabou de construir um PA nuclear, que pode ser configurado como convencional, e vai construir outro, convencional.
Os outros países:
Inglaterra - adaptou o projeto Francês para um NAe com sky jump, o que já descartamos;
Itália, Espanha, Rússia - sky jump, já descartado.
Oh, surpresa!!!!!! A MB vai fazer um PA com o projeto francês!!!!!!!!!!!!
Incrível novidade, impensável para qualquer um.
Ninguem tinha adivinhado isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Incrível.
E se realmente o rafale é comprado pela FAB, um PA feito para aquele avião!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Caramba, acabamos de fazer uma competição internacional aqui no DB.
O único projeto que serve ÀS PRETENÇÕES BRASILEIRAS, AO REM BRASILEIRO, AS NECESSIDADES BRASILEIRAS, AO CENÁRIO BRASILEIRO, qual foi???????????????
Seria isto ou recomeçar do zero como a China tenta com aquele NAe russo/ucraniano/indiano, como é o nome mesmo, Zovirax?




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29450 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:24 am

PRick escreveu:
Marino escreveu:Quanto a membros da reserva das FA serem contratados na reserva por empresas, o que é um direito deles, me lembrei de um fato que presenciei.
Um Alte da reserva pediu audiência com um outro (omito nomes) sem dizer a agenda.
Quando recebido, com o cerimonial que lhe fazia juz, foi conduzido ao local de reunião, quando começou a expor um produto da empresa que representava.
Neste instante o "outro" o interrompeu e disse: em qual situação lhe estou recebendo, como Alte da reserva ou como vendedor? Se como Alte da reserva, continuo a lhe prestar todo respeito e consideração. Como vendedor, lhe ofereço um cafezinho e a reunião está encerrada.

Acho que deveriam modificar a Lei Atual da Quarentena, para incluir também militares da reserva, se a mesma não faz isso, afinal, não podemos ficar a reboque da moralidade pessoal de cada um, tem que existir um período de quarentena. Para cobrir casos como esse que você relatou. Se isso ocorreu no FX-2 é algo a ser adicionado nessa novela. Porém, é preciso ter em mente, estou falando em tese, dado que não podemos fazer nenhum julgamento por notícias de jornais.

[]´s
Isso me faz pensar se não é a hora de legalizarmos o lobbie aqui no Brasil, como nos EUA existe.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29451 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:26 am

Quiron escreveu:
hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

Meu deus a midia e livre é não e obrigada a revelar suas fontes para isto.

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Brasileiros, vamos acordar.
Psiu! É proibido tocar nesse assunto aqui. Se o fizer vc é um traidor da pátria, leviano, um conspirador contra os interesses nacionais que fica na praia com a bandeira americana esperando a invasão yanque.
É leviano porque o Código Penal aponta isso como Crime de Calunia, entendeu? Quem acusa sem provas alguém de estar cometendo um Crime, é CRIMINOSO, democracia não é sinônimo de bagunça, quanto a ditadores, o último foi GAL. JOÃO BATISTA FIGUEIREDO, o resto foi eleito segundo a Constituição e cumprem ou cumpriram seu mandato conforme nossas leis.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29452 Mensagem por PRick » Sáb Jan 09, 2010 11:26 am

Wolfgang escreveu:
PRick escreveu:
Acho que deveriam modificar a Lei Atual da Quarentena, para incluir também militares da reserva, se a mesma não faz isso, afinal, não podemos ficar a reboque da moralidade pessoal de cada um, tem que existir um período de quarentena. Para cobrir casos como esse que você relatou. Se isso ocorreu no FX-2 é algo a ser adicionado nessa novela. Porém, é preciso ter em mente, estou falando em tese, dado que não podemos fazer nenhum julgamento por notícias de jornais.

[]´s
Isso me faz pensar se não é a hora de legalizarmos o lobbie aqui no Brasil, como nos EUA existe.
Sim, seria a outra possibilidade, acho que existe um Lei já em tramitação no Congresso.

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29453 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 09, 2010 11:29 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu: Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?

Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.

Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.

[]s

Não manipule a realidade assim, todos nós sabemos que no FX-1 a Dassault fez parceria com a Embraer. e por isso ganhou preferência, o mais sintomático é que tinha gente que falava em Enfraer, agora, essa galera defende a Embraer, não chama ela de SAABraer por exemplo. Outra atitude vergonhosa, não tem lado, ou melhor sempre tiveram o rabo preso com o norte ou são oposicionistas sistemático, fazem oposição ao Governo, a Nação ou aos dois.

Agora, a Panfleto vai acusar o NJ de ter vazado o relatório, para que não fique feio, quero mesmo apuração e punição para quem fez isso, caso isso foi feito, seja lá quem for, porém, a FSP não é polícia, judiriciário, GF ou a FAB. Cabe a esses orgãos procurar e punir os supostos responsáveis.

[]´s
Prick,

Quem distorce a realidade é vc. Ao sabor do apoio dado a proposta francesa. Prick, FRANCESA, não brasileira!
Naquela ocasião a FAB não aceitou ser entubada por uma proposta ultrapassada e cara. Havia um conluio entre a Dassault e a Embraer para enfiar a faca no erário público.
Agora a situação é diferente, mas o fornecedor estrangeiro é o mesmo (Dassault). Diferentemente daquele momento, FAB e a indústria convergem. O poder político diverge.

Quem primeiro apontou o dedo para NJ no episódio do vazamento foi Paulo Henrique Amorim, totalmente pró-Governo, no dia 06/01:
Caças: Jobim, é verdade que a FAB tem opinião própria ? O sr. é ministro de quem ?
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25168

Imagem
Imagem
Quem manda no Ministério da Defesa ?
O Ministro serrista é que não é.
Quando o presidente Lula decide criar a “Comissão da Verdade”, Jobim “vaza a ‘crise’ com os militares para criá-la”.
Agora, a FAB do Jobim tem opinião própria.
A FAB decide comprar um caça sueco.
A FAB manda no Jobim ?
Ou esse é outro vazamento do Jobim para constranger o Presidente da República ?

Jobim transformou as Forças Armadas num novo personagem político ?
Jobim é a nova “vivandeira dos quartéis” ?
De que lado está o Ministro da Defesa ?
Quem ele defende ? O Serra ?
[]s




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jan 09, 2010 11:30 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
hbfontes
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:31 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29454 Mensagem por hbfontes » Sáb Jan 09, 2010 11:29 am

Só me faltava esta.

Estamos de cabeça para baixo mesmo.




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29455 Mensagem por nveras » Sáb Jan 09, 2010 11:30 am

Cunha escreveu:
nveras escreveu: Por isto, eu afirmei que, se a FAB escolheu o Gripen pautada em custo de operação, fez besteira. A aquisição dos caças faz parte de um projeto bem maior, que estava fora de seu alcance, pois estava inserido em uma política de longo prazo. Se isto tudo é verdade, parabéns a FAB a MB e ao Brasil.
Sem esquecer que não é um projeto deste governo, mas do Estado Brasileiro!
[009] [009]




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29456 Mensagem por Hader » Sáb Jan 09, 2010 11:31 am

Quiron escreveu:
hbfontes escreveu:Crime Contra a Segurança Nacional?

Meu deus a midia e livre é não e obrigada a revelar suas fontes para isto.

E de deixar louco isso, o cara rouba milhões e coloca na cueca, ninguem fala nada, o filho do presidente do nada cria uma empresa que vale MILHÕES, ninguem fala nada, dai uma reporta poe uma reportagem que vai contra nosso FUTURO DITADOR, todo mundo que manda a coitada para o PAU.

Brasileiros, vamos acordar.
Psiu! É proibido tocar nesse assunto aqui. Se o fizer vc é um traidor da pátria, leviano, um conspirador contra os interesses nacionais que fica na praia com a bandeira americana esperando a invasão yanque.
Façamos o seguinte experimento: peça para um repórter americano vazar um relatório sobre assunto classificado como se segurança nacional dos EUA e vejamos o que acontece... A liberdade de imprensa NÃO é um passaporte para impunibilidade. Se um reporter investigar e descobrir uma fraude na compra tudo OK. É liberdade de imprensa. Vazar um relatório para fazer pressão política não. Aponte-me qual irregularidade, indício de crime ou má conduta funcional o caso expõe.

[]'s




Editado pela última vez por Hader em Sáb Jan 09, 2010 11:33 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29457 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 09, 2010 11:32 am

Nelson Estevam escreveu:Sinceramente, o Brasil precisa perder esse complexo de que é uma eterna colônia. Precisa aprender a construir o seu próprio avião de caça, valorizando a indústria nacional, etc. Agora essa estranhíssima postura do Jobim e do Amorim - quando ressaltam que a decisão final do FX-2 terá caráter eminentemente político, sinalizando para o possível das rzões invocadas no relatório da FAB - é algo que chama a atenção. Que motivos estariam por detrás dessa persistência em se comprar um produto francês caríssimo?
Sempre quando eu leio algo do tipo, tempos que desenvolver nosso proprio caça, o que vem na minha cabeça é uma coisa só... O cara acreditou no papo da SAAB...

Não teria como o Brasil desenvolver um caça do 0 nem em 5 nem em 10 anos...

Falta muito, e tudo o que tivessemos que importar, o fariamos com muitas dificuldades, se fosse possivel, por pura falta de interesse dos grandes em ter o Brasil como um adversário.

O ponto em questão é que o Brasil nunca terá com a SAAB qualquer caça nacional.

Teriamos sim, um caça Montado no Brasil, com um bando de peças e equipamentos que poderiam ser vetados, e que são de origens diversas... Para a Suécia e para países de menor expressão este modelo encurta etapas e reduz os custos, mas para países maiores, isto representa um enorme risco.

Independente de a escolha ter recaido sob o Rafale, por motivos políticos. É facil entender que a ópção menos pior seria sobre este caça. E esta visão foi feita há muito tempo, aqui mesmo...

Eu vejo muita gente lendo noticias de mídias sem expressão como se fosse a verdade absoluta, e isto me espanta, porque esta visão reflete apenas a falta de senso crítico e a falta de racíocinio lógicou e analítico do povo Brasileiro;

O ponto em questão é que a nossa mídia, e a mídia do mundo todo é facilmente influênciável, e a própria mídia cria contra sensos para impor uma certa contensão à absurdos... Isto é natural e perfeitamente compreencível. Afinal a raça humana é assim mesmo, e isto vêm dos primordios, não há o que mudar.

A algumas paginas eu li sobre a guerra moderna. Que não é tão moderna assim, mas que reflete uma realidade visível por exemplo no Afegânistão, no Irã, no Iraque e já nasce alguma coisa com a Venezuela.

O ponto em questão é que quando se necessita de algo, maior, cria-se inimigos, e alimenta-se a mente da população no sentido de fortalecer a união nacional para então enfrenta-los, no sentido de reter os interesses da nação. No caso do Brasil e de outros países maiores, este movimento é inpensado, dada a magnitude de nossa população e econômia, mas é fácilemnte legível que quando não se há guerra, pode-se haver interesses.

Esta guerra moderna traduz-se em uma mudança de paradigmas, de convencimento global, de ocupação mental por parte do país interessado não mais no contexto interno, mas no contexto interno E externo. Buscando aliados estratégicos não apenas no seu país mas no país de interesse.

Se a guerra é inviável, tenta-se guerriar políticamente, econômicamente e culturalmente. E isto é claro na AL como um todo. A Argentina foi de muito a nação latina mais influênciavel. E o Brasil, dada a magnitude de seu povo e um resquício de Getúlio, ainda é a nação que dos males, é a que menos sofreu com este movimento. Por mais incrível que possa parecer.

Mas isto deve aumentar. E cabe ao governo impor barreiras para este programa. Na verdade já fez muitas, mas cabe no Brasil muito mais...

O papel do povo é um só... Aprender... isto esta distânte ainda... o Brasil tem por tradição, possuir uma educação de baixa qualidade, por motivos organizacionais... O fato é que são poucos os Brasileiros intelectualmente capazes de fazer frente a este movimento, e pior esta massa esta desorganizada a ponto de haver divergências entre os mesmos.

O que eu gostaria de ver nascer seja aqui no DB ou em qualuqer outro fórum, é um movimento de intergraçõa entre os interessados para reagir da nossa maneira a este avassalador movimento de aculturação e influênciação que assola há muito o nosso país.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29458 Mensagem por Wolfgang » Sáb Jan 09, 2010 11:35 am

O Paulo Henrique Amorim é outro extremo da conversa. Não acreditem nos extremos.




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29459 Mensagem por GustavoB » Sáb Jan 09, 2010 11:39 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:Não manipule a realidade assim, todos nós sabemos que no FX-1 a Dassault fez parceria com a Embraer. e por isso ganhou preferência, o mais sintomático é que tinha gente que falava em Enfraer, agora, essa galera defende a Embraer, não chama ela de SAABraer por exemplo. Outra atitude vergonhosa, não tem lado, ou melhor sempre tiveram o rabo preso com o norte ou são oposicionistas sistemático, fazem oposição ao Governo, a Nação ou aos dois.

Agora, a Panfleto vai acusar o NJ de ter vazado o relatório, para que não fique feio, quero mesmo apuração e punição para quem fez isso, caso isso foi feito, seja lá quem for, porém, a FSP não é polícia, judiriciário, GF ou a FAB. Cabe a esses orgãos procurar e punir os supostos responsáveis.

[]´s
Prick,

Quem distorce a realidade é vc. Ao sabor do apoio dado a proposta francesa. Prick, FRANCESA, não brasileira!
Naquela ocasião a FAB não aceitou ser entubada por uma proposta ultrapassada e cara. Havia um conluio entre a Dassault e a Embraer para enfiar a faca no erário público.
Agora a situação é diferente, mas o fornecedor estrangeiro é o mesmo (Dassault). Diferentemente daquele momento, FAB e a indústria convergem. O poder político diverge.

Quem primeiro apontou o dedo para NJ no episódio do vazamento foi Paulo Henrique Amorim, totalmente pró-Governo, no dia 06/01:
Caças: Jobim, é verdade que a FAB tem opinião própria ? O sr. é ministro de quem ?
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25168

Imagem
Imagem
Quem manda no Ministério da Defesa ?
O Ministro serrista é que não é.
Quando o presidente Lula decide criar a “Comissão da Verdade”, Jobim “vaza a ‘crise’ com os militares para criá-la”.
Agora, a FAB do Jobim tem opinião própria.
A FAB decide comprar um caça sueco.
A FAB manda no Jobim ?
Ou esse é outro vazamento do Jobim para constranger o Presidente da República ?

Jobim transformou as Forças Armadas num novo personagem político ?
Jobim é a nova “vivandeira dos quartéis” ?
De que lado está o Ministro da Defesa ?
Quem ele defende ? O Serra ?
[]s
Agora pegou pesado mesmo. O argumento do Paulo Henrique Amorim é válido e traz à tona o que é mais comum no Brasil, das pequenas cidades ao Planalto: o pragmatismo na busca pelo poder se sobrepor aos interesses da coletividade e da própria Nação.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29460 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 09, 2010 11:41 am

Wolfgang escreveu:Hora de voo do Rafale teria caído para 11 mil dólares.
Para Planalto, compra de Rafale é questão fechada
Referências favoráveis a caças rivais no segundo relatório serão descartadas
Denise Chrispim Marin e Vera RosaTamanho
O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o caça Rafale-C, da companhia francesa Dassault, se encaixa em um projeto maior de defesa e, portanto, deve ser o escolhido do programa F-X2, para aquisição de 36 aviões para a aviação de combate. A palavra final depende dos últimos acertos sobre o preço desse lote, estimado em R$ 10 bilhões. Com base nessa escolha já consolidada, o Palácio do Planalto decidiu descartar qualquer referência favorável aos outros dois caças concorrentes que constar do segundo relatório do Comando da Aeronáutica, entregue na quarta-feira ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento não estabelece ordem de preferência.

Como contrapartida para a Aeronáutica, que terá seu trabalho de análise relativizado na escolha final, o Planalto afasta a hipótese de punição ao comando da Força pelo recente vazamento do texto preliminar do relatório F-X2, de caráter confidencial e datado de setembro de 2009. Segundo um colaborador direto do presidente Lula, a atitude foi "deliberada", "grave" e nociva à segurança nacional. Mas, ponderou ele, a responsabilidade pelo ato "de um brigadeiro" não pode ser imposta ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, cuja "lealdade e integridade são inquestionáveis".

Em entrevista a um canal de TV francês, o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ironizou a crise. "Com essa polêmica, os preços dos caças tendem a cair."

Para o Planalto, o dado mais relevante dos relatórios é a inexistência de veto aos três concorrentes. Desde o início do F-X2, outros três caças foram riscados pela FAB. O argumento definitivo, do ponto de vista da Presidência, não está presente na análise técnico-militar, mas na avaliação de políticas estratégica e industrial. Nesse quesito, o Rafale não teria rival.

Segundo o mesmo colaborador de Lula, o F-X2 está inserido em um projeto mais amplo do governo para a área de defesa, que contempla a padronização de toda a frota de caças do País, inclusive uma versão embarcada para guarnecer um futuro porta-aviões a ser construído em parceria com a França.

O pacote que começa com 36 unidades envolverá a compra de um total de 120 caças. Nesse plano, há três exigências: transferência de tecnologias, reserva de mercado e soberania irrestrita de uso das aeronaves.

Na negociação entre governos concluída no último 7 de setembro, em Brasília, as resistências da França a alguns pontos foram derrubadas. O preço inicial da hora de voo, estimado em US$ 14 mil no caso do Rafale, caiu para US$ 11 mil.

A Dassault deu garantias de que os caças fabricados no Brasil, com a transferência de sua tecnologia, terão a América Latina como mercado cativo. A companhia francesa não entrará na disputa de futuros contratos negociados na região.

Com a americana Boeing, fabricante dos F-18 Super Hornet, persiste a restrição de acesso aos códigos fonte da eletrônica digital de bordo. Além disso, pesa o risco de veto do Pentágono a futuras vendas de aviões militares fabricados no Brasil a outros países, como ocorreu no episódio do embargo ao fornecimento de caças leves Super Tucanos da Embraer à Venezuela, sob argumento de que empregam componentes feitos nos EUA.

Apontado como a melhor opção no relatório preliminar da Aeronáutica, o Gripen NG, da sueca Saab, traz dois problemas insolúveis, do ponto de vista da Presidência. O primeiro é o fato de seu único motor ser fabricado pela americana GE, o que resultaria no mesmo risco de interferência do Pentágono em futuras operações comerciais.

A segunda desvantagem diz respeito ao custo do Gripen, apontado como o mais barato no relatório preliminar da Aeronáutica. O Planalto pondera que as estimativas são ilusórias porque apenas 40% do projeto desse jato saiu do papel. "Esse caça não será, no final, necessariamente, o mais barato", afirmou um assessor de Lula.
8-]
Me orgulho de ter em ti um aliado muito grande nesta luta por uma desmistificação simples dos absurdos que foram trazidos à publico.

Um grande abraço :wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder