TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29221 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 8:09 pm

soultrain escreveu:Mapi,

Não precisava sequer referir nada, toda a gente tem olhos na cara. Os fãs verdadeiros do gripen no forum, tenho que admitir, são os mais ponderados e mais elevados nas discussões, aproveito para fazer o mea culpa. Pena que...

[[]]´s
Obrigado, Soultrain. Saiba que o tenho em alta estima.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29222 Mensagem por soultrain » Sex Jan 08, 2010 8:11 pm

Ares Blog
Eurofighter, Rafale Definitely Out of Dutch Fighter Evaluation
Posted by Joris Janssen Lok at 7/18/2008 5:23 AM CDT

The Eurofighter Typhoon and Dassault Aviation Rafale are officially no longer regarded as candidates to be evaluated for the Netherlands F-16 replacement requirement, the country's undersecretary for defense procurement Jack de Vries has written to Parliament.

"Despite my visit to both companies on July 8, after which both agreed to consider participation in the evaluation process [for possible alternatives to the JSF], both have now formally notified us that they will not get involved," de Vries says.

Lockheed Martin and Saab have agreed to provide updated information on their candidate aircraft (the F-35A Joint Strike Fighter and Advanced F-16 for Lockheed Martin; and the Gripen Next Generation for Saab) so that the update of the evaluation (the original evaluation process took place in 2001-2002, after which the F-35A was selected as the "best aircraft for the best price") will look at these three fighter aircraft, de Vries says.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29223 Mensagem por soultrain » Sex Jan 08, 2010 8:13 pm

Dutch Refuse To Consider Super Hornet

Jul 2, 2008

By Joris Janssen Lok

The Netherlands defense ministry refuses to include Boeing's F/A-18E/F Super Hornet in an evaluation of potential candidates for its next-generation fighter requirement.

Lockheed Martin's F-22 Raptor also will not be considered, despite a direct request from the country's Parliament to include both U.S. fighters in an evaluation of potential alternatives to the Lockheed Martin F-35A Joint Strike Fighter (JSF).

The Dutch appeared to be firmly committed to the F-35A ever since they joined the JSF System Development & Demonstration program as a Level 2 partner in 2002. But recently there has been growing concern, particularly among left-wing parties in the Parliament, about perceived cost overruns.

In May, Parliament called for the addition of the Super Hornet, Raptor and Sweden's Saab Gripen Next Generation to the shortlist of JSF alternatives. The request was part of a compromise that enabled the defense ministry to proceed with a plan to order two F-35A aircraft for participation in the F-35 Initial Operational Test & Evaluation that starts in 2011.

According to Jack de Vries, the Dutch state secretary for defense procurement, the F/A-18E/F had been considered as a candidate in 2001-2002 but was at that time deselected because of limitations in range, self-protection and sensors. "The twin-engined jet is also relatively big and heavy, so that it does not fit inside our NATO-standard F-16 hardened aircraft shelters; also, its through-life cost is relatively high," says de Vries, who predicts that these considerations will also play a role in Denmark, which has the same size shelters as the Netherlands.

Boeing recently entered the Super Hornet as a late-entry contender for the Danish fighter requirement, competing against the F-35A and the Gripen Next-Generation.

In a June 27 letter to Parliament, de Vries suggests that while Australia and the U.S. Navy are ordering Super Hornets, they are doing so "until the JSF will be available in sufficient numbers." He states that the Dutch have no need for an interim solution as they plan to buy the F-35 early.

"Based on how Americans and Australians regard the Super Hornet in relation to JSF, and based on the results of our evaluation in 2002, the F/A-18E/F cannot be considered as a relevant option for F-16 replacement in our country," de Vries says.


As for the F-22, de Vries points out that the aircraft is "much bigger and heavier than the JSF and requires two engines, resulting in considerably higher operating and through-life costs." The acquisition cost per aircraft would also be much higher, he says, while there is a U.S. ban on exporting the F-22 "even to friendly allies."

The defense ministry will, however, consider the Gripen Next Generation as an alternative option, alongside the three existing alternatives (the Eurofighter Typhoon Tranche 3, Dassault Rafale Standard F4 and Lockheed Martin Advanced (Block 60+) F-16E/F), de Vries says.

"In our previous evaluation, the Saab Gripen was deselected because it was found to have considerable shortcomings in range, armament, self-protection, interoperability and sensors," de Vries says.


"Saab has recently announced that a new version of Gripen is being developed, Gripen Next Generation, information on which so far is limited to what has been published in open sources. We will investigate this Next Generation variant in the coming months, particularly to assess the developments compared with the previous Gripen version. To do this, we need cooperation from the manufacturer, and we have contacted the company to ask for the information required."

De Vries says that provided the Gripen Next Generation meets the minimum requirements, it will be reviewed using the latest insights.

The new evaluation will be performed by the defense ministry with help from independent analysts from Dutch defense research institute TNO Defense, Security and Safety; the country's National Aerospace Laboratory NLR; and RAND Europe.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29224 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 8:15 pm

soultrain escreveu:
Dieneces escreveu:E o Hondo não acho um dos melhores filmes dele. Não é nenhum Seachers . Filme bom de faroeste tem que ter índio atacando diligência e matando todo mundo e logo depois atacando fazendas de colonos , queimarem as casas , só escapando as crianças e depois os índios são perseguidos e todos acabam mortos . No final do filme ,um belo e inesquecível entardecer .
Háaaa... saudades de uma bela lavagem de cérebro à antiga, sem ser preciso pensar, Cowboy bom, índio mau... pum.

Agora fazem o Avatar e o Índio ganha, pode isso???

[[]]'s
Pois é... será que só a gente percebeu que o povo de Pandora parece nativo americano? Acho que estão começando a usar a ficção científica de novo para mostrar algumas verdades e fatos para o americano médio. Fizeram isso muito bem em Star Trek, não é mesmo? Discutiam racismo, guerra do Vietnã, romance interracial e tudo o que era tabu na sociedade americana da época, com a desculpa que tudo acontecia em outra galáxia... :mrgreen:




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29225 Mensagem por soultrain » Sex Jan 08, 2010 8:19 pm

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu: Háaaa... saudades de uma bela lavagem de cérebro à antiga, sem ser preciso pensar, Cowboy bom, índio mau... pum.

Agora fazem o Avatar e o Índio ganha, pode isso???

[[]]'s
Pois é... será que só a gente percebeu que o povo de Pandora parece nativo americano? Acho que estão começando a usar a ficção científica de novo para mostrar algumas verdades e fatos para o americano médio. Fizeram isso muito bem em Star Trek, não é mesmo? Discutiam racismo, guerra do Vietnã, romance interracial e tudo o que era tabu na sociedade americana da época, com a desculpa que tudo acontecia em outra galáxia... :mrgreen:
Nunca tinha pensado nisso, é verdade. O nosso cérebro é moldado sem que nos apercebamos, mesmo.

Um abraço.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29226 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 8:22 pm

Santiago escreveu:
Mapinguari escreveu: Poderia postar a URL?


Essa avaliação foi feita em 2001-2002!

Na avaliação de 2008, que terminou com a eliminação do Rafale e Typhoon, o SH não foi avaliado. Para quem quer F-35, não tem muito sentido outras opções de 4a geração.

Em 2001 o SH (Block I), Gripen e F-16 foram comparados com aeronaves em projeto (de papel como muitos gostam): Rafale F-3/4, Typhoon T3 e F-35. O F-35 foi o vencedor.


Volto a dizer: a avaliação referente ao gráfico postado por vc foi divulgada em 2002!
Prova (basta ver as datas!):
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=96119
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-8776.aspx
Mesmos scores do gráfico postado por vc. Só que em 2002. O processo holandês teve início em 1999.

Ocorreu uma avaliação entre 2001 e 2002. Ela é freqüentemente descrita como um paperwork exercise. Com aeronaves (e versões) que naquela época ainda estavam em fase de definição/especificação.

Em 2008 os holandeses iniciaram outra avaliação (com as premissas do paper postada por vc), porém essa ocorreu apenas com F-35 e Gripen NG (com uma nova proposta da Saab), uma vez que a Dassault e Eurofighter desistiram do processo (em 2008). O resultado já sabemos. F-35 escolhido, mas a proposta da Saab com o Gripen NG chegou a causar barulho.

[]s

OBS.: Os Holandeses nunca consideraram o SH seriamente (e na verdade nada que não fosse o F-35). Assim como os Dinamarqueses nunca consideraram o Rafale ou o Typhoon seriamente.
viewtopic.php?f=1&t=13152&hilit=Holanda+SH&start=26130
Exato. Que eu saiba, o que foi avaliado antes foi o Gripen C/D.
O que eu quero ver do PRick é essa comparação de performance e técnica entre Gripen NG e Rafale feita pela Holanda. Essa eu não tenho conhecimento. Sei apenas que o Gripen NG foi preterido em favor do F-35, programa onde a Holanda colocou dinheiro.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29227 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 8:25 pm

prp escreveu:"Folha antecipa entrega do relatorio, que só foi confirmada depois"
Onde foi confirmado? Pelo que li foi entregue outro relatorio diferente daquele.
Esqueça as bobagens da Folha.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29228 Mensagem por ELSONDUARTE » Sex Jan 08, 2010 8:28 pm

Nossos Submarinos, Nosso Porta Aviões, Nossos Helicopteros, Nossos Caças


Imagem




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29229 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 08, 2010 8:30 pm

Háaaa... saudades de uma bela lavagem de cérebro à antiga, sem ser preciso pensar, Cowboy bom, índio mau... pum.

Agora fazem o Avatar e o Índio ganha, pode isso???

[[]]'s[/quote]

Pois é... será que só a gente percebeu que o povo de Pandora parece nativo americano? Acho que estão começando a usar a ficção científica de novo para mostrar algumas verdades e fatos para o americano médio. Fizeram isso muito bem em Star Trek, não é mesmo? Discutiam racismo, guerra do Vietnã, romance interracial e tudo o que era tabu na sociedade americana da época, com a desculpa que tudo acontecia em outra galáxia... :mrgreen:[/quote]Dança com Lobos já fez isso de maneira magnifíca . O Pequeno Grande Homem , anteriormente também...há outros cults como Jeremiah Jonhson....Dieneces não é o carrasco que parece , também gosta de índios Sioux , Apaches , Crows ,BlackFeet , Cheyennes , Navajos , Cherokees , Shoshones ,Arapahos , Mohicans , etc...Desde que não saiam de suas reservas , obviamente. Dos daqui gosto dos Charruas , Minuanos , Tapes , Guaicurus...pena que já foram extintos...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29230 Mensagem por ELSONDUARTE » Sex Jan 08, 2010 8:31 pm

Que venha acompanhado delas !!!!!!!!


Imagem




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29231 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 8:34 pm

soultrain escreveu:Dutch Refuse To Consider Super Hornet

Jul 2, 2008

By Joris Janssen Lok

The Netherlands defense ministry refuses to include Boeing's F/A-18E/F Super Hornet in an evaluation of potential candidates for its next-generation fighter requirement.


"In our previous evaluation, the Saab Gripen was deselected because it was found to have considerable shortcomings in range, armament, self-protection, interoperability and sensors," de Vries says.


"Saab has recently announced that a new version of Gripen is being developed, Gripen Next Generation, information on which so far is limited to what has been published in open sources. We will investigate this Next Generation variant in the coming months, particularly to assess the developments compared with the previous Gripen version. To do this, we need cooperation from the manufacturer, and we have contacted the company to ask for the information required."

De Vries says that provided the Gripen Next Generation meets the minimum requirements, it will be reviewed using the latest insights.

The new evaluation will be performed by the defense ministry with help from independent analysts from Dutch defense research institute TNO Defense, Security and Safety; the country's National Aerospace Laboratory NLR; and RAND Europe.
Tá, eu sei que o Gripen (C/D) foi recusado ma competição, devido a - como o texto explica - limitações em alcance, armamento, etc. Mas ele também diz que eles avaliariam a oferta do Gripen Next Generation. O que eu quero saber é onde está essa comparação entre Rafale e Gripen NG feita pelos holandeses, a que o PRick se referiu. Alguém tem a URL?




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29232 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 8:38 pm

Dieneces escreveu:
Dança com Lobos já fez isso de maneira magnifíca . O Pequeno Grande Homem , anteriormente também...há outros cults como Jeremiah Jonhson....Dieneces não é o carrasco que parece , também gosta de índios Sioux , Apaches , Crows ,BlackFeet , Cheyennes , Navajos , Cherokees , Shoshones ,Arapahos , Mohicans , etc...Desde que não saiam de suas reservas , obviamente. Dos daqui gosto dos Charruas , Minuanos , Tapes , Guaicurus...pena que já foram extintos...
Sei disso, Dieneces. E você esqueceu de citar "O último dos Moicanos", e até mesmo "Um Homem chamado cavalo", que mostra os indígenas e seu modo de vida de maneira muito positiva. Eu me referia ao emprego da Ficção científica para mascarar o objetivo de mostrar os fatos de forma dissimulada.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29233 Mensagem por soultrain » Sex Jan 08, 2010 8:38 pm

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu:Dutch Refuse To Consider Super Hornet

Jul 2, 2008

By Joris Janssen Lok

The Netherlands defense ministry refuses to include Boeing's F/A-18E/F Super Hornet in an evaluation of potential candidates for its next-generation fighter requirement.


"In our previous evaluation, the Saab Gripen was deselected because it was found to have considerable shortcomings in range, armament, self-protection, interoperability and sensors," de Vries says.


"Saab has recently announced that a new version of Gripen is being developed, Gripen Next Generation, information on which so far is limited to what has been published in open sources. We will investigate this Next Generation variant in the coming months, particularly to assess the developments compared with the previous Gripen version. To do this, we need cooperation from the manufacturer, and we have contacted the company to ask for the information required."

De Vries says that provided the Gripen Next Generation meets the minimum requirements, it will be reviewed using the latest insights.

The new evaluation will be performed by the defense ministry with help from independent analysts from Dutch defense research institute TNO Defense, Security and Safety; the country's National Aerospace Laboratory NLR; and RAND Europe.
Tá, eu sei que o Gripen (C/D) foi recusado ma competição, devido a - como o texto explica - limitações em alcance, armamento, etc. Mas ele também diz que eles avaliariam a oferta do Gripen Next Generation. O que eu quero saber é onde está essa comparação entre Rafale e Gripen NG feita pelos holandeses, a que o PRick se referiu. Alguém tem a URL?
Mapi,

Aqui está o método:

http://www.rand.org/pubs/technical_reports/TR656/

O report em si é secreto, é recheado de segredos de segurança interna e industriais, duvido que apareça. Por isso estranhei o suposto vazamento ai...

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29234 Mensagem por soultrain » Sex Jan 08, 2010 8:42 pm

soultrain escreveu:Dutch Refuse To Consider Super Hornet

Jul 2, 2008

By Joris Janssen Lok

The Netherlands defense ministry refuses to include Boeing's F/A-18E/F Super Hornet in an evaluation of potential candidates for its next-generation fighter requirement.


According to Jack de Vries, the Dutch state secretary for defense procurement, the F/A-18E/F had been considered as a candidate in 2001-2002 but was at that time deselected because of limitations in range, self-protection and sensors.

"Based on how Americans and Australians regard the Super Hornet in relation to JSF, and based on the results of our evaluation in 2002, the F/A-18E/F cannot be considered as a relevant option for F-16 replacement in our country," de Vries says.


A

"In our previous evaluation, the Saab Gripen was deselected because it was found to have considerable shortcomings in range, armament, self-protection, interoperability and sensors," de Vries says.

.
Gostava novamente de destacar estas partes, salvaguardando que o Gripen C/D é que foi avaliado, posteriormente foi o NG.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29235 Mensagem por ELSONDUARTE » Sex Jan 08, 2010 8:43 pm

Imagem


Imagem




Responder