TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61287
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28861 Mensagem por Túlio » Sex Jan 08, 2010 12:08 am

Carlos Mathias escreveu: A kizumba teria sido causada pela revisão da lei de anistia. O Godoy censurou claramente tanto os que pensam nisso (revisão) quanto os que vazaram infos para atacar o governo, pois acabam atingindo justamente a FAB instituição.

8-]

Desde cedo estava com essa impressão. O mais engraçado é que a 'notícia' pode perfeitamente ser FALSA, não? Quem fez isso é TRAIDOR, até um jostinha de AP que nem eu conhece a legislação sobre informações privilegiadas e está a ela subordinado, eu que saia por aí vazando info só para ver QUE TIPO de aposentadoria vou arrumar...

Querem saber o que é pior? Se o(s) FDP(s) TRAIDOR(es) falou(aram) A VERDADE deveria(m) ser expulso(s) em desonra e PRESOS! Porque se entregam ISSO, o que mais não entregariam?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28862 Mensagem por Penguin » Sex Jan 08, 2010 12:08 am

AlbertoRJ escreveu:
Dieneces escreveu:Sim , mas não é de setembro , Santiago , é ligeiramente posterior . Esse que vazou pela Cantanhede é o que o Jobim não aceitou receber , pois sepultava o Rafale . Isso é informação . Se não quiserem acreditar , no problems . Esse outro vazamento , SUPONHO que seja o das BOLINHAS COLORIDAS , que dá um pequena vantagem ao Super Hornet , segundo boatos .Mas são boatos .O da Cantanhede é vero.
O da Castanhede é vero? :lol:
Me engana que eu gosto. :twisted: :lol:
Custava um desmentido oficial de que o ranking vazado é falso?
Dizer que o relatório ainda não foi entregue oficialmente não chega nem perto de um desmentido. O ranking foi entregue a todos. Só que extra-oficialmente. Quem vazou? Eliane foi apenas o instrumento para tal.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28863 Mensagem por Booz » Sex Jan 08, 2010 12:10 am

Ah... meus tempos, o cara em cima do poste, em frente a um edifício na esplanada dos ministérios, já tinha tomado uma pedrada nos glúteos há muito tempo.
O pessoal de verde tá fulo.

Imagem




Editado pela última vez por Booz em Sex Jan 08, 2010 12:11 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28864 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 08, 2010 12:10 am

Carlos Mathias escreveu:Carteiraaaaço!
Jamais , se fosse eu não diria . Isso tudo que eu disse são coincidências que por vezes podem proporcionar algumas informações . A minha única fonte que eu poderia usar como carteiraço eu não revelo , até para preservá-la . Mas revelo por MP para algum amigo mais chegado e que mantenha sigilo , EMBORA NÃO SEJA COMO FONTE , a mais profícua .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28865 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jan 08, 2010 12:12 am

Túlio escreveu:
Mapinguari escreveu: Túlio, em alguma coisa concordamos...
Cara, eu lembro até hoje da semana que passei no Hotel Laje de Pedra, em Canela. Fiquei visitando Canela e Gramado.
Caraca! Que mulherada linda! Conheci uma gaúcha radialista da Rádio Guaíba, descendente de italianos, com a pele clarinha e belíssimos olhos azuis que, valha-me Deus! Que corpão! Vou até parar por aqui, pois minha mulher pode entrar no escritório e não vai gostar! :mrgreen:

Concordamos em MUITO MAIS do que pensas: tenhas sempre em mente que sou um dos RARÍSSIMOS defensores do AMX entre três mil quinhentos e tantos membros do DB, para quem sabe ler pingo é letra... :wink:
Canela... pode ser..., mas recomendo para ti, Caxias do Sul 8-] 8-] 8-] 8-] , e a terra da minha mãezinha Bento Gonçalves [000] [000] [000] [000] [000] . Tu vai pronunciar diferente a expressão "mulher bonita"

Mas acabou, é rafa na K-beça, agora é só esperar o anúncio oficial, no programa "entre aspas" de agora a pouco até mesmo a rede Globo estava admitindo que o Rafa é o k-ra da concorrência.

E vamos admitir outra coisa. O governo Brasileiro pode sim tomar uma decisão eminentemente técnico-estratégica baseando-se em conveniências políticas, como no caso da escolha do padrão de TV digital. Escolha elogiada por quem entende do Assunto.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28866 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 08, 2010 12:14 am

A GLOBO desmentiu, colocou no lugar o relatório vazado depois como sendo o verdadeiro e que vai ajudar o GF a decidir, nem a FAB nem o GF precisaram mexer no côco plantado pela FSP.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28867 Mensagem por PRick » Sex Jan 08, 2010 12:14 am

Bender escreveu:
Dieneces escreveu:Agora o Godoy virou fonte respeitável depois de esculhambá-lo de todas as formas .O Prick não tem sangue , tem Mercúrio nas veias .
Cara,eu caguei de rir agora,imortais para essa também :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ps:PRick tu realmente tá numa frieza sensacional! :mrgreen: :mrgreen: só cata o custo beneficio :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sds.

Godoy entregou a Castanheda, ele falou o relatório não dava qualquer vantagem ao Gripen, somente a leitura de que ele seria mais barato, porém, isso era claro. Já o relatório que é o atual, com as novas propostas não existe o mesmo sistema do antigo, porque foi feito dentro da END. Ele é apenas consultivo, como deveria ser, oras entre a Castenhede e o Godoy, ele ainda é mais fontado e pelo menos tem alguma noção do que está falando.

[]´s




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28868 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 08, 2010 12:16 am

alexmabastos escreveu:Mapinguari disse:

Alberto,

Mas aí é que está a mágica. Simplesmente comparar a ficha técnica dos aviões e achar que, porque Rafale leva até 9 ton, SH leva 8 ton e Gripen NG leva somente até 6 ton de cargas externas isso faz dele um caça "inferior em performance" aos dois bimotores é um erro! Quanto dessa carga externa é representada, efetivamente, por armas, numa missão real?
O certo é fazer como a FAB deve ter feito para comparar o desempenho dos caças: Estipular uma determinada carga de armas para os três (por exemplo: 4 LGB de 500 kg) e comparar os raios de combate deles. Se a FAB comprova que o Gripen NG pode levar essa carga a 1.850 km com dois tanques extras de 1.600 litros e o Rafale faz o mesmo levando dois tanques extras de 2000 litros e um de 1300 litros, qual consome mais combustível para fazer o mesmo percurso?
O mesmo deve ter sido feito em relação a outros tipos de missão (superioridade aérea, interdição, interceptação, anti-navio, etc.)
Pode ter certeza: a FAB sabe exatamente do que cada um dos caças é capaz de fazer. Por isso o Gripen NG está na Short List ao lado de dois excelentes caças bimotores. Ele é tão bom quanto. Se o pessoal deixar de lado torcida e paixonites, perceberá isso. E deixarão de fazer comparações como se fossem dois molequinhos comparando o tamanho do pinto. [003]
É isso que quero dizer. O pessoal ainda se impressiona com fichas técnicas, como se o que importa fosse o tamanho, o peso máximo, etc.
Não é assim que a FAB (e nenhuma outra força aérea) faz esse tipo de comparação entre aeronaves diferentes. :wink:
Senhores do DB, a análise acima não está nivelando por baixo as comparações? Ou seja, "...se é o suficiente para a missão os dois fazem a mesma coisa..." mas olha só, se a missão necessitar de mais bombas, mais carga útil a ser entregue no alvo, qual dois dois ( nem falo o SH pois ele é meio que carta fora ) é mais eficiente?
Acho que a análise deve ser feita refirindo se aos limites dos meios em questão pois numa GUERRA usaremos sem dó tudo ao máximo. E quem tiver o máximo maior que seu inimigo tem vantagens.
Podemos dizer, ok o Gripen faz....mas o Rafale faz mais ainda...e numa guerra não é melhor ter o que faz mais ainda?[/quote]

Alex,

Se aumentar a carga de bombas, sem aumentar a quantidade de combustível transportado, diminui o raio de combate. A questão é essa. Se precisa ir mais longe, levando mais armas, sem aumentar o número de tanques externos, faz-se o REVO. Isso vale para todos os concorrentes.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28869 Mensagem por Penguin » Sex Jan 08, 2010 12:16 am

Walterciclone escreveu:
Túlio escreveu:
Concordamos em MUITO MAIS do que pensas: tenhas sempre em mente que sou um dos RARÍSSIMOS defensores do AMX entre três mil quinhentos e tantos membros do DB, para quem sabe ler pingo é letra... :wink:
Canela... pode ser..., mas recomendo para ti, Caxias do Sul 8-] 8-] 8-] 8-] , e a terra da minha mãezinha Bento Gonçalves [000] [000] [000] [000] [000] . Tu vai pronunciar diferente a expressão "mulher bonita"

Mas acabou, é rafa na K-beça, agora é só esperar o anúncio oficial, no programa "entre aspas" de agora a pouco até mesmo a rede Globo estava admitindo que o Rafa é o k-ra da concorrência.

E vamos admitir outra coisa. O governo Brasileiro pode sim tomar uma decisão eminentemente técnico-estratégica baseando-se em conveniências políticas, como no caso da escolha do padrão de TV digital. Escolha elogiada por quem entende do Assunto.
O que definiu o padrão foi uma baita de uma avaliação técnica e uma baita pressão das emissoras de televisão, encabeçadas pela Rede Globo que preferiam o sistema japonês.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28870 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 08, 2010 12:16 am

Pois é, os dois debatedores deixaram claro que a parte técnica cabe à FAB sem indicar vencedor, pois o peso de cada fator muda de acordo com quem encomendou o estudo, no caso o GF.
Ficou claríssimo que preço jamais pode ser o principal fator.

A SAAB pode arrumar outra freguesia, e se tiver dedinho da dona Boeing, esqueça o mercado de defesa brasileiro.




Gandalf
Júnior
Júnior
Mensagens: 75
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 6:06 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28871 Mensagem por Gandalf » Sex Jan 08, 2010 12:18 am

E a afirmação do Obama sobre o F-35?
Vão ficar nessa briguinha aí e não vai comentar nada?
É algo plausível, fictício, positivo, negativo?




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28872 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 08, 2010 12:19 am

Atrasou demais a confirmação do Rafale . Agora essa escolha vai render dissabores ao governo , por culpa do presidente , diga-se de passagem . Aguardemos . Situação se anuncia insustentável . Opinião minha após leitura do entorno .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28873 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 08, 2010 12:19 am

Dieneces escreveu:
AlbertoRJ escreveu: O da Castanhede é vero? :lol:
Me engana que eu gosto. :twisted: :lol:
Se alguma vez tentei enganar alguém aqui , não lembro , não é do meu feitio , Alberto . Sempre deixo claro quando posto alguma informação , opinião ou boato . Se digo que é informação a fonte é fidedigna . Mas não forço pra ninguém acreditar . Veja , sou um dos poucos que aqui se identifica sem problemas , digo onde moro , onde trabalho...Posso morar numa cidadezinha e ser muito amigo de um ex-ministro do STF , ter sido vizinho de porta de um ex-vice-presidente da república , ser sobrinho-neto de um ex-governador de Brasília , ser primo do urologista de "todas" as grandes autoridades de Brasília (da Dilma , não , suponho)....ter contato direto e estreito com ao menos cinco deputados federais , as informações chegam por muitas vias , inclusive pelas fontes militares... :wink:
Fica frio Dieneces, eu não quis dizer que você é enganador. Meu tom foi o de brincadeira (e coloquei os smileys). :wink:
Veja bem que as vezes apenas achamos que temos uma informação fidedigna. Como ter certeza? Só fazendo parte.

[]'s



Se




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28874 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 08, 2010 12:21 am

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Sim , mas não é de setembro , Santiago , é ligeiramente posterior . Esse que vazou pela Cantanhede é o que o Jobim não aceitou receber , pois sepultava o Rafale . Isso é informação . Se não quiserem acreditar , no problems . Esse outro vazamento , SUPONHO que seja o das BOLINHAS COLORIDAS , que dá um pequena vantagem ao Super Hornet , segundo boatos .Mas são boatos .O da Cantanhede é vero.
O da Castanhede é vero? :lol:
Me engana que eu gosto. :twisted: :lol:
Custava um desmentido oficial de que o ranking vazado é falso?
Dizer que o relatório ainda não foi entregue oficialmente não chega nem perto de um desmentido. O ranking foi entregue a todos. Só que extra-oficialmente. Quem vazou? Eliane foi apenas o instrumento para tal.[/quote]

Vamos aguardar.




Alberto -
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28875 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 08, 2010 12:21 am

Jamais , se fosse eu não diria . Isso tudo que eu disse são coincidências que por vezes podem proporcionar algumas informações . A minha única fonte que eu poderia usar como carteiraço eu não revelo , até para preservá-la . Mas revelo por MP para algum amigo mais chegado e que mantenha sigilo , EMBORA NÃO SEJA COMO FONTE , a mais profícua .
Agora já era, vais para um passeio na Sibéria por cem anos. :x




Responder